x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 23 de 23
  • #13
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65

    Localização da Cardanbras




    Bom dia Sergio.


    ENGESA 88 F II - Iniciando Reforma-cardanbras.jpg


    Clique no link para ver a cardanbras no mapa:
    https://www.google.com.br/maps/dir/-...!2d-15.7887444


    Não tenho notícia sobre mudança de endereço da cardanbras. Temos alguns grupos de Whatsapp de Jipeiros aqui no DF.
    Tem um de Mercado de peças que talvez seja interessante para você nesse momento de reforma.

    Se tiver interesse de participar, me manda seu contato.
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #14
    Usuário Avatar de ssenna
    Entrada
    10/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    .
    Obrigado Titanium, bom dia.

    Já localizei a Cardanbras e fiz contato.

    Tenho interesse em participar dos grupos sim, mas o forum não me permite enviar mensagens privadas ainda e estou longe de conseguir a quantidade de interações para isso. Entretanto, imagino que eu possa receber uma mensagem privada de alguem.

    Se vc puder me enviar o seu contato por MP, agradeceria.
    HILUX 3.0 2002
    ENGESA 88 F II

  • #15
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Sérgio,

    Realmente, são 50 mensagens no mínimo para permitir trocar MPs...
    Tanto para enviar, quanto para receber...

    adicione aí nove oito meia sete trinta e sete cinco dois.
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #16
    Usuário Avatar de ssenna
    Entrada
    10/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Organizando a reforma

    .
    Li muitos tópicos (nem sei quantos) na busca de informações para diminuir os problemas na reforma. Acredito que todos aqueles que compraram um Engesa nesse último leilão do EB estejam passando pelas mesmos problemas que eu.

    Fui informado que esses eram os últimos pertencentes ao Exército. Então, fora uma ou outra carcaça que exista por ai, um Jeep Engesa de origem militar vai ser difícil de encontrar para reformar do zero.

    Dito isso, procurarei organizar as soluções dos problemas por partes de forma que as pessoas possam me ajudar com suas opiniões e também fique um tutorial para os que precisarem.

    Coisas simples, como qual é o motor do limpador de para brisa viram tarefas de busca que gastam horas a fio na Internet.

    Como decidi começar em duas frentes: (a) a parte mecânica e (b) a lataria, os problemas se avolumaram, sendo eles:

    1. decidir pelo tipo de câmbio e caixa de redução;

    2. escolher quem faria a adaptação desses dois elementos anteriores;

    3. decidir se era a hora de incluir o guincho mecânico (já havia optado por esse tipo);

    4. verificar rodas e diferenciais;

    5. decidir se era a hora de trocar o tanque de combustível por um maior;

    6. deixar o trabalho da lataria fluir;

    Então, para organizar, vou fazer uma mensagem de cada uma dessas partes da reforma.
    HILUX 3.0 2002
    ENGESA 88 F II

  • #17
    Usuário Avatar de ssenna
    Entrada
    10/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Exclamation Câmbio e caixa de redução

    .
    Depois de ler muitos tópicos, essa foi uma das decisões mais fáceis. Optei por um câmbio CL2615B e pela caixa de redução (CR) da Band 5 marchas. É a escolha da galera, lembrando que o veículo foi leiloado sem essas partes.

    A questão da adaptação foi mais complicada. Existem alguns kits sendo vendidos na Internet. Optei pelo da Piradiesel. É um pouco mais caro, no entanto o pessoal de lá também faz o serviço. Fiquei inseguro de fazer isso aqui no DF, por que conheço bem o mercado dos serviços aqui e, mesmo quem tem nome, às vezes faz m..... Aí começam a culpar o kit do terceiro.....

    Outra decisão, que tomei por experiência, foi enviar o câmbio para SP de forma que a própria Piradiesel fizesse a montagem do conjunto. Não encontrei em nenhum tópico essa informação, mas se você quiser utilizar um guincho mecânico vai ter que colocar uma engrenagem dentro da caixa de redução da Band. Se o seu câmbio é um CL2615B, o eixo, por causa da adaptação entre o câmbio e a CR precisará de uma luva estriada para receber tal engrenagem adicional e que normalmente não vem na CR nova da Band. Então todo esse serviço está sendo feito na Piradiesel. Em breve postarei as fotos.

    Como optei pelo guincho da Ekron (negócio do qual me arrependi e quase cancelei a compra por causa das confusões e atrasos da empresa), houve um atraso de 7 dias para a entrega da tomada de força (depois de quase 3 semanas com problemas com o vendedor), que é bom que se diga que tem uma engrenagem com desenho proprietário. Então, se você tem uma engrenagem original Toyota, não vai funcionar na tomada de força do guincho EK35M da Ekron.

    É bom saber disso, por que a colocação dessa engrenagem (ou sua substituição) envolve a retirada do conjunto, o que pode lhe custar uns 500,00. Além, é claro, do serviço que for necessário no eixo para que a engrenagem encaixe.

    Por esse motivo, aproveitar a mão de obra, decidi colocar a tomada de força logo nesse início.
    4X4 Brasil
    HILUX 3.0 2002
    ENGESA 88 F II

  • #18
    Usuário Avatar de ssenna
    Entrada
    10/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Tanque de combustível

    .
    Cada um de nós tem suas manias. Uma das minhas é ter combustível de sobra. Na Hilux que aprontei para expedições eu tenho 150 litros, o que me dá uma autonomia excepcional.

    Esse Engesa não é para expedições, mas a mania continua. Numa inspeção visual vi que havia espaço para aumentar o tanque. Foi o que fiz. e coloquei o tanque antigo embaixo do reboque que leva o quadriciclo.

    ENGESA 88 F II - Iniciando Reforma-20151130_105138.jpg

    No total, o novo tanque comporta 140 litros. Agora estou dando a solução para a boia que marque corretamente a quantidade.
    HILUX 3.0 2002
    ENGESA 88 F II

  • #19
    Usuário Avatar de Jove
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Cândido Mota/SP
    Posts
    124
    Agradecimentos: 0

    peças substitutas...

    Caro Senna estou fazendo uma reforma total no meu engesa fase I, desde o chassis, mecânica e capota de fibra, como fiz muitas pesquisas em tudo aqui vai algumas sugestões para você.
    Pastilhas de Freio dianteiro Kombi
    Motor A motorização original dos Engesa4 é a mesma dos antigos Opalas com o motor 4 cilindros: GM 153. Adaptações:
    - 6cc Opala
    - diesel Maxxion Q20B (é preciso trocar o relação diferencial por mais longo)
    - diesel S4
    Câmbio O câmbio é o mesmo das camionetes Chevrolet da época (1984 - 1987) e D40. Todas as peças são da D20, C10, A10 etc.
    Cruzeta da direção É a mesma usada nos caminhões MB1113
    Cebolinha do servo-freio VW Fusca
    Diferencial dianteiro As engrenagens do diferencial dianteiro (eixo Dana30) são as mesmas do Alfa Romeo 2300: a relação é 4,875 (8x39).
    Junta do diferencial: mesma do Opala
    *Para o F2 a relação é 3,538 (13x46): a mesma da Pampa 4x4
    (meu: Dana 44 - estrias grossas - 19 dentes)
    Diferencial traseiro O eixo traseiro (Dana44) é bem mais "comum" que o dianteiro, por isso é bem mais fácil encontrar outros carros que o usam, como por exemplo a F1000: a relação é 4,889 (9x44).
    Junta do diferencial: mesma da D20
    *Para o F2 a relação é 3,538 (13x46): a mesma do Maverick V8.
    Amortecedor de direção Fiz uma adaptação bem simples e uso dois amortecedores da Kombi (Cofap 220101 10-C-2).
    Fárois VW Brasilia
    Batente das molas Caminhão Volkswagen. Ou caminhão Volvo ("cavalinho").
    Terminal (pivo) da barra de direção Camionetes Chevrolet (D10, C20, ...). Modelo: longo e rosca inversa.
    Chave do pisca - Universal fabricada pela Marilia
    - VW Fusca
    Buchas das barras longitudinais (tensoras) F-4000
    Mola Dianteira Del Rey com ar
    Maverick 6 cil. (mais duras que original)
    cabo velocimetro - D-20 - é 40cm maior por isto precisa prende-lo bem e não deixa-lo enrolado para não desgastar o rolamento interno. As conexões e porcas são as mesmas.
    - Caminhão 608D "Mercedinho" (é um pouco maior)
    alternador - Omega 120A (trocar a polia, correia e mudar a fixação - mais para traz)
    - Silverado 150A (trocar a polia e correia)
    - Caminhão Ford 150A
    Lanterna traseira - Carretas Random (antigas)
    - Caminhão Volks que já vem com a luz de ré embutida
    Lanterna Dianteira - Ônibus Scania (antigos)
    Freio traseiro - C-10 ou D-10 ano 85
    Freio de Mão (alavanca) - Chevete a partir de 83
    Amortecedores - Traseiros da F 4000
    - Suspensão original (25 cm curso) = mesmo do Mercedes 608
    Cardã - F 350 com pequena adaptação.
    Quebra (para)-sol - Fiat 147 ano 85/86
    - Uno Antigo
    Direção Hidraulica - Opala 86 a 91
    volante - Qualquer carro GM após 85
    Silencioso - Opala ano 85 - 91
    Porta-luvas (tampa) - Opala ano 81 - 90
    Carburador - Duplo Opala - 446
    Prisioneiro de roda - Opala
    Luz de ré original - Paquerinha
    Flexivel de freio traseiro - Opala
    Luiz interna (cortesia) - Opala até 78
    Se você conhece alguma outra peça que possamos colocar nesta relação, por favor envie-me para o e-mail vernizi@amcham.com.br que eu divulgarei para ajudar nossos colegas Engeseiros


  • #20
    Usuário Avatar de ssenna
    Entrada
    10/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    .
    Prezado Jove, obrigado por essa preciosa relação de peças. Só quem está fazendo esse trabalho de reforma sabe o quanto é preciosa a informação pelas horas a fio que passamos pesquisando o que fazer, sem falar nas peças erradas e intermináveis horas destinadas a trocas e confusões nas lojas de auto peças e mecânicas.

    Conforme eu for fazendo progressos e descobrindo novas peças mandarei o email para que a lista seja atualizada.
    HILUX 3.0 2002
    ENGESA 88 F II

  • #21
    Usuário Avatar de ssenna
    Entrada
    10/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Exclamation Cardan Traseiro - qual será?

    .
    Um dos problemas para o qual não consegui informações foi qual será o cardan traseiro que se adapta quando é colocada a caixa de redução da Band 5 marchas.

    Na lista em mensagem anterior consta que seria da F-350, mas penso que não se refere ao veículo que possui a caixa de redução da Band.

    Alguém tem alguma ideia sobre qual cardan traseiro servirá no Fase II com caixa de redução de Band 5 marchas?

    Vale dizer que é possivel fazer um cardan, mas penso ser mais econômico comprar um usado e, então, fazer a adaptação.
    4X4 Brasil
    HILUX 3.0 2002
    ENGESA 88 F II

  • #22
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Citação Postado originalmente por ssenna Ver Post
    .
    Um dos problemas para o qual não consegui informações foi qual será o cardan traseiro que se adapta quando é colocada a caixa de redução da Band 5 marchas.

    Na lista em mensagem anterior consta que seria da F-350, mas penso que não se refere ao veículo que possui a caixa de redução da Band.

    Alguém tem alguma ideia sobre qual cardan traseiro servirá no Fase II com caixa de redução de Band 5 marchas?

    Vale dizer que é possivel fazer um cardan, mas penso ser mais econômico comprar um usado e, então, fazer a adaptação.
    Se você comprar um cardãn usado, terá, provavelmente, que redimensionar ele e Talvez trocar uma das pontas.

    Convém que, no mínimo, revise o balanceamento do cardãn para evitar retrabalhos..

    Então, Senna, eu acho que é mais "fácil" (talvez não mais barato) mandar fazer um do que adaptar um pronto.
    Para qualquer que seja sua decisão, a cardãnbras faz o serviço.

    Abraço
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #23
    Usuário Avatar de ssenna
    Entrada
    10/11/2015
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Question Capotas Tabatinga

    Alguém pode me ajudar com os telefones do Fernando das Capotas Tabatinga? Os que encontrei aqui no forum estão desatualizados e no google essa firma nem aparece...
    HILUX 3.0 2002
    ENGESA 88 F II

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Iniciando reforma na Camper!!!
      Por Fabio Teloken no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 81
      Última resposta: 08/08/2016, 20:31
    2. Iniciando a reforma / cor da viatura e freio
      Por jfwebber no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 34
      Última resposta: 08/07/2005, 08:56
    3. RURAL. INICIANDO A REFORMA ! ( jumelos originais )
      Por CHRISTIANO no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 0
      Última resposta: 30/05/2005, 10:44
    4. Reforma de Engesa
      Por Alexandre Gonzaga no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 3
      Última resposta: 01/03/2004, 19:46

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade