x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 74
  • #1
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2

    Projeto Gurgel X-12 4x4, suspensão independente e outras coisas...




    Bom, eu já faço parte do fórum há uns 4 anos, aprendi muita coisa aqui!
    Sempre fiquei de olho nas dicas por aqui, aproveitando o que cada um falava de melhor, principalmente sobre onde buscar informação de qualidade!
    Seguindo todas essas informações e juntando aos meus gostos, tomei a decisão de começar um projeto mais ousado, digamos.

    No início eu tinha a idéia de apenas construir um Fusca 4x4, inclusive tem um tópico meu aqui sobre isso, mas acabou não indo pra frente e ficou somente na discussão.
    Devido à dica de um amigo forista também, o Bráuio de BH, "gurgelzeiro" ferrenho, resolvi procurar um Gurgel para modificar, dei sorte pois logo que comecei a procurar, já achei um, nas condições que queria: barato!

    Porém, meus planos iniciais eram apenas pegar o carrinho, desmontar e adaptar uma tração 4x4, usar uma suspensão de Kombi ou Variant 2... mas...
    O tempo foi passando, fui vendo coisas novas e me inspirei num video do youtube (vou colocar ele mais à frente), já tenho o meu Gurgel há quase 3 anos, e também fui vendo as condições deploráveis em que se encontrava o antigo chassis dele (o Gurgel tem uma estrutura tubular de seção quadrada "colada" à fibra) pois descobri que ele era de Pernambuco, provavelmente sendo usado muito tempo no litoral... resultando em algumas partes dessa estrutura simplesmente desaparecendo.

    Bom, vendo isso tudo, resolvi chutar o balde, resolvi modificar tudo que eu pudesse!
    Escolha cara, demorada, e complicada... mas que tem feito com que eu aprenda muita coisa nova! E só por isso já está valendo muito a pena!

    Originalmente, no dia que comprei ele e vim até minha cidade com ele, rodando normalmente na rodovia (95 km daqui), ele estava como nas fotos abaixo:






  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Na foto abaixo vocês podem ver a razão que me fez "chutar o balde"! Não aparece muito, mas em alguns pontos as barras do chassi se parecem com aqueles salgados de massa folheada! De tanta ferrugem... ou seja, totalmente imprestável, recuperação até possível, mas não vale a pena.


  • #3
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Agora vou explicar porque chamo de "projeto", a ficha técnica que proponho é a seguinte:

    - motor preparado, blower M-24 (optei por um certo saudosismo até, por manter o motor à ar);
    - estrutura tubular totalmente reconstruída;
    - suspensão braço duplo A nas 4 rodas;
    - coilovers nas 4 rodas;
    - freio a disco "in-board" nas 4 rodas;
    - gaiola interna;
    - rodas da L-200 marca Enkei aro 15" e pneus 225 55 R15;
    - tração 4x4 (foi usado um câmbio da Kombi Cliper, e modificado com saída para 4x4);
    - caixa de direção americana pinhão e cremalheira (muito usada nas corridas de deserto).

    Seguem abaixo, algumas fotos do que eu já tenho:



    Esse é o cãmbio que modifiquei, foi desmontado, retirado o eixo do pinhão, cortado e alongado com um entalhe na ponta, o resto do sistema de tração será feito tudo na oficina que trabalho com meu pai, temos freza, torno, todo o maquinário necessário para o serviço!



    Esses são os terminais rotulares que vou usar na suspensão, mais à frente vou colocar uma foto de uma outra suspensão pra exemplificar como vou usar. Os terminais são IKO, os maiores de 22 mm e os menores de 3/4", eu ia usar na suspensão os de 3/4" mas encanei que ainda era pequeno e peguei os de 22 mm agora, os de 3/4" vou usar nos braços de direção. No começo fiquei com uma tremenda dúvida sobre eles serem aço/bronze (a superfície de fricção), vi muita gente falando que eram mais fracos que os aço/aço, mas depois de ver as tabelas da IKO, constatei que os aço/bronze aguentavam mais carga que os aço/aço, então resolvi arriscar. Vamos ver se não haverá problemas.



    Esse é o blower usado no Fiesta Supercharger, segundo a Eaton, ele pode ser usado em motores até 1.4 (mas segundo cálculos, ele alimentaria um motor 1600 também), mais que isso já não consegue suprir o motor. A adaptação dele em motores à ar ainda gera muita discussão pela internet, espero que com o meu projeto possa ajudar alguém que está tentando usá-lo também!
    Algumas informações sobre ele:

    vazao: 0,37L
    rotaçao maxima: 19000 rpm
    pressao de pico: 2,00 bar (19000)
    pressao de trabalho maxima: 1,8 bar (18000)



    Essa é uma parte fundamental para a construção da minha suspensão, são semi-eixos do Omega 4.1, consegui um par deles novos (são raríssimos em auto peças, e quando tem, são caríssimos), apesar de uma certa ferrugem no eixo, eles são novos mesmo. Vou explicar porque usar eles:

    1°) São muito fortes, parrudos até demais para o meu uso! Alguém já viu Omega com semi eixo quebrado? E outra, essas homocinéticas são do mesmo tamanho (exceto pela largura 8 mm menor) que as usadas nos Porsche, as chamadas 930 CV, que são largamente usadas nas corridas baja americanas.

    2°) E a principal razão, o ângulo de trabalho dessa homocinética, 22° (a partir da horizontal) é esse ângulo que vai me proporcionar um bom curso de suspensão, que calculo por cima que vá chegar a uns 36 cm (14"), não é muito, mas já é bem melhor que o original!



    Discos de freio do Santana (do mais novo), ventilados, e serão montados in-board, ou seja, junto ao câmbio, pra diminuir o peso carregado pelos braços da suspensão, o peso suspenso.

    4X4 Brasil

  • #4
    Cara parabéns pelo projeto, pela pintura do câmbio dá pra ver que o negócio vai ficar bem feito.

    []s!!
    TRITON HPE 3.5 V6


  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    714
    Agradecimentos: 2
    Olá Marcelo,

    Não consigo ver as fotos..... Fiquei curioso prá ver....

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por alvaro.jrc Ver Post
    Cara parabéns pelo projeto, pela pintura do câmbio dá pra ver que o negócio vai ficar bem feito.

    []s!!
    Valeu Alvaro! A intenção é fazer tudo muito bem feito mesmo, caprichar nos detalhes, e dentro do que o orçamento permitir!

  • #7
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Olá Marcelo,

    Não consigo ver as fotos..... Fiquei curioso prá ver....
    Já me disseram isso mesmo, tem alguns que não estão conseguindo ver, não entendo, pois estou usando aqueles álbuns do Picasa, será que tem algum detalhe que esqueci?
    Para garantir, vou anexar as fotos aqui!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cambio.jpg   -ch_pne-003b.jpg   -x12parts_blower-m24.jpg   -x12parts_semi-eixo.jpg   -x12parts_termrot.jpg  

  • #8
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Mais duas de como ele estava quando peguei e outra do chassi tubular original, duramente retirado (2 dias inteiros de trabalho sujo...), muito corroído já.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01470-em.jpg   -chassi-original.jpg  

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Mais algumas imagens, agora do cubo traseiro que comecei a projetar, estou usando o rolamento de roda do Monza, ele é bem grandinho! Acredito que aguente!
    A parte vermelha onde está o parafuso amarelo é a ponta do semi eixo, desenhei ele parcialmente só, o verde é o rolamento de roda, na parte vermelha menor, onde tem uma tampa verde e parafusos allen é a parte onde será soldado o resto das partes para fixação dos braços de suspensão.



    Nessa imagem dá pra ver como va iser, esses braços são somente uma simulação, fiz somente pra facilitar a visualização de como vai ser (ainda vou mudar esse desenho).
    Vou fazer com braço duplo pois se fosse usar um braço arrastado (bem mais simples de fazer) não teria espaço suficiente, o Gurgel tem entre eixos muito curto, e não permitiria um braço arrastado ("trailing arm") com um bom curso.
    Uma vantagem de se fazer braço duplo na traseira é que posso projetá-la para ter uma certa variação de cambagem... ou não. Ainda vou ver o que fazer.
    A suspensão traseira não é tão complicada, a coisa pega mesmo é na dianteira, tem muitos detalhes a serem considerados. Muitas horas em fóruns americanos, lendo tudo que fale de suspensão, é o que tenho feito e aprendido muito.

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cubo-corte-b.jpg   -arms-simulation-d.jpg  

  • #10
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Uma coisa que me inspirou muito a mudar os rumos desse meu Gurgel, foi ter visto esse vídeo no youtube: [ame]http://www.youtube.com/watch?v=S6ATXW4KBpY[/ame]

    Quando vi isso aí, pensei: "é algo assim que quero fazer"! Achei sensacional!
    Outra coisa que me ajudou muito e mudou alguns conceitos em mim foi acompanhar alguns foruns americanos de corrida no deserto, ficar por dentro desse mundo de lá.
    Sempre quiz construir um carro para rali, digamos que nesse Gurgel eu esteja fazendo isso, construindo-o como se fosse um carro pra rali, pra voar baixo pelas estradas de terra, minha intenção não é exatamente fazer trilhas com ele, isso veremos depois como ele se comporta, o objetivo é voar baixo, com segurança, dar alguns saltos e cair com segurança, sem medo de quebrar alguma coisa ou perder o controle!

  • #11
    To gostando de ver!!
    O projeto ta muito bem organizado e pensado!
    Parabens..
    Apesar de nao gostar de Gurgel e etc nao da pra nao ficar impressionado!
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    714
    Agradecimentos: 2
    Olá Marcelo,

    Parabéns pela iniciativa. Desejo sorte no projeto. Consegui ver as fotos. Ficou a curiosidade de sabe com vc vai acoplar e desacoplar a tração dianteira. Vai fazer um acoplamento deslizante no cardã? As homocinéticas do Omega são mais parrudas do que as da Kombi? Andei pesquisando opções de homocinéticas mais reforçadas e acho que as das Fiat Ducato são prá serviço pesado.

    Dê uma olhada nisso: http://produto.mercadolivre.com.br/M...15-tulipas-_JM

    Saudações cordiais,

    Octávio

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade