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  • #1
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    "Gaiola" S-10 Off Runner ... Rali dos Sertões




    Não sei se já tinham mostrado por aqui, mas vale a pena ver! Gostei muito, isso é sinal que as coisas estão mudando nessa área! Vejam o texto abaixo:

    "A maior novidade da tradicional equipe Off Limits sediada em Santa Catarina, que prepara carros de Rali Cross Country e Rali de Velocidade, foi revelada nesta quarta feira, 21 de maio: é o protótipo Off Runner que fará sua estréia em competições no Rali Internacional dos Sertões.

    Com estrutura tubular, o protótipo monoposto, ou seja, para uma só pessoa, foi todo desenvolvido, desde a concepção, até a construção, nas instalações da Off Limits na cidade de São José, na grande Florianópolis.

    Segundo o diretor da equipe, Luis Haas, a construção de um protótipo tubular é um sonho antigo. “ Sempre pensamos em partir para um carro tubular, mas os custos não permitiam. Com a concepção do Off Runner encontramos um novo caminho para ter um carro rápido, confiável e com custo acessível”, explicou Luis ao site CronoSpeed.

    O carro tem toda sua parte mecânica derivada de carros da marca Chevrolet, a grande parceira do projeto e da equipe Off Limits que também é responsável pela preparação das camionetes S10 que participam do Rali dos Sertões bem como dos GM Celtas que lideram o Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade.

    O motor é traseiro originado do Astra 2.4 litros, com transmissão original, posicionado transversalmente, sendo de tração traseira. Além disso, foi mantido o sistema de alimentação e refrigeração originais com algumas modificações para adequação do uso fora de estrada. O carro usará uma “ bolha” de fibra de vidro que imitará a Chevrolet S10 mas adequando-se ao menor tamanho deste monoposto.

    Quanto à parte de suspensão, ela foi toda desenvolvida pela Off Shox, empresa do grupo, que fabrica amortecedores de competição para todos os usos, sob cuidados do engenheiro Mecânico da equipe, Tiago Sales. A suspensão dianteira independente é formada por duplos braços triangulares oscilantes, semelhante ao sistema usado nos antigos fórmulas. As molas e amortecedores trabalham na parte interna dos braços dando muito curso, facilidade de manutenção e acerto.

    Os amortecedores, dois por braço são: um de dupla e outro de tripla ação. A traseira é formada por um braço triangular de arrasto de cada lado também com uma mola e dois amortecedores por braço. O braço traseiro sustenta o sistema de freios a disco e a fixação da homocinética , dando também um bom curso e mantendo as rodas de tração sempre no chão. Ótimas soluções para um uso intenso no fora de estrada e nas mais variadas situações.

    Durante os testes iniciais com o piloto Ulysses Bertholdo, que conhece muito o Rali Internacional dos Sertões, o Off Runner não apresentou nenhum problema. A equipe testou várias regulagens de suspensão, tanto nas molas quanto nos amortecedores. Ulysses já se mostrou surpreso nas primeiras voltas, pois o carro é bastante confiável e rápido. “ Esse carro tem muito potencial. É só questão de tempo para pegar a mão e acho que vai surpreender” disse Bertholdo.

    Depois de várias horas de testes a equipe volta para a sede a fim de fazer uma revisão profunda e para procurar possíveis fadigas e desgastes.

    Após o rali de Divinópolis, serão realizados novos testes agora em condições mais duras e andando em trechos de provas de Cross Country anteriores, tentando simular o máximo as condições do severo e exigente Rali Internacional dos Sertões.

    “ Estamos perto de concretizar um sonho de construir um carro que consiga ser competitivo e barato. Acho que estamos iniciando uma nova fase no Rali Cross Country com o Off Runner. Um carro monoposto sem dúvida nenhuma vai atrair principalmente os pilotos de moto que querem andar de carro e estão acostumados a andar sozinhos, pilotando e navegando” , finalizou Luis"


    do site http://www.cronospeed.com.br/modules...?storyid=20731










  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=SMXR4FkKGsE[/ame]

    http://www.mundorally.com.br/index.p...ff-runner.html

  • #3

  • #4
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    Se parece com a minha.

    Este protótipo é parecido com o que eu estou fazendo, tem algumas diferênças...principalmente no investimento...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -gaiola164.jpg  

  • #5
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    Outras fotos...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -p_sertoes2008_1024_4.jpg   -p_sertoes2008_1024_23.jpg  
    4X4 Brasil
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  • #6
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  • #7
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    O que estragou foi esta carenagem que colocaram...nota zero... vcs sabem o que aconteceu com o carro, apartir de uma certa etapa o carro sumiu da pontuação?
    Era bem mais bonito sem aquela carenagem...o piloto do carro é de uma cidade aqui perto.
    Mas também não vou desmerecer os caras que projetaram o carro...não é fácil competir com os grandões...

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    O que estragou foi esta carenagem que colocaram...nota zero... vcs sabem o que aconteceu com o carro, apartir de uma certa etapa o carro sumiu da pontuação?
    Era bem mais bonito sem aquela carenagem...o piloto do carro é de uma cidade aqui perto.
    Mas também não vou desmerecer os caras que projetaram o carro...não é fácil competir com os grandões...
    Flavio,

    Quem são os grandões se este projeto é bancado pela GM, ou a GM não é grande???

    Abs
    PAJERO FULL 3000 V6 GLS B 3 D - SUBMARINO (M/T, MUD 33", ARB DIANT)
    TRACKER SILVER SUB (Da patroa)
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    O que estragou foi esta carenagem que colocaram...nota zero... vcs sabem o que aconteceu com o carro, apartir de uma certa etapa o carro sumiu da pontuação?
    Era bem mais bonito sem aquela carenagem...o piloto do carro é de uma cidade aqui perto.
    Mas também não vou desmerecer os caras que projetaram o carro...não é fácil competir com os grandões...
    Também não gostei da carenagem, ficou feio que nem o inferno! Poderia ter sido melhor desenhada.
    Pelo que pude acompanhar ela se deu bem sim (se mantendo pelo menos entre os 10 em algumas etapas), inclusive parece que impressionou alguns lá... to vendo que o futuro do Sertões vai ser esse tipo de veículo, talvez um caminho parecido com o Baja 1000 americano, tubulares, mas com carenagem pra lembrar carros de série, tipo como é feito na Stock car, já tá até demorando.

    Eu inclusive tinha desanimado de rali no Brasil por causa do pífio nível técnico dos carros (graças à influência da escola "européia" de rali), mas creio que este tubular esteja sinalizando uma mudança, sei que estou sendo muito otimista, mas gosto de acreditar nisso!

    Outra coisa hein Flávio, esse veículo foi feito pela Off Limits cara, e eles são dos "grandões"!!! São os preparadores oficiais da Chevrolet pra rali!

  • #10
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Thumbs up

    Eu sabia que a Off Limits é a preparadora das S10 e Celta de rally que são da GM, ou seja, c* e calça...hehehhe
    Em outros tempos a Fiat colocou 20 engenheiros para desenvolver o Doblô para correr no Sertões e depois no Dakar e não foi muito longe...também Doblô é em outro fórum...hehehehe além de feio, colocaram uma caixa de marchas seca ( sem sincronizado) , quebraram um monte de discos de embreagem, fico imaginando a hora da troca de marchas, o cara (piloto) tinha que ter pós e doutorado em troca de marchas no tempo.
    Grandões a que me referí são os realmente empenhados em vencer...Race Touareg da Volks por ex....
    Outra curiosidade, a Audi investiu 20 milhões de dólares para desenvolver dois carros para correr nas 24 Horas de Le Mans...resultado, venceu e recebeu 20 mil dólares de premio, tudo pela fama da vitória e nome da marca...e isso foi antes dos protótipos à diesel.
    Mas vida longa aos tubulares!!!!

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Em outros tempos a Fiat colocou 20 engenheiros para desenvolver o Doblô para correr no Sertões e depois no Dakar e não foi muito longe...também Doblô é em outro fórum...hehehehe além de feio, colocaram uma caixa de marchas seca ( sem sincronizado) , quebraram um monte de discos de embreagem, fico imaginando a hora da troca de marchas, o cara (piloto) tinha que ter pós e doutorado em troca de marchas no tempo.
    Nossa, eu lembro disso, e isso que me intriga, não quero ofender a classe dos engenheiros, mas não duvido que esses manés não soubessem nada sobre suspensões de longo curso pra fora-de-estrada, aí pesquisaram uns livros de suspensão pra asfalto e já viu né...
    essa do câmbio seco eu não sabia... é sério mesmo? Essa doeu nas bolas

    Eu cheguei a ver esse protótipo bem de perto... aqui em Franca teve uma etapa do camp. paulista de cross country e esse tal Dobló veio, mas imagino que ele foi vendido pra alguém depois do fiasco, inclusive ele tava tipo uma caminhonete já, com parte dacarroceria cortada e alterada, lembro que era motor central, tinha uns coilovers Sway Away (bons!), e era bem tosca mesmo! Não cheguei a ver andando pois o cara quebrou logo nos primeiros quilômetros.

    Mas eu acho mesmo que a cena do Sertões vai mudar, não tem cabimento continuar com esse monópolio Mitsubishi, tem que andar pra frente, desenvolvimento! Que venha o novo!
    4X4 Brasil

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