x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Banido
    Entrada
    29/02/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    57
    Posts
    116
    Agradecimentos: 0

    "Mjolnir" - Meu Engesa FI - 1987




    Bom, sei q estou demorando mto pra começar esse tópico, mas realmente não tenho tido mto tempo ultimamente.

    Vou começar o tópico agora e depois tb posto umas fotos.

    A princípio, quem já me conhece do fórum de Engesas, já viu como foi a novela pra encontrar o Engesa q eu queria.

    Não vou repetir tudo aqui. Pra simplificar, foram mtos meses procurando uma viatura q estivesse em mto boas condições. Finalmente encontrei uma em minha cidade msm, através do amigo aqui do Fórum, o Anderson_locação.

    A viatura é um Engesa Fase I, ano 1987, mto conservado e praticamente todo original ainda. Motor 4 cc a gasolina do Opala e com capota de fibra.

    A princípio, mandei a viatura pro mecânico pra fazer uma revisão geral: motor, câmbio, diferenciais, parte elétrica, tdo foi revisado e o q estava gasto ou defeituoso, foi substituído por novas peças.

    Aparentemente o carro está mto bom, com estrutura mto boa e funcionando bem. Mandei também pra um capoteiro q deu uma geral nos bancos, reforçando a fixação e instalação, trilhos. Tb mandei colocar cintos novos, sendo 3 ptos na frente e instalei um cobertura de espuma no santo antônio.

    A princípio só fiz isso. Meu próximo passo agora é dar uma melhorada no motor q achei meio fraco, chocho. Tb quero por direção hidráulica, ar condicionado e preciso ver o q fazer pra melhorar estabilidade pq a partir de 60 KM/h a direção trepida mto dando shiming o q incomoda e passa insegurança.

    Não sei se tem a ver com os pneus q são lameiros e roda original aro 16 e fina. Tb estou pensando pra ver se precisarei trocar rodas e pneus.

    Estou procurando oficinas honestas e confiáveis aqui em BH pra tirar dúvidas e ver o q devo fazer primeiro. Definir prioridades e depois passar pra questões mais fúteis como pintar a viatura. O único defeito dela é a cor, um marronzinho meio feioso. Estou pensando (qdo tiver mais verba) em pintar naquele camuflado do deserto do Iraque q achei mto legal e já vi uma foto aqui no Fórum de um Engesa nessa cor. Achei mto bacana.

    Bom, postei aqui minhas idéias e estou aberto a sugestões, críticas e orientações da turma mais experiente. Basicamente tenho idéias mas sem pressa. Só preciso de uma orientação mesmo.

    Prometo q colocarei o mais rápido possível as fotos. E o nome q escolhi é uma homenagem ao Thor, Deus Nórdico do Trovão - Mjolnir é o seu poderoso e indestrutível martelo de batalha com o qual ele controla as tempestades.

    Segundo a Wikipedia:


    O Mjolnir é o martelo do deus Thor, da mitologia nórdica. Seu nome significa "aquilo que esmaga". Fora criado pelos Filhos de Ivaldi numa aposta contra o deus Loki.
    A pronuncia tem variações, mas é comumente mencionada assim: ‘mai-ou-ner’,‘mirr-ou-nir’,´mi-jol-nir',´´mi-oll-nir' ou somente ‘mr-ou-ner’. a ultima sigla pode se pronunciar ner ou nir, tem-se dos dois jeitos. Na mitologia nórdica, os trovões seriam Thor usando seu martelo (sendo esse o motivo dele ser chamado de deus do trovão).
    Mjolnir é feito de um mineral, semelhante a pedra mas com aspecto metálico, chamado Uru. Este mineral, de tão pesado, permite que só Thor, com sua força gigantesca e usando o cinto Megingjard consiga levantá-lo.
    Mjölnir também é o símbolo da força para os nórdicos, e se acredita que quem carrega um consigo terá força e boa sorte, era de costume atiradores de martelos levar um pingente em forma de Mjöllnir para as competições e batalhas, acreditando que o deus Thor iria ajudá-los
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Opa rick fields!

    Cara, o nome é complicado, mais o significado é legal...

    Como dito, tem que começar colocar fotos de seu Mjolnir, montar uma história aqui...

    Com os conhecimentos que a gaylera coloca aqui, mais as suas necessidades, poderá melhoras ainda mais as coisas, que ficarão aqui para que possamos então copiá-las...

    Abraços.

    Kim.

  • #3
    Banido
    Entrada
    29/02/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    57
    Posts
    116
    Agradecimentos: 0
    E finalmente, as fotos:

  • #4
    Banido
    Entrada
    29/02/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    57
    Posts
    116
    Agradecimentos: 0
    mais essas:

  • #5
    Banido
    Entrada
    29/02/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    57
    Posts
    116
    Agradecimentos: 0
    Como podem ver, a viatura tem essa cor marrom claro, q parece meio desbotada e nas fotos tá parecendo q é meio amarelada, mas é marrom msm.

    E a capota é Tabatinga. E tb como podem ver a viatura está super bem conservada, o dono anterior era mto cuidadoso.

    Agora vamos aguardar a participação dos amigos do fórum, sendo q gostaria de sugestões e informações de custos, melhores opções em cada caso e se vale a pena ou não.

    Minhas primeiras pretensões são:

    - repotencializar o motor: penso q vale a pena manter o original (4cc gasolina) uma vez q é mto novo (71 mil KM) e nunca foi retificado. Penso em melhorias tipo carburador 3e com regulagem geral ou tvz, se o custo for ficar alto, compense mais trocar por um motor melhor tipo um 6 cc mais moderno com injeção eletrônica;
    - direção com shiming: penso q não está normal, então vou levar a um mecânico pra dar uma conferida na suspensão, alinhamento, balanceamento, setor de direção, o q mais for necessário (não sei se tem a ver com as rodas e pneus);
    - tb vou ver com o mecânico se precisa de alguma coisa mais nova ou melhor no conjunto suspensão/amortecedores;
    - falta uma haste no limpador de para-brisa direito e espaçador das portas;
    - retrovisores melhores, esses originais são mto ruins - quais opções mais indicadas e como colocar?;
    - colocar direção hidráulica e ar-condicionado (esse não é urgente);
    - pintura camuflada do deserto(tb não há pressa, mas gostaria de fazer eventualmente);

    Acho q por enqto é isso.
    Agradeço a atenção pessoal.
    Um grande abraço, Henrique.
    4X4 Brasil

  • #6
    olá rick fields, parabéns novamente pelo Engesão. O meu tem a mesma configuração do seu 4cc alcool.
    Não se preocupa muito com a cor agora não, primeiro faz algumas trilhas, e põe muito barro nele. Depois se vc acompanhar os cj, nas trilhas, mata fechada, onde eles passam c/ folga o Engesa vai riscando toda a lateral, aconteceu com o meu, daí vendo isso acabo mandando encerar o bitelo e por enquanto quase todo risco saiu. Daí vc vai escolher pintar já ou se divertir mais um pouquinho. Conheço gente q dependendo da trilha não vai mais.
    Qdo comprei o meu, imediatamente coloquei pneus 33 e não sei se foi pelos pneus maiores, mas percebi claramente a insuficiencia dos freios, então o primeiro investimento foi redimensionar os freios, trocando o hidrovácuo p/ o da S10. Consulte os tópicos sobre freios.
    Cuidado tb com o eixo traseiro, que todo mundo aqui aconselha a instalar um flutuante, coisas que ainda não fiz mas pretendo fazer. Por enquanto peço p/ o mecanico sempre dar uma olhada nos rolamentos.
    abraços e felicidade com o brinquedão. alan

  • #7
    Banido
    Entrada
    29/02/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    57
    Posts
    116
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Alan, agradeço a dica.
    Vou conversar com o mecânico sobre o orçamento da conversão dos freios e do eixo flutuante. Ele deve me dar um orçamento amanhã sobre o q já tinha pedido pra ele.

    Dependendo do custo eu peço pra fazer isso tb.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade