
Postado originalmente por
ademirjse
As vezes querendo simplificar a gente acaba complicando.
A ideia mais simples que vem a cabeça é o motor de moto, transmissão por corrente para um eixo rígido com as duas rodas.
Mas de cara você já fica sem ré, que vai fazer falta, e sem diferencial, que dependendo do uso pode até ser melhor, mas...
Fora isso não tem pronto, vai ter que fazer tudo.
Agora dá uma olhada no tópico do Uno do ivandelio, no motorzinho de Biz adaptado no câmbio Fiat, imagine um motor 250cc adaptado naquele câmbio, tira todo o conjunto, câmbio, eixos, homocinéticas, cubos, freios a disco, suspensão, monta tudo isso em uma estrutura tubular leve e imagine as possibilidades.
Você terá dois câmbios de 5 marchas, com 5 x 5 velocidades possíveis, terá uma reduzida de subir coqueiro em pé, e marchas rápidas para alcançar grandes velocidades, poderá usar pneus maiores, ter uma maior altura do solo, um sistema mais robusto pois o câmbio do carro é o que vai levar os maiores trancos.
Ah mas vai ficar pesado!
Nem tanto, um câmbio de um carro pequeno é bem leve.
As molas e amortecedores que seria ideal trocar por algum com maior curso e mais mole, já que o conjunto vai ficar bem mais leve que o carro.
Só umas ideias malucas, pense aí....