x
Convex Datacenter
Página 1 de 14 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 161
  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13

    F1000 4x4 eixo dianteiro rígido - Eliminando o sistema TTB




    Caros amigos e conhecidos do Fórum.

    Posto aqui um breve relato de um upgrade que estou fazendo no eixo dianteiro da minha F1000 4x4.

    É sabido que nos EUA o sistema TTB é francamente eliminado e substituído por eixos rígidos, mas aqui no Brasil não temos opções de eixos com bitola de 165cm e resistência para suportar o peso do MWM, então optei por fazer um eixo novo a partir de um eixo dianteiro de bandeirante 83/... com homocinéticas e usando o diferencial original da minha F1000 4x4.

    No momento falta fazer os suportes das molas e amortecedores, tensores, panhard e um semieixo longo.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Mais fotos em breve.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -20160216_181022.jpg  
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Caros amigos e conhecidos do Fórum.

    Posto aqui um breve relato de um upgrade que estou fazendo no eixo dianteiro da minha F1000 4x4.

    É sabido que nos EUA o sistema TTB é francamente eliminado e substituído por eixos rígidos, mas aqui no Brasil não temos opções de eixos com bitola de 165cm e resistência para suportar o peso do MWM, então optei por fazer um eixo novo a partir de um eixo dianteiro de bandeirante 83/... com homocinéticas e usando o diferencial original da minha F1000 4x4.

    No momento falta fazer os suportes das molas e amortecedores, tensores, panhard e um semieixo longo.
    Show de bola Edin, manda bala!

    Só de olho....

    abraços
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #4
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    44
    Posts
    529
    Agradecimentos: 2
    Opa, o Tio Eddie tá na área novamente!!!

    Edin, nâo sabia que os ianques substituíam o TTB pelo eixo
    rígido com tanta frequência. Aliás, lá a F-Series ja usou o TTB por muito tempo, enquanto as Chevys e GMCs usavam eixo rígido na dianteira com feixe de molas. Pelo que eu uentendo, o TTB é um meio termo entre o eixo rígido e a frágil IFS que equipa as Rangers/Explorers.
    Desta forma, tenho três perguntas:
    1. Além da baixíssima manutenção, qual a vantagem do eixo rígido sobre a TTB, tendo em vista que a viatura ficará menos confortável? (Eu, partiicularmente gosto do TTB).
    2. Você vai usar feixes de molas ou molas helicoidais?
    3. Vai manter os amortecedores da F-1000 ou partirá p/ outro?

    []s!
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Múcio, o meu problema são dois, munhões abertos e cruzetas.

    Como aqui passo muito por água, o sistema de munhão aberto é muito exposto para infiltrar água nos cubos dianteiros e cruzetas. É uma manutenção anual que estou canado de fazer. O sistema que estou colocando visa resolver justamente isso, durabilidade dos rolamentos das rodas e usar heterocinéticas.

    O sistema TTB é macio mas altera muito a geometria com o trabalho da suspensão, dá trabalho para manter sempre alinhado, e as peças estão escaceando no mercado. Quebrei um semieixo e paguei uma fortuna por essa peça usada. Com pneus 35" preciso de algo mais forte, semi-eixos forjados e eixo mais forte.

    A suspensão farei links no estilo do troller, usando as molas e amortecedores que estão na F1000 atualmente. Acredito que não perderei nada de estabilidade ou conforto.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O nesse projeto que estou fazendo, o que mais me deixa em dúvidas ´´e o fato de eu estar usando a bola original que foi projetada para trabalhar fixada pela frente, e uma bola padrão possui mais massa entre os tubos laterias, sendo assim sou obrigado a fazer reforços externos para dissipar essa tensão sobre as sedes dos tubos na caixa do diferencial.

    Agora de tarde irei num torneiro providenciar o aumento do semi-eixo longo.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Segunda feira de tarde vou buscar o semi-eixo que mandei soldar.

    Coloquei uma tampa de diferencial rural. Casou como uma luva. Pretendo fazer um reforço na frente da bola aparafusado, de forma que se remove para poder acessar a bola do diferencial, assim em caso de alguma pancada a carcaça estará mais protegida.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Usuário Avatar de KevSanches
    Entrada
    04/10/2015
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    25
    Posts
    70
    Agradecimento: 1
    Acompanhando o projeto de construção do eixo Edin44!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Um off topic, mas aproveitei que estou fazendo esse upgrade na Blackout e aproveitei e comprei um jogo de bicos de maior vazão.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...7p793-flub-_JM

    São os bicos do X-10 do caminhão VW 8.150, que tem 150cv e 52kgfm de torque. Com isso o eixo poderá demorar um pouco mais, mas não vou deixar passar esse repotenciamento. Com a regulagem atual, com esses bicos espero subir para uns 160cvs estimados, e com o intercooler que está esperando para ser instalado espero chegar na casa dos 180cvs.

    Somado aos pneus 35", esse eixo plus chegou em excelente hora.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por KevSanches Ver Post
    Acompanhando o projeto de construção do eixo Edin44!
    Muito bem vindo Kevin.

    Fico feliz pelo teu apoio. Sempre que achares algo para opinar, não te contenhas, opina, critica e pergunta, pois muitas melhorias aparecem das dúvidas e sugestões dos amigos, e apesar dos teus 17 anos, tens muito conhecimento e muito para somar.

    Estou com problemas para passar as fotos do celular para o PC, mas em breve colocarei as fotos do inicio do projeto.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Usuário Avatar de Francisco Casal
    Entrada
    11/03/2014
    Local
    São Marcos/RS
    Idade
    31
    Posts
    297
    Agradecimentos: 10
    Acompanhando tmb as mudanças!! Com certesa vai eliminar a principal dor de cabeça das F 1000 4x4. Após todas essas mudanças, aliança no dedo e até que a morte nos separe!!

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Francisco Casal Ver Post
    Acompanhando tmb as mudanças!! Com certeza vai eliminar a principal dor de cabeça das F 1000 4x4. Após todas essas mudanças, aliança no dedo e até que a morte nos separe!!
    kkkkk! Com certeza! Inseparável mesmo. A pós o eixo rígido, virá o intercooler e o alongamento da caçamba. Um dia quem sabe terá o alongamento da cabine também, mas essa será outra novela...

    Fotos...

    Iniciei arrumando um eixo dianteiro de bandeirante moderna.

    Cortei as pontas das canelas de forma a aproveitar os munhões fazendo uma espécie de suportes.

    De mais usei apenas os semi-eixos e homocinéticas. O miolo do diferencial da bandeirante vendi e o centro do eixo foi pra sucata.

    Comprei um tubo de aço 1020 com 1,30m de comprimento e parede grossa para montar tudo.

    Levei para um torneiro para usinar os encaixes nas pontas desse tudo de forma a encaixar os munhões da bandeirante.

    Iniciei as medições para posicionamento da bola de modo a aproveitar o semi-eixo curto da bandeirantes.

    Tirei o ângulo da bola do diferencial de modo que o cardam fique alinhado com o diferencial e retirei da F1000 os semi-eixos e diferencial dianteiro.

    Com essas peças nas mãos finalizei as medições e cortei o tubos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -42cd9133-8f09-4014-95e4-d34ea6d0a553.jpg   -a8d6dac5-7447-4467-82dd-2ce7dd77dbe2.jpg   -609f382e-8091-4c5f-a094-d28c2c3b1065.jpg   -7894c4eb-d7e0-42af-8e16-b05e1e5fa176.jpg   -08787845-8351-4b23-b061-c73056ddf08a.jpg  
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Eixo dianteiro F1000 4x4
      Por Beto Murad no fórum Ford
      Respostas: 14
      Última resposta: 09/09/2016, 18:28
    2. Hilux CS Diesel 4x4(eixo dianteiro rigido)
      Por Elmer_Jeep no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 12/03/2008, 12:16
    3. eixo rígido dianteiro em f150
      Por dsamaz no fórum Ford
      Respostas: 3
      Última resposta: 25/03/2007, 01:03
    4. Compro Eixo Rígido Dianteiro da Hilux
      Por Alexandre X no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 23/11/2003, 20:20

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade