Que tamanho de pneus vai usar?
Versão Imprimível
Que tamanho de pneus vai usar?
33" recapado, na trena deu 34.5".
É galera, demorou mas resolvi fazer esse up grade...melhor que aguentar Fabiano falando todo dia na minha cabeça...kkkkkkkkkkkk...
Fazendo as contas na ponta do lápis, levando-se em consideração que vendi os 2 eixos originais com bloqueio LR, as rodas, pneusada 31" zero bala, rodas livres AVM, etc, etc, o custo final caiu assustadoramente.
Haverão ajustes, a questão da C&P pode ser uma coisa que encha o saco, mas a maior amolação TALVEZ seja no 4x2.
Além disso, a relação 5,89:1(53 x 9) é rara, foi feita apenas para as primeiras rurais F75 c/ motor hurricane, que foi fabricado por apenas 1 ano, segundo informações do amigo Joãoponeiz.
Bom, além disso ela é bem mais fraca que a 5,38:1. Mas vamos tentar assim mesmo, se não der partimos para o plano B. Mas a princípio estou muito mais preocupado com a performance do CB em trilhas.
Umbraçoproçeistudo.
Se vc sabe o tamanho dos pneus é só calcular a relação final em HIGH e compará-la com a original.
Assim terá uma noção de quão prejudicado será o desempenho em HIGH. Acho meio estranho montar o carro todo para depois calcular ou resolver isso...:parede:
Tenho a mais absoluta certeza que com a relação original de cambio e t-case vai ficar uma merda de andar em HIGH mesmo com relação 5,89 nos eixos.
Olha só: a relação de diferencial original é 4,625 para usar pneus 195/75 que podemos arredondar para 26,5 pol. Logo para usar um pneu de 35 pol. com desempenho semelhante (sem contar aumento de peso e etc.) é de: 6,10:1 :shock: Isso muito por cima, calculando mal e porcamente...
Se me permite uma opinião, acho que deverias tentar resolver isso ANTES de qualquer outra coisa, e minha dica fica na t-case de samurai.
Para inspiração e comparação segue foto de um vitara SPOA com pneus 35.
http://members.cox.net/suzukispecial...ustysmurf1.jpg
ou um com 37
http://i278.photobucket.com/albums/k...g/content1.jpg
BOA SORTE!!!:concordo:
quando eu falava q fiz isso no forum me chamaram de loco,e diziam q ia a 20k p fazer isso heheheCitação:
Fazendo as contas na ponta do lápis, levando-se em consideração que vendi os 2 eixos originais com bloqueio LR, as rodas, pneusada 31" zero bala, rodas livres AVM, etc, etc, o custo final caiu assustadoramente.
quanto ao 4x2 o meu com motor ap2.0 ficou ruizinho mesmo p andar,mas ia embora ,usava 8x43 nele e 33'' recapado
com o motor original vai judiar mesmo
na minha opiniao acho q deveria escutar oq o rafael falou
______
vc está enganado.. a relacao original é 5.12, a 4.62 é dos vitaras 3D automaticos..
antes da modificaçao ele rodava com pneus 31" e relacao 5.12 original, ficou anos assim e mesmo perdendo um pouco de desempenho em high ainda ficava rasoavel de andar
o pneu 35" ( é 34.5, mas vamos arredondar p/ 35) em comparacao ao 31" dá 12% a mais de diametro, logo p/ "equiparar" ao que era antes, precisamos reduzir 12% na coroa e pinhao certo? entao a relacao 5.83 reduz 13% em relacao a antiga 5.12.
ok..ok..ok.. vamos desconsiderar o novo peso do conjunto pneus/rodas, mas a relacao por sí só voltaria a ser como era antes ( ainda nao a ideial, mas rasoavel p/ o proposito que o Waltin quer)
se nao acharmos a C&P 5.83 a tempo, vamos montar com a 5.38 mesmo, essa sim, o carro vai ficar um bocado xôxo, mas é paleativo enquanto nao decidimos se mete C&P 5.71 gringa (ou 5.83 fragil mesmo) ou uma double Tcase..
esse azul gringo ai, foi a fonte de inspiracao..eheheheh, inclusive ele tá rodando com eixos de hilux e 5.29 se nao me engano.. e tcase single mesmo..
pneus 37" num vitara sem double tcase, sem chance... nem com eixos de reo ou unimog daria p/ rodar...:mrgreen:
fabil, Rafael e all,
Era nesse ponto que eu queria chegar...minha opinião é que a jaca vai ficar loooooonga pra cacete...
Quanto as fotos inspiradoras: http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=376112
[]'s
Rafael, talvez tenha me expressado mal.
Lógico que as contas foram feitas ANTES de iniciarmos o projeto. E pelas nossas contas a redução para manter a relação anterior teria de ser em torno de 12%. Vai continuar xôxo, mas me atende no 4x4.
O pessoal de rock crawling diz que essa redução 5,89 é de cristal...mesmo com pneus 35". É gastar um dinheirão e ficar esperando quebrar. Sem falar que é muito difícil encontrar casal original. Aí vc imagina a zoeira que fica no diferencial...
Mas o objetivo desse tópico é esse mesmo...ouvir todas as opniões, as experiências de cada um e postar aqui o resultado, que deve acontecer dentro de uns 30 dias...kkkkk...ou mais.
Valeu!
uai.. aqui tem uma que nunca ví... 5.92??
http://www.bjsoffroad.com/cartgenie/prod-630.htm
uma dessa daria 15% de reducao se comparada a 5.12 atual
Olha o set up do Vitara Azul (smurf):
1993 "Smurf" Blue Geo Tracker, 5-speed 4X4, custom Toyota solid axles swap (SAS) with Wrangler YJ springs w/Trail Tough Missing-Links, rust free, p/s, runs good, 35X14.50 Super Swamper Boggers on 15X10 aluminum wheels, dual T-cases, FLEXES LIKE CRAZY! ready for some hardcore wheeling! $9500
Tá com dual tcases. Mas esses pneus super swampers são monstros.
O preço é que dá uma certa inveja na gente : U$9.500,00!!!
Outra coisa, a redução da minha tcase é trailtough 4.24:1
Ô Fabil, como o carro é do Waltim, favor deixar que ele responda às perguntas!! :twisted: :twisted: :odedo: KKKKKKKKKKK