x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 25
  • #13
    Usuário
    Entrada
    05/01/2020
    Local
    Passo fundo/RR
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0



    Nas trilhas é ótimo, dificilmente pega em baixo, tambem não podemos descartar as folgas que ajudam heheheh, mas aproveitando o tópico, ontem estourou uma coifa da caixa, se eu tirar ela pra trocar vai sair todo oleo? Uso caixa de fusca e qual oleo colocar dentro oleo de motor serve? Não queria comprar outro hehehehe, valeeu

  • #14
    Usuário Avatar de Nelson Filho
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    23
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Nelson, já tive uma Cronus Crotalus e a distância entre-eixos era de apenas 1,80 m. O Fusca tem distância entre-eixos de 2,40 m e grande parte dos Buggies e Gaiolas tem distância entre-eixos ao redor de 2,15 m. Como a distância entre-eixos da Gaiola Cronus Crotalus era extremamente curta ela se tornou excepcionalmente manobrável e excelente nas trilhas. Porém tornou-se um veículo muito instável, extremamente perigoso, principalmente nas retas e acima de 50 Km/h. Além disso a Cronus Crotalus tinha uma suspensão traseira também problemática e tudo isto somado deixavam a Gaiola muito insegura acima de 50 Km/h. Era um off-road divertido e com bom visual, mas bastante inseguro.

    Faço só trilhas leves e rodo muito na cidade e estradas vicinais razoáveis. Então me desfiz da Cronus e montei uma Gaiola num chassis Colella com distância entre-eixos de 2,17 m. Deixei o cáster entre 5 e 6 graus e agora posso rodar com ela a 80 Km/h sem problemas.
    Enorme diferença da distância entre-eixos entre um Fusca BAJA (2,40 m) e a Cronus Crotalus (1,80 m). Muitos Buggies e Gaiolas têm a distância entre-eixos encurtada em 25-30 cm e isto deixa estes veículos mais manobráveis e compromete pouco a estabilidade. Mas a Cronus exagerou, pois encurtou 60 cm!!!!!!!

    Quando uma Gaiola se mostra instável deve-se sempre medir a distância entre-eixos e o cáster. Uma distância entre-eixos muito diferente do veículo original vai deixar o off-road muito instável. Um cáster próximo de ZERO ou NEGATIVO também deixará off-road muito instável e pilotá-lo será muito desagradável e perigoso.
    Capitão Gottlieb

    Obrigado pela resposta! Eu coloquei um outro post mas ninguém ainda apareceu com a resposta, quem sabe o senhor não possa ajudar.
    A minha a traseira esta "muito aberta", colocaram um adaptador para ficar mais alta, passa por qualquer obstáculo mas muito instável como é de se esperar e o senhor também mencionou.
    Gostaria que ver umas fotos de como era o sistema original sem adaptação e estudar uns outros sistemas para saber o que eu poderia fazer.

    Se o senhor tiver alguma ideia ou foto do sistema original da traseira seria de grande ajuda, de antemão agradeço, um grande abraço!

    -snap-2020-01-30-21-01-10.jpg-img_20200130_153144885.jpg
    4X4 Brasil

  • #15
    Usuário Avatar de Nelson Filho
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    23
    Agradecimentos: 2
    *** Correção eu quis dizer que o as rodas estão fechadas, positivo demais, excessivo, queria modificar o sistema. abraços

  • #16
    Usuário
    Entrada
    05/01/2020
    Local
    Passo fundo/RR
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Galera bom dia, desmontei o radiador pra fszer o tal do varetamento, e estou com problemas pra recolocar a tampar superior, cabeceira como queiram chamar, ela não desce, mesmo apertando ai as presilhas não dão curso pra apertar, entendem?

  • #17
    Usuário
    Entrada
    05/01/2020
    Local
    Passo fundo/RR
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    [QUOTE=Nelson Filho;2521138]*** Correção eu quis dizer que o as rodas estão fechadas, positivo demais, excessivo, queria modificar o sistema. abraços[/QUOTE
    A minha tb é assim, é que eles regularam o facão da caixa muito pra cima, se regular um dois dentes mais pra baixo ela fica mais reta, mas ai perde altura

  • #18
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Prezado Nelson
    Vou tentar te mostrar as agruras que sofri com a minha Cronos Crotalus, ótima para trilhas e ruim para pista.
    As figuras vão te ajudar mais do que as palavras.
    O grave problema desta bela Gaiola são dois erros de projeto:

    1- distância entre eixos de 1,80 m e portanto, 60 cm mais curta que o veículo original (Fusca). Isto foi exagerado, pois os Buggies são encurtados em 25 a 30 cm no máximo. A maioria dos construtores de Buggy mantem a distância entre-eixos entre 2,15 e 2,10 metros. Como a Cronos Crotalus ficou muito curta houve um enorme ganho de manobrabilidade (pode até fazer acrobacias em dunas) e uma enorme perda de estabilidade, principalmente na reta e acima de 50 Km/h. Assim ficou excelente para trilhas e ruim para pista.

    2- para deixar a Gaiola mais macia e confortável desativaram as barras de torção da suspensão traseira e adaptaram uma mola helicoidal de FIAT UNO, com um amortecedor no meio. Isto poderia ser feito se tivessem usado a suspensão IRS, que a Volkswagen usou na Variant II e nas Kombis mais modernas. Este erro fez com que as rodas traseiras possassem ter algum movimento, alterando a convergência/divergência e agravando mais ainda a instabilidade da Gaiola. Era preciso ter usado o facão, porém trocado os semi-eixos por homocinéticas e colocado o "chifre" da IRS. Como não fizeram isto as rodas ao subir e descer em qualquer irregularidade da pista, mesmo pequenas, alteram a convergência/divergência das rodas traseiras agravando mais ainda a instabilidade. Na trilha a Gaiola Cronos Crotalus é o máximo e na pista é o mínimo e ainda por cima perigosa acima de 50 Km/h.

    Na minha modesta opinião o problema não tem solução fácil nem barata. Ou talvez não compense tentar corrigir estes erros, pois ficaria mais caro o molho que o peixe! Mas para alguém essencialmente trilheiro esta Gaiola é maravilhosa e deve haver interesse (mercado). Também pode-se remontar a Gaiola, encompridando o chassis em 30 a 40 cm e retirando as molas helicoidais e retornando para a clássica suspensão traseira do Fusca, usando facão, barra de torção e semi-eixos. Aqui no fórum tem gente que entende disto muito mais do que eu. Sugiro trocar ideias com o Flavio Cadore e com o DigoBrasil.

    Veja as fotos e tire suas conclusões. Se tiver dúvidas e eu puder responder é só me avisar. Boa sorte.

    -comparar-baja-e-buggy-2b-.jpg
    Comparando a Cronos Crotalus com o BAJA percebe-se que a distância entre-eixos ficou exageradamente curta e isto criou um problema grave de instabilidade.

    -cronos-crotalus-off-road-1-.jpg
    Esta era a minha queridinha Cronos no dia em que a comprei. Foi uma pechincha, mas eu logo percebi que na pista era ruim. Visual muito esportivo, bonito e agradável para um Buggy-Gaiola.

    -cronos-crotalus-off-road-2-.jpg -cronos-crotalus-off-road-3-.jpg -cronos-crotalus-off-road-4-.jpg
    Minha Cronos me dando trabalho com a instabilidade e com a suspensão traseira, muito macia, mas com erro grave de projeto.

    -cronos-crotalus-off-road-5-.jpg -cronos-crotalus-off-road-6-.jpg
    Outras Cronos muito curtas e com molas helicoidais na traseira.

    -cronos-crotalus-off-road-9-.jpg -tirante-novo-regulavel-1.jpg -irs-swing-axle.jpg -gaiola-vw-irs.jpg
    Suspensão traseira com molas helicoidais funcionaria bem se fosse tipo IRS, mas com semi-eixos e facão agravou ainda mais a instabilidade. Tentei uma modificação no facão transformando-o num tirante. Melhorou um pouco, mas não resolveu. A 60 Km/h, na pista reta, parecia um burro bravo e tornava a Gaiola perigosa.
    A última foto mostra uma Gaiola com suspensão IRS e molas helicoidais. Deve funcionar muito bem.

    -cronos-crotalus-off-road-8-.jpg -cronos-crotalus-off-road-7-.jpg
    Encontrei esta réplica da Cronos Crotalus aqui no fórum e me deixou muito animado. Estava sendo montada pelo DigoBrasil, em Campinas e tinha um entre-eixos bem menos encurtado (2,10 m) e a suspensão traseira era a clássica do Fusca. Deve ter ficado muito boa, pois corrigiu os erros de projeto.

    Sugiro ver aqui no fórum: https://www.4x4brasil.com.br/forum/g...-crotalus.html (Réplica Cronus Crotalus)

    Depois de tanto tentar e não conseguir resolver a instabilidade acabei me desfazendo da Gaiola Cronos, que foi para as mãos de um trilheiro, que foi fazer bom uso dela. Montei uma nova Gaiola num chassis Colella. Distância entre-eixos de 2,17 metros e suspensão traseira clássica do Fusca. Já foi levada três vezes para Serra da Canastra, fez muito sucesso e teve um desempenho muito bom na terra e no barro. Para uso urbano é ótima também.

    -rail-buggy-ready-19-.jpg -rail-buggy-ready-21-.jpg -rail-buggy-2018aug-1-.jpg -hilux-tow-rail-buggy-1-.jpg

    Eu gostava muito da minha Cronos Crotalus, mas sou idoso e não faço mais trilhas. Então achei mais interessante trocar.
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #19
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Citação Postado originalmente por Redui Ver Post
    Nas trilhas é ótimo, dificilmente pega em baixo, tambem não podemos descartar as folgas que ajudam heheheh, mas aproveitando o tópico, ontem estourou uma coifa da caixa, se eu tirar ela pra trocar vai sair todo oleo? Uso caixa de fusca e qual oleo colocar dentro oleo de motor serve? Não queria comprar outro hehehehe, valeeu
    Redui, a coifa de borracha do semi-eixo do Fusca impede que o óleo do câmbio-diferencial fique vazando conforme as engrenagens giram. Quando a coifa se rompe (rasga) começa a vazar este óleo. Mesmo que ainda haja bastante óleo na caixa é correto conferir e repor o que estiver faltando, após a substituição da coifa. Pode tirar a coifa rompida e trocá-la sem receio de vazar muito óleo do câmbio. Vaza sempre um pouco, mas nada preocupante.
    O vazamento da coifa é sempre de óleo da caixa de câmbio-diferencial, nunca do motor. Como os dois tipos de óleo são muito distintos seria muito errado misturá-los. Eu costumo usar:
    Óleo de motor SAE15W40 ou 20W50 (mineral para motor a gasolina). Geralmente é LUBRAX ou HELIX.
    Óleo de câmbio SAE 90 GL5 LUBRAX

    Sugiro ver BRAZIL BUG VW: Troca oleo da transmissao Fusca (óleo de câmbio).
    O Tonella tem um vídeo (youtube) muito bom sobre a troca da coifa do Fusca.

    -coifa-3.jpg -coifa-2.jpg -coifa-1.jpg
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #20
    Usuário Avatar de Nelson Filho
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    23
    Agradecimentos: 2
    Cpt Gottlieb

    Obrigado pela resposta tão completa!
    Realmente não existe o que reclamar da Crotalus na trilha, estou bem satisfeito em fora-de-estrada, acredite; ela pode deixar veículos off roads bem mais caros e modernos para trás, a minha tem 27cm de vão livre, pode passar onde alguns outros não conseguem, além de ser leve e rapidamente desatolável. É uma pena não ser tão boa no uso em medias velocidades, sendo assim, eu queria apenas melhorar o desempenho na cidade. Compartilho de suas observações e andei estudando bem o projeto entre o tempo das postagens, vou tentar um outro caminho, tentarei utilizar um compensador de cambagem da EMPI muito utilizado em fuscas de performance nos anos 60/70 nos EUA que manterá as rodas no ângulo vertical adequado, vamos ver, é tentar adquirir e testar... Se não funcionar vamos ao plano "B", abraços!

    -snap-2020-02-04-15-21-06.jpg
    4X4 Brasil

  • #21
    Usuário Avatar de Nelson Filho
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    23
    Agradecimentos: 2
    Cpt Gottlieb,

    Só uma dúvida; sua gaiola era um clone da Crotalus feita pelo Nil, certo? Mas tinha diferenças da original?
    Eu não sei como ele fazia as gaiolas dele; a suspensão traseira era IDÊNTICA a da Cronos?
    O tamanho das gaiolas do Nil eu sei que não eram os mesmos da Cronos pois tem um entre-eixo levemente maior em 3cm, então fico em duvida de como era a suspensão traseira que ele usou, da sua era igual, idêntica a essa da foto?
    Abração!
    -img_20200130_153144885.jpg-img_20200129_211259091.jpg

  • #22
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Citação Postado originalmente por Nelson Filho Ver Post
    Cpt Gottlieb,

    Só uma dúvida; sua gaiola era um clone da Crotalus feita pelo Nil, certo? Mas tinha diferenças da original?
    Eu não sei como ele fazia as gaiolas dele; a suspensão traseira era IDÊNTICA a da Cronos?
    O tamanho das gaiolas do Nil eu sei que não eram os mesmos da Cronos pois tem um entre-eixo levemente maior em 3cm, então fico em duvida de como era a suspensão traseira que ele usou, da sua era igual, idêntica a essa da foto?
    Abração!
    -img_20200130_153144885.jpg-img_20200129_211259091.jpg
    Nelson, bom dia!
    A minha Cronos Crotalus foi encomendada para o Nil fazer em 2012, pelo seu primeiro dono. Ele pediu uma réplica idêntica. Ele me vendeu no final de 2016. A suspensão traseira é esta mesmo, com conjunto mola-amortecedor FIAT que infelizmente permite um pequeno movimento pendular do conjunto e isto é suficiente para permitir uma variação da convergência das rodas traseira, que agrava ainda mais a instabilidade da Gaiola que tem um entre-eixos exageradamente encurtado.
    Já vi em algumas postagens este estabilizador de cambagem, mas não tenho experiência com isto.
    Veja as fotos e tire suas conclusões.

    -2007_7.jpg -2007_8b.jpg
    Meu VW Buggy Menon que tive durante 17 anos. A distância entre-eixos era encurtada 30 cm e pouco alterou a estabilidade. Chegava-se a 100 Km/h numa boa estrada e sem problemas. Bem diferente da Cronos Crotalus que encurtou 60 cm!!!!

    -capota-cronus-crotalus-4.jpg -capota-cronus-crotalus-5.jpg
    Uma Cronos Crotalus original. Muito curta e com suspensão traseira macia, porém "oscilante".

    -crotalus-mar-2017-9-.jpg -crotalus-mar-2017-11-.jpg
    Minha Cronos Crotalus (cópia da original).

    -susptraseira8dl.jpg -cronos-draw-12.jpg
    Neste dois esquemas pode-se comparar a suspensão traseira clássica do Fusca (facão, barra de torção e semi-eixos) com a suspensão da Cronos Crotalus, feita com mola helicoidal, amortecedor (FIAT) e tirante, ao invés de facão. Esta suspensão da Cronos está presa superiormente apenas com um parafuso e o semi-eixo é seguro apenas por um tirante, pois não existe mais facão nem barra de torção. Há um movimento pendular deste conjunto mola-amortecedor FIAT e isto permite uma oscilação da suspensão traseira, agravando ainda mais a instabilidade causada pelo entre-eixo exageradamente curto. Certamente se tivesse sido colocado uma suspensão IRS e trocado os semi-eixos por homocinéticas o resultado seria melhor, pois a IRS tem um facão e um "chifre" que segura as homocinéticas corretamente.

    -tirante-cronos-original-2-.jpg -tirante-cronos-original-3b-.jpg -tirante-cronos-original-4-.jpg
    Estes tirantes NÃO cumprem a função do facão e os semi-eixos conseguem "oscilar".

    -gaiola-cronos-crotalos-205.jpg -gaiola-cronos-crotalos-200.jpg -gaiola-cronos-crotalos-201.jpg
    Réplica da Cronos Crotalus "CORRIGIDA".

    -gaiola-vw-elevada-1-.jpg -gaiola-vw-elevada-4-.jpg
    Gaiola montada em chassis Colella e com vão livre bem elevado. Suspensão IRS permite manter cambagem ZERO apesar da altura. Usa facão e barra de torção, mas poderia usar molas helicoidais. Na frente a suspensão Fusca foi elevada por manga de eixo sobrepostas.

    Eu me desfiz da minha Cronos Crotalus com muita tristeza, mas como não faço trilhas ela não me servia. Porém é um ótimo off-road, embora com limitações para pista, acima de 50-60 Km/h.
    Espero ter ajudado.
    Desejo boa sorte para você.
    -navy-salute-1c.jpg
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #23
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Nelson, bom dia!
    O VW- BAJA 1600 conserva o chassis do VW Sedan intacto. A distância entre-eixos é padrão 2,40 metros. Carro estável.
    A Gaiola Colella usa chassis um pouco encurtado (23 cm) e entre-eixos é de 2,17 metros. Veículo estável.
    A Gaiola Cronos-Crotalus tem um chassis muito encurtado (60 cm) e entre-eixos é de 1,80 metros. Este encurtamento tão exagerado é o maior responsável pela instabilidade do veículo na pista, acima de 50 Km/h. A meu ver a suspensão traseira inadequada não é a principal causa desta instabilidade e sim um importante agravante.
    Fiz esta montagem fotográfica onde fica mais nítido a proporção (desproporção) do entre-eixos destes 3 veículos.

    -baja-gaiola-abr-2018-3-.jpg -new-paint-11b.jpg

    -wheelbase-diagram-1.jpg
    Carro com distância entre-eixos longa e muito estável. Claro que um exagero irá criar dificuldades, como por exemplo para dobrar uma esquina (grande problema para limousines).

    -tirante-antigo-1.jpg
    Gaiola Cronos Crotalus com entre-eixos de 1,80 m. O encurtamento exagerado de 60 cm em relação ao carro original (VW Sedan) deixou a Gaiola extremamente ágil e manobrável, ótima para trilhas e dunas, porém muito instável na pista acima de 50 Km/h.
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #24
    Usuário Avatar de Nelson Filho
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    23
    Agradecimentos: 2
    Olá Capitão
    Sempre muito boas suas respostas, muito completas, obrigado!
    Pelo que andei vendo a sua gaiola tinha algumas diferenças em relação a minha, apesar de ser parecidas não são idênticas, principalmente no tamanho. Não sei exatamente o que o fabricante fez na suspensão traseira deste clone q o senhor possuia ou se havia alguma diferença estrutural, no centro de gravidade em relação a Cronos, que dificultou difícil o acerto,mas a minha abaixei um pouco, ao nível que eu achei que deveria ser o original (sem os prolongadores retirando os), e coloquei pneus mais largos, 275, ficou bastante estável no asfalto e já se alcança uma velocidade bem razoável. O próximo passo será a instalação de um compensador de cambagem.
    Bem por hora é só, no mais eu agradeço demais o papo e suas respostas muitos gentis.

    Um grande abraço e até breve!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Dúvidas sobre 14B e câmbio compatível
      Por CAVESO no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 47
      Última resposta: 28/11/2020, 12:11
    2. Duvidas sobre cambio at cherokee 6cc
      Por Raul Martinazzo no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 0
      Última resposta: 04/09/2017, 14:53
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 15/11/2014, 03:43
    4. ajuda duvidas sobre gaiola
      Por julio g@iola no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 6
      Última resposta: 06/02/2012, 11:43
    5. Dúvidas sobre gaiola e transporte
      Por Becker no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 6
      Última resposta: 25/02/2008, 14:31

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade