Aqui vc vai ler em topicos anteriores muita coisa sobre motor a ar e sobre suas vantagens ou desvantagens em relação ao Ap ou outros.
Quanto ao motor a ar , ja posso te antecipar o seguinte: se possivel motor tork de Kombi estria fina dos prisioneiros ( o comum de fusca tb serve), de preferencia 1600 com dupla carburação e com preferencia dois bons carburadoes, não somente os de fusca que são limitados, ignição eletronica, bobina do gol MI, alternador de Kombi ou similar mais potente. bomba de oleo com saida para radiador externo de oleo, filtro de óleo e troca bem regulares do oleo. cabeçotes trabalhados e ajustados , inclusive os tuchos, se ainda tiver dinheiro, um kit 1.9 .
Bem, claro que isto que seria o melhor, mas com um motor a ar bem ajustado , bom carburador velas e cabos, se tiver ignição eletronica melhor, vc ja pode participar de muitas trilhas e tirar proveito da sua gaiola. o resto, se vc sentir nescessidade, ou tiver algum disponivel vc pode ir fazendo na medida do possivel, pos não é inprescindivel, apenas é bom ter
uma abraço