x
Convex Datacenter
Página 9 de 19 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131415161718 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 97 a 108 de 228
  • #97
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92



    Aproveitei o embalo e coloquei 4 jumelos Confort no ONÇA, sem lift. As buchas foram trocadas por PU.
    Fui para a pista e depois para terra experimentar. Realmente em terreno irregular é perceptível que a vibração diminui um bocado. Mas se cair num buraco o jumelo pouco ajuda. Como o JIPÃO Bandeirante é muito bruto este tipo de jumelo ajuda a amenizar as vibrações, principalmente na terra com aquelas incômodas "costelas de vaca". Acredito que valeu a pena.

    -jumelos-onca-1-.jpg -jumelos-onca-3-.jpg

    Jumelos convencionais do ONÇA


    -jumelos-confort-1-.jpg -jumelos-confort-2-.jpg -jumelos-confort-3-.jpg -jumelo-confort-1-.jpg -jumelo-confort-2-.jpg

    Jumelos confort sem lift (9 cm). Sempre é possível melhorar o Bandeirante.

    Também existe o mesmo jumelo confort com lift (13 cm ao invés de 9 cm). Mas aos 73 anos só é recomendável fazer trilhas leves, maneiras e para mim o lift é desnecessário.
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #98
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Reposicionei a caixa de ferramentas do meu ONÇA, pois outro dia fui carregar alguns sacos de cimento e a posição da caixa criou muita dificuldade. Agora está no lado direito , sobre a caixa do paralama traseiro. Ajuda bem e não atrapalha.

    -tool-chest-2-.jpg
    Esta caixa de ferramentas é muito útil, mas a posição revelou-se inadequada para cargas. A solução foi colocá-la lateralmente.

    -tool-chest-jan2020-2-.jpg

    Como diz nosso amigo Hercílio, sempre é possível melhorar o Bandeirante e deixá-lo do nosso jeito.
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #99
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Citação Postado originalmente por Maggion Ver Post
    Boa tarde Capitano.

    Pelo visto ficou excelente a relação.

    parabéns mais uma vez
    MAGGION, a meu ver este alongamento valeu a pena, pois as marchas curtas (1ª e 2ª) enfraqueceram muito pouco e a 4ª marcha ficou ótima. Na estrada você coloca a 4ª e vai a 80 Km/h sem aquele incômodo urro do motor diesel. Hoje a 80 Km/h o motor girava tranquilo a 2.500 rpm. É disso que eu precisava. Se precisar aumentar a velocidade numa ultrapassagem pode ir a 100 Km/h e o motor vai ficar em 2.800 rpm, já se preparando para berrar um pouco. Na minha opinião o JIPÃO Bandeirante tem um centro de gravidade bem alto, é um veículo pesado, antigo e tem uma estabilidade sofrível em curvas fechadas. Numa viagem, por exemplo, Amparo-Serra da Canastra (450 Km) a velocidade cruzeiro de 80 a 90 Km/h me satisfaz plenamente. Quem precisar usar um JIPÃO Band num serviço muito pesado e tem relação 11x35 ainda tem o recurso da reduzida. Se for no asfalto pode-se usar a tração 4x4 com reduzida e a roda livre solta.
    Esta relação 11x35 é muito boa.
    Quando os diferenciais foram desmontados verificamos que os rolamentos estavam todos ruins (2 rolamentos da coroa e 2 do pinhão). Precisei trocar 8 rolamentos e esta foi uma despesa a mais. O ex-dono do ONÇA ficou 20 anos com o JIPÃO e nunca usou a tração 4x4. Nem sabia como engatar 4x4. Também nunca deve ter trocado óleo do diferencial dianteiro. Quando o diferencial dianteiro foi aberto o óleo parecia maionese, pois estava contaminado com água e terra e os rolamentos estavam em situação péssima. O traseiro estava com óleo de bom aspecto, mas os rolamentos mostravam sinais de desgaste, embora muito menos que o dianteiro. Acho que o fato de não usar a tração por 20 anos e não girar o diferencial dianteiro (roda livre solta) fez com que os rolamentos estragassem mais. Se você usar demais uma peça vai gastá-la, mas se você não usar uma peça pode não gastá-la, mas irá estragá-la muito mais.
    Quando vier a Serra Negra venha conhecer meu ONÇA.
    Abs,
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #100
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Após a troca dos jumelos originais pelos jumelos confort fui medir o cáster novamente, apenas para conferir.
    Era + 3 graus e continua no mesmo valor.
    Para medir o cáster é necessário deixar o JIPÃO num piso totalmente plano.

    Quem quiser saber com detalhes como medir o cáster de um JIPE pode consultar aqui mesmo no fórum:
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...ml#post2504353
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #101
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Capitão tudo bem!

    Parabéns pelo Onça! Cada vez mais bacana e funcional! A caixa na lateral ficou bem melhor!

    Quando notei estes jumelos confort pela primeira vez, foi no Band 93 Imortal, fui pesquisar e gostei muito!

    Na época me passou pela cabeça a idéia de construir uma versão para o meu Jeep Cj3A!

    Calculo que o resultado não será tão bom quando é na Band, mas alguma melhoria deve proporcionar!

    Abraço Aristides Júnior

  • #102
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Capitão tudo bem!

    Parabéns pelo Onça! Cada vez mais bacana e funcional! A caixa na lateral ficou bem melhor!

    Quando notei estes jumelos confort pela primeira vez, foi no Band 93 Imortal, fui pesquisar e gostei muito!

    Na época me passou pela cabeça a idéia de construir uma versão para o meu Jeep Cj3A!

    Calculo que o resultado não será tão bom quando é na Band, mas alguma melhoria deve proporcionar!

    Abraço Aristides Júnior


    Aristides, a mudança da caixa de ferramentas foi muito acertada e útil. O alongamento dos diferenciais também.

    O JIPÃO Bandeirante curto como o ONÇA tem um molejo muito duro e nas estradas de terra com muita irregularidade, pedregulhos, e buracos é um sofrimento. Pula mais que burro bravo e cavalo de rodeio. Os jumelos confort amenizam muito bem as irregularidade (costelas de vaca) e pedregulhos, mas nos buracos têm pouco efeito. O meu ONÇA pesa 1750 Kg (aproximadamente), pois é capota de lona. Meu outro Bandeirante era capota de aço e vidros, portas, teto e laterais acrescentavam pelo menos 250 a 300 Kg a mais. Então, mais pesado, mais pulos, mais socos. Era um touro bravo de rodeio! No Willys CJ3A, que a meu ver deve ser mais leve, o problema pode ser menor, mas mesmo assim acredito que estes jumelos podem ser úteis.

    -jumelo-confort-2c-.jpg

    Para quem desejar fazer LIFT estes jumelos podem ser úteis também.

    Mas tem uma coisa que percebi e para quem faz trilhas radicais pode representar um problema. Pelo menos no meu ONÇA estes jumelos (são bem maiores que os originais) diminuíram um pouco os ângulos de ataque e de saída. No meu caso isto é irrelevante, mas para quem faz trilhas pesadas isto pode atrapalhar.

    -onca-confort-1b-.jpg -onca-confort-7-.jpg
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #103
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Hoje não choveu e voltei para ladeira íngreme fazer novo teste com meu ONÇA relação 11 x 35. Saí em 1ª esticada (sem esgoelar), 2ª esticada e depois 3ª marcha, pisando fundo no OM-314 turbo (.42.48) e vencendo a ladeira muito inclinada. Como se poderá perceber em comparação com o vídeo anterior (relação original 10 x 37) houve um discreto enfraquecimento das marchas curtas (1ª, 2ª e 3ª) e o JIPÃO na 3ª marcha logo pediu a 2ª marcha novamente. Conclusão: este alongamento de 15% mostrou uma discreta diminuição na força do JIPÃO, mas pouco perceptível. Em compensação no plano ou num aclive suave a 3ª marcha alcança fácil 60 Km/h e a 4ª marcha faz chegar rápido a 80 Km/h de modo suave e sem urros do motor (2.500 rpm). Muito bom. Era disso que eu precisava.

    Comparação do vídeos. No primeiro o ONÇA está com a relação original 10x37 e no segundo com a relação alongada 15% 11x35. Como se pode ver no primeiro vídeo a 3ª marcha conseguiu subir a ladeira íngreme por mais tempo enquanto no segundo vídeo o ONÇA logo pediu a 2ª marcha novamente.



    RELAÇÃO ORIGINAL 10x37






    RELAÇÃO 11x35
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #104
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Troquei a roda do estepe com um amigo toyoteiro, pois conseguiu ficar com as quatro rodas iguais no JIPÃO Band dele. Agora estou com cinco pneus iguais e semi-novos. Bom para mim e ótimo para o meu amigo.

    -logo-toyota-onca-1.jpg

    Meu ONÇA está quase bom, mas falta ainda melhorar a pintura, jatear e pintar as rodas e alguns outros pequenos detalhes.
    Como dizem os italianos: - Piano piano si va lontano! (Devagar se vai ao longe)

    -onca-confort-3-.jpg

    Não sei porque, mas sempre que chego numa esquina aqui em Amparo com meu ONÇA o pessoal me dá preferência.
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #105
    Usuário Avatar de Sérgio Bambirra
    Entrada
    19/10/2012
    Local
    Lavras/MG
    Idade
    59
    Posts
    304
    Agradecimentos: 6
    Muito interessante a dica da troca do pinhão do velocímetro! Também fiz a troca da relação e uso um velocímetro por gps para saber a velocidade, mas acho que será mais cômodo ter a indicação do painel mais próxima da velocidade real. Grato pela dica e parabéns pelo jipão!
    ESMERALDA: verde, bruta e preciosa
    Band longa 84

  • #106
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Citação Postado originalmente por Sérgio Bambirra Ver Post
    Muito interessante a dica da troca do pinhão do velocímetro! Também fiz a troca da relação e uso um velocímetro por gps para saber a velocidade, mas acho que será mais cômodo ter a indicação do painel mais próxima da velocidade real. Grato pela dica e parabéns pelo jipão!
    Sergio, bom dia! Ótimo domingo!

    Este pinhão de velocímetro com 11 dentes ajuda a aproximar mais da velocidade real, mas na verdade ainda está um pouquinho acima. Talvez o ideal fosse um pinhão com 12 dentes, mas penso que não existe. E nos nossos JIPÕES BAND o tamanho dos pneus também é muito importante para calcular a velocidade.

    Os radares de velocidade são obrigados a ter uma tolerância (dizem que seria de 7%), mas infelizmente os governos municipais, estaduais e federal nem sempre respeitam as leis, normas e regulamentos quando o assunto é MULTA. Em se tratando de poder público sigo os ensinamentos de meu pai e minha mãe: - Confio desconfiando! Então se o radar for para 80 Km/h eu passo a 75 Km/h no velocímetro do ONÇA, pois acho mais seguro proceder assim.

    Aqui em Amparo e Estado de São Paulo em geral houve um enorme proliferação de radares, pois as multas são uma importante fonte de receita para prefeituras, governos estaduais (DER) e federal (DENIT). Mas o tiro tem saído pela culatra, ao menos para as prefeituras do interior. Muitos eleitores ficam revoltados com as multas e não votam mais naqueles políticos. Nas cidades de pequeno e médio porte os motoristas logo percebem e memorizam os radares e não se deixam mais apanhar nestas armadilhas. Como o custo de instalação e manutenção destas engenhocas é caro muitos prefeitos preferiram desligar os radares. O DER também tem alguns radares desligados. Infelizmente nunca sabemos com certeza quais radares estão ou não ligados. Porém tenho passado com meu ONÇA por inúmeros radares e não fui multado.

    Bons passeios.
    Saudações,
    -navy-salute-1c.jpg
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #107
    Usuário Avatar de Maggion
    Entrada
    04/02/2010
    Local
    GUARULHOS/SP
    Idade
    42
    Posts
    492
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Sergio, bom dia! Ótimo domingo!

    Os radares de velocidade são obrigados a ter uma tolerância (dizem que seria de 7%), mas infelizmente os governos municipais, estaduais e federal nem sempre respeitam as leis, normas e regulamentos quando o assunto é MULTA. Em se tratando de poder público sigo os ensinamentos de meu pai e minha mãe: - Confio desconfiando! Então se o radar for para 80 Km/h eu passo a 75 Km/h no velocímetro do ONÇA, pois acho mais seguro proceder assim.
    Bom dia Capitano.

    Certa vez eu falei com um amigo da federal e segundo ele a tolerância dos radares NÃO É de 7%, mais SIM de 7KM SECO.

    Então um radar de 80KM/h, "aceita" que passe por ele ate 87KM/h. Se passar a 88kh/h já recebera a Multa

  • #108
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá pessoal, Bom dia!

    Este negócio de industria da multa é muito chato, mas tenho que concordar que ajudou muito a educar os motoristas. Na realidade o melhor a se fazer é sempre andar de acordo com a velocidade sinalizada, pode parecer chato, eu faço isso, a gente acostuma, o mais chato é tomar buzinadas, ofensas e insultos dos mais apressadinhos...

    Aqui em Campinas, administrados pela EMDEC, existem em funcionamento aproximadamente 125 radares de velocidade, que variam entre 40 e 70 km/h.

    Na velocidade medida eles subtraem 7km/h, ou seja para ser autuado numa via de 40 km/h o radar tem que medir 48 km/h, voce toma multa de 41 km/h; numa de 70 km/h medir 78 km/h voce é multado em 71 km/h....
    Este valor é fixo!

    Acho que a regrar geral é:- Para efeito de medição, existe uma margem de erro máxima estipulada em 7km/h para velocidades de até 100 km/h e de 7% para velocidades superiores.

    Eu já reparei que a maioria dos carros o velocímetro funciona marcando a mais! Por exemplo meu monza que é marcador digital ele marca 6km/h a menos. Uma curiosidade é que ele é o único, que eu conheço, que marca velocidade em marcha ré!

    Abraço a todos, Aristides Júnior.

    Ps.:- Passeando de Jeep acompanhado da esposa, vinha devagar e por conta disso, ouvimos algumas buzinadas. Eu disse para ela "Jeep é lento e as vezes não acompanha o transito mais rápido!" Neste momento fui ultrapassado por uma bicicleta, e mais adiante aconteceu denovo! Daí veio a resposta:- "Dá para notar!"

    É divertido para se contar, mas foi verdade!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Envemo Camper 4X4 94 4.1 "Onça"
      Por Caio no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 64
      Última resposta: 15/06/2018, 13:25
    2. CJ5 79 azul - "Jipão"
      Por folgado no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 1623
      Última resposta: 15/02/2012, 11:49
    3. Lumiar - Toca da Onça - GPS
      Por itamar.vieira no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 0
      Última resposta: 04/10/2007, 17:57
    4. amortecedor "o retorno!"
      Por Ismar Leal Machado no fórum Suzuki
      Respostas: 24
      Última resposta: 15/08/2007, 15:16
    5. ::2a Trilha da Dona Onça :: 02/07/05 ::: Agora VAIII !!!
      Por Eduardo Merege no fórum Trilhas
      Respostas: 50
      Última resposta: 08/07/2005, 14:36

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade