Parabéns por mais essa nova "aventura"... e é essa coragem da "pouca grana e muita paixão" que vamos mantendo vivo o amor por essas lendas, porque com muito dinheiro se faz tanta coisa, mas sem paixão, elas não tem muito sentido!
abs!
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Desde que peguei a Joelma senti que ela perdia muita força em subidas ... inicialmente achei que poderia ser o regulador de pressão. Troquei e melhorou muito , ocorre que ate realizar a troca eu fiz um limpeza (limpa contatos) na maioria dos contatos .
Agora , pós tragedia do tensor, voltamos a ter os problemas la do comeco , dificuldade de pegar se parar o carro com a frente pra cima e o mais chato q é a perda de forças na subida.
Com a ajuda do grande Tio Eddie, vimos q isso é algo comum e surgiram varias dicas de melhora do problema.
Hoje , fiz o primeiro , e mais facil... Verificar se a wastegate nao ta travada ... muito wd40 e movimento no sentido da figura ...Tem alguns videos na net ensinando. (td5 wastegate )
Anexo 559650
Nos primeiros km de teste ja deu pra sentir alguma melhora, vamos observar e continuar na pesquisa
Pois é amigo, vivo um sonho semelhante com um Troller 08, muito amor pra pouca grana. De brinde peguei um carro bem surrado, que o dono não fazia manutenções periódicas, apenas andava e maltratava.
Daí esquento a cabeça uns dias, tomo umas cervejas, conserto a VTR, tenho algumas alegrias, esquento a cabeça, tomo umas cervejas e assim o ciclo vai reiniciando...
Atualmente estou parado. Aqui na minha região não temos muitos exemplares da sua Land Rover....
"Daí esquento a cabeça uns dias, tomo umas cervejas, conserto a VTR, tenho algumas alegrias, esquento a cabeça, tomo umas cervejas e assim o ciclo vai reiniciando..."
Mas essa é a sina da maioria dos jipeiros... pra nós que gostamos desse tipo de carro, uma esquentada de cabeça é parte do dia a dia haha
Aos poucos as coisas se solucionam e a alegria de ter um carro como esse supera qualquer desafio!!!
Vamos la ...acho que agora consigo montar algo que de para ajudar ...
Primeiro, muito WD40...
Para destravar o wastegate fazer bastante movimento segurando com um alicate no sentindo da figura 1 (é dificil e pesado mesmo)
Para aumentar ou diminuir a pressão , seguir os passos da figura 2, afrouxando a porta e ajustando a rosca q tem no centro (um alicate de bico ajuda bastante) ...
Quanto menor a haste maior a pressão!
O ideal é ir ajustando com um manometro de pressao do turbo ou mesmo o nanocom para evitar o overboost
Anexo 559798
O problema do turbo melhorou bastante ... consegui um sensor aap doado e o nanocom passou a medir a pressao corretamente.. A turbina parece ter algo no rotor pois esta com um pequeno jogo, mas ja melhorou bastante ...
Dicas : revisar as manqueiras, tirando e reapertando as braçadeiras...
Tarefa do fds ...
Tirar um vazamento de agua ...
Simples reaperto nas mangueiras....
Dica muito util de um amigo...usar sempre soquete de 7 com chave catrraca ... fica facil e o aperto bem melhor.... achei 2 abracadeiras soltas ...uma precisou ser trocada...
Tarefa 2
Troca do filtro de combustivel e valvula purga
Este video é perfeito ... Land Rover Defender TD5 90 Air Bleed / None Return Valve Replacement - YouTube
Pros novatos q forem tentar dica...
wd40 nos nas valvulas ...e espere que sai facil ...
Uma ferramente é essencial ..saca filtro ... as vezes alguem aperto muito e vc nao vai tirar sem ela... Foi o meu caso, tive que sair e comprar uma de corrrente...
O resto é so seguir o video...
Detalhe... no meu carro a valvula de retorno nao existia ... por isso a Joelma tinha dificuldade de ligar qdo ficava parada em rampas com a frente pra cima.... como nao tinha valvula nenhuma ela deixa o combusitivel voltar pro tanque ... Acredto que o problema tenha sido resolvido...
Gostei de ver Abel, parabéns!
Muuitooo bom Abel!!
É o tipo de serviço que aumenta a confiança sua no carro!
Show!
Abraços