
Postado originalmente por
rodrigocbt
Atentendo a pedidos, a história de embreagem selada....
Durante todos esses anos que fizemos trilhas de Jeep, convivemos com um problema crítico, e quem já enfrentou uma trilha com muito barro também vai se lembrar da cena:
Você entra em marcha no atoleiro, mete o pé até um ponto que o jipe pára, daí pisa na embreagem coloca ré, mexe um pouco, pisa denovo na embreagem e quando solta pra ir pra frente nada..... vc bomba a embreagem e nada..... fim da brincadeira... a embreagem já era...
Em partes, o vídeo do funcionamento de uma embreagem explica o que rola lá dentro:
Além de mostrar os componentes: volante do motor (flywheel), disco de embreagem ( clutch disc), platô (pressure plate) e rolamentos, na animação podemos ver que o acionamento da embreagem cria um espaço entre disco e volante do motor, e esse espaço quando você está submerso em lama é tomado pelo barro calçando o disco e acabando com o funcionamento do conjunto motor+câmbio...
Porém, o problema maior não está no sistema da embreagem em sí.... errado está a lama de entrar naquele lugar onde fica a embreagem, chamado de caixa SECA!
A solução é simplesmente impedir que a lama entre na caixa SECA.
Agora, por onde entra a lama? Por cima a caixa SECA é uma peça única, por baixo, há uma proteção que pode ser vedada facilmente com cola de silicone..
O maior problema é o garfo que aciona o rolamento da embreagem. Esse garfo precisa de espaço pra trabalhar, e essa janela vira uma porta de entrada pro barro!!!! Ali mesmo com aquela borracha sanfonada não tem jeito, sempra entra barro.. no meu caso agora, entrava..
A solução: Embreagem 100% vedada. Isso foi possível, colocando um atuador de embreagem hidráulico que empurra o rolamento da embreagem e fica alojado ao redor do eixo piloto do câmbio, esse atuador é usado nas S-10 e Ranger. Assim, só precisam entrar na caixa seca 2 tubos de cobre pra levar o fluido pro atuador, e como o tubo não se mexe fica bem fácil vedar... No nosso caso, fizemos uma chapinha pra fechar a janela por onde passava o garfo e nele os furos pros canos q levam o fluido ao atuador.
Pra acionar o atuador da embreagem, ao pedal foi ligado um cilindro com reservatório, tudo da Bandeirantes, o mais barato e prático de adaptar..
Dessa forma, agora temos um pedal macio, pois a embreagem ficou hidráulica, e a caixa seca está sempre SECA, sem barro, por mais que estejamos com lama até os olhos....
Abraços
Rodrigo