Saudações senhores!
Um amigo está interessado em construir uma gaiola e me pediu para desenvolver o projeto dele. Tenho experiência em projeto e construção de algumas gaiolas do tipo mini-baja, que usa motores de baixa cilindrada. Fazendo uma pesquisa rápida sobre os modelos de gaiola na internet, estão como modelos mais utilizados algumas variações:
1 - Chassi + transmissão + motor de fusca
2 - Chassi + transmissão de fusca + motor AP
3 - Gaiola totalmente fabricada + conjunto transmissão/motor AP
As duas primeiras não me agradam pela distribuição de massa do carro. Já o terceiro, apesar de ser muito tentador devido a fartura de dados sobre modificações nesses motores, bloqueios para diferencial, sequenciadores de marcha, etc, encontra resistência de minha parte pelo comprimento do conjunto, não permitindo uma estrutura tão compacta assim.
Então senhores, devido inclusive ao meu conhecimento limitado de motores, peço ajuda de vocês para sair da zona de conforto e debater sobre outras opções de motores, de preferencia transversais (quero usar o conjunto motor+caixa de transmissão do mesmo carro), que vocês achem ser interessante, levando em conta também que este motor provavelmente passe por alguma preparação (depois gostaria de debater inclusive sobre o uso de compressores como opção a turbinas nesses carros).
Gostaria de deixar claro também que não tenho preconceito quanto a cilindrada. Pode ser 1.4, 1.6, 2.0 ou qualquer outra opção. Sintam-se a vontade, peço que indiquem alguma opção e possíveis vantagens da escolha.