x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1
    Usuário Avatar de ssenna
    Entrada
    10/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Lightbulb ENGESA 88 F II - Iniciando Reforma




    .
    Comprei um Engesa F II em um leilão do EB aqui em Brasília e já iniciei a reforma do veículo. Tenho experiência em adaptações que já realizei em outros automóveis, mas o sucesso que obtive anteriormente dependeu da adoção de muitas das sugestões que recebi de pessoas que já haviam passado por esse processo.

    Por favor, fiquem à vontade para comentar e as sugestões são muito bem vindas.

    A idéia geral é realizar a reforma por fases, sendo que a primeira é deixar o carro no padrão mínimo para passar pelo DETRAN.

    É um veículo com configuração militar:

    1. Motor Perkins 4203 (já funcionando);
    2. Estava sem câmbio/CT - Depois de ler bastante aqui no fórum optei pelo câmbio CL2615B e a CT da Band (optei pelo kit da Piradiesel para fazer a adaptação);

    O restante parece estar em ordem.

    Ainda tenho que solucionar a adaptação do cardam traseiro (que não veio). Alguém tem alguma ideia?

    Grato a todos que colaborarem - Sergio Senna

    ENGESA 88 F II - Iniciando Reforma-engesa.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de amonluna
    Entrada
    12/06/2015
    Local
    Kidurolândia/TO
    Idade
    48
    Posts
    279
    Agradecimentos: 4
    Legal amigo seja bem vindo, sou bem amador em mecânica, assim não posso te ajudar, mas logo os expert te acham!
    Vou acompanhar sua reforma.
    Abração
    T4 2003 - Sprint 2.8 + FSO 2405A + Easytraction "KIDURO!"

  • #3
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Citação Postado originalmente por ssenna Ver Post
    .
    Comprei um Engesa F II em um leilão do EB aqui em Brasília e já iniciei a reforma do veículo. Tenho experiência em
    Ainda tenho que solucionar a adaptação do cardam traseiro (que não veio). Alguém tem alguma ideia?

    Grato a todos que colaborarem - Sergio Senna

    ENGESA 88 F II - Iniciando Reforma-engesa.jpg



    Olá Senna!

    Primeiramente, seja bem-vindo ao fórum!

    Fiquei MUITO tentado a comprar alguma viatura nesse leilão! Foram várias e em bom estado....
    Mas a "maré não está pra peixe".. não foi o momento..

    De toda forma parabéns pela aquisição!
    Já já aparece o Dr. Guilherme e os outros mestres do Engesa para dar as dicas...

    Mas em relação ao cardã, aqui em Brasília tem a Cardanbras.
    Ela fica "em águas claras" mas o acesso é pela subida do riacho fundo... fica atrás da "Barril 66".
    Se não encontrar um pronto, é possível que eles lá consigam fazer um para você.

    PS: coloca mais fotos da viatura...

    Abraços!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #4
    Usuário Avatar de ssenna
    Entrada
    10/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    .
    Obrigado pelas saudações.

    Passarei na Cardanbras na segunda ou terça. Imagino que a solução seja adaptar um cardan de Band, pq um dos lados já vai estar pronto.

    Penso que outra solução seria comprar as forquilhas de ligação e fabricar o cardan do zero.

    Vamos ver o que consigo .....
    HILUX 3.0 2002
    ENGESA 88 F II

  • #5
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Citação Postado originalmente por ssenna Ver Post
    .
    Obrigado pelas saudações.

    Passarei na Cardanbras na segunda ou terça. Imagino que a solução seja adaptar um cardan de Band, pq um dos lados já vai estar pronto.

    Penso que outra solução seria comprar as forquilhas de ligação e fabricar o cardan do zero.

    Vamos ver o que consigo .....

    Bacana... passa lá que o serviço é de 1ª!
    O é alto, mas compensa...

    e por falar nos itens leiloados, acabo de encontrar na asa sul uma das carretinhas do leilão.
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #6
    Usuário Avatar de ssenna
    Entrada
    10/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Lightbulb O Prioritário na Reforma - 1ª Fase

    .
    Nessa primeira fase, o mínimo para passar no DETRAN DF, que é o mais exigente e chato do País, pensei em fazer o seguinte, já dando uma ideia de preço pra quem desejar entrar numa aventura dessas saber o que vai lhe custar (lembrando que eu não tenho amigos mecânicos, nem donos de ferro velho e nem que faça nada de graça pra mim - Brasília é uma cidade bem cara - mas muita coisa eu posso fazer por minha conta, o que ajuda a diminuir o custo final):

    Já executado:

    1. Revisão do motor e seus anexos (bomba de injetora, motor de partida etc) - sai caro por conta da manutenção dos bicos injetores e da revisão da bomba ( uma boa revisão em bomba fica em torno de uns R$ 2.000,00 - tirar e recolocar o motor do chassis fica por uns R$ 500,00);

    2. Instalação do câmbio e da CT da Band - sai caro pq são peças caras e essa configuração exige um kit para fazer a adaptação (um kit de adaptação varia de R$ 1200 a 1500,00 - o câmbio CL2615B varia de 3900 a 4500 e a CT da Band de R$ 3500 a 4500);

    3. A pintura e funilaria dependem dos materiais empregados e do estado do carro, mas ninguém quer fazer por menos de R$ 4.000,00. O capu do meu, por exemplo, tinha áreas com quase um centímetro de massa...... Houve a necessidade de tirar tudo isso e fazer um serviço profissional de desamassar a peça. (está nessa fase) Fazendo a funilaria.

    Por executar:

    1. Revisão da parte elétrica (eu mesmo vou fazer essa);

    2. Fazer o isolamento térmico e acústico no cofre do motor e por baixo do veículo (essa parte também é comigo);

    3. Colocação do cardan traseiro e adaptação do dianteiro;

    4. Encontrar uma solução para o fechamento da porta, se é que o DETRAN exige isso, pois não penso em comprar uma capota agora pq a ideia é fechar o carro com fibra e, além de ser MUITO caro não dá para fazer rápido;

    5. Conseguir um estepe e dois pneus para ir à inspeção no DETRAN. Não queria gastar com os pneus originais, pois eu pretendo colocar outros bem diferentes;

    6. Revestir algumas partes do carro com Rhyno, um produto que protege e impermeabiliza (no momento adequado postarei os resultados) Gosto muito desse produto. Vale a pena conhecer.

    7. Remontar tudo para a vistoria do DETRAN.

    O prazo final é a semana do 20/12/2015 - O nº 6 é dispensável e pode ser realizado depois.

    Alguém sabe se precisa de portas pra passar na vistoria do DETRAN?


    ENGESA 88 F II - Iniciando Reforma-20151111_100615.jpg ENGESA 88 F II - Iniciando Reforma-20150205_105825.jpg
    Chassis pronto pra receber a parte mecânica. Para que não conhece, esse é o Rhyno. Nesse caso, utilizei na minha Hilux. Não se deve confundir com batida de pedra ou um poliuretano qualquer.
    HILUX 3.0 2002
    ENGESA 88 F II

  • #7
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Olá Senna,
    Parabéns pela aquisição.
    O Engesa é um veículo que foi concebido para usar a mecânica de outros carros e por isso oferece muitas possibilidades.
    O forte desse carro é a suspensão. É realmente ótima.
    Originalmente o Engesa não tem reduzida, tal como o Bandeirante antigo, então a opção pela CT da Band moderna já é um upgrade. Mas verifique a posição do cardã traseiro se não vai ficar muito atravessado.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #8
    Usuário Avatar de ssenna
    Entrada
    10/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Diferencial traseiro centralizado

    .
    Olá Hercílio.

    Como dá pra ver na foto, o diferencial traseiro é centralizado. Então não haverá o problema do acoplamento na CT ficar atravessado. Era disso que vc estava tratando ou de outro detalhe que me escapou?

    O que pode ocorrer é o dianteiro não ficar completamente alinhado, como já tratado em outros tópicos.

    Apesar da forquilha da CT da Band ser na direita, não estou seguro que alinha perfeitamente com o diferencial dianteiro. Em breve saberei o quanto não alinha.....

    Vc sabe alguma coisa sobre o fechamento da viatura para passar pela vistoria do DETRAN?
    HILUX 3.0 2002
    ENGESA 88 F II

  • #9
    Usuário Avatar de ssenna
    Entrada
    10/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    A ideia é, na segunda ou terceira fase da reforma, trocar os eixos pelos da Band. Ai vai ficar tudo bem alinhado....
    HILUX 3.0 2002
    ENGESA 88 F II

  • #10
    Usuário Avatar de ssenna
    Entrada
    10/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Question

    .
    Quanto à questão das portas achei esse tópico, mas não é muito robusto...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...ter-porta.html (Jeep precisa ter porta??)
    HILUX 3.0 2002
    ENGESA 88 F II

  • #11
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Citação Postado originalmente por ssenna Ver Post
    .
    Olá Hercílio.

    Como dá pra ver na foto, o diferencial traseiro é centralizado. Então não haverá o problema do acoplamento na CT ficar atravessado. Era disso que vc estava tratando ou de outro detalhe que me escapou?

    O que pode ocorrer é o dianteiro não ficar completamente alinhado, como já tratado em outros tópicos.

    Apesar da forquilha da CT da Band ser na direita, não estou seguro que alinha perfeitamente com o diferencial dianteiro. Em breve saberei o quanto não alinha.....

    Vc sabe alguma coisa sobre o fechamento da viatura para passar pela vistoria do DETRAN?
    Veja como é o alinhamento do cardã traseiro.
    Observe que esse esquema representa o chassi de uma Band picape. No jipe curto, o cardã é menor.

    ENGESA 88 F II - Iniciando Reforma-chassi.jpg
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #12
    Usuário Avatar de ssenna
    Entrada
    10/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Lightbulb

    .
    Olá Hercílio, obrigado.

    Era isso que eu havia pensado, mas tem soluções para o cardam nessa situação.

    Tiatanium, saudações!

    Achei umas três cardanbrás em Brasília. Uma em Samambaia, outra em Taguatinga e uma terceira sem endereço. Não achei nenhuma ali pela região do NB ou AC. Vc tem mais detalhes de onde ela se localiza? Será que não mudou de endereço?

    Grato
    Sergio Senna
    4X4 Brasil
    HILUX 3.0 2002
    ENGESA 88 F II

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Iniciando reforma na Camper!!!
      Por Fabio Teloken no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 81
      Última resposta: 08/08/2016, 20:31
    2. Iniciando a reforma / cor da viatura e freio
      Por jfwebber no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 34
      Última resposta: 08/07/2005, 08:56
    3. RURAL. INICIANDO A REFORMA ! ( jumelos originais )
      Por CHRISTIANO no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 0
      Última resposta: 30/05/2005, 10:44
    4. Reforma de Engesa
      Por Alexandre Gonzaga no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 3
      Última resposta: 01/03/2004, 19:46

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade