x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/10/2019
    Local
    Campina da Lagoa/PR
    Idade
    19
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Lightbulb Motor VW 1500Cc é forte?




    Boa noite a todos, eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre um motor de fusca com 1500cc

    Estamos construindo uma Gaiola Cross Chasis de fusca e optamos por usar o motor original para evitar adaptações e defeitos...

    O motor que vamos usar é o VW 1500cc carburação simples e vi que varias gaiolas usam motor CHT e AP e acabo me desanimando pelo fato de no meu pensamento o motor 1500cc ser um motor fraco.

    Como eu não tenho experiencia e nunca vi andando e nem andei em um fusca 1500 eu gostaria de saber a opinião de vocês, o motor 1500 é fraco ou não? Consigo sair de traseira em lugares com terra, cascalho? (Não sou louco de ficar fazendo essas coisas , apenas uma dúvida...)
    Pneus: 235/75/R15 sem cravos!

    Agradeço desde já !

  • #2
    Usuário
    Entrada
    02/05/2019
    Local
    IMBITUVA-PR/PR
    Idade
    25
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Bom dia João, tudo depende de como está acertado o motor, mas durante trilhas ja vi fuscas 1500, 1600 que se sairam muito melhores que outros com motores AP
    Acredito que conseguirá sair de traseira sim rsrs

  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Bem regulado fica forte esse motor. O bom seria 0 1600 dois carbura, um pouco mais forte.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #4
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
    Entrada
    07/04/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    60
    Posts
    1,499
    Agradecimentos: 2
    1500 bom 1600 um pouco melhor... se ja tem o 1500 coloca 2 carburador nele ...ou um bom carburador...tem que alimentar o motor pra ter força...

  • #5
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92

    força x velocidade; torque x potência

    Prezado João Vitor
    Você diz que está montando uma Gaiola Cross e para mim isto significa que deverá ser priorizada a força e não a velocidade. A meu ver o motor 1500 é razoável, mas o 1600 seria bem melhor. Os pneus 235/75/R15 são bem maiores que os do Fusca 1500 e isto faz aumentar a velocidade, mas diminui a força (torque). Vai depender também da relação coroa e pinhão que você pensa em usar. O Fusca 1500 usa 8x33, porém existe relação mais reduzida como por exemplo a 8x35 (Fusca 1300). Existe ainda a relação 7x36, usadas em Kombis que são mais reduzidas ainda. O meu Buggy-Gaiola tem motor VW 1600 boxer (ar), ignição eletrônica e um só carburador H30 Solex. A relação coroa/pinhão é 8x35. Já o levei algumas vezes na Serra da Canastra e ele rodou muito bem. Com ele consigo ir até 80 Km/h na pista de asfalto sem problemas e se pisar mais chega até 100 Km/h, mas com o motor berrando um pouco. Se eu colocasse uma relação 7x36 meu Buggy-Gaiola seria capaz de subir até em paredes, mas a depois de 60 Km/h o motor começaria a urrar.
    Se você optar por um motor VW 1.8 AP (refrigerado a água) certamente vai obter muito mais velocidade para sua Gaiola, mas a diferença de torque só será notável em giro mais alto. O clássico VW 1600 boxer (ar) tem 67 CV e entrega 11,8 Kgf/m de torque a 2.600 rpm, enquanto o motor VW 1.8 AP (gasolina) tem 88 CV e entrega 14,7 Kgf/m de torque (só 2 Kgf/m a mais), porém em rotação mais alta, 3.400 rpm.
    A transmissão e tamanho dos pneus funciona semelhantemente a uma gangorra, pois se priorizar muito a velocidade acaba diminuindo o torque e vice-versa. E na trilha o torque conta muito mais que a velocidade. O motor 1600 boxer (ar) costuma ter bom desempenho nas trilhas, desde que se use uma transmissão mais curta.

    -rail-buggy-oct-2018-1-.jpg -rail-buggy-oct-2018-3-.jpg -rail-buggy-oct-2018-4-.jpg

    Meu Buggy-Gaiola montado em chassis Colella. Motor boxer VW 1600 e diferencial 8x35. Usa pneus dianteiros Pirelli Chrono 185/55/R15 e traseiros 205/70/R15. Estes pneus traseiros tem um desempenho sofrível na lama, porém são ótimos no asfalto e na terra seca. Meu Buggy-Gaiola tem tido bom desempenho nas trilhas leves. Nunca o usei em trilhas pesados, pois não gosto de destruir carros. Tem bom desempenho urbano e para viagens curtas (até 150 km). Velocidade cruzeiro no asfalto é de 80-90 Km/h. Mas se colocar um motor VW 1.8 AP (gasolina) e relação 8x31 chegaria a 140 Km/h...todavia na trilha ficaria xôxo.

    Em suma, uma Gaiola com motor VW boxer 1500, bem acertado e coroa/pinhão 8x35 deve ficar razoável para rodar na terra, no asfalto e trilhas leves. Bom para se divertir gastando relativamente pouco dinheiro. Mas para trilhas com mais desafios (muito barro, subidas íngremes, etc.) vai ser preciso fazer mais. O uso de dupla carburação melhora mais o desempenho do motor VW 1500, mas representa mais despesa e com certa frequência é preciso regular os carburadores. Se o seu conhecimento de mecânica lhe permitir fazer isto seria muito bom.
    Conheço alguns aficionados de Gaiolas que adoram usar o motor boxer VW 1600 (ar) para trilhas, pois dizem que tem melhor desempenho que o motor AP em baixa velocidade.

    Nota: Gaiolas costumam ser veículos muito personalizados e refletem bem a maneira como o proprietário encara o off-road. É preciso cautela ao fazer muito investimento neste tipo de veículo, pois se for vender pode não recuperar o dinheiro gasto. Gaiola é um veículo off-road excelente, pode dar muito prazer e proporcionar muita diversão com baixo custo. Tem comprador, mas o nicho de mercado é pequeno.
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #6
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Excelente relato Capitão.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Partida Forte (Motor de Arranque)
      Por tiaomsiq no fórum Outros
      Respostas: 17
      Última resposta: 01/11/2015, 23:22
    2. Motor forte para Vitara 3D
      Por rbrunato no fórum Suzuki
      Respostas: 13
      Última resposta: 07/09/2013, 20:43
    3. Vendo willys CJ5 com motor v6 mtoo forte
      Por fmesquita no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 6
      Última resposta: 04/08/2013, 18:08
    4. Motor forte de mais ou azar ???
      Por alexandre.jeronimo no fórum Jeep Willys
      Respostas: 35
      Última resposta: 11/01/2011, 20:02
    5. Finalmente um motor forte para o meu Jeep...
      Por Beto Marcicano no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 1
      Última resposta: 12/02/2007, 10:34

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade