x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    30/01/2014
    Local
    Contagem/MG
    Idade
    46
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0

    Quebra da 1 marcha




    Boa tarde amigos! Tenho uma gaiola de trilha com motor AP 1.8 injetado acoplado a um câmbio da Kombi a diesel com diferencial 8 x 33. Uso pneus fora de estrada na traseira com dimensões de 235 x 75 x 15. Estou tendo problema com quebra da 1 marcha. Para solução deste problema o que me recomenda?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    14/03/2018
    Local
    Vila velha/ES
    Idade
    32
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ricdemoura Ver Post
    Boa tarde amigos! Tenho uma gaiola de trilha com motor AP 1.8 injetado acoplado a um câmbio da Kombi a diesel com diferencial 8 x 33. Uso pneus fora de estrada na traseira com dimensões de 235 x 75 x 15. Estou tendo problema com quebra da 1 marcha. Para solução deste problema o que me recomenda?

    Amigo, boa tarde.

    Infelizmente não tem uma solução para esses problemas de quebra de caixa da VW.
    O que pode ser feito para reduzir as quebras em curto tempo é dosar o pé no acelerador. Você já está utilizando a melhor caixa de marchas, que é da kombi diesel.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    10/04/2006
    Local
    Catanduva/SP
    Idade
    33
    Posts
    296
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por ricdemoura Ver Post
    Boa tarde amigos! Tenho uma gaiola de trilha com motor AP 1.8 injetado acoplado a um câmbio da Kombi a diesel com diferencial 8 x 33. Uso pneus fora de estrada na traseira com dimensões de 235 x 75 x 15. Estou tendo problema com quebra da 1 marcha. Para solução deste problema o que me recomenda?



    Se você reduzir a coroa e pinhão para 8x35, deixando mais reduzida perde velocidade, ganha força, forçando um pouco menos a caixa de cambio ( 1ª marcha).

    caixa de cambio da kombi diesel normalmente não colocar coxim ou algum apoio no meio do cambio, só deixam o coxim do trambulador e no motor original, gerando mais vibrações e trancos consequentemente mais quebras.

    E sempre cuidado quando a roda saia do chão e continua acelerando, pois quando a roda bate no chão novamente quebra na certa. (motivo das maiorias das quebras).
    ATUAL: Amarok 4x4, Jeep MB42 AP 2.0 MI, Jeep CJ5 BF184 Preparado...
    Ex: Ranger V6 4X4 CS, F75 4C 4x4, Jeep CJ5 BF184, Gaiola AP 1.8 e a AR 1.5

  • #4
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Prezado Ric
    A tua Gaiola de trilha tem um excelente motor e um bom câmbio-diferencial, todavia quando na trilha surge uma necessidade maior de força o sistema não está aguentado e a 1ª marcha quebra. É o ponto fraco do seu sistema motor-transmissão. Poderia quebrar a coroa, o pinhão, o semi-eixo...mas a 1ª marcha é quem está sofrendo mais. Como a quebra tem acontecido na 1ª marcha certamente a velocidade deve ter sido muito pequena e o esforço grande demais. Se você usar uma relação coroa/pinhão mais curta, por exemplo 8x35 e controlar bem o pé no acelerador pode ter mais sucesso. Um veículo off-road mais reduzido sempre tem mais torque para vencer obstáculos e dificuldades.
    Minha Gaiola tem motor boxer VW 1600 e relação coroa/pinhão 8x35 e acho difícil quebrar o câmbio, mas o seu motor é muito mais potente e não dá para comparar.
    Boas trilhas e passeios.
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #5
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Ric, vou contar uma história real que aconteceu em São Paulo, SP, em 1978 e que eu presenciei.
    Eu trabalhava numa multinacional que tinha uma frota de caminhões médios, Chevrolets e Fords e que eram usados para entregar produtos na região metropolitana e algumas cidades num raio de 100 a 150 Km. Somente um velho, mas conservado caminhão ainda usava motor a gasolina, pois os demais já eram diesel. Um belo dia o pessoal da oficina mecânica desta multinacional resolveu arrumar um motor diesel e sem muita dificuldade o adaptaram no antigo caminhão. Fizeram um teste drive e perceberam que o caminhão estava muito mais forte, embora um pouco mais lento. Não foi alterado nada na transmissão. Na primeira entrega o caminhão teve dificuldade ao passar por uma rua de terra em mal estado, numa cidade próxima à capital e o eixo traseiro acabou ficando preso numa valeta. O motorista engatou a 1ª marcha e acelerou o diesel com fé e orgulho! Seguiu-se um barulho enorme com grande tremor. O caminhão foi descarregado, guinchado para a oficina e ao abrir o câmbio todos viram que muitas engrenagens estavam destruídas. O diesel moeu o câmbio.
    Certamente se tivessem usado um câmbio compatível para o motor diesel que foi adaptado nada disso teria acontecido.
    Se a desproporção entre a força do motor e o sistema de transmissão for grande fatalmente o ponto mais fraco vai quebrar e isto vai acontecer na primeira oportunidade em que for necessário exigir mais do veículo.
    Abs,
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 27
      Última resposta: 17/08/2019, 12:56
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 23/11/2015, 09:01
    3. F250 oscilando na marcha lenta e também em marcha
      Por Gordinhocross no fórum Ford
      Respostas: 1
      Última resposta: 09/02/2014, 02:05
    4. Respostas: 13
      Última resposta: 20/06/2013, 12:52
    5. Respostas: 12
      Última resposta: 21/02/2006, 11:28

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade