x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1

    Question FUSCA BAJA - VW 1500 - Redução de cardãn, de semi eixo ou IRS?




    Galera, boa noite!!

    Venho apresentar a vocês meu fusca baja, motor 1500, cambio do 1300 (8x35), mangas sobrepostas, tudo isso na cor verde militar hahah

    Preciso mexer na parte traseira agora, tendo em vista que a frente ficou com um vão livre de 40cm e ficou bem desnivelado.

    Já deixei no máximo (sem estrangular a coifa) o facão para poder rodar por um tempo, mas já comprei uma redução da kombi de semi eixos.. só tá faltando instalar kkkk

    Porém, estou com várias dúvidas para mexer na parte traseira e gostaria que vocês me ajudassem a escolher a melhor opção..

    Atualmente já estou com as reduções de semi eixo (não encontrei a foto da minha redução, mas ela é de semi eixos e vem com esse braço que está na primeira foto, aparentemente ele só vem na de cardãn, não?), porém hoje me apareceu a oportunidade de abraçar mais um par de redução, só que de cardãn (segunda foto). Só que dai teria que caçar um cambio novo, pq o meu atual é de semi eixo e a outra redução é de cardãn..

    No momento, o mais prático e fácil é adaptar a redução de semi eixo, porém, já li em vários tópicos que a redução de cardãn vai aguentar mais e que eu poderia até adaptar uma duplo a na traseira, se alguém tiver um projeto ou me passar um passo a passo, eu aceito! kkk

    O dono da redução de cardãn, me disse que me forneceria as tampas da caixa da kombi dele, só não fornece o cambio completo pq ele estava com água e danificou tudo.. Falou que eu conseguiria colocar as tampas de cardãn no meu cambio e rodar, é simples assim mesmo? Ou precisa trocar outras peças?

    A última hipótese, seria adaptar a IRS de kombi, mas ai ficaria só para o final do ano, que é quando meu amigo vai picar uma kombi e doaria as peças ali.. Mas se vocês olharem última trilha que eu fiz, o melhor seria a redução mesmo kkk para ter mais força..

    Por último é umas fotos do meu fusca!

    Espero que vocês me ajudem a decidir!! Valeu
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -s73f7208.jpg   -whatsapp-image-2019-06-18-11.29.36.jpg   -20190616_172607-1-.jpg   -20190616_172705-1-.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    A melhor maneira de levantar a traseira de um Fusca, BAJA ou Gaiola é usando a suspensão IRS da Kombi ou Variant II. O uso das caixas de redução da Kombi (portal-axles) é uma tecnologia antiga e superada. Dizem aqueles que já usaram as caixas de redução (portal axles) que também há risco de quebra se o sistema for muito solicitado (trilhas difíceis). Todavia pode-se optar por usar algo obsoleto, pois também funciona, embora com desempenho mais limitado. É oportuno lembrar que estas caixas de redução da Kombi vão reduzir a rotação das pontas de eixo e deixar o BAJA com muita força (torque) e pouca velocidade. Se for para usar só em trilhas funcionará bem, mas na pista a 70 ou 80 Km/h o motor estará berrando.

    -portal-axles-16.jpg -gaiola-portal-axles-6-.jpg -gaiola-portal-axles-4-.jpg
    Uso de caixa de redução da Kombi (portal-axles) para elevar a traseira da Gaiola. Cambagem positiva. Método antigo.

    -gaiola-vw-elevada-1-.jpg -gaiola-vw-elevada-4-.jpg
    Gaiola VW moderna, montada com vão livre acima de 40 cm. Mangas sobrepostas na dianteira e suspensão IRS na traseira.

    -schwimmwagen-01.jpg -transmissao-schwimmwagen-1.jpg -vw_schwimmwagen-gearbox-11.jpg -vw_schwimmwagen-gearbox-13.jpg
    Os alemães levantaram a traseira do Jipe anfíbio VW Schwimmwagen (4x4) usando caixas de redução (portal axles) - 1943 a 1945. Certamente a VW teria usado IRS se esta tecnologia fosse conhecida naquela época.

    -suspensao-irs-04.jpg -suspensao-irs-vw-1-.jpg -suspensao-irs-01.jpg
    VW-BAJA com vão livre elevado à custa de suspensão IRS e homocinéticas na traseira e mangas de eixo sobrepostas na dianteira. Cambagem Zero. Tecnologia mais avançada em relação as antigas caixas de redução (portal axles).
    Imagens Anexas -suspensao-vw-comum-e-irs-01.jpg 
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #3
    Usuário
    Entrada
    26/02/2019
    Local
    Guaratingueta/SP
    Idade
    49
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Bom dia! Sou novo no fórum e estou com um dilema. Adquiri um fusca baja que já está bem alto,com pneus 235/75/15 mas está com reduzido de kombi nas rodas e cambio de fusca, o que segura muito o carro no asfalto, como não pretendo fazer trilhas, apenas pra ir pra roça em estradas de terra esburacadas,qual seria a melhor opção para usar na suspensão? Estou com um cambio completo de variant 1600 mas não quero perder a altura do carro. Será que colocando esse cambio eu teria problema com cambagem? Será que este cambio aguenta as rodas bem grandes e também o peso total do carro que está adaptado com lift de viga U de 3". Pesquisando nos fóruns vi outras opções mas algumas muito caras e que acho que não conseguiria alguém aqui na minha cidade pra fazer o serviço outras. O motor é um 1500 de brasília zerado. Me ajudem pessoal.

  • #4
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Citação Postado originalmente por Antonio Pereira M Filho Ver Post
    Bom dia! Sou novo no fórum e estou com um dilema. Adquiri um fusca baja que já está bem alto,com pneus 235/75/15 mas está com reduzido de kombi nas rodas e cambio de fusca, o que segura muito o carro no asfalto, como não pretendo fazer trilhas, apenas pra ir pra roça em estradas de terra esburacadas,qual seria a melhor opção para usar na suspensão? Estou com um cambio completo de variant 1600 mas não quero perder a altura do carro. Será que colocando esse cambio eu teria problema com cambagem? Será que este cambio aguenta as rodas bem grandes e também o peso total do carro que está adaptado com lift de viga U de 3". Pesquisando nos fóruns vi outras opções mas algumas muito caras e que acho que não conseguiria alguém aqui na minha cidade pra fazer o serviço outras. O motor é um 1500 de brasília zerado. Me ajudem pessoal.
    Seu BAJA deve estar com vão livre elevado devido às caixas de redução de Kombi nas rodas traseiras (portal-axles) e pneus grandes também. Qual é a relação coroa/pinhão do seu BAJA?
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #5
    Usuário
    Entrada
    26/02/2019
    Local
    Guaratingueta/SP
    Idade
    49
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Na verdade eu não sei, sei que é câmbio de fusca 1200.

  • #6
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Citação Postado originalmente por Antonio Pereira M Filho Ver Post
    Na verdade eu não sei, sei que é câmbio de fusca 1200.
    Os Fuscas 1200 costumavam ter relação coroa e pinhão 8x35 (relação mais curta). Os Fuscas 1300 têm coroa e pinhão 8x33. O Fusca Itamar e o SP2 tem relação 8x31 (relação mais longa). Se o seu BAJA tiver mesmo uma relação mais curta, 8x35 e se você trocar a coroa e pinhão por uma relação mais longa (8x31) vai ser possível alongar um pouco esta transmissão. As Variants costumam ter relação coroa e pinhão 8x33. Se você for de 8x35 (Fusca 1200) para 8x33 (Fusca 1300 e Variant) o alongamento será modesto. Se for de 8x35 (Fusca 1200) para 8x31 (SP2) o alongamento será maior. Porém as caixas de redução (como o nome diz) sempre deixarão o BAJA um tanto reduzido. O problema é que as caixas de redução conferem ao veículo um vão livre notável e isto não pode ser desprezado. Sugiro a você entrar em contato com o Flávio Cadore aqui mesmo no 4x4brasil, pois ele entende muito sobre BAJAs, Gaiolas e VW.

    -gaiola-portal-axles-4-.jpg

    Esta Gaiola foi montada com caixas de redução de Kombi e está com um vão livre bem alto. A cambagem é positiva, porém ainda dentro do aceitável. Se tirarmos as caixas de redução o vão livre ficará igual ao do Fusca (16-18 cm). Se a regulagem dos facões elevar bastante a suspensão traseira a cambagem ficará muito positiva e insuportável. A solução seria usar suspensão IRS com homocinéticas em vez de semi-eixos...mas aí vai precisar gastar muito mais. Em suma, manter as caixas de redução deixa um vão livre elevado, porém "amarra" o BAJA (mais força e menos velocidade). Tirar as caixas de redução deixará o BAJA mais ágil, porém deixará de ter um vão livre elevado. Ganha-se de um lado e perde-se do outro!

    -rail-buggy-2018aug-7-.jpg
    A minha Gaiola VW 1600 tem apenas pneus aro 15 e mais altos na traseira. Ela tem um vão livre de 18 cm. Sou idoso e não tenho condições de fazer trilhas mais difíceis. Uso a Gaiola para rodar pela cidade e por estradas de terra da minha região. A relação coroa/pinhão é 8x35 e ela tem muita força, mas acima de 80 Km/h o motor começa a berrar, pois a transmissão é propositalmente curta. Se eu colocasse caixas de redução de Kombi na traseira o vão livre alcançaria 30 cm ou pouco mais, porém esta Gaiola ficaria muito reduzida, fortíssima e acima de 60 Km/h o motor já começaria a berrar. Mas no meu caso não faço questão de vão livre alto, pois não necessito. Mas se eu precisasse elevar minha Gaiola (e tivesse grana para gastar) colocaria mangas de eixo sobrepostas na dianteira e suspensão IRS com homocinéticas na traseira ($$$$$$).
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #7
    Usuário
    Entrada
    26/02/2019
    Local
    Guaratingueta/SP
    Idade
    49
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Então o melhor cenário pra mim seria um câmbio com relação mais longa e suspenção IRS retirando as reduções, aí eu consigo manter a altura do carro e com o motor 1600 eu ganho potência/velocidade e posso manter os pneus grandes que estão nele.
    O problema, além do custo que realmente é bem salgado, é encontrar aqui na minha cidade alguém que faça este serviço.
    Obrigado pelas dicas.

  • #8
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Antonio, envie uma mensagem para o Flávio Cadore e troque uma idéia com ele. Ele tem muita experiência neste assunto.
    Abs
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Novo Baja Fusca 78 1500
      Por serginhobeims no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 4
      Última resposta: 04/02/2015, 19:12
    2. Redução de semi eixo.
      Por ricdemoura no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 3
      Última resposta: 29/07/2014, 22:33
    3. problemas no semi eixo do fusca
      Por maurotk no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 7
      Última resposta: 10/02/2014, 12:33
    4. fusca baja 1500 cc RS
      Por ederson waechter no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 7
      Última resposta: 20/02/2012, 20:55
    5. Respostas: 5
      Última resposta: 24/05/2011, 12:49

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade