x
Convex Datacenter
Página 8 de 40 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131415161718 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 85 a 96 de 469
  • #85
    Usuário Avatar de Natanael Junior
    Entrada
    07/10/2003
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    663
    Agradecimentos: 0

    um bom artigo sobre 4-link




    está em idioma gringo, mas tem boas informações...
    http://www.therangerstation.com/Maga..._link_tech.htm
    Abraço
    4X4 Brasil
    Natanael Jr.
    SamuKong 4.3V6 CA ZF4HP22+Tcase Hilux com Mkrawler 4-link/2-link, 285/75R16, D44.

  • #86
    Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    1,276
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Natanael Junior Ver Post
    Calma!!
    O entre-eixos vai ser alterado, então os BW ficarão por último...
    Marcel, que "frange" ocê faiz aí pra ajudar a colocar um 2.2 ou 2.4 gm no samuca? Tô pensando em no futuro cutucar um motorzim desse aí com CA. maluquice ou é viável????
    Vixe!, nem terminou de mexer na suspensão e já está pensando em trocar o motor!!!

    Esse virus da monstrificação quando pega é fogo...

    Já pensou na carretinha para levar o Samurilla ao Calango??

    []'s acompanhando o tópico

  • #87
    Vai sair mais um monstro em!
    Parabens pelo projeto!
    Ta ficando lindo.
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #88
    Usuário Avatar de Natanael Junior
    Entrada
    07/10/2003
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    663
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jeanilson Ver Post
    Vixe!, nem terminou de mexer na suspensão e já está pensando em trocar o motor!!!

    Esse virus da monstrificação quando pega é fogo...

    Já pensou na carretinha para levar o Samurilla ao Calango??

    []'s acompanhando o tópico
    Fala Jean!!
    o motor seria coisa para o futuro, como bem mencionei na pergunta para o marcel... mas o negócio é que se já tivesse com tudo no lugar (motor+CA+Tcase) seria um adianto para calcular a suspensão...
    Carretinha nada.... vai ficar quase originélis!
    Abraço e passa lá pra dar pitacos de engenheiro...
    Natanael Jr.
    SamuKong 4.3V6 CA ZF4HP22+Tcase Hilux com Mkrawler 4-link/2-link, 285/75R16, D44.

  • #89
    Usuário Avatar de Supercharger
    Entrada
    20/05/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,987
    Agradecimentos: 16

    Thumbs up Upgrade até no nome

    Citação Postado originalmente por Jeanilson Ver Post
    Já pensou na carretinha para levar o Samurilla ao Calango?
    Upgrade de Samucaco para Samurila foi bem de acordo com o que está sendo feito!

    Saudações,
    Gustavo.

  • #90
    Usuário Avatar de Natanael Junior
    Entrada
    07/10/2003
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    663
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up tradução tosca sobre 4-link.

    Gastei boas horas de uma madrugada de insônia traduzindo parte do artigo que mencionei sobre 4-link.
    O resultado saiu até marromeno. São 16 páginas ilustradas com informações sobre conceitos que até então eu só tinha ouvido falar, tais como anti-squat, roll axis, etc.
    Segue arquivo.
    Espero que conribua em algo para aqueles que, assim como eu, estão começando a querer entender mais sobre esse tipo de suspensão. Ler o artigo e traduzi-lo me ajudou um bocado.
    SamuKong Vortec 4.3 V6 Arquivos Anexos
    4X4 Brasil
    Natanael Jr.
    SamuKong 4.3V6 CA ZF4HP22+Tcase Hilux com Mkrawler 4-link/2-link, 285/75R16, D44.

  • #91
    Natanael, seu samurila vai ficar show! parabens!

    estou na mesma empreitada que voce e estou modificando o meu todo tambem, só que com pneus 37"



    se quiser me add no msn pra gente conversar,falar umas besteiras e trocar ideias....

    raphaelsalles86@hotmail.com

    abraço a todos!

  • #92
    Usuário Avatar de Natanael Junior
    Entrada
    07/10/2003
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    663
    Agradecimentos: 0

    desenhando o 4-link do samukong

    Seguindo os passos do artigo que postei aqui, fui para o papel...
    Desde o 2º grau não usava compasso e transferidor, e muito menos papel milimetrado.
    A diversão foi boa.
    Rabisca, apaga, rabisca, apaga, rabisca (x100)
    Até que cheguei num mais ou menos, usando o conceito do artigo (links superiores menores que os inferiores, mesmo sabendo da possibilidade de alteração do Pinion angle e do caster)
    Vou ter que refazer porque o tal do roll axis ficou muito inclinado para trás. Vou tentar redesenhar, alterando a altura dos suportes dos links no chassi.
    Depois vou fazer outro desenho usando os links superiores e inferiores do mesmo tamanho.
    Vamo vê!
    Segue foto dos rabiscos iniciais
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos SamuKong Vortec 4.3 V6-18032009554.jpg  
    Natanael Jr.
    SamuKong 4.3V6 CA ZF4HP22+Tcase Hilux com Mkrawler 4-link/2-link, 285/75R16, D44.

  • #93
    Usuário Avatar de Natanael Junior
    Entrada
    07/10/2003
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    663
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por raphaelmacae Ver Post
    Natanael, seu samurila vai ficar show! parabens!

    estou na mesma empreitada que voce e estou modificando o meu todo tambem, só que com pneus 37"



    se quiser me add no msn pra gente conversar,falar umas besteiras e trocar ideias....

    raphaelsalles86@hotmail.com

    abraço a todos!
    Beleza Raphael. O projeto vai seguindo...

    Depois de muito calcular, desenhar, encafifar sobre o 4-link, resolvi não fazê-lo.

    1- Para aproveitar o curso de um 4-link, teria que cortar muita coisa no samurai e partir para amortecedores gigantes e não pretendo fazer isso.

    2- Com o tamanho dos meus pneus, pouca coisa mais altos que os 33, para chegar em valores aceitáveis de IC, anti-squat e roll axis, teria que fazer links de dimensões exageradas.

    3- Com 4-link, teria que cortar muita lata e canibalizar o carro. ótimo para quem tem aspirações de rock crawling, mas excessivo para o meu uso.

    4- Montar um esquema com panhard, tipo o do engesa, embora não dê ao samurai um curso extremo de suspensão, se levar em conta a largura dos eixos novos e o aumento moderado do entre-eixos, vai proporcionar curso de suspensão melhor do que eu tinha antes (eixos originais, feixes spoados) e que já me era suficiente.

    5- é mais fácil, rápido e barato calcular e construir o esquema com panhard.

    Acho o 4-link fantástico, mas o tanto de alteração que ele demanda no samuca, não se mostrou viável, PARA O MEU USO, MEU BOLSO E MEU SAMUCA.

    Se meu projeto fosse uma gaiola, ou algo assim, não teria dúvidas em atacar de 4-link.

    Seguem fotos da viatura, já com os eixos embaixo... O entre-eixos ficará pouca coisa menor que esse da foto (o suficiente para caber os pneus, lógico) e, uma vez nivelado o samuca, deve ficar umas 2 ou 3 polegadas mais baixo do que aparece na foto, sobre os cavaletes.
    Vai também uma foto da bagunça com a mola de pampa4x4 (50cm) e outra brincando de fazer patrola, hehehe

    Vamo que vamo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos SamuKong Vortec 4.3 V6-20032009558.jpg   SamuKong Vortec 4.3 V6-20032009560.jpg   SamuKong Vortec 4.3 V6-20032009557.jpg   SamuKong Vortec 4.3 V6-20032009556.jpg  
    Natanael Jr.
    SamuKong 4.3V6 CA ZF4HP22+Tcase Hilux com Mkrawler 4-link/2-link, 285/75R16, D44.

  • #94
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    ô Natal...

    sobre o 4link com parametros "ideais" de IC, roll axis, squat, onde vc diz que no seu caso teria que fazer links muito compridos obrigando a aumentar muito o entreeixos e como isso picotar a lata ( coisa que concordo com vc... se for p/ picotar o carro todo é melhor vender enquanto ainda tem cara de "samurai" e com a grana montar uma gaiola), mas vejam as fotos dos nossos amigos chilenos onde conseguem um curso fenomenal sem aumentar entreeixos, sem picotar lata, e sem links enormes...

    sei que os parametros devem fugir dos ideias e certamente geram efeitos colaterais, um deles como axle steer e outros... mas a questao é... o quao esses efeitos colaterais vao atrapalhar no desempenho do carro?

    olhe só..

    na foto 1 e 2 é nitido que o eixo traseiro sofre de axle steer, já que pelo fato dos links serem muito curtos, quando a suspensao abre o eixo é puxado p/ debaixo do carro devido ao curto raio descrito pelo link curto.. os links inferiores por exemplo o cara usou os mesmos suportes originais do chassis p/ ancorar..

    no samurai azul os links sao mais compridos o link inferior o cara soldou o suporte praticamente no meio do chassis bem debaixo da porta. com isso ficou beemm mais longo porem esse azul nos links superiores ele precisou faze-los em curva p/ desviar do cardã.. mas a suspa trabalha melhor
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos SamuKong Vortec 4.3 V6-image055.jpg   SamuKong Vortec 4.3 V6-img_1253.jpg   SamuKong Vortec 4.3 V6-pb280999.jpg   SamuKong Vortec 4.3 V6-pb280998.jpg   SamuKong Vortec 4.3 V6-final03.jpg  
    4X4 Brasil
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #95
    Usuário Avatar de Natanael Junior
    Entrada
    07/10/2003
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    663
    Agradecimentos: 0
    Muito legais os samucas das fotos, Fabil.

    Quanto à sua pergunta: "sei que os parametros devem fugir dos ideias e certamente geram efeitos colaterais, um deles como axle steer e outros... mas a questao é... o quao esses efeitos colaterais vao atrapalhar no desempenho do carro?"

    Se há efeitos colaterais, eles certamente atrapalharão o desempenho do carro, certo? Se existem os parâmetros, há uma razão para isso: deixar o veículo o mais equilibrado possível. Na base do "mais ou menos", ou, noutras palavras, fugindo dos ideais, melhor partir para uma suspensão mais simples, sacou? Foi isso que quis dizer.

    Só um curso de suspensão violento como esse do samuca azul não diz tudo, em termos de desempenho geral na trilha...

    exemplificando: um curso daquele do samuca azul, com entre-eixo curto e pouca largura, dá impressão que se o cara pegar um vento tipo os "roaries" do chile, a encrenca tomba, hehehe...

    É usar bala de prata em revólver ruim, entendeu? Não dá pra tirar o proveito todo que uma 4-link oferece, se o conceito do carro, como um todo, traz outras limitações de desempenho...

    Além disso, links grandes, entre-eixo original e pneus não-gigantes, obriga a baixar muito o suporte dos links no chassi ( ou sub-chassi, ou subframe, como queira), diminuindo, consideravelmente o vão livre e aumentando o risco de os links saírem arando os obstáculos.

    Valeu pelas fotos e pelos comentários! O tópico agradece.
    Natanael Jr.
    SamuKong 4.3V6 CA ZF4HP22+Tcase Hilux com Mkrawler 4-link/2-link, 285/75R16, D44.

  • #96
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    bao... já que vc quer curso FODASTICO com feixe de mola... e pouco entreeixos tem esse caboclo aqui tb..heheh

    é impressionante o quanto esse feixe abre...

    só que os caras sao amarrados.. nao contam nem fudendo o que usaram...


    concordo que o certo é chegar nos parametros ideias... mas nem sempre isso é possivel, seja pelo carro ( vc mesmo desistiu do 4link pq senao iria ter que picotar a lata) ou por fator N, mas dependendo do caso deve-se avaliar se esse efeito colateral é brando.. o comprimento dos links por exemplo, se vc nao alterar o entre eixo , poupa-se a lata, porem os links partido lá do meio do chassis ficam vulneraveis a pedras??? sim.. mas nesse caso use um tubo mais forte e conviva com esse efeito negativo.. é o preco de nao se cortar a lata...

    sacou a ideia? é buscar o maximo do ideal, o que nao der p/ ser, vc vai administrando... acho que projeto de suspensao ideial mesmo, só ligando-o o foda-se p/ o jipe ou construindo um do zero.. e mesmo assim tem que fazer "sacrificios"...

    T+
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos SamuKong Vortec 4.3 V6-img_3926.jpg   SamuKong Vortec 4.3 V6-img_3932.jpg   SamuKong Vortec 4.3 V6-img_3941.jpg   SamuKong Vortec 4.3 V6-spa53567.jpg  
    4X4 Brasil
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade