x
Convex Datacenter
Página 2 de 19 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 228
  • #13
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92



    Hoje fiz mais uma visita ao meu JIPÃO na oficina do Salomão, em AMPARO.
    O tanque de combustível (plástico) já está instalado. O tanque velho era de metal e estava em estado sofrível, por fora. Por dentro pude perceber que havia ferrugem!
    Os rolamentos das rodas estão bons, mas os rolamentos dos munhões estavam se "desfazendo". Os novos chegaram hoje.
    O radiador foi retirado e entregue no DAVI Radiadores. Felizmente só foi preciso trocar a colmeia que vazava. Agora falta montar o eixo dianteiro, medir o caster e corrigir (se necessário), instalar os freios a disco e colocar as Rodas Livres (AVM 421HP) novas. Depois disto vamos trocar o volante de direção e revisar a instalação da direção hidráulica. Devagar o JIPÃO vai melhorando...

    -overhauling-march-19-8-.jpg
    Consegui dois emblemas para esta grade. Um será da Toyota e outra é a estrela da Mercedes. Na minha opinião a associação da mecânica Toyota com o motor Mercedes-Benz faz o JIPÃO Bandeirante ser sensacional. Êta JIPÃO forte! Sem dúvida é a versão civil de um caminhão militar 1 Ton.

    -overhauling-march-19-9-.jpg
    Tanque de diesel (novo e de plástico)

    -overhauling-march-19-10-.jpg
    Rolamentos, sempre uma peça importante.
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #14
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    A rachadura do paralama direito era o único reparo necessário na funilaria. Neste ponto a manutenção do JIPÃO capota de lona leva nítida vantagem. Foi feito uma solda MIG e o restante ficará por minha conta quando o JIPÃO voltar para casa. Trabalho que eu mesmo vou fazer com lixa, lixadeira, massa, fundo e tinta. Eu nunca iria me meter a pintar um carro, mas veículo off-road é diferente e dá para fazer alguns retoques. Não fica uma brastemp...mas fica uma consul. Ahahahahahah!

    -overhauling-march-19-11-.jpg

    O pára-choque da frente está em mau estado. O mecânico vai endireitar na prensa e tentar preservá-lo. Tomara que dê certo.

    -arrival-onca2-6-.jpg
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #15
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    Olá Capt Gottlieb!

    Grandes progressos! Tô gostando de ver!

    Se o para choques for original não vai perdê-lo!

    Já recuperei para-choques de Jeep que havia levado dezenas de batidas e passado por concertos desastrosos, e o resultado foi perfeito. O para-choque Willys é rebitado e até isso dei jeito! E o melhor, tudo feito em casa!

    Nem precisa prensa, uma sessão de marteladas resolve qualquer problema. Ele voltara a ficar perfeito de novo.

    Abraço Aristides Júnior

  • #16
    Usuário Avatar de Maggion
    Entrada
    04/02/2010
    Local
    GUARULHOS/SP
    Idade
    42
    Posts
    492
    Agradecimentos: 12
    Concordo com o Aristides Jr.

    O para choque provavelmente tem salvação.

    Mas Caso ache que não ficou bom pode mandar fazer um de "Viga U" de 3" ou 4" que vai ficar ótimo.

    sobre os Emblemas, se me permitir uma sugestão..

    coloque o TOYOTA porem como logo do Mercedes no lugar do "O" central

    Como alguns costumam brincar "Entendedores Etenderão"
    4X4 Brasil

  • #17
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Capitão ,este tanque novo é idêntico ao que tenho na minha e existe um porem:capacidade é de 50 lts mas pescador não atingi onde tem o fundo que fica abaixo da linha do chassis .E aquele fundo são 10 lts já medidos no meu ,isto quer dizer que terá 40 lts para consumo.O da CLA, sucção e retorno assim como a bóia ficam encima do tanque ,não sei se me expliquei.O Sr. não terá 50lts contando com a reserva !
    No meu tanque furei encima e coloquei um tubo alcançando até a parte mais baixa do tanque visto que autonomia da toy com 50 lts já é pequena.
    Pequeno alerta para não contar com 50 lts visto que marcadores de combustíveis nunca marcam cert.
    Belo jipão , aproveite a fera.
    Abs
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #18
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Aristides, credito que o pára-choque tem chance. Vamos ver o que o Salomão conseguirá fazer, pois ele é muito habilidoso.
    Maggion, os emblemas já chegaram e desta vez a estrela da Mercedes-Benz é menor que o emblema elíptico da Toyota. Acredito que ficará melhor do que no meu antigo JIPÃO, que estava ao contrário (a estrela era do caminhão 1113 e ficou muito grande).
    Sérgio, agradeço o seu alerta sobre o tanque e também a sua solução para resolvê-lo. Vou providenciar.
    Miei amici, tante grazie a tutti!
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #19
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Mais reparos que foram executados no ONÇA:

    1- Colocação de Rodas Livres AVM (manual) 421HP - novas
    2- Instalação de freios a disco (VARGA) na dianteira
    3- Troca dos 4 rolamentos cônicos dos munhões (bombordo e boreste)
    4- Troca da colméia do radiador (vazava meio litro d'água por dia)
    5- Retirado o volante do VW Gol e colocado o volante original
    -overhauling-april-2-.jpg
    Radiador praticamente novo - colméia OK-taubate-fev-2019-4-.jpg-overhauling-april-6-.jpg
    Volante VW Gol substituído pelo volante de direção original

    -overhauling-april-3-.jpg -overhauling-april-4-.jpg
    Rodas Livres AVM 421HP novas; rolamentos cônicos dos munhões trocados (bombordo e boreste);
    Freios a disco (VARGA) dianteira
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #20
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    Capitão! Está ficando ótimo!

    A substituição do "timão" ou "roda de leme" fez muita diferença, parece que renovou o interior todo!

    Abraços Aristides Júnior

  • #21
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Capitão! Está ficando ótimo!

    A substituição do "timão" ou "roda de leme" fez muita diferença, parece que renovou o interior todo!

    Abraços Aristides Júnior
    Sim, Aristides, é esquisito pegar no timão para guinar a bombordo ou boreste e sentir que mais parece uma roda de bicicleta! Ahahahahahha! Era descabido um JIPÃO Toyota usar o volante de direção do VW Gol, bastante gasto, feioso e com emblema VW. Não combina. Aqui em Amparo o povo gosta de dizer: - Não orna! Eu sou um admirador do FUSKA, mas não dá para misturar VW com Toyota. O antigo dono adaptou a direção hidráulica da S-10 no ONÇA e aproveitou a ocasião para mudar o volante por motivos "estéticos", segundo ele. Para mim parece até uma heresia automobilística, mas gosto é gosto e não se discute. Ahahahahahah!

    Na grade vou colocar dois emblemas, um elíptico, tradicional da Toyota e outro menor, que é a estrela da Mercedes-Benz. No meu antigo JIPÃO fiz ao contrário e a estrela de três pontas ficou muito maior que o emblema nipônico. Ficou bem estranho! Uma bobeada minha! Usei a estrela do caminhão 1113!!!!!

    -jipao-frente.jpg
    Meu antigo JIPÃO com emblemas de tamanho díspares e estranhos.

    Esta parceria da montadora tedesca com a nipônica deu muito certo e fez o JIPÃO Toyota usar o motor Mercedes-Benz diesel (o meu é o OM-314, o mesmo do caminhão Mercedinho 608D), tornando-se um Jipe muito rústico, robusto e com um torque incrível. O motor OM-314 tem 3785 cc, potência 85 cv (2.800 rpm) e torque 26 mKgf (1.800 rpm). Francamente, é um exagero de motor para um Jipe. A modesta potência e o elevado torque em baixa rotação mostram claramente que a velocidade ficou em segundo plano e a força em primeiro lugar. Por isso o JIPÃO é lento e nas subidas cai rápido de giro (igual aos caminhões diesel antigos). No meu outro JIPÃO coloquei uma turbina calibrada para apenas 0,7 Kgf/cm² e isto o deixou muito mais ágil e mais seguro para fazer ultrapassagens, porém a velocidade final não se alterou (embora fosse atingida com muito maior rapidez) e nem o consumo. Mas turbinar envolve mais despesas e estou pensando e repensando.
    Abraços
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #22
    Usuário Avatar de Maggion
    Entrada
    04/02/2010
    Local
    GUARULHOS/SP
    Idade
    42
    Posts
    492
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post


    Sim, Aristides, é esquisito pegar no timão para guinar a bombordo ou boreste e sentir que mais parece uma roda de bicicleta! Ahahahahahha! Era descabido um JIPÃO Toyota usar o volante de direção do VW Gol, bastante gasto, feioso e com emblema VW. Não combina. Aqui em Amparo o povo gosta de dizer: - Não orna! Eu sou um admirador do FUSKA, mas não dá para misturar VW com Toyota. O antigo dono adaptou a direção hidráulica da S-10 no ONÇA e aproveitou a ocasião para mudar o volante por motivos "estéticos", segundo ele. Para mim parece até uma heresia automobilística, mas gosto é gosto e não se discute. Ahahahahahah!

    Na grade vou colocar dois emblemas, um elíptico, tradicional da Toyota e outro menor, que é a estrela da Mercedes-Benz. No meu antigo JIPÃO fiz ao contrário e a estrela de três pontas ficou muito maior que o emblema nipônico. Ficou bem estranho! Uma bobeada minha! Usei a estrela do caminhão 1113!!!!!

    -jipao-frente.jpg
    Meu antigo JIPÃO com emblemas de tamanho díspares e estranhos.

    Esta parceria da montadora tedesca com a nipônica deu muito certo e fez o JIPÃO Toyota usar o motor Mercedes-Benz diesel (o meu é o OM-314, o mesmo do caminhão Mercedinho 608D), tornando-se um Jipe muito rústico, robusto e com um torque incrível. O motor OM-314 tem 3785 cc, potência 85 cv (2.800 rpm) e torque 26 mKgf (1.800 rpm). Francamente, é um exagero de motor para um Jipe. A modesta potência e o elevado torque em baixa rotação mostram claramente que a velocidade ficou em segundo plano e a força em primeiro lugar. Por isso o JIPÃO é lento e nas subidas cai rápido de giro (igual aos caminhões diesel antigos). No meu outro JIPÃO coloquei uma turbina calibrada para apenas 0,7 Kgf/cm² e isto o deixou muito mais ágil e mais seguro para fazer ultrapassagens, porém a velocidade final não se alterou (embora fosse atingida com muito maior rapidez) e nem o consumo. Mas turbinar envolve mais despesas e estou pensando e repensando.
    Abraços

    Com toda certeza o timão da VW Não Orna no jipão.

    Agora que consegui entender como ficarão os símbolos, até agora eu estava imaginando que era o escrito "TOYOTA" e por isso havia comentado de por o símbolo da Mercedes ao centro,

    Na minha Humilde opinião turbinar o Onça agora não seria necessário pois para rodar na sua região ele tem motor de sobra visto que essas serras são pesadas (Tuiuti/Amparo, Morungaba, Serra Negra). Só compensaria caso o Sr. fosse fazer uma viagem longa em breve. Senão é um custo que pode ficar para depois, e investir esta verba em outras melhorias.

  • #23
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Com toda certeza o timão da VW Não Orna no jipão.

    Agora que consegui entender como ficarão os símbolos, até agora eu estava imaginando que era o escrito "TOYOTA" e por isso havia comentado de por o símbolo da Mercedes ao centro,

    Na minha Humilde opinião turbinar o Onça agora não seria necessário pois para rodar na sua região ele tem motor de sobra visto que essas serras são pesadas (Tuiuti/Amparo, Morungaba, Serra Negra). Só compensaria caso o Sr. fosse fazer uma viagem longa em breve. Senão é um custo que pode ficar para depois, e investir esta verba em outras melhorias.

    Maggion, turbinar ou não turbinar! That is the question! (esta é a questão!)
    Obrigatório não é, mas o JIPÃO ficaria muito melhor para pilotar, o motor ganha potência (agilidade, maior aceleração), cai menos de giro nas subidas e as ultrapassagens ficam mais fáceis e seguras. A meu ver JIPÃO TOYOTA fica melhor com:
    1- servo-freio
    2- freio a disco na dianteira
    3 - direção hidráulica (se bem adaptada fica igual ou melhor que a original e custa 4 a 5 vezes menos)
    4- turbina (sem exageros). No meu caso optaria por uma Garrett reman .42.48 (pressão abaixo de 1 Kgf/cm²)

    Recordando um pouco. O torque mostra quanto de força um motor pode produzir e a potência mostra quão rápido o motor pode girar. Percebe-se facilmente que para motores de caminhões, ônibus e tratores o torque (preocupação com a força) é o mais importante, enquanto para automóveis o mais importante é a potência (preocupação com a velocidade e aceleração). Segundo os experts a turbina pode aumentar a potência e torque em 25 a 30%. Não confirmo este valor, mas ao turbinar meu antigo JIPÃO (motor OM-314) percebi que se tornou outro veículo. O ganho em aceleração foi notável, a velocidade final não mudou nem o consumo. Se houve melhora no torque não deu para perceber, pois o torque já era imenso.
    O custo da turbina anima, mas o que vem depois desanima: o Kit turbo, escapamento, a revisão da bomba e bicos e a mão de obra da instalação. Então é preciso pensar, refletir, analisar e pensar novamente...


    -om-314-mb-608-jipao.jpg -motor-ap-vw-1600.jpg
    Comparando-se o motor OM-314 com o motor AP do VW GOL 1600 (gasolina) observamos que os dois motores tem potências quase iguais. Todavia o primeiro atinge um torque muito elevado em baixa rotação e trabalha em baixo giro (prioriza a força, o torque) e o segundo tem um torque que é menos da metade do motor diesel, mas trabalha num giro muito mais elevado (prioriza a aceleração e velocidade). Então se a turbina instalada no OM-314 aumentar em 30% a potência ele vai ficar com aproximadamente 110 CV e assim poderá acelerar muito mais rapidamente, deixando o JIPÃO muito ágil, além de diminuir a perda de giro nas subidas. Assim, pilotar um JIPÃO turbinado dá muito mais prazer. O aumento de torque é pouco perceptível, pois já é muito elevado. Turbinar vale a pena, mas é preciso gastar algum$$$...
    Abraços,
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #24
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Hoje o ONÇA chegou da oficina do Salomão. Foram feitos vários reparos relativamente pequenos, mas a somatória deles acabou dando um conserto importante.
    1- reinstalada a caixa da direção hidráulica corretamente e com mais reforço no chassis.
    2- trocados os 4 rolamentos cônicos dos munhões, pois estavam péssimos.
    3- instaladas Rodas Livres AVM 421HP novas
    4- Alinhamento das rodas e balanceamento
    5- colocado a barra estabilizadora e bieletas.
    6- revisão dos freios traseiros e instalação de freios a disco (Varga) na dianteira
    7- colocado tanque de diesel de plástico (filtros e copinho da bomba cheios de ferrugem)
    8- colocado fecho com cadeado parrudo no cofre do motor
    9- colocado uma torneira corta-diesel antes da bomba injetora
    10- recuperado o pára-choque da frente
    11- revisão do diferencial traseiro e trocado a cruzeta (em mau estado)
    12- retirado o volante de direção VW e colocado o volante original do meu antigo JIPÃO Toyota
    13- instalado tomada elétrica para o engate traseiro
    14- colocados dois cintos de segurança (novos)
    15 - trocada a colmeia do radiador (vazava meio litro d'água por dia)


    -radiador-onca.jpg -ready-april-1-.jpg -ready-april-2-.jpg -ready-april-3-.jpg -ready-april-5-.jpg -ready-april-6-.jpg -ready-april-7-.jpg -ready-april-9-.jpg

    Agora é rodar e ver se sobrou algo mais para fazer.
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Envemo Camper 4X4 94 4.1 "Onça"
      Por Caio no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 64
      Última resposta: 15/06/2018, 13:25
    2. CJ5 79 azul - "Jipão"
      Por folgado no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 1623
      Última resposta: 15/02/2012, 11:49
    3. Lumiar - Toca da Onça - GPS
      Por itamar.vieira no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 0
      Última resposta: 04/10/2007, 17:57
    4. amortecedor "o retorno!"
      Por Ismar Leal Machado no fórum Suzuki
      Respostas: 24
      Última resposta: 15/08/2007, 15:16
    5. ::2a Trilha da Dona Onça :: 02/07/05 ::: Agora VAIII !!!
      Por Eduardo Merege no fórum Trilhas
      Respostas: 50
      Última resposta: 08/07/2005, 14:36

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade