x
Convex Datacenter
Página 6 de 19 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213141516 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 228
  • #61
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92



    Fabrício, esta ideia de trocar os roletes por rolamentos cônicos parece ser muito boa. Quem fez gostou.

    Uma coisa pouco falada é quando se faz alongamento dos diferenciais com relação 12x35 + pneus grandes (Mud 33" por exemplo). Mesmo com motor turbinado o JIPÃO alongado pode perder força e "broxar" numa situação que exige mais força (trabalho muito pesado, subida muito íngreme e trilhas difíceis). Mas usando-se a reduzida (1:1,992) quase tudo se resolve. Quase? Por que quase?
    Para se usar a reduzida nos Jipes Band é obrigatório estar com a tração 4x4 acionada. E aí cabe a pergunta. Como proceder se o Jipão muito alongado estiver rebocando algo pesado, numa longa subida asfaltada e for necessário usar a reduzida? Devido a ausência de diferencial central é desaconselhável usar a tração 4x4 em pisos de boa aderência (asfalto, concreto). A meu ver a única solução é usar a tração 4x4 + reduzida, mesmo no asfalto. Afinal uma situação como esta deverá ser rara.
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #62
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Olá Capitão!

    É muito bom ter uma subida para conhecer a capacidade do Jipão!

    Tenho um trecho longo aqui perto de casa, Que é o limite do meu Jeep, se ele não conseguir subir em 3a. (meu jeep são 3 marchas) tem alguma coisa que não está bem.

    Abraço Aristides Júnior
    Aristides, estou acreditando que este alongamento de diferenciais que pretendo fazer vai "enfraquecer" pouco o meu ONÇA. Mas depois de pronto vou fazer um novo vídeo para ver como realmente ficou.
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #63
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Idade
    46
    Posts
    223
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Fabrício, esta ideia de trocar os roletes por rolamentos cônicos parece ser muito boa. Quem fez gostou.

    Uma coisa pouco falada é quando se faz alongamento dos diferenciais com relação 12x35 + pneus grandes (Mud 33" por exemplo). Mesmo com motor turbinado o JIPÃO alongado pode perder força e "broxar" numa situação que exige mais força (trabalho muito pesado, subida muito íngreme e trilhas difíceis). Mas usando-se a reduzida (1:1,992) quase tudo se resolve. Quase? Por que quase?
    Para se usar a reduzida nos Jipes Band é obrigatório estar com a tração 4x4 acionada. E aí cabe a pergunta. Como proceder se o Jipão muito alongado estiver rebocando algo pesado, numa longa subida asfaltada e for necessário usar a reduzida? Devido a ausência de diferencial central é desaconselhável usar a tração 4x4 em pisos de boa aderência (asfalto, concreto). A meu ver a única solução é usar a tração 4x4 + reduzida, mesmo no asfalto. Afinal uma situação como esta deverá ser rara.
    Capt. Gottlieb.

    Muito interessante a sua explanação sobre relações de câmbio e diferenciais usados no Toyota Bandeirante e sobre uso da reduzida e tração 4x4. Por puro desconhecimento de dados técnicos do Toy Band., achava que o câmbio era o mesmo do D-608, por questão de economia para a montadora, uma "adaptação" original do tipo Plug and Play para o Jeepão, seria uma relação reduzida demais!

    Após o alongamento da relação por meio da troca de coroa e pinhão 35x11, no caso de necessidade extrema de força pode-se engatar a tração 4x4 e reduzida, mas sem acionar o mecanismo da roda livre, desde que ela exista e não se trate de "queixo-duro", onde não existe a opção de desligamento e o diferencial dianteiro fica girando o tempo todo, pois é movido pelo "arrasto" das rodas dianteiras, sem o acionamento na caixa de tração.

    Neste caso em particular com a tração e redução engatadas o diferencial dianteiro vai mover-se junto com o traseiro, mas, a roda livre vai estar na posição "livre" não impulsionando o eixo dianteiro, deste modo poderá ser acionado independentemente do tipo de terreno, mesmo na pista!, desde que não exceda a velocidade aconselhada para o uso da caixa de tração, que salvo engano é de 60KM/h (Jeep Willys).

    Uso este artifício há algum tempo para guardar o reboque do meu irmão na minha garagem, tem uma rampa bem íngreme de uns 14M de comprimento por uns 3m de altura, com veículos de passeio não dá pra subir (com o reboque), já com o Jeep eu coloco na primeira marcha reduzida e subo só encostando o pé no acelerador, bem devagarinho.

    Já reboquei até carro, por um bom trajeto na Cidade e guardei na minha garagem, subiu tranquilo, sem esforço!

    Portanto, tendo a caixa de tração com reduzida e um bom conjunto de "roda livre" no eixo dianteiro é o que basta para poder alongar o conjunto da relação sem medo!, precisou de força em baixa velocidade, basta engatar a tração e reduzida sem mexer no eixo dianteiro, transpor o obstáculo, depois é só desengatar a tração/reduzida e continuar o trajeto!

    [ ]'s.

  • #64
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Citação Postado originalmente por fabriciosimonini Ver Post
    Capt. Gottlieb.

    Muito interessante a sua explanação sobre relações de câmbio e diferenciais usados no Toyota Bandeirante e sobre uso da reduzida e tração 4x4. Por puro desconhecimento de dados técnicos do Toy Band., achava que o câmbio era o mesmo do D-608, por questão de economia para a montadora, uma "adaptação" original do tipo Plug and Play para o Jeepão, seria uma relação reduzida demais!

    Após o alongamento da relação por meio da troca de coroa e pinhão 35x11, no caso de necessidade extrema de força pode-se engatar a tração 4x4 e reduzida, mas sem acionar o mecanismo da roda livre, desde que ela exista e não se trate de "queixo-duro", onde não existe a opção de desligamento e o diferencial dianteiro fica girando o tempo todo, pois é movido pelo "arrasto" das rodas dianteiras, sem o acionamento na caixa de tração.

    Neste caso em particular com a tração e redução engatadas o diferencial dianteiro vai mover-se junto com o traseiro, mas, a roda livre vai estar na posição "livre" não impulsionando o eixo dianteiro, deste modo poderá ser acionado independentemente do tipo de terreno, mesmo na pista!, desde que não exceda a velocidade aconselhada para o uso da caixa de tração, que salvo engano é de 60KM/h (Jeep Willys).

    Uso este artifício há algum tempo para guardar o reboque do meu irmão na minha garagem, tem uma rampa bem íngreme de uns 14M de comprimento por uns 3m de altura, com veículos de passeio não dá pra subir (com o reboque), já com o Jeep eu coloco na primeira marcha reduzida e subo só encostando o pé no acelerador, bem devagarinho.

    Já reboquei até carro, por um bom trajeto na Cidade e guardei na minha garagem, subiu tranquilo, sem esforço!

    Portanto, tendo a caixa de tração com reduzida e um bom conjunto de "roda livre" no eixo dianteiro é o que basta para poder alongar o conjunto da relação sem medo!, precisou de força em baixa velocidade, basta engatar a tração e reduzida sem mexer no eixo dianteiro, trans e por o obstáculo, depois é só desengatar a tração/reduzida e continuar o trajeto!

    [ ]'s.
    Fabrício, boa tarde! A tua solução de deixar a roda livre no 4x2 e engatar a tração 4x4 + Reduzida é muito boa, pois assim é possível usar a reduzida com qualquer marcha e sem se preocupar com a pequena, mas importante, assimetria de rotação dos diferenciais, em piso de boa aderência. E assim o diferencial dianteiro vai girar, mas sem girar as rodas. Todos os Jipeiros que conheço tem seus Jipes (de várias marcas) com roda livre. Aqui em Amparo conheço apenas um velho fazendeiro que tem uma pickup Bandeirante, bem maltratada, ano 1990, sem roda livre. O velho é muito pão-duro, avarento mesmo.

    -onca-avm-1-.jpg -onca-avm-2-.jpg -rl-avm-421hp-1-.jpg -roda-livre-avm-421hpa.jpg

    Meu ONÇA com Roda Livre AVM (manual) 421HP
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #65
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Idade
    46
    Posts
    223
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Fabrício, boa tarde! A tua solução de deixar a roda livre no 4x2 e engatar a tração 4x4 + Reduzida é muito boa, pois assim é possível usar a reduzida com qualquer marcha e sem se preocupar com a pequena, mas importante, assimetria de rotação dos diferenciais, em piso de boa aderência. E assim o diferencial dianteiro vai girar, mas sem girar as rodas. Todos os Jipeiros que conheço tem seus Jipes (de várias marcas) com roda livre. Aqui em Amparo conheço apenas um velho fazendeiro que tem uma pickup Bandeirante, bem maltratada, ano 1990, sem roda livre. O velho é muito pão-duro, avarento mesmo.

    -onca-avm-1-.jpg -onca-avm-2-.jpg -rl-avm-421hp-1-.jpg -roda-livre-avm-421hpa.jpg

    Meu ONÇA com Roda Livre AVM (manual) 421HP
    Capt. Gottlieb.

    Essa roda livre AVM "vermelha" é excelente levando-se em consideração que o Onça possui um motor diesel com bastante torque, o que força um pouco mais o conjunto de eixos, também uso a roda Livre da AVM "Preta" para uso normal, nunca me deu problema, até porque meu motor é um ap. 2.0 a gasolina, sem turbo, então o conjunto é bem equilibrado, até com menos torque que o motor original 6CC BF161 que saia de fábrica em 61.

    O uso do eixo dianteiro com "queixo duro", onde o diferencial dianteiro fica girando o tempo todo pelo arrasto das rodas dianteiras, era mais comum nos Jeeps Willys mais antigos, digo era, porque antigamente o Jeep servia para o trabalho nas propriedades rurais de dificil acesso, com estradas não pavimentadas, hoje em dia dificilmente cumpre este propósito, são usados mais para o "esporte" do que para o trabalho, por este fato a maioria dos Jipeiros hoje em dia faz uso do sistema de roda livre, até por uma questão de praticidade, na posição 4x2 dá para fazer todo o deslocamento até a trilha, o que deixa o Jeep mais ágil, depois engata o 4x4 para a diversão, depois retorna para 4x2 no caminho de volta.

    O principal problema de andar com queixo duro e que pelo fato do sistema andar sempre engrenado causa o desgaste prematuro de pinhão, coroa, rolamentos, retentores etc... economiza-se em não comprar o cojunto de roda livre e acaba gastando um absurdo na manutenção do resto.... prejuizo na certa!

    [ ]'s.

  • #66
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Fabrício, concordo 100% com você.
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #67
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Capítão e Fabrício!

    Agora são dois!

    No meu jeep Willys 1951, não tenho roda livre! Está com o sistema original:-

    -> No que eu tenho usado sempre atendeu bem;

    -> Roda livre manual é bem maior, fica esteticamente fora do contexto, nítido que aquilo não pertence ao Jeep, sem falar que eu acho pouco pratico ter que apear para acioná-la.

    -> Roda livre automática, seria minha preferida, mas na época havia um boato de que quando exigida ela quebrava ou não engrenava, e que também não ajudaria no controle da velocidade em declives. Pode ser mito mas isto sempre me incomodou.

    -> Quanto ao desgaste, é bem menor que no traseiro pois não trabalha com carga. O conjunto de engrenagens eixos e rolamentos são muito robustos, não acontece desgaste prematuro e a manutenção é mínima, apenas trocar oleo e engraxar rolamentos, que de qualquer maneira tem que ser feito, não é?. Provavelmente não alcançarei o fim dele.

    -> Meu jeep anda bem e faz curvas normal,

    -> Hoje eu não tenho vontade de mexer pois estou entrando na fase de apreciar mais a originalidade.

    Abraço, Aristides Júnior

    Ps. Em momento algum considerei o investimento em $, podemos considerar que no meu caso a avareza não conta.

  • #68
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Olá Capítão e Fabrício!

    Agora são dois!

    No meu jeep Willys 1951, não tenho roda livre! Está com o sistema original:-

    -> No que eu tenho usado sempre atendeu bem;

    -> Roda livre manual é bem maior, fica esteticamente fora do contexto, nítido que aquilo não pertence ao Jeep, sem falar que eu acho pouco pratico ter que apear para acioná-la.

    -> Roda livre automática, seria minha preferida, mas na época havia um boato de que quando exigida ela quebrava ou não engrenava, e que também não ajudaria no controle da velocidade em declives. Pode ser mito mas isto sempre me incomodou.

    -> Quanto ao desgaste, é bem menor que no traseiro pois não trabalha com carga. O conjunto de engrenagens eixos e rolamentos são muito robustos, não acontece desgaste prematuro e a manutenção é mínima, apenas trocar oleo e engraxar rolamentos, que de qualquer maneira tem que ser feito, não é?. Provavelmente não alcançarei o fim dele.

    -> Meu jeep anda bem e faz curvas normal,

    -> Hoje eu não tenho vontade de mexer pois estou entrando na fase de apreciar mais a originalidade.

    Abraço, Aristides Júnior

    Ps. Em momento algum considerei o investimento em $, podemos considerar que no meu caso a avareza não conta.
    Aristides, boa tarde!
    Longe de mim compará-lo ao velhote avarento dono do Bandeirante pickup. Ele só não colocou a Roda Livre porque achou caro! Gastaria no máximo R$ 500, 00 com peças e mecânico! É homem de posses, mas muito apegado ao vil metal!
    Entendo que você mantem seu Jeep bem autêntico e não lhe cabe nenhuma censura, pelo contrário. Parabéns por conservar tão bem o seu Jeep.

    No ONÇA e sua irmandade Toyota/Mercedes-Benz o uso da Roda Livre é a meu ver bastante desejável, pois a transmissão em 4x2 é ruidosa, um tanto curta e pesada. Rodar girando o diferencial dianteiro, mesmo em 4x2 (Roda Livre na posição 4x4) deixa o JIPÃO com um arrasto perceptível e a meu ver desnecessário.

    Eu tenho uma maneira diferente de conservar carros antigos, pois dou importância secundária ao original. Gosto de adaptar coisas modernas, funcionais, de boa qualidade e que não precisam ser necessariamente da marca Toyota. Todavia não podem descaracterizar o veículo. Também não aceito gambiarras, só adaptações bem feitas, sempre objetivando a melhoria do veículo, o seu desempenho e a sua segurança. O ONÇA tem direção hidráulica da S-10 (General Motors), bomba da direção hidráulica (FIAT), freios a disco Varga (Toyota), Turbina Garrett, etc. Nosso colega Hercílio, também de Campinas, tem um JIPÃO Toyota maravilhoso e ele gosta de usar melhoramentos da marca Toyota. Ele gosta de dizer que Bandeirante não tem adaptação e sim atualização. Cada Jipeiro tem uma maneira própria de ver as coisas. Não é uma questão de certo ou errado. É uma questão de gosto...e gosto não se discute.
    Faço votos que possamos nos encontrar com nossos JIPES e cada um poderá ver de perto estes 4x4 antigos e maravilhosos.
    Abs,
    Capt. Gottlieb

    -jeep-aristides-jr-campinas-11.jpg
    Aristides, você poderia postar uma foto de perfil do seu Jeep. Achei a capota muito interessante. É uma capota tipo solar?
    Seu Jeep é muito bonito e muito semelhante aos fabricados durante a Segunda Guerra Mundial. É a origem de todos os outros Jipes, inclusive o Bandeirante/Land Cruiser. Mais adiante penso em colocar uma capota solar no ONÇA.
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #69
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Boa tarde Capitão. Tava dando uma olhada no tópico e realmente, o Onça tá virando uma "fera de aço ". O nome está fazendo jus ao Jipão. . Parabéns pelo trabalho, empenho e disposição. Sigo acompanhando o tópico. Abs.

  • #70
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Capitão!

    Este Onça está cada vez melhor! Qualquer hora vamos nos encontrar para ver as máquinas de perto!

    Sobre atualizações, isso nós temos em comum! Se a intenção é funcionar melhor, também gosto de modernizar!

    Para manter um pouco mais original, Procuro sempre me lembrar:- não é a toa que tem 68 anos e continua funcionando.

    Vi passar muitas adaptações de época, hoje ultrapassadas.

    Por isso que atualmente me contenho e tento mantê-lo um pouco mais original. Mas é dificil...!

    Então Capitão está pensando numa capota menor para o Onça?

    Sobre a foto de perfil procurei e não encontrei uma boa!

    Minha capota é simples! Feita inteira em lona com visor traseiro.
    É fixa no vinco do quadro do vidro, se apoia no santo antonio e vai nas laterais e traseiras onde é presa com correias.

    Fácil e rápido de remover e instalar, Não tem nenhuma armação então pode ser dobrada e guardada, por exemplo embaixo do banco!

    O legal é que muda a aparência do Jeep, alguma coisa de calhambeque para brinquedo.

    Quando estamos em época de chuva e frio penso num sistema de portas;
    Agora no calor estou pensando em algo menor tipo um toldo.

    Vou tirar uma melhor depois posto aqui,

    Abraço Aristides Júnior

    -jeep_encontro_30-09-18_a.jpg

  • #71
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Idade
    46
    Posts
    223
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Olá Capítão e Fabrício!

    Agora são dois!

    No meu jeep Willys 1951, não tenho roda livre! Está com o sistema original:-

    -> No que eu tenho usado sempre atendeu bem;

    -> Roda livre manual é bem maior, fica esteticamente fora do contexto, nítido que aquilo não pertence ao Jeep, sem falar que eu acho pouco pratico ter que apear para acioná-la.

    -> Roda livre automática, seria minha preferida, mas na época havia um boato de que quando exigida ela quebrava ou não engrenava, e que também não ajudaria no controle da velocidade em declives. Pode ser mito mas isto sempre me incomodou.

    -> Quanto ao desgaste, é bem menor que no traseiro pois não trabalha com carga. O conjunto de engrenagens eixos e rolamentos são muito robustos, não acontece desgaste prematuro e a manutenção é mínima, apenas trocar oleo e engraxar rolamentos, que de qualquer maneira tem que ser feito, não é?. Provavelmente não alcançarei o fim dele.

    -> Meu jeep anda bem e faz curvas normal,

    -> Hoje eu não tenho vontade de mexer pois estou entrando na fase de apreciar mais a originalidade.

    Abraço, Aristides Júnior

    Ps. Em momento algum considerei o investimento em $, podemos considerar que no meu caso a avareza não conta.
    Aristides Júnior.

    O uso do "queixo duro" ou instalação de roda livre, é uma questão de preferência, O Sr. prefere deixar o sistema engrenado o tempo todo, movimentando corôa, pinhão, rolamentos, semi eixo, diferencial etc... com o benefício de não ter que descer do Jeep no meio do barro para acionar ou desligar a tração, é uma questão de gosto pessoal e eu entendo e respeito isso!.

    Em relação aos desgaste dos componentes, fazendo uso civilizado do Jeep, basta uma manutenção básica para mantê-los em ordem, agora se for fazer um uso mais "agressivo" em trilhas "pesadas", a manutenção e troca de rolamentos vai ser constante, pois, o diferencial dianteiro é o mais exigido, além de carregar o peso do motor é o primeiro a ser literalmente mergulhado na lama, e se a graxa consegue sair dos munhões, a lama também consegue entrar, vale a pena dar uma olhadinha no link abaixo:

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...estro-156.html (Willys - Maestro)


    Quanto ao sistema de roda livre "automática", na prática não funciona pelo fato de em algumas situações não "engrenar" a tração, a roda livre manual é o sistema mais confiável.

    O jeep com o 4x4 acionado faz curvas normalmente, pois o diferencial compensa a diferença da distância que cada roda percorre, a roda externa à curva, percorre uma distância maior que a interna, o que os diferenciais não compensam, é a diferença de rotação entre as rodas dianteiras e as traseiras.

    Com a tração engrenada, havendo uma diferença por desgaste ou calibragem de pneus, o diametro das rodas será diferente e como os diferenciais giram há uma mesma rotação, o diferencial dianteiro vai "arrastar o traseiro" ou o traseiro vai "empurrar" o dianteiro, logicamente em se tratando de piso com grande aderência, ou seja, no asfalto. No barro o prório terreno se encarrega de fazer o pneu "patinar" e compensar esta diferença.

    Agora imagine uma Pick up Bandeirante com queixo duro, que é usada diariamente nas estradas de terra e no barro, e para "ajudar" na tração, o seu dono comprou dois pneus "lameiros" e colocou na traseira, sem substituir os dianteiros com anos de uso, ao acionar a tração frequentemente e sempre com carga na caçamba, o eixo traseiro vai sempre "querer" empurrar o dianteiro. Ai vem o proprietário e diz: "Uso a Pick up há anos e nunca me deu problema, nunca mexi no eixo dianteiro". Em copensação quando "abrir" o eixo dianteiro não vai aproveitar um só rolamento, podendo haver até quebra nos dentes da coroa e pinhão, tendo que substituir o conjunto. Com certeza o reparo não vai ficar barato!

    O desgaste de peças e necessidade de reparos, vai depender muito do uso a que o veículo é destinado, em algumas situações podem se passar anos sem necessidade de trocar peças, em outros casos elas não vão durar quase nada!

    [ ]'s.

  • #72
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Valeu Fabricio!

    Olá Capitão!

    O Onça tá cada vez mais fera!

    São várias itens que eu gosto muito no Toyota, no caso do Onça:-
    Motor diesel com bastante torque;
    Freio a disco;
    Direção Hidráulica;
    Amplo espaço interno!

    Todas as vezes que encontramos um Jeep Toyota minha esposa me diz alguma coisa que sempre começa com:- "Se o seu jeep fosse como esse..." e geralmente termina com:- " eu poderia usar..." ou "a gente poderia viajar com ele" ou ainda "poderíamos usar no dia a dia" e por ai vai... rssssss

    Sobre a capota:-

    Até na Net é dificil encontrar um Jeep Toyota com capota que não seja estilo quadrado!

    Acho que o onça está bacana com está!
    Apenas por curiosidade veja o que encontrei a venda no ML, versão conversível!

    https://produto.mercadolivre.com.br/...6-da121eec38a0

    Abraço Aristides Júnior

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Envemo Camper 4X4 94 4.1 "Onça"
      Por Caio no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 64
      Última resposta: 15/06/2018, 13:25
    2. CJ5 79 azul - "Jipão"
      Por folgado no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 1623
      Última resposta: 15/02/2012, 11:49
    3. Lumiar - Toca da Onça - GPS
      Por itamar.vieira no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 0
      Última resposta: 04/10/2007, 17:57
    4. amortecedor "o retorno!"
      Por Ismar Leal Machado no fórum Suzuki
      Respostas: 24
      Última resposta: 15/08/2007, 15:16
    5. ::2a Trilha da Dona Onça :: 02/07/05 ::: Agora VAIII !!!
      Por Eduardo Merege no fórum Trilhas
      Respostas: 50
      Última resposta: 08/07/2005, 14:36

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade