Postado originalmente por Paulo Sebastião Ferreira
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1) Para motor e câmbios transversais em gaiolas: Imagine pegar um conjunto de motor de câmbio do escort (por EXEMPLO) ok? o conjunto TODO seria aproveitado, motor, câmbio, semi-eixos... ok? daih vc monta a gaiola na frente deste conjunto todo, desta forma logo atrás do banco do motorista e copiloto da gaiola, estaria o motor do EX-cort (hehe) e acoplado a ele SEM ADAPTAÇÕES, estaria a caixa de câmbio original na parte mas atrás da gaiola. Saindo os semi-eixos do conjunto, vao para a suspensao da gaiola, que pode até ser a antiga suspensão dianteira do escort, que agora pode virar suspensao traseira da Gaiola ok? é como se vc construísse uma gaiola a partir da frente de um escort e cortasse tudo que vai do pára brisas para trás do antigo carro.... usei o exemplo do Escort porque o câmbio deste carro tem uma versão que usa acionamento por cabos de polietileno, daih é só alongar os cabos e colocar a alavanca de câmbio em qualquer lugar, sem maiores complicações para adaptar as marchas em sequencia invertida...
2) Para montar o câmbio da kombi com sentido invertido do diferencial, basta abrir as laterais do diferencial e montar invertido, a tampa esquerda vai para a direita e a direita vai para a esquerda... a coroa do diferencial que era de um lado vai para o outro... invertendo o sentido de rotação dos semi-eixos. Vantagem? isso só serve para vc montar o motor entre os bancos e a traseira da gaiola, melhorando o equilíbrio do conjunto.... mas tem o inconveniente de complicar a instalação da alavanca de câmbio, já que a saída do câmbio ficará apontada para trás...