boa noite a todos estou aq em comodando vcs e pq nao entendo nada de eletronica e gostaria de saber se nao tem como terar umas fotos de como fica e como faz ia tirar a minha duvida e de muitos q nao manja de eletronica desde ja agradeço
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boa noite a todos estou aq em comodando vcs e pq nao entendo nada de eletronica e gostaria de saber se nao tem como terar umas fotos de como fica e como faz ia tirar a minha duvida e de muitos q nao manja de eletronica desde ja agradeço
Acredito que o Sukys já falou muito bem sobre o primeiro carregador proposto e o processo de carga de baterias como um todo.
Vou só fazer um adendo, e aproveitar a deixa para compartilhar mais uma opção para carregar baterias de maneira mais segura: resumindo, usei um circuito como segue no diagrama (em anexo). Não tenho as referências dos diodos agora, mas são fortes o suficiente para aguentar uma drenagem contínua de pelo menos 2-3A sem maiores problemas. O capacitor que usei é de 40V, 2200uF.
Esse é um circuito extremamente simples, onde o transformador faz a maior parte do trabalho. Usei um transformador de 12V-0-12V de 10A (um trambolho de uns 3-5kg pelo menos), mas que é simples e funciona muito bem para o propósito.
Segue uma foto do sistema montado, e um zoom do multímetro mostrando a amperagem de carga. Percebe-se que é uma carga *muito lenta*, já que a corrente fica entre 1A a 2A, e vai baixando gradativamente conforme a carga da bateria aumenta.
Apesar da baixa corrente, depois de 10 horas de carga contínua, a bateria que ficou 4 meses parada já estava bem melhor, e conseguia dar a partida sem maiores dificuldades.
A propósito, não coloquei o multímetro/amperímetro no circuito, mas é simples de resolver: é só remover a conexão entre o capacitor e o positivo da bateria, e colocar o multímetro/amperímetro no lugar (com a corrente passando através dele).
Bom, por enquanto, acho que é isso!
Abraços,
Leonardo
não ficou claro se ligado na tensão de 110 ou 220 volt há alguma alteração, ou tanto faz?
Pessoal,
Eu montei e deixei instalado no cofre da minha D20 esse carregador do Planeta Buggy: http://www.planetabuggy.com.br/eletr...carregador.htm
Ele é lento, 1Ah, mas pode ficar ligado direto, sem perigo de estragar a bateria. Uso a mais de 2 anos.
Não existe problema se a lâmpada esteja na fase ou no neutro, tensão da rede é alternada, portanto não precisa carregar consigo uma chave teste.
Mas o terminal positivo que vai para a bateria deve ser identificado nele a tensão ja esta retificada.
olá tecnica,
embora decorrido meses da sua postagem, peço considerar.
fiquei entusiasmado com o seu carregador -já que meu jeep passa tempos desligado- e pediria pra voce me facilitar o entendimento uma vez que sou leigo, apenas curioso no assunto.
nesse sentido preciso de uma descrição dos componentes utilizados para inicialmente ver se consigo juntá-los. Na montagem deverei recorrer ao um tecnico.
desde já, muito obrigado.
Mais uma: este carregador serve em bateria de moto?
Aloisio
Tá aq a solução pra carregar bateria, 16,00 tanpinhas de garrafa e vc não precisa se preocupar rsrsrsrsrs
:dance::dance::dance::dance::dance::dance:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...s-110-220v-_JM
ola amigo tenho 14 anos e minha duvida é igual a do
Luciano SHAKALL tenho que saber qual é o neutro da tomada e vou fazer sim vou usar em uma bateria de moto ajax 7,5ah eu acho que a perdi mas vou fazer esse carregador eu presiso saber o neutro da tomada ??
Aloisio,
Esse carregador do Planeta Buggy é bem simples e eficiente. Ele tem exatamente os componentes de uma fonte de 12V.
A base do carregador é o CI regulador de voltagem 7812. Ele recebe uam entrada retificada de 15V, e dá uma saida regulada de 13,8. Os capacitores são apenas para filtragem da voltagem de saida, e apenas para estabilizar o 7812.
A saida de 13,8 é a voltagem chamada de "flutuacao", uma voltagem na qual a bateria pode ficar sob carga constante sem perigo de deterioração.
Construi 3 desses carregadores. Um uso permanentemente na minha D20, 1 presentei meu cunhado, outro é meu carregador "de garagem", que uso em uma lanterna, numa bateria usada para emergencias, testar coisas, etc.
Pode ser usado tranquilamente em baterias de moto e no-breaks. A diferenca é que carrega mais rapido.
Esse carregador é lento. O 7812 fornece no máximo 1A. Numa bateria de 75Ah que estivesse completamente descarregada, demoraria cerca de 75hs para deixa-la com carga completa. No geral, precisa de 12 a 24hs para deixar uma bateria com 1/2 carga em condições de partida.
Uma bateria de moto tem cerca de 5 a 10Ah. Esse carregador deixa uma bateria dessa carregada em 10hs.
Pela explicação, só uma pequena dúvida... flutuação quer dizer que posso deixar o carregador 24hrs ligado 7 dias por semana que na estraga minha bateria, é isso? mesmo se ela estiver 100% com carga...
Abracos
Boa noite tecnica, você poderia enviar a relação de materiais ou então fotografar a placa por cima para que eu possa montar essa fonte para mm, pois não conheço alguns desses simbolos, assim como todos esses terras me deixa confuso.
Obrigado.
é isso ai FAG.
há mais de 2 anos venho usando direto este carregador postado no Planeta Buggy (link para o site: ::Carregador Eletrônico para Buggies:: )
só desligo ele quando vou para a trilha e quando volto já ligo novamente, chegou a ficar ligado direto por uns 3 meses e a bateria esta funcionando normalmente. detalhe. a bateria é uma KMF 60h ja tem 4 anos e neste tempo todo eu já fiz mais 3 para os amigos sendo o último no início deste ano. um excelente carregador a um baixo custo (por volta de R$20,00)
esquema carregador eletrônico