x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/10/2016
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    37
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Help Construção Estrutura - Definir tubo de Alumínio para estrutura.




    Ola a todos do forum 4x4 Brasil.
    Preciso de uma ajuda para definir o tubo de alumínio para a construção de uma gaiola similar a foto em anexo porem adaptado para 4 rodas e off road.

    Achei um alumínio DURALUMINIO e o ALUMÍNIO LIGA 6351 T6. Qual desses é melhor para a construção de uma estrutura de carro? Ou voces me sugerem outro tipo de Alumínio?

    Outra característica é: Tudo Schedule, Tubo Mecanico Laminado, Tubo Redondo Estrutural, qual desses devo escolher para este projeto.

    Desde já muito obrigado
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -estrutura.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    11/07/2016
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0

    Post

    Cara, com alumínio vai ficar caríssimo, me falaram que passa de 3x o valor do aço
    Eu postei um tópico a um tempo atrás falando sobre Chassis e defini como será o material do meu chassis.
    Os parâmetros foram:

    Material: Aço 1020 ou 4130 (mais caro)
    1. Mandar galvanizar (para não oxidar)
    2. Colocar chapas de aço entre os canos e soldar (para não oxidar por dentro)
    3. Lixar e passar Thinner
    4. Aplicar Primer anticorrosivo (com cromato de zinco ou óxido de ferro) (para reforçar a galvanização)
    5. Passar duas camadas de tinta anti-ferrugem (para reforçar o primer)


    Assim deve durar mais de 20 anos kkkkkkkkkk

    Entra no nosso grupo de gaiolas: WhatsApp Group Invite
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário
    Entrada
    20/10/2016
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    37
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Ola Rodrigo muito obrigado pela ajuda, o cara que esta financiando o projeto disse que tem que ser em aluminio pois vai ser exportado.

    Se ele for de aluminio, qual tipo vc recomendaria?
    Se eu convencer o dono do projeto em fazer em Aço o 4130, este aço é o mais recomendado e atende os requisitos de segurança?

    Desde já obrigado

  • #4
    Usuário
    Entrada
    11/07/2016
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    O aço 1020 têm melhor custo/benefício porém o 4130 é bem forte, os chassis de carros comuns são de aço também cara.
    Contate um engenheiro mecânico ou um analista de estruturas para fazer os cálculos e saber que material usar, as medidas exatas etc...

  • #5
    Usuário Avatar de OSBRI
    Entrada
    17/03/2017
    Local
    Betim/MG
    Idade
    50
    Posts
    64
    Agradecimentos: 3

    Smile

    Citação Postado originalmente por rataothiago Ver Post
    Ola a todos do forum 4x4 Brasil.
    Preciso de uma ajuda para definir o tubo de alumínio para a construção de uma gaiola similar a foto em anexo porem adaptado para 4 rodas e off road.

    Achei um alumínio DURALUMINIO e o ALUMÍNIO LIGA 6351 T6. Qual desses é melhor para a construção de uma estrutura de carro? Ou voces me sugerem outro tipo de Alumínio?

    Outra característica é: Tudo Schedule, Tubo Mecanico Laminado, Tubo Redondo Estrutural, qual desses devo escolher para este projeto.

    Desde já muito obrigado
    rataothiago, boa tarde!

    O projeto em questão parece ser um T-Rex, acho que li algo à respeito aqui mesmo no fórum...
    Neste caso, realmente seria bom utilizar o alumínio, pelo fato de deixar sua estrutura mais leve, pois o tubo de aço tem sua densidade em torno de 7,85 Kg/dm³, enquanto que a do alumínio é de 2,7Kg/dm³, ou seja, quase que 1/3 do peso do aço.

    Não sou engenheiro, estou alguns degraus abaixo dos mesmos, mas o que posso lhe passar pela experiência que tenho nos serviços que executamos aqui na empresa (micro-soldagem), quanto mais "puro" for o alumínio, menos resistência ele terá...

    Por exemplo, este Al "puro" que tem silício, ferro e titânio (0,3% , 0,4% e 0,05% respectivamente), tem sua resistência à tração em cerca de 70 N/mm² , enquanto que ligas de alumínio que contenham magnésio, manganês e cromo (5,0% , 0,15% e 0,2% respectivamente) sua resistência à tração já pula para cerca de 230 N/mm².

    Estas referências no entanto, são dos materiais de adição (varetas para solda) que usamos para diversos serviços aqui na empresa, podendo ser o 1100 (puro), 4043 (universal), 4047 , 5554 e 5356 (o mais resistente).

    Sugiro que quando for adquirir o material, peça ao fornecedor a composição quimica do mesmo, e note que se houver magnésio, cromo e manganês, próximo destes percentuais, vc estará adquirindo um material mais resistente.

    Dê preferência ao tubo estrutural!

    Não sei se ajuda muito, mas é isso aí!!

    Até breve e boa sorte!

    Fábio A.Brisolla

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. poliuretano na estrutura
      Por lucas_moller no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 1
      Última resposta: 15/11/2012, 13:08
    2. estrutura para gaiola
      Por excalonado no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 4
      Última resposta: 31/01/2009, 21:29
    3. Estrutura em Aluminio???!!!
      Por Magrus_rs no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 11
      Última resposta: 26/10/2006, 19:05
    4. Onde encontro estrutura pronta de gaiola para vender
      Por Dimmy no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 14
      Última resposta: 19/07/2006, 23:22
    5. Estrutura de capota para Engesa Fase1
      Por SILVIO no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 24/08/2005, 18:27

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade