x
Convex Datacenter
Página 1 de 14 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 159
  • #1

    suspensão duplo A




    Tenho um problema em minha suspensão, (double A).


    O problema, é a convergencia e divergencia das rodas, que varia conforme a suspensão trabalha( fim de curso superior e inferior).
    1º passo foi achar a altura do barra de direção q liga no setor, mas não melhorou muito
    2º as barras de direção eram muito compridas em relação as balanças, então encurtadas, a convergencia e divergencia melhorou, mas ainda não ficou zerada!!!


    A duvida é: essa abertura de rodas(converte e diverge) é nula, ou varia conforme a suspensão trabalha(curso)????

    Algumas fotos !!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imag.006.jpg   -imag.003.jpg   -imag.013.jpg   -imagem-028.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Isso se chama "bumpsteer", não pode ser nulo, mas pode ser bastante minimizado, o ideal seria desenhar tudo em 3d e refazer o projeto de posicionamento da caixa de direção e braços/braço do cubo (cubo ou manga de eixo?).

    Ou ainda, copiar totalmente uma suspensão, por exemplo, de uma D-20, inclusive usar os cubos dela, mas com braços e molas mais leves, provavelmente funcionaria.

    Vou topar com isso quando for projetar a minha suspensão, mas ainda não cheguei lá.

    Acha-se muito material bibliográfico sobre isso, e bons sites, mas todos para carros de asfalto, no caso do off-road ainda é escasso o material, os engenheiros ainda não escreveram muita coisa, ou nada, sobre o assunto, o que existe de melhor são os fóruns americanos de baja racing, sendo este o melhor na minha opinião: http://www.race-dezert.com/forum/index.php

    Dá pra aprender muito lendo os vários tópicos que existem sobre confecção de "double A-arm suspension".
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    34
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    ola amigo!

    não foi exatamente o que vc pediu e as vezes até jah tenha visto esse PDF, mas talvez seja interessante pra vc...

    abraço
    Arquivos Anexos

  • #4
    Usuário
    Entrada
    24/01/2009
    Idade
    49
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0

    amortecedor

    ola amigo qual e este amortecedor que vc usou ai no baja estou fazendo uma supençao em duplo A e to na busca de um amortecedor

  • #5
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,909
    Agradecimentos: 36
    Fontana, eu tenho a cura para o seu problema, eu faço a sua suspensão não mexer mais quando ela trabalha...e não vou te cobrar nada por isso.
    Só vou precisar das medidas da sua suspensão, eu fiz um desenho com as medidas de que preciso...
    Eu já fiz 3 gaiolas com duplo A e por isso tenho prática no assunto...nos pivôs vc deverá medir no centro do giro deles, nas balanças vc mede no parafuso de fixação.
    Vc usa setor ou pinhão e cremalheira de algum carro? o ideal é pinhão e cremalheira

    Uma vez eu fiz um teste, criei um erro na suspensão traseira para gerar convergência...O meu objetivo era criar uma direção traseira automática...e conseguí, hehehhe
    Na curva com a inclinação natural do chassis as rodas traseiras geravam numa roda divergência e na outra roda convergência...era show sentir no meio da curva a traseira esterçando, eu tinha que destorcer a direção no meio da curva porque ela virava mais do que o necessário...
    O inconveniênte era na reta e com buracos...a traseira se mexia... afinal era só um teste...o meu objetivo era mexer as rodas traseiras eletricamente o que até o momento não foi possível...
    Mas Fontana, é só me dar as medidas...
    Arquivos Anexos

  • #6
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,909
    Agradecimentos: 36

    Thumbs up

    No desenho eu me referí a pivo mas eu queria dizer terminal de direção.

  • #7
    OK vou tirar as medidas exatas e te envio! uso setor do monza\kadett, e ad pontas de eixo do fusca, andei dando uma estudada aqui e consegui melhorar bastante, só preciso fazer mais uns testes.

    A minha duvida é: é melhor as rodas ficarem zeradas, ou por exemplo: com o amortecedor fechado melhor divergir\convergir e amortecedor todo aberto? melhor convergir ou divergir?


    O amortecedor é o traseiro da kombi, com 190mm de curso.


    Obrigado a todos pela ajuda!!!!

  • #8
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,909
    Agradecimentos: 36

    Thumbs up

    As rodas tem que ficarem zeradas...

  • #9
    Fiz um desenho com as medidas, mas dá uma olhada se tu entende pq tá feio o negócio!!!!
    Só um detalhe, q o terminal de direção está mais recuado pra dentro em relação aos pivôs!!!
    Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: doc Doc2.doc (25.5 KB)

      Número de Download 1572 .


  • #10
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,909
    Agradecimentos: 36
    Fontana, ficou uma dúvida no seu desenho...a altura de 55 é da balança até o terminal ou do pivô até o terminal...eu considerei como se fosse do pivô ao terminal...se não for eu preciso da distância do centro do pivô até o centro do terminal de direção ( a distância deve ser perpendicular).
    A sua supensão tem uma diferênça nas distâncias ( 145...135) é o sistema usado na Fórmula Indy... O comprimento do braço de direção deverá ser de 387,5 cm...o deslocamento dele não interfere no resultado. Não vai fazer diferênça se ele ficar mais para dentro ou para fora.
    Vc deverá posicionar o braço de direção na mesma linha das balanças ( se não tivesse aquela diferênça seria mais fácil de posicionar), dá uma olhada no desenho que eu fiz.
    Se vc ficar com alguma dúvida é só perguntar, OK.
    Arquivos Anexos

  • #11
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,909
    Agradecimentos: 36

    Thumbs up

    Outra questão: o conjunto ( braço de direção esquerdo+ setor+ braço de direção direito) não deverá ficar em linha reta...o setor deverá ser deslocado 2 cm para frente, entendeu?
    Se não der para deslocar não vai ter muito problema, isto serve para acertar os angulos...mas como são peças de carros diferentes já viu né...

    Outra: Hiiiii...partindo do fato dos primeiros cálculos estarem corretos ( desenho)...quando vc instalar o braço de direção na altura e comprimento corretos, teste num lado, retire a mola e faça o movimento para cima e para baixo...se a roda não se mexer mais...blz.
    Aí com o braço do outro lado instalado vc poderá precisar aumentar ou diminuir o comprimento do setor para as rodas ficarem na posição correta.
    Qualquer coisa é só falar...

  • #12
    1° os 55 são do centro do pivô até o centro do terminal de direção

    2º No "olho" a melhor medida foi 39mm, ou seja melhor q isso não tem como, as rodas estão trabalhando "zeradas". só quando eu tiro o amortecedor e encolho toda a balança ela dá uma variada mas é pouca coisa!!!!

    3º O setor já está posicionado mais pra frente, e não reto em relação as pontas de eixo.

    4º Agora é só fazer a gambiarra definitiva, pois fiz só um "provisório"


    Muito Obrigado pelas dicas e a ajuda, quem sabe um dia desses não nos encontramos, pois as cidades ficam perto!!! Um Grande abraço.
    Coloco umas fotos depois de pronto!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade