x
Convex Datacenter
Página 9 de 33 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213141516171819 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 97 a 108 de 393

Tópico: Fusca 4x4

  • #97



    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Perfeito, mas tem que existir o lance de engate, senão haverá problemas de sobre esforço da transmissão se andar com o 4x4 constantemente acionado.

    É fundamental portanto a seleção entre 4x4 engrenado ou não. O que acho desnecessário é o lance de roda livre, pois como descreví, alivia um lado mas complica o outro.

    Abraços
    Renato, por favor me ajude, porque haverá tensão entre os rodas , sendo que as mesmas têm seus respectivos diferencias , compensando esta diferença

    aguardo, obrigado...

    Eduardo

  • #98
    desculpa ae se estou falando bobagem mas naum seria mais facil adaptar uma embreiagem bem proximo ao diferencial dianteiro, ali na emenda do eixo do pinhao com a cardã...??

  • #99
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,910
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por bajeiro do sul Ver Post
    Renato, por favor me ajude, porque haverá tensão entre os rodas , sendo que as mesmas têm seus respectivos diferencias , compensando esta diferença

    aguardo, obrigado...

    Eduardo
    Não pode andar sempre engrenado porque mesmo tendo os 2 diferenciais iguais haverá diferênça de tração entre os eixos numa curva e por causa dos desgastes desiguais dos pneus...é o mesmo caso dos JEEP que não podem andar em 4x4 no asfalto.

    Uma embreagem no diferencial dianteiro complica mais ainda...não dá.

  • #100
    Usuário Avatar de clecio rampelotti
    Entrada
    13/07/2009
    Local
    rio do sul/SC
    Idade
    50
    Posts
    161
    Agradecimentos: 0
    Boa noite a todos, quanto ao fato de andar sempre engrenado em 4x4 se for feito o rodizio de pneus por causa do desgaste iregular entre dianteiros e traseiros não tem problema algum as land rover são 4x4 integral, optamos por fazer a diantira ligar e desligar, fiz 1000 km de jeep willys em um final de semana e o meu não existia roda livre e sim aquele flange parafusado que fazia com que o cardã rodasse sempre e não tive problema algum. A ideia do rolamento por sobre a luva vou ver bem.
    Afinal estou procurando ajuda e ajudando se possivel. grato a todos.

  • #101
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Poxa, acho que o mundo 4x4 pra vocês ainda é bem desconhecido.

    Qualquer proprietário de Jeep sabe que andar com a tração 4x4 acionada no asfalto é um problema. Pode fazer o que quizer em relação à manutenção dos pneus que não adianta de nada.

    O fato é que durante uma curva, cada roda descreve uma trajetória diferente e por isso cada uma assume uma velocidade diferente. Da mesma forma que existe o diferencial para compensar essa diferença entre o lado direito e o lado esquerdo, é necessário existir um diferencial para compensar a diferença entre a dianteira e a trazeira. É isso que permite um LandRover ser 4x4 permanente, assim como outros AWD. O Diferencial central!!!!!!!!!

    Se você construir um carro com esse diferencial aí sim poderá andar com ele integralmente em 4x4. Só existe um detalhe. Nessa configuração, assim como ocorre na LandRover, se apenas uma das rodas patinar, o carro não se move, pois toda a força será transmitida para essa roda. Assim, no Land existe o bloqueio selecionável do diferencial central. Nessa configuração fica igual a qualquer Jeep.

    Em relação ao Jeep, estar com a roda livre acionada ou com o "queixo Duro", a tal flange que você se refere, só garante que o semi eixo está acoplado à roda. Pode andar o quanto quizer com ela acionada que no máximo vai acontecer de virar todo o conjunto motriz tal como semieixos, diferencial e cardã. Enquanto não acionar a alavanca da caixa de transferência, a tração não estará funcionando. Talvêz seja por isso que você conseguiu andar tanto se perceber alguma alteração no comportamento do Jeep.

    Isso tudo se vale para Jeeps, Trollers, PickUps, e todos os outros 4WD.

    No seu projeto, continue trabalhando com o acoplamento selecionável da tração dianteira. Se manter ela acionada vai perceber como é difícil andar com o carro no asfalto.

    O lance da embreagem pode ser uma idéia, mas haveria a necessidade de um trabalho bem maior. O fato é que se você conseguir bolar um sistema de deslizamento limitado, consegue manter seu veículo 4x4 permante sem ter problemas em andar no asfalto. Grand Cherokees utilizam esse sistema. Mas eu deixaria essa idéia de lado!!!!!!!!
    Abraços

  • #102

    Fusca 4x4

    A propósito, tentando ajudar, apenas pra lembrar de duas referencias já existentes aqui.
    O topico do Gurgel 4x4, em andamento, como ele tá solucionando esse problema?
    E ainda, aquele jipinho Volks anfibio da 2a. guerra mundial, como se dá o acoplamento da tração e da hélice?
    Eu o vi no encontro de antigos em Aguas de Lindóia, nadando no lago da praço principal e assisti ele saindo da água, com a tração nas 4 ligada, chovia muito, tava tudo enlameado e ele saiu tracionando bonite, com 3 pessoas dentro, sem dar uma patinada sequer. Foi fantástico.
    Sempre imaginei o que não faria um Fusca 4x4, considerando que mesmo sem ter tração nas 4 ele vai em cada lugar inacreditável.
    Fiz durante muitos anos trilha e enduro de moto e as vezes depois de horas batalhando em trilhas super difíceis, quando chegavamos em alguma casa, lá tinha um FUSCA!
    Tenho muito respeito por ele e suas qualidades off road.

  • #103
    Usuário Avatar de clecio rampelotti
    Entrada
    13/07/2009
    Local
    rio do sul/SC
    Idade
    50
    Posts
    161
    Agradecimentos: 0
    Parabens pela explicação Renato, mas quando me referia aos flanges do willys foi pelo motivo de numa postagem ter sido comentado sobre o cardã ficar girando mesmo sem o 4x4 ligado, que creio não vai ter problema algum. Tenho guardado uma transmição completa de cherokee, caixas cardãs eixos etc agora ate me deu vontade de usar, ja me falaram porque não fiz um chassi tubular e coloquei a carroceria do fusca.
    Resposta simples quero fazer um fusca 4x4 com o motor e cambio original.
    Cada louco com sua mania.
    Ps.no topico inicial comentei que falaram duvido .

  • #104
    olá, o que voce instalou na frente para fazer a tração dianteira , não consegui identificar e onde comprou , e quanto custou??

    att.

  • #105
    Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Idade
    35
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Diones Hartmann Ver Post
    olá, o que voce instalou na frente para fazer a tração dianteira , não consegui identificar e onde comprou , e quanto custou??

    att.
    ola amigo desculpe me meter mas ele usou uma caixa do motor a ar com homocineticas apenas cortou as partes desnecesarias

    aqui se compra muito pouco se fabrica quase tudo artesanalmente

  • #106
    Todo carro de tração integral tem 3 diferenciais. Vide niva, land rover e algumas pajeros. Já fiz um buggy 4x4 full e aconteceu exatamente esse efeito de patinação e desgastes de rolamentos.
    Desmontei para fazer o engate e nunca mais o montei heheheeh

    casa de ferreiro.....

  • #107
    Usuário Avatar de clecio rampelotti
    Entrada
    13/07/2009
    Local
    rio do sul/SC
    Idade
    50
    Posts
    161
    Agradecimentos: 0
    Diones, na verdade usei um diferencial completo de fusca com a mesma relaçao do traseiro e foi construido uma carcaça para colocar ele dentro. as planetarias foram torneadas internamente para por as ponteiras onde vão as juntas deslizantes do gol.
    Vai se dificil ficar explicando aqui como foi feito a adaptação das planetarias e tampas laterais que são originais vou desmontar o diferencial dianteiro para virar de lado já que foi montado do lado errado ( coisa do cunhado KKKKK) , vou tirar fotos bem detalhadas e posto aqui é bem simples de fazer se tiver acesso a um torno. segue fotos da constução da carcaça, as fotos das peças internas vou tirar assim que desmontar, apos o dia 15/08.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fusca 4x4-dsc01124.jpg   Fusca 4x4-dsc01126.jpg   Fusca 4x4-dsc01114.jpg   Fusca 4x4-dsc01565.jpg  

  • #108
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Poxa, acho que o mundo 4x4 pra vocês ainda é bem desconhecido.

    Qualquer proprietário de Jeep sabe que andar com a tração 4x4 acionada no asfalto é um problema. Pode fazer o que quizer em relação à manutenção dos pneus que não adianta de nada.

    O fato é que durante uma curva, cada roda descreve uma trajetória diferente e por isso cada uma assume uma velocidade diferente. Da mesma forma que existe o diferencial para compensar essa diferença entre o lado direito e o lado esquerdo, é necessário existir um diferencial para compensar a diferença entre a dianteira e a trazeira. É isso que permite um LandRover ser 4x4 permanente, assim como outros AWD. O Diferencial central!!!!!!!!!

    Se você construir um carro com esse diferencial aí sim poderá andar com ele integralmente em 4x4. Só existe um detalhe. Nessa configuração, assim como ocorre na LandRover, se apenas uma das rodas patinar, o carro não se move, pois toda a força será transmitida para essa roda. Assim, no Land existe o bloqueio selecionável do diferencial central. Nessa configuração fica igual a qualquer Jeep.

    Em relação ao Jeep, estar com a roda livre acionada ou com o "queixo Duro", a tal flange que você se refere, só garante que o semi eixo está acoplado à roda. Pode andar o quanto quizer com ela acionada que no máximo vai acontecer de virar todo o conjunto motriz tal como semieixos, diferencial e cardã. Enquanto não acionar a alavanca da caixa de transferência, a tração não estará funcionando. Talvêz seja por isso que você conseguiu andar tanto se perceber alguma alteração no comportamento do Jeep.

    Isso tudo se vale para Jeeps, Trollers, PickUps, e todos os outros 4WD.

    No seu projeto, continue trabalhando com o acoplamento selecionável da tração dianteira. Se manter ela acionada vai perceber como é difícil andar com o carro no asfalto.

    O lance da embreagem pode ser uma idéia, mas haveria a necessidade de um trabalho bem maior. O fato é que se você conseguir bolar um sistema de deslizamento limitado, consegue manter seu veículo 4x4 permante sem ter problemas em andar no asfalto. Grand Cherokees utilizam esse sistema. Mas eu deixaria essa idéia de lado!!!!!!!!
    Abraços
    Valeu Renato

    Agora realmente me dei por conta, o diferencial comum, ajusta a diferença de rotação entre as roda direita ou esquerda , mas não a diferença entre o eixo dianteiro ou traseiro, o que somente se conseguiria com um diferencial central. E olha que eu tenho uma rura 4x4 e sei que não se deve andar com ela 4x4 no asfalto sob pena de se perder muito a dirigibilidade, ou quem sabe a quebra de algum componente devido ao esforço das peças. As camionetas 4x4 mais modernas e alguns carros ja possuem diferencial central, o que não é o meu caso , bem, vou pensar melhor no assunto de desligar a tração dianteira do fusca 4x4.

    abraços

    eduardo
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Como montar um Fusca Baja Básico?
      Por apogeu no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 78
      Última resposta: 16/04/2024, 00:04
    2. Adaptar relação de Kombi em caixa satelite de Fusca?
      Por jurusbaldo no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 36
      Última resposta: 04/04/2018, 16:09
    3. Construção de Fusca - Troca de ponta de eixo
      Por salvatti no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 12
      Última resposta: 16/02/2014, 17:29
    4. Gaiola com mecânica de fusca
      Por Vinicius_4x4 no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 15
      Última resposta: 04/09/2007, 23:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade