x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
    Usuário
    Entrada
    01/04/2015
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 0

Motores para gaiolas

Saudações senhores!

Um amigo está interessado em construir uma gaiola e me pediu para desenvolver o projeto dele. Tenho experiência em projeto e construção de algumas gaiolas do tipo mini-baja, que usa motores de baixa cilindrada. Fazendo uma pesquisa rápida sobre os modelos de gaiola na internet, estão como modelos mais utilizados algumas variações:
    1 - Chassi + transmissão + motor de fusca
    2 - Chassi + transmissão de fusca + motor AP
    3 - Gaiola totalmente fabricada + conjunto transmissão/motor AP

As duas primeiras não me agradam pela distribuição de massa do carro. Já o terceiro, apesar de ser muito tentador devido a fartura de dados sobre modificações nesses motores, bloqueios para diferencial, sequenciadores de marcha, etc, encontra resistência de minha parte pelo comprimento do conjunto, não permitindo uma estrutura tão compacta assim.

Então senhores, devido inclusive ao meu conhecimento limitado de motores, peço ajuda de vocês para sair da zona de conforto e debater sobre outras opções de motores, de preferencia transversais (quero usar o conjunto motor+caixa de transmissão do mesmo carro), que vocês achem ser interessante, levando em conta também que este motor provavelmente passe por alguma preparação (depois gostaria de debater inclusive sobre o uso de compressores como opção a turbinas nesses carros).

Gostaria de deixar claro também que não tenho preconceito quanto a cilindrada. Pode ser 1.4, 1.6, 2.0 ou qualquer outra opção. Sintam-se a vontade, peço que indiquem alguma opção e possíveis vantagens da escolha.
    Nissan Frontier CS 2.8

Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Agradecimentos: 39
    Vinícius, esta é a minha, motor central e longitudinal e caixa AP...motor transversal limita um pouco a confecção de bandejas maiores.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...r-central.html (Gaiola motor central)

Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    seara/SC
    ja vi de tudo, recentemente uma com motor gm do calibra aquele 16v problemático, e cambio da strada locker, porem a gaiola é feita para autocross e não trilhas, creio que motor traseiro tenha um desempenho melhor na lama.
    Don´t worry be happy

Usuário
    Entrada
    01/04/2015
    Local
    Natal/RN
    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Vinícius, esta é a minha, motor central e longitudinal e caixa AP...motor transversal limita um pouco a confecção de bandejas maiores.
    Então Flávio, sobre a dimensão das bandejas atrás, estou planejando fazer um suspensão multi-link, com uma dúvida ainda entre dois modelos. Porém, em ambos, os links de suspensão ficariam ligados na gaiola atrás do motor/transmissão, ou na pior das hipóteses, um dos links abaixo da caixa. Nessas condições eu teria a possibilidade de botar links com praticamente metade da largura do carro.

Então o conjunto de motor pode ser bem mais largo, eu não teria problema. Na verdade, nessas configurações de suspensão, a caixa longitudinal do AP poderia ser um fator limitante em função do comprimento.

Caso tenha curiosidade de saber como seria a suspensão, tem alguns modelos similares em carros nacionais. Olhar as suspensões traseiras do Ecosport AWD e do Renault Duster.
    Nissan Frontier CS 2.8

Usuário
    Entrada
    01/04/2015
    Local
    Natal/RN
    Citação Postado originalmente por miguéh Ver Post
    ja vi de tudo, recentemente uma com motor gm do calibra aquele 16v problemático, e cambio da strada locker, porem a gaiola é feita para autocross e não trilhas, creio que motor traseiro tenha um desempenho melhor na lama.
    Então, a gaiola aqui será feita para circuito indoor. O motor continua sendo atrás dos ocupantes, porém, numa configuração um pouco mais central. Isso garantirá mais estabilidade e melhor comportamento principalmente em curvas, fator que eu vejo ser meio falho nas gaiolas aqui da região.

Sobre motores, alguém já viu alguma gaiola com motor Sevel da Fiat (o motor do saudoso Uno 1.6R - Motor Argentino)??? Meu pai já teve um, e mesmo sem ser mexido, e ainda carburado, o motor andava e bebia uma barbaridade.

Me falaram que esses são os motores AP da Argentina, todo mundo mexe.
    Nissan Frontier CS 2.8

Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    seara/SC
    Para indor essa configuração é a melhor sem dúvida, motor forte e confiável tbm seria o duratec 2.0 16v equipa os focus ecosport tem em torno de 150 cv corrente de comando multibobinas tbi a cabo enfim seria tbm uma opção os sevel sei que com apenas uma preparação de cabeçote fica muito forte mas tenho a impressão que essa força vem na alta

Usuário
    Entrada
    01/04/2015
    Local
    Natal/RN
    eh seu migueh, o que vi é que a galera chama esse motor Sevel de "Girador", realmente deve dar bom resultado, mas em alta. Você já viu alguma gaiola com esse motor duratec 2.0? Será que alguém já arriscou usar inclusive o awd da ford (só curiosidade mesmo?
    Nissan Frontier CS 2.8

Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    seara/SC
    Citação Postado originalmente por samuvinicius Ver Post
    eh seu migueh, o que vi é que a galera chama esse motor Sevel de "Girador", realmente deve dar bom resultado, mas em alta. Você já viu alguma gaiola com esse motor duratec 2.0? Será que alguém já arriscou usar inclusive o awd da ford (só curiosidade mesmo?
    nunca vi em nenhuma gaiola esse motor, só no carro mesmo, é bem forte e torcudo, o sistema awd creio que não seria muito interessante a começar por ter que usar o motor na dianteira e creio que com uma certa velocidade ele desengata a tração tipo as strada locker, mas não tenho certeza do funcionamento, sem contar que se por pneus garrudos deve quebrar bem fácil, pois o conjunto é feito pra passar em poça d'água
    Don´t worry be happy

Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Citação Postado originalmente por samuvinicius Ver Post
    Então Flávio, sobre a dimensão das bandejas atrás, estou planejando fazer um suspensão multi-link, com uma dúvida ainda entre dois modelos. Porém, em ambos, os links de suspensão ficariam ligados na gaiola atrás do motor/transmissão, ou na pior das hipóteses, um dos links abaixo da caixa. Nessas condições eu teria a possibilidade de botar links com praticamente metade da largura do carro.

Então o conjunto de motor pode ser bem mais largo, eu não teria problema. Na verdade, nessas configurações de suspensão, a caixa longitudinal do AP poderia ser um fator limitante em função do comprimento.

Caso tenha curiosidade de saber como seria a suspensão, tem alguns modelos similares em carros nacionais. Olhar as suspensões traseiras do Ecosport AWD e do Renault Duster.

Suspensão multi- link, cheia de braços..."tô fora". Hehhehehe

Usuário
    Entrada
    01/04/2015
    Local
    Natal/RN
    Citação Postado originalmente por miguéh Ver Post
    nunca vi em nenhuma gaiola esse motor, só no carro mesmo, é bem forte e torcudo, o sistema awd creio que não seria muito interessante a começar por ter que usar o motor na dianteira e creio que com uma certa velocidade ele desengata a tração tipo as strada locker, mas não tenho certeza do funcionamento, sem contar que se por pneus garrudos deve quebrar bem fácil, pois o conjunto é feito pra passar em poça d'água
    kkkkkkkk, pode crer seu Miguéh... péssima idéia esse AWD da ford. Me falaram que ele só acopla mesmo com o destracionamento de alguma das rodas dianteiras.

Agora estou animado mesmo como o motor Duratec 2.0. Pesquisei aqui na internet e ainda descobri que no Focus manual, a Ford reduziu bem a primeira e a segunda marcha pra o carro sair brutamente. Isso deve ficar show de boa pra uma gaiolinha.

Só pra parâmetro de comparação, no geral o pessoal tá conseguindo quantos cavalos por aí com um motor AP na gaiola?
    Nissan Frontier CS 2.8

Usuário
    Entrada
    01/04/2015
    Local
    Natal/RN
    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Suspensão multi- link, cheia de braços..."tô fora". Hehhehehe
    kkkkkk.... Vai dar uma "dorzinha de cabeça", hehehehe. Mas como sou otimista, deve dar certo!
    Nissan Frontier CS 2.8

Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Andando com a gaiola numa pista de veloterra de moto.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Alerta para a documentaçao das gaiolas e demais veículos!
      Por akio nishikawa no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 13
      Última resposta: 23/01/2009, 21:39
    2. Freios para gaiolas
      Por nerd no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 6
      Última resposta: 25/01/2007, 22:02

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem