Opala!
Mas dependendo da qualidade do comando o mesmo pode se desgastar prematuramente...é melhor colocar um corte de giro!
[]'s
Versão Imprimível
Loja que vende molas especiais:
Ancona - High Performance - Para veculos de alto desempenho.
Catálogo de molas de válvulas:
http://www.wapmetal.com.br/download/...o/CATALOGO.pdf
Mas tem uma coisa se vocÊ andar com seu motor acima da rotação que ele foi projetado para aguentar, seu motor não vai durar muito não, ainda mais um motor refrigerado a ar...
Pode até trocar as molas, calçar, etc... mais daqui a pouco seu motor vai quebrar.
[]s
Muito obrigado aew galera já vo por as molas... quanto a quebrar, ele n fica mto temmpo acima do giro não sómente em alguns pontos de subidas, pretendo preservalo ao max para não passar de 5000 giros
kkkk retiro o que disse em tentar não passar dos 5000rpm, pois sábado passado agora 30/07 com o pé no fundo deu 6000rpm ou mais só consegui da uma olhadinha, mas foi por um curto período de tempo e para subir aonde as 2 bandeirantes não subiram, vou te que por o limitador sim pois o motor ta dando mais que 6000rpm mais que eu imaginava, primeira vez que botei o pé na "lata", e galera alguma dica para melhor refrigeração do motor a ar, pois quando esquenta muito perde muita força ? =X
Bomba de óleo com vazão maior, radiador de óleo externo e ventuinha elétrica nele...
Olá
melhorar a refrigeração do óleo é importante, sim, para que a lubricidade não seja (muito) diminuida. O óleo original é especificado para um motor original em uso moderado. Para utilização hardcore (frequente), um óleo que "não afine" (tanto) com temperatura maior poderá ser uma necessidade.
PORÉM, esfriar o óleo não é suficiente. Lembre-se de que é um motor refrigarado com ar, o que inclui o vento que passaria pelo motor com o carro em movimento! Se você estiver fazendo o motor entregar potência com o carro parado ou em velocidade muito baixa, poderá ser necessário implementar medidas extraordinárias, como ventilação forçada adicional, ainda mais se aquelas chapas que conduzem o ar soprado pela ventoinha tiverem sido arrancadas!
Mesmo com refrigeração especial do óleo do motor e dos cilindros, as peças tem seus limites e não resistirão à forças (muito) superiores às do projeto. Quando o virabrequim gira (muito) mais rápido do que o devido, as partes móveis são submetidas à força centrífuga maior, a lubrificação poderá ficar prejudicada, aumenta a vibração ou a tendência a vibrar no conjunto móvel (o balanceamento do conjunto provavelmente não contemplou o uso em rotações maiores do que o previsto)...
O fato de o motor conseguir atingir rotações maiores e não quebrar naquela mesma hora não é sinônimo de que a condição é segura!
Sugiro consultar um engenheiro mecânico para definir limites e especificar mudanças. Isso saírá mais barato (e resultará confiável) do que se sujeitar à quebras, quem sabe mais frequentes do que seria tolerado.
Outra possibilidade é optar pelo uso de uma outro motor, naturalmente mais potente. De qualquer forma, mais potência no motor exige que o resto possa suportar com segurança: trransmissão, embreagem, eixos etc.
Abraço!
Eu sou totalmente contra o uso do motor boxer em rotações muito superiores ao projeto, principalmente por ser refrigerado a ar.
Se fosse um motor inteiro preparado e pensado para potência e rotação, seria outra conversa, mas pelo visto nosso amigo simplesmente conseguiu aumentar a rotação do boxer, mais não o preparou devidamente para isso, por isso a conversa muda totalmente.
Sérgio nesse caso o óleo não precisa ser tão viscoso pelo fato da temperatura, com radiador de óleo e um sistema bem dimensionado, consegue-se controlar a temperatura do óleo e ajudar na refrigeração do motor, mas o importante nesse caso seria a qualidade do óleo em se manter nas partes sem romper o filme de óleo o que poderia fundir as peças móveis ou até mesmo saturar o óleo devido a alta temperatura o que acabaria por perder as caracteristicas lubrificantes prejudicando o funcionamento do motor. Mas a viscosidade nesse caso são outros quinhentos, tanto é que em motores de altissima performance o óleo chega a ser 0w 30, ou seja uma viscosidade extremamente baixa, afinal quanto mais viscoso o óleo mais potência precisa-se para movimentá-lo. Óleos mais viscosos são apropriados para climas quentes e motores que tinha seu projeto antigos, com folgas muito maiores que as encontradas nos projetos de hoje, que é o caso do motor boxer, o recomendado para ele se não me engano é o 25W 50 que é bem viscoso, mas eu prefiro não optar na viscosidade recomendada nesse caso, afinal quem estaria preparando o motor saberia recomandar algo...
[]s
Amigo gaste dinheiro com um preparador de motor boxxer e deixe de escutar os ''sabe tudo'' de fórum , simples assim ...
Boa sorte também adoro motor boxxer já tive muitos deles preparados e sempre ouvi ladainha de quem tem vontade mas
não tem atitude e audácia de botar pra ferver o motor ,posta um vídeo pra gente ver o ronco da criança !
Ate breve