Primeiro peço desculpas pela falta de conhecimento é que não tinha mais a quem recorrer, na minha região não temos muitos adeptos dos 4x4 e escolhei criar o topico aqui por entender que o que mais se aproxima da kombi é o Baja.
Procurei ler e vi que tem um topico de kombi off road, porém não é esse o projeto que tenho em mente . o post esta parado desde 2013
Esse bloqueio até funciona, mas se os dentes preenchidos estiverem trancando p um lado e a outra roda ficar livre(lama macia), e vc estiver com o pé no fundo, quando as engrenagens girarem a mil p outro lado e trancarem, o risco de explodir tudo é grande. Além do que, em asfalto seco, vc virar uma esquina a direita e tiver que virar mais uma vez ou duas a direita, vai trancar pois os dentes preenchidos vão calçar a compensação das curvas no diferencial. Aí é um problema tb, principalmente se o veículo estiver com peso sobre o eixo.
Primeiro a questão do bloqueio tem um cara que fabrica um selecionavel para o câmbio da kombi,fica 2200$$ e vc tem q mandar o cambio pra ele, sinceramente não achei interessante, outra opção seria o torsen, um diferencial blocante que vem nas amarok, audi Q7 etc, fica na casa dos 2 a 2500 pra kombi, tem no ML, esse eu acho confiável
Quanto a questão da saida pra 4x4 no câmbio é facil, só aumentar 15cm do pinhão com um eixo de 22mm se não me engano,cortar o meio do entalhado da torção, recuar um pouco pra passar o cardã,e na frente fazer um diferencial apartir de um cambio de kombi, gol bx ou variant2, e adaptar manga de eixo do gol no eixo da kombosa, recentemente eu fiz isso numa gaiola mecanica vw