x
Convex Datacenter
Página 6 de 14 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 160

Citação Postado originalmente por rodrigocbt Ver Post
    Atentendo a pedidos, a história de embreagem selada....

Durante todos esses anos que fizemos trilhas de Jeep, convivemos com um problema crítico, e quem já enfrentou uma trilha com muito barro também vai se lembrar da cena:
    Você entra em marcha no atoleiro, mete o pé até um ponto que o jipe pára, daí pisa na embreagem coloca ré, mexe um pouco, pisa denovo na embreagem e quando solta pra ir pra frente nada..... vc bomba a embreagem e nada..... fim da brincadeira... a embreagem já era...

Em partes, o vídeo do funcionamento de uma embreagem explica o que rola lá dentro:

Além de mostrar os componentes: volante do motor (flywheel), disco de embreagem ( clutch disc), platô (pressure plate) e rolamentos, na animação podemos ver que o acionamento da embreagem cria um espaço entre disco e volante do motor, e esse espaço quando você está submerso em lama é tomado pelo barro calçando o disco e acabando com o funcionamento do conjunto motor+câmbio...

Porém, o problema maior não está no sistema da embreagem em sí.... errado está a lama de entrar naquele lugar onde fica a embreagem, chamado de caixa SECA!

A solução é simplesmente impedir que a lama entre na caixa SECA.

Agora, por onde entra a lama? Por cima a caixa SECA é uma peça única, por baixo, há uma proteção que pode ser vedada facilmente com cola de silicone..

O maior problema é o garfo que aciona o rolamento da embreagem. Esse garfo precisa de espaço pra trabalhar, e essa janela vira uma porta de entrada pro barro!!!! Ali mesmo com aquela borracha sanfonada não tem jeito, sempra entra barro.. no meu caso agora, entrava..

A solução: Embreagem 100% vedada. Isso foi possível, colocando um atuador de embreagem hidráulico que empurra o rolamento da embreagem e fica alojado ao redor do eixo piloto do câmbio, esse atuador é usado nas S-10 e Ranger. Assim, só precisam entrar na caixa seca 2 tubos de cobre pra levar o fluido pro atuador, e como o tubo não se mexe fica bem fácil vedar... No nosso caso, fizemos uma chapinha pra fechar a janela por onde passava o garfo e nele os furos pros canos q levam o fluido ao atuador.

Pra acionar o atuador da embreagem, ao pedal foi ligado um cilindro com reservatório, tudo da Bandeirantes, o mais barato e prático de adaptar..

Dessa forma, agora temos um pedal macio, pois a embreagem ficou hidráulica, e a caixa seca está sempre SECA, sem barro, por mais que estejamos com lama até os olhos....

Abraços

Rodrigo

Tudo bom Rodrigo... ótimas soluções que vc criou para seu Jeep, parabéns.

Aproveitando estou tentando copiar a sua embreagem selada, comprei o atuador da s-10 4.3, precisarei dar uma torneada na morianga pois ele é um pouco mais estreito (cambio 240v) até ai tudo bem, mas me parece que o conjunto ficou um pouco comprido, o atuador comprimido mede pouco menos de 60mm do rolamento até sua base contra uns 37mm do rolamento convencional. Será que vai dar certo ou o atuador tem de ser da s-10 2.2. Se puder me dar uma mãozinha agradeço. Muito obrigado.

Paulo, sem querer atravessar a conversa, eu estou preparando as peças para colocar esse esquema de embreagem no meu jeep e pelo que pesquisei as únicas s10 que usam esse sistema de atuador que fica dentro da capa seca são as 4.3 e as diesel, mas, pelo que me disseram, ambas usam o mesmo modelo.

Nas S10 2.2 e 2.4, os atuadores ficam fora da capa seca e acionam um garfo de embreagem, aí não dá para fazer o esquema da embreagem selada.

Quanto ao lance do comprimento eu não posso afirmar porque eu ainda não montei o sistema, mas, eu acredito que cada caso tem de ser verificado na prática, montando e observando se o atuador não está encostando no plato, se não encostar beleza, se encostar aí ferrou.

De qualquer maneira, vamos esperar o Rodrigo para solucionar a questão.

[]´s

Osmir
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de rodrigocbt
    Entrada
    17/12/2003
    Local
    Osasco/SP
    Agradecimentos: 0

Embreagem

Tarde,

Seguinte, o atuador inferior da S-10 é igual na diesel e 4.3 e também dá pra usar o da Ranger que é praticamente igual.

Na montagem não se usa o rolamento anterior.

O que precisa ser calculado a cada caso é o quanto é preciso calçar o atuador atrás já que o atuador é encostado nas molas do platô.

Abraços
    Rodrigo Cbt

Rodrigo,

Perdoe minha ignorância mecânica, mas o rolamento que vc utilizou com o atuador é o da S10 ou o mesmo que era utilizado com o garfo?

Por algum acaso já adaptou esse sistema na capa seca de A20 e similares?

[]'s
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

Embora não seja dono do jeep ó eu tentando ajudar de novo.

Fernando pelo que sei o atuador já vem com rolamento, aí não precisa usar outro não, só calçar como o Rodrigo disse para ficar na altura correta.

Rodrigo, o atuador encosta na mola do plato mesmo ou fica apenas bem perto, pergunto porque se encostar ele vai ficar girando isso não desgasta o atuador?

Obrigado pela ajuda aí

[]´s

Osmir

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Opa rodrigocbt!!

Gostei de mais do tema do casamento!!!

Quando fizer alguma bodas, usarei o mesmo tema!!!!

Muito bacana!!!!!

Entrada
    17/12/2003
    Local
    Osasco/SP

Perfeito!

Kim, obrigado! foram as melhores fotos de casamento que eu já vi... mas ainda vem mais por aí.. o fotógrafo tá marcando de fazermos uma trilha fantasiados de noivos pra ele colocar no portfólio dele e em algumas exposições do tema.. aí sim vai ficar perfeito!

Osmir, vc tá correto, a ponta do atuador é um rolamento , então não usa mais nada, e sim, ele fica tocando levemente as molas do platô, como foi feito pra isso (na S-10 é assim), acho que o desgaste foi calculado por algum engenheiro...

Fernando, o esquema é o mesmo pra cx seca A-20, não tenho a medida do calço, mas já fizemos pra camper...

Abraços
    Rodrigo Cbt

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    caraca tava pensando imaigna um vestido de noiva camuflado e do noivo com umas botas de trilha eehueheuuhehe

esse fotografo vai acabar lançando moda, e o rodrigão podia cobrar royalities
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Na verdade eu estava achando que ficaria com pouco espaço (não ia usar o rolamento convencional juntamente com o atuador), mesmo comprimindo o atuador com as mãos achei ele um pouco comprido mas como vc disse ainda necessitara de calços para que ele trabalhe perfeitamente, estou esperando a moringa voltar do torneiro para medir melhor.
    Outra pergunta rodrigo... o atuador vem com um plug para conexão do cano pelo que vi vc cortou o plug e instalou o cano de cobre direto, utilizar o plug original não da certo?
    Obrigado por esclarecer as duvidas, abraço.

Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 22
    Rodrigo,
    atrapalhando o tópico, esse atuador da s-10 serve na moringa, eixo piloto do câmbio de c-10 com motor de f-1000 3.6, (pusta salada de letrinhas e números), senão qual será que dá pra eu usar?

[]´s querendo melhorar a embreagem
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

Entrada
    17/12/2003
    Local
    Osasco/SP
    Paulo, o plug foi mudado pra ficar mais fácil com o material que tínhamos em mãos.. não têm mistério nisso não...

Tuna, há de dar certo da mesma forma que o Paulo, talvez tenha que tornear a moringa, mas te digo que esses atuadores são os melhores de custo benefício pra essa alteração...

Abraços
    Rodrigo Cbt

Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 22
    Rodrigo,

Valeu, vou enfiar a cara e ver a mer#$a que vai dar he he

[]´s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem