x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1
    Usuário Avatar de Xavier4x4
    Entrada
    06/11/2006
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    42
    Posts
    753
    Agradecimentos: 0

    Jeep Velociraptor




    Bom dia meus amigo, resolvi abri um novo tópico para mais uma empreitada (e eu tinha falado que nunca mais ia fazer isso, mais fazer o que!). Gostaria muito de ter a ajuda e opiniões de vocês mesmo que discordem de mim, quero escutar a todos.

    Como alguns já sabem já tenho o meu jeep para trilhas pesadas: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23136
    Então o objetivo aqui agora é outro.

    Vamos lá:

    Objetivo: Curtir geralmente um uso urbano, e participar de trilhas leves (rali de regularidade, principalmente o Carioca off Road do nosso amigo Pezinho) e talvez participar de uns jeep cross. Busco um carro potente e o mais leve possível.

    Comprei uma Pajero GLSS-B 98/99 (sucata), toda montada.
    Motor: Gasolina 3.5 V6 24V - 202cv originais
    Cambio: Automático
    Suspensão dianteira: Independente
    Suspensão Traseira: Eixo Rígido com molas helicoidais

    Montagem:
    Como a Pajero é feita sobre chassi, vou retirar toda a carroceria e aproveitar toda a mecânica dela, aproveitando o máximo possível. Quero evitar o máximo de “adaptações” mecânicas. Quero aproveitar inclusive o painel, caixa de direção, freio de mão, alavanca do cambio, todo que for possível.
    Vou encurtar o chassi e jogar uma carroceria de fibra da Fiber4x4 como é de fibra, ela pesa algo em torno de 110kg (dados do fabricante), bem mais leve que as de ferro.

    Pneus: Quero usar um que seja bom para o meu objetivo. Quero algo em torno de 33’’ ou menor. Estou pensando em BF MUD original ou algum remolde( OPINIÕES?).

    Suspensão: Inicialmente quero manter a suspensão original(talvez só a troca dos amortecedores) e na altura original, para ter um carro o mais estável possível em curvas, e como todos já sabem, o que eleva a altura de um carro com eixo rígido é o pneu. Se ficar dando final de curso com facilidade, ai sim penso em algum calço de mola, uma mola maior ou algo do tipo, se o pneu ficar batendo nos pára-lamas elevo um pouco a carroceria com calço de carroceria, sempre visando o menor centro de gravidade.

    Diferenciais: Não sei se há a necessidade de reforçá-lo ou se há algo “plug and play” mais resistente, ou ainda alguma forma de torná-los mais forte (AJUDA?).

    Bloqueio: Já ouvi falar que algumas Pajeros já possuem bloqueio de diferencial , mas caso não haja, devo colocar um apenas no eixo traseiro, o que acham? Seria bom para o meu objetivo ou não há necessidade? Teria algum problema se fosse um 100% (tipo da ensimec)? Alguém conhece algum bloqueio para este carro?

    Motor: Inicialmente original, mais depois do carro montado e de algumas voltas, gostaria de botar 2 turbos (pois o motor é em V) ou um compressor mecânico. (Opinião?)

    Então galera, acho que é isso, espero ter o apoio de vocês!
    OBS.: Sei que gosto é igual a C#, cada um tem o seu, mas o que acham, uma carroceria de cj3 que talvez seria um pouco mais leve ou uma carroceria de cj5 com alargadores de paralama tipo do Wrangler (mais largo com parafusos aparente), que talvez ficaria com uma estética melhor e também eu conseguiria usar uns espaçadores de rodas com umas rodas jogando o pneu mais para fora o que me daria mais estabilidade?

    Um abração para todos.

  • #2
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Grande Xavier!

    Projeto bem interessante. Vou dar uns pitacos...
    Meça tudo antes. A bitola dos eixos da Pajero é bem maior que do CJ, então vc pode considerar alargar a carroceria, para que os fenders não fiquem muito grandes. Senão vai parecer um sapão. Tem uns Wranglers ridículos por aí...
    Outro item é o entre-eixos. Uma boa estabilidade também se obtém de um entre-eixos maior. Não tente encurtar até a medida de um CJ3. Acho que nem tem como, pois ficaria sem cardã na traseira. Tem que medir isso...
    Deixe a parte mecânica OK e depois pense numa carroceria que se encaixaria sobre ela. Talvez até o caixote de um Bernardão e a frente do CJ3. Com fibra tudo é possível.
    Alguns fabricantes de carrocerias aceitam fazer uma carroceria 20cm mais larga ou comprida.
    Para a Pajero, pneus 33" estão de bom tamanho e ela aguenta na boa. Não precisa correr atrás de eixos de adamantium.
    Como a carroceria será feita depois e de acordo com a mecânica, não use calços na suspensão. Deixe ela o mais original possível na altura. Recorte a carroceria se necessário, aumentando as caixas de roda.
    A pajerinho é muito confiável. Eu não trocaria isso por mais desempenho. Ainda mais pq esse V6 já manda super bem...
    Se o objetivo não é 100% off road, eu não usaria esses bloqueios automáticos. O ideal é um on-off, como o ARB.

    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de Xavier4x4
    Entrada
    06/11/2006
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    42
    Posts
    753
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Grande Xavier!

    Projeto bem interessante. Vou dar uns pitacos...
    Meça tudo antes. A bitola dos eixos da Pajero é bem maior que do CJ, então vc pode considerar alargar a carroceria, para que os fenders não fiquem muito grandes. Senão vai parecer um sapão. Tem uns Wranglers ridículos por aí...
    Outro item é o entre-eixos. Uma boa estabilidade também se obtém de um entre-eixos maior. Não tente encurtar até a medida de um CJ3. Acho que nem tem como, pois ficaria sem cardã na traseira. Tem que medir isso...
    Deixe a parte mecânica OK e depois pense numa carroceria que se encaixaria sobre ela. Talvez até o caixote de um Bernardão e a frente do CJ3. Com fibra tudo é possível.
    Alguns fabricantes de carrocerias aceitam fazer uma carroceria 20cm mais larga ou comprida.
    Para a Pajero, pneus 33" estão de bom tamanho e ela aguenta na boa. Não precisa correr atrás de eixos de adamantium.
    Como a carroceria será feita depois e de acordo com a mecânica, não use calços na suspensão. Deixe ela o mais original possível na altura. Recorte a carroceria se necessário, aumentando as caixas de roda.
    A pajerinho é muito confiável. Eu não trocaria isso por mais desempenho. Ainda mais pq esse V6 já manda super bem...
    Se o objetivo não é 100% off road, eu não usaria esses bloqueios automáticos. O ideal é um on-off, como o ARB.

    []'s
    Giovani, Estou querendo que a carroceria fique o mais proximo do original possivel seja CJ3 ou CJ5, tambem concordo que quanto maior o entre eixo, maior a estabilidade, por isso tambem estou mais voltado para a carroceria do CJ5 por ser um pouco maior. Mais por outro lado, posso jogar a carroceria do cj3 bem para traz, por ter o paralama dianteiro reto, fazendo com que eu tenha um ótimo angulo de ataque sem cortar nada (ao contrario do cj5 que tem o paralama curvo).
    Vou encurtar o chassi o maximo possivel, não vai ser muito, ainda mais por ser cambio automatico. Mais acho que cortes na corroceria vão ser inevitáveis, mas vamos ver, realmente ainda não tive tempo de medir nada, a pajero chegou ontem mas não tive tempo de ir lá mexer nela.

    Quanto aos bloqueios "automaticos", sendo usados só na traseira, eu teria problemas em curvas seja correndo na terra ou no asfalto?

    Abraços

  • #4
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    A unica coisa que vc terá de tomar cuidado é os espaços de powertrain e etc, as medidas da pajero é completamente diferente do cj... a exemplo desse cara nesse videdo:

    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=2jrW-vwcn1c[/ame]

    como pode ver a frente ficou escrota por causa da disposição do powertrain original na hilux e ficou assim meio estranho, eu nunca vi o projeto terminado mas é estranho... conheço o frederico da fiber o que vc pode pedir é um jeep alargado 20cm e esticado 37cm o caixote e dai fabricar um cofre espeçifio...

    a idéia é boa!

  • #5
    Usuário Avatar de diogo ludovico
    Entrada
    12/07/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    42
    Posts
    1,266
    Agradecimentos: 0
    Vamos lá aos meus pitacos heheehe
    Aqui em Goiânia tem uma pajero igual a sua (só que 3 portas) rodando disfarçada de niva!!! está com pneus 31", e os detalhes que chamam a atenção são que o painel é o da pajero, foi adaptado ao espaço do niva, assim como bancos e interior.
    Na frente sobrou +-30cm de chassi, que foi ocupado com o guincho, na traseira sobrou um pouco mais, mas ele colocou o porta estepe lá então tampou o exesso.
    No geral ficou muito bom, mas porque não fica com a lata da pajero mesmo e faz uma "gaiola" reforçando?

    Agora uma dica util, o bloquei de diferencial das L200 outdoor (aquele 100% de acionamento eletrico) serve perfeitamente na pajero, é só achar uma em desmanche pois a maioria deles nem sabe para que serve aquilo e deve sair bem mais em conta que um bloqueio 100% novo (kaiser ARB ensimec etc).

    Bem é isso, e já assinando o topico para acompanhar


  • #6
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Xavier4x4 Ver Post
    Quanto aos bloqueios "automaticos", sendo usados só na traseira, eu teria problemas em curvas seja correndo na terra ou no asfalto?
    Sempre tem. Seja bloqueio inteligente ou burro, com clak-clak ou sem... É só ver os relatos do pessoal aqui no fórum. Perfeito não fica nunca. Tem gente que se acostuma com um comportamento mais quadrado ou com aqueles barulhos que fazem o pessoal ver o que está quebrando. Eu não...

    []'s

  • #7
    Usuário Avatar de diogo ludovico
    Entrada
    12/07/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    42
    Posts
    1,266
    Agradecimentos: 0
    Por isso que sou fã do bloqueio que vem na L200 Savana e outdoor, eletrico igual ao Eaton, no asfalto 100% desligado, na terra 100% travado ao simples apertar de um botão no painel e ainda com alguns "itens de segurança" como não aceitar o acionamento em 4x2


  • #8
    se é pra fazer assim é mais facil "chutar" toda a lata da pajero e fazer uma gaiolona...
    mas ele não quer um carro pra trilha pesada e nem uma pajero original...
    então está no caminho certo...

    se eu fosse vc tirava toda a lata e tirava algumas medidas e mandaria a fiber fazer um projeto em cima das medidas que vc tirou...e se não der pra fazer vai na base da corta e solda até a carroceria e o chassis entrar em um acordo

    até mais

  • #9
    Usuário Avatar de Xavier4x4
    Entrada
    06/11/2006
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    42
    Posts
    753
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por diogo ludovico Ver Post
    Por isso que sou fã do bloqueio que vem na L200 Savana e outdoor, eletrico igual ao Eaton, no asfalto 100% desligado, na terra 100% travado ao simples apertar de um botão no painel e ainda com alguns "itens de segurança" como não aceitar o acionamento em 4x2
    Quais são as L200 (modelo e ano) que vem com esse bloqueio? Com certeza ele cabe nesta pajero?

    Um abraço

  • #10
    Usuário Avatar de Xavier4x4
    Entrada
    06/11/2006
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    42
    Posts
    753
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por caio fonseca Ver Post
    se é pra fazer assim é mais facil "chutar" toda a lata da pajero e fazer uma gaiolona...
    mas ele não quer um carro pra trilha pesada e nem uma pajero original...
    então está no caminho certo...

    se eu fosse vc tirava toda a lata e tirava algumas medidas e mandaria a fiber fazer um projeto em cima das medidas que vc tirou...e se não der pra fazer vai na base da corta e solda até a carroceria e o chassis entrar em um acordo

    até mais
    Caio, é isso que eu vou fazer, retirar toda a lata, encurtar o máximo possivel o chassi e colocar a carroceria de fibra por cima!

    Um abraço

  • #11
    Usuário Avatar de diogo ludovico
    Entrada
    12/07/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    42
    Posts
    1,266
    Agradecimentos: 0
    As L200 2008 para frente, modelo outdoor, todas servem.
    O diferencial da pajero (miolo) é o mesmo das L200 de 2004 para frente.
    Quem me informou disso é um técnico do centro de treinamento e desenvolvimento da mitsubishi, ele tem uma pajero 3000 ano 98 3 portas.
    4X4 Brasil


  • #12
    Usuário Avatar de Xavier4x4
    Entrada
    06/11/2006
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    42
    Posts
    753
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por diogo ludovico Ver Post
    As L200 2008 para frente, modelo outdoor, todas servem.
    O diferencial da pajero (miolo) é o mesmo das L200 de 2004 para frente.
    Quem me informou disso é um técnico do centro de treinamento e desenvolvimento da mitsubishi, ele tem uma pajero 3000 ano 98 3 portas.
    Se isso for verdade, segunda feira já vou a caça!
    Abaços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade