x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    26/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0

    1975 CJ5 Militar Canhoneiro - Vulgo " PF "




    Queridos colegas,
    Minha intenção abrindo este tópico é poder compartilhar informações, aprender e fazer amigos.
    Recentemente virei papai de um menino apaixonado por jipes (não precisa nem fazer teste de DNA) e para selar esta relação resolvi comprar um Willys para dar início a um projeto a longo prazo, sem pressa, até porque as prioridades no momento são outras.
    Como o universo costuma a conspirar neste tipo de situação acabei achando a viatura perfeita para o propósito, dentro do orçamento, perto de casa e também de um pai e filho, que diante de tantos outros projetos pendentes decidiram por abrir mão dele. Estabelecemos um vínculo muito bacana, reiterando estou no caminho certo.
    Para evitar de colocar os pés pelas mãos e acabar desvirtuando o objetivo principal da compra do jipe não estou dando muita bola para os sussurros do Jaques e duendes (sim, já começaram !!) convicto que é para ser algo prazeroso e demorado.
    Sendo assim, enumerei abaixo as etapas que entendo serem as mais sensatas, aliadas sempre com a nossa disponibilidade de tempo e dinheiro.

    1.) desmontar tudo, fazer um inventário e regularizar a documentação. (primeiro emplacamento)
    2.) jatear as peças, carroceria e chassi para avaliação correta do que temos "na mão".
    3.) Confirmar o tipo de destinação do projeto, alterações, aprimoramentos, custos, etc.
    4.) Ainda muito distante.....

    Notem no item 03 que eu digo "confirmar", isto porque já temos em mente que será preservado ao máximo a originalidade do jipe, contudo também vamos fazer trilhas e passeios, sendo necessário alguns up's "eficientes", tipo gaiola, guincho, suspensão, etc...
    Bem galera, acho que é isso aí. Fiquem à vontade para comentar, dar palpites, sugestões, críticas construtivas, etc...
    Seguem fotos da viatura, carinhosamente apelidada de "PF" em razão do projeto Pai & Filho.
    Um grande abraço e feliz páscoa à todos e família.





  • #2
    Usuário
    Entrada
    26/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Ao longo deste ano focaremos apenas no item 01, ou seja desmontagem e inicio das burocráticas etapas jurídicas e administrativas para a legalização da viatura. Nenhum bicho de sete cabeças, mas demora um pouco.... Apenas e tão somente após o sinal verde é que o projeto começará de verdade. Calculo por volta de 02 anos de sussurros nos ouvidos, rsrs, neste ínterim o lance é ir devagarinho fazendo uma reserva de capital.

    Como falei anteriormente iremos preservar as características originais, o que não significa ter um jeep de museu, até porque não sou nenhum zé frisinho, conquanto gosto de preservar a história sendo este um dos motivos de ter escolhido um ex-combatente e não um Cj5 civil para o projeto.

    O projeto visa trilhas médias mantendo o powertrain original (BF161, cambio 3 marchas, reduzida willys), o que automaticamente já impõem algumas limitações.

    Os sapatinhos serão os BF's 265/75 recapados montadas em rodas 7" com offset negativo e miolos originais. Tamanho equivalente ao 33" mas não tão largo.

    Partindo deste pressuposto, surgiu a dúvida (culpa dos duendes) de como será a suspensão. Li e reli diversos posts sobre SPOA, SPUA, Jumelos Revolver, Jumelo alto/baixo, feixes toyota, blazer/S10... enfim, busquei informação antes de sair atirando para todo o lado.

    Muitos são a favor de SPOAR se for para utilizar pneus de 35" para cima, contudo constatei que utilizando molas originais cansadas, porém ainda com certo angulo, elas ficam praticamente retas quando SPOADAS e o jeep não fica aquele monstro de alto. Certamente que altera o CG mas não é algo de outro mundo. Segue foto do Cj5 de algum colega do fórum, que desde já peço autorização de utilizar como exemplo, reparem que ele utiliza os feixes originais e pneus 7.50 e não ficou desproporcional.





    No caso do PF os feixes tbm estão cansadinhos o que serviu de estopim para atiçar uns outros aqui...

    Já a segunda opção seria utilizar os JR SPUADOS apenas na traseira substituindo as molas mestres por novas para ele deixar de ser kart e ganhar alguma articulação adicional. (sei que os JR's terão sua eficácia/abertura limitada)

    Ocorre que o nosso Willys é um canhoneiro e possui molas helicoidais na traseira para absorver o coice do canhão 106mm.

    Diante deste detalhe, pergunto:

    É possível substituir a mola original por outra mais longa para trabalhar junto com o JR? Na "teoria" uma mola mais longa comprimida quando o revolver abrir a mola ajudaria a trazer para baixo o lado que precisar mais da tração, viajei legal ou tem alguma lógica neste meu pensamento?

    Resumindo a novela.

    1-) SPOA feixe original cansado e nada mais.
    ou
    2-) deixar SPUADO trocando a mestre e colocando o JR na traseira.

    Ajudas e sugestões são mais do que bem vindas !!


  • #3
    Usuário Avatar de rudger
    Entrada
    11/09/2011
    Local
    São jose dos campos/SP
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Primeiramente boa sorte nesta empreitada. Uma dica que eu daria seria vc tentar regularizar a documentação do jeep antes de qualquer coisa. com o jeep desmontado vc não consegue resolver isso. E se eu não me engano para regularizar a documentação e emplacar o veiculo precisa estar funcionando, com todos itens de elétrica, freio, pneus em condições etc.
    Toyota bandeirante 88 314s

  • #4
    Usuário
    Entrada
    26/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rudger Ver Post
    Primeiramente boa sorte nesta empreitada. Uma dica que eu daria seria vc tentar regularizar a documentação do jeep antes de qualquer coisa. com o jeep desmontado vc não consegue resolver isso. E se eu não me engano para regularizar a documentação e emplacar o veiculo precisa estar funcionando, com todos itens de elétrica, freio, pneus em condições etc.
    Valeu Rudger ! Realmente temos um longo caminho a percorrer.
    Primeiramente eu preciso me tornar proprietário da viatura, legalmente detenho apenas a posse mansa e pacífica. O meio correto é ingressar com uma ação de usucapião de bem móvel, tenho toda documentação do EB e requisitos necessários, mas sabes como é morosa a nossa justiça..... Só vou começar a mexer após possuir um título judicial me conferindo a propriedade. A parte administrativa (DETRAN) poderei fazer com o veículo montado ou oferecer aquele café para o despachante.
    Além disso eu não tenho espaço para ele inteiro na garagem, terei que desmembrá-lo para entrar o carro da patroa...... é preciso ocultar a prova do crime
    Abs.

  • #5
    Usuário Avatar de LuizDP
    Entrada
    10/02/2010
    Local
    Cambira/PR
    Idade
    55
    Posts
    155
    Agradecimentos: 9
    Deixando a parte burocrática à sua responsabilidade, lhe digo com propriedade, desmontar um jeep para reforma só depois de resolvida a parte mecânica, serão tantas surpresas que depois de tudo pintado e acabado com aquele capricho será de cortar o coração desmontar uma parte mecânica com uma pequena deficiência no acerto depois de tudo pronto, casos que acontecem!(comigo por exemplo). Tente se conter e andar com a viatura após pronta a parte mecânica, depois parta para pintura e acabamentos.
    Tentando ajudar!
    Abraços e boa empreitada.

    O canhoneiro é muito doido né!!! Lindo ele.

    Abçs

  • #6
    Usuário
    Entrada
    26/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LuizDP Ver Post
    Deixando a parte burocrática à sua responsabilidade, lhe digo com propriedade, desmontar um jeep para reforma só depois de resolvida a parte mecânica, serão tantas surpresas que depois de tudo pintado e acabado com aquele capricho será de cortar o coração desmontar uma parte mecânica com uma pequena deficiência no acerto depois de tudo pronto, casos que acontecem!(comigo por exemplo). Tente se conter e andar com a viatura após pronta a parte mecânica, depois parta para pintura e acabamentos.
    Tentando ajudar!
    Abraços e boa empreitada.

    O canhoneiro é muito doido né!!! Lindo ele.

    Abçs

    LuizDP, eu também já comecei pelo telhado uma vez .... nunca mais !!

    Acho o canhoneiro muito loko, vale à pena preservar a identidade dele.

    Olha só a minha fonte de inspiração, o proprietário foi muito feliz nas alterações sem ter descaracterizado a viatura.

    Um Abraço






  • #7
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Jeepolas, Parabéns pelo projeto PF (Pai & Filho)!

    Muito bom ter filhos que têm o mesmo fascínio por jipes..

    O Jipinho está muito bonito!
    Mesmo sabendo que não é um projeto com pressa, acho que vale a pena acertar a mecânica antes de desmontar, mesmo que para isso você precise deixar o PF encostado na casa de um amigo, parente ou mesmo alugada...

    Abraços e sorte na empreitada!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #8
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    52
    Posts
    3,509
    Agradecimentos: 22
    Bela viatura, acompanhando aqui

    []´s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #9
    Usuário
    Entrada
    10/04/2016
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Jeepolas, Parabéns pela aquisição. Isto traz memórias de minha saga" Comprei um "Canhoneiro" e parti para a restauração já há algum tempo. Hoje a viatura está "QUASE" pronta... (porque nunca cansamos de arranjar algum acessório para incrementar...).
    Pois bem, você adquiriu de leilão? tem documentação? é o que você vai precisar! infelizmente neste nosso Brasil, a burocracia impera e emperra. Você terá que dar entrada como um carro novo, sem emplacamento, pois viaturas operacionais do Exército, não possuem e não precisam licença civil, já que são utilizados em situações específicas. Breve posto fotos de antes e depois da viatura, por aqui. Precisando, me envie e-mail e envio informações. Abraços a todos. PRA FRENTE GUERREIRO!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    11/04/2016
    Local
    brasilia/DF
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Muito bonito!!! Tenta entrar com a ação judicial o quanto antes. Com certeza é belo pai e filho unidos nessa empreitada.

  • #11
    Usuário Avatar de Punch
    Entrada
    30/07/2008
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    41
    Posts
    247
    Agradecimentos: 0
    Parabéns pelo belíssimo projeto, ainda mais envolvendo assim, pai e filho. Sensacional.
    Grand Vitara 2.0 16v Mecânico

  • #12
    Usuário
    Entrada
    21/12/2015
    Local
    Foz do Iguaçu/PR
    Idade
    44
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Jeepolas, parabéns pelo projeto e pela escolha da viatura!!
    Eu também tenho um CJ5 canhoneiro 1975 que está sendo documentado, comprei em leilão o Exército em dezembro de 2015, com a nota fiscal do leilão já dei entrada na documentação junto ao Detran(mas o processo é muito demorado).
    O proprietário anterior não lhe forneceu a nota fiscal do leilão?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kaiser Jeep M-715 Vulgo "MIUDO"
      Por Varlei Barbato no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 28
      Última resposta: 06/05/2014, 00:10
    2. Ford F-75 1975, "BICUDA", (Monster Truck Off Road) !
      Por Zé Cipullo no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 14
      Última resposta: 29/10/2013, 21:19
    3. Vendo jeep willys 1975 - "filé"
      Por calambau4x4 no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 16/11/2009, 13:57
    4. vendo Jeep CJ5 1975 Verde Militar
      Por dilermando no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 28/05/2009, 16:19
    5. Instrumentos (vulgo "relóginhos")
      Por GPA-Airborne no fórum Jeep Willys
      Respostas: 48
      Última resposta: 28/05/2009, 12:09

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade