x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/10/2008
    Idade
    38
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0

    Ajuda dos experientes! Construção de 4x4




    Caros, vamos por partes. Analisei vários projetos e conceitos. Tenho disponibilidade de torno mecânico, furadeira de bancada, máquina de solda (por enquanto elétrica, mas quero comprar uma MIG, aliás, alguém já usou as MIGs sem gás?) e outras ferramentas mais. Bom, comecei pensando em fazer um Kart Cross, pela facilidade e disponibilidade de projetos. Porém, pensei, já que vou gastar, gasto com algo definitivo. Comecei a olhar as gaiolas, que, apesar dos meus 27 anos, conheço a mais de 15, mas não com o conhecimento de mecânica que tenho hoje, desisti da gaiola... Por muitos fatores.... Enfim, achei aqui a gaiola "Máquina Blue" e chegar muito próximo do que desejo, porém, olhando mais um pouco, vi o "Cheetah" projeto bonito, aparentemente muito funcional, mas não encontro detalhes do mesmo. Depois, conheci os UTVs, parecem-me veículos ideais, mas seria difícil de construir um com o nível dos Polaris, por exemplo.

    Por isso peço ajuda aos mais experientes. Quero um veículo ágil, mas que tenha 4x4 com reduzida e bloqueio. Suspensão independente nas 4, gostei muito do sistema dos UTVs Polaris, com double A na dianteira e 3-link na traseira, com bom curso, claro. Altura livre do solo é importante, pois gosto muito de trilhas, claro que não vou usar numa trilha hard-core (ou talvez sim, depende do resultado). Vai sim ter um guincho elétrico, pra ajudar nos enroscos.

    Por enquanto é isso, a medida que o pessoal me ajudar a desenvolver o projeto vou dando mais detalhes ou novas idéias surgirão.

    Obs. 1: Sou empresário do ramo da construção, mas sou mecânico de aviões e já trabalhei com Karts e preparação de veículos on-road.
    Obs. 2: Tenho uma mecânica completa de um Civic VTI 1993 no qual sofri um acidente e não acho as peças para lanternar, penso em aproveitar o motor e, talvez, o câmbio, pois um 1.6 com 160cv é bem interessante....

    Aguardo opiniões...

    Abraços!

  • #2
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,910
    Agradecimentos: 36
    Thiago, em termos de suspensão indico a Duplo A do Corcel, dê uma olhada como eu fiz e já tem várias pessoas inspiradas nela...
    Teria que ver bem mas seria uma boa colocar o motor e caixa do Civic na traseira...hiiiiii esquecí que vc quer 4x4...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...r-central.html (Gaiola motor central)
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Idade
    35
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por thiago_df Ver Post
    Caros, vamos por partes. Analisei vários projetos e conceitos. Tenho disponibilidade de torno mecânico, furadeira de bancada, máquina de solda (por enquanto elétrica, mas quero comprar uma MIG, aliás, alguém já usou as MIGs sem gás?) e outras ferramentas mais. Bom, comecei pensando em fazer um Kart Cross, pela facilidade e disponibilidade de projetos. Porém, pensei, já que vou gastar, gasto com algo definitivo. Comecei a olhar as gaiolas, que, apesar dos meus 27 anos, conheço a mais de 15, mas não com o conhecimento de mecânica que tenho hoje, desisti da gaiola... Por muitos fatores.... Enfim, achei aqui a gaiola "Máquina Blue" e chegar muito próximo do que desejo, porém, olhando mais um pouco, vi o "Cheetah" projeto bonito, aparentemente muito funcional, mas não encontro detalhes do mesmo. Depois, conheci os UTVs, parecem-me veículos ideais, mas seria difícil de construir um com o nível dos Polaris, por exemplo.

    Por isso peço ajuda aos mais experientes. Quero um veículo ágil, mas que tenha 4x4 com reduzida e bloqueio. Suspensão independente nas 4, gostei muito do sistema dos UTVs Polaris, com double A na dianteira e 3-link na traseira, com bom curso, claro. Altura livre do solo é importante, pois gosto muito de trilhas, claro que não vou usar numa trilha hard-core (ou talvez sim, depende do resultado). Vai sim ter um guincho elétrico, pra ajudar nos enroscos.

    Por enquanto é isso, a medida que o pessoal me ajudar a desenvolver o projeto vou dando mais detalhes ou novas idéias surgirão.

    Obs. 1: Sou empresário do ramo da construção, mas sou mecânico de aviões e já trabalhei com Karts e preparação de veículos on-road.
    Obs. 2: Tenho uma mecânica completa de um Civic VTI 1993 no qual sofri um acidente e não acho as peças para lanternar, penso em aproveitar o motor e, talvez, o câmbio, pois um 1.6 com 160cv é bem interessante....

    Aguardo opiniões...

    Abraços!
    Primeiro amigo bem vindo ao forum......

    Eu aconselharia o ''padrão'' motor AP caixa do chevette montanha do niva e diferencias do omega.....

    Eu totalmente a favor de motor traseiro e Duplo A na dianteira bem reforçada, vc não faz ideia de como da para andar forte sem se preocupar com suspenção e buracos e erosão e saltos.....e ...mais...saltos..hahaha

    até seria legal usar o motor do civic mas vai dar trabalho adptar ele em outra caixa e se um dia ele partir desa para melhor ou der um problema basico como bomba d'agua pode ser mais dificil encontrar peças...Dá para usar a caixa cental e mais dois diferencias mais fica muito reduzido.....acho que com sua mecanica uma 4x2 ou fazer um rolo por uma mecanica mais facil de encontar em um ferro velho seria melhor....

    suspenção duplo A nas 4 é melhor mas uma IRS na traseira vai bem alem de ser mais facil de fazer e eu acho que encomoda menos por ser mais simples e não ter ''pivos''....

    valew amigo boa sorte no projeto e nos deixe informado com o andamento do projeto e suas intenções..hahah
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

  • #4
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,910
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por mali9ski Ver Post

    suspenção duplo A nas 4 é melhor mas uma IRS na traseira vai bem alem de ser mais facil de fazer e eu acho que encomoda menos por ser mais simples e não ter ''pivos''....

    valew amigo boa sorte no projeto e nos deixe informado com o andamento do projeto e suas intenções..hahah
    É, são conceitos diferentes, Duplo A é melhor mas dá mais tabalho...a da Kombi é mais simples ( menos manutenção)mas é mais problemática se tiver os pulos envolvidos... tem que escolher uma ou outra, ou ainda tem outros tipos....

  • #5
    Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Idade
    35
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    É, são conceitos diferentes, Duplo A é melhor mas dá mais tabalho...a da Kombi é mais simples ( menos manutenção)mas é mais problemática se tiver os pulos envolvidos... tem que escolher uma ou outra, ou ainda tem outros tipos....
    Se for usar a IRS dá kombi original (só tirar da kombi e por na gaiola) com eixos de torção e facão começar a pular, concerteza pode encomodar as buchas facão eixo de torção.......mas se fabricar com torres e substituir os facões por canos bem reforçados cuidar com batentes curso...ect.... pode até ficar mais pesado mas vai ficar bem resistente e tão bom quanto duplo A e como aqui no brasil é complicado arrumar rotulas ou pivos que não inforquem com o curso longo dá até para fazer algo com um bom curso e confiabilidade.....sem grandes dificuldades....na traseira que ná dianteira
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

  • #6
    Usuário
    Entrada
    20/10/2008
    Idade
    38
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Caros,

    Pesquisando algumas coisas para o projeto cheguei a uma conclusão, o foco vai ser cross-country...

    Alguém que entenda do regulamento da categoria pode me ajudar? Queria saber as especificações dos protótipos que podem entrar...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Peço ajuda dos amigos mais experientes!
      Por trilharanger no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 8
      Última resposta: 22/08/2011, 20:02
    2. Construção Gaiola [Ajuda?]
      Por oliveiraideal no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 5
      Última resposta: 05/11/2008, 09:39
    3. Ajuda na construcao F75
      Por pcervieri no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 150
      Última resposta: 24/07/2008, 19:05
    4. Novato pedido ajuda a companheiros experientes!!!!!
      Por lukaosampaio no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 4
      Última resposta: 27/03/2008, 13:35
    5. Uma ajuda dos mais experientes
      Por gRABOIS no fórum Niva
      Respostas: 8
      Última resposta: 09/12/2007, 13:18

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade