Boa noite galera!
Me desculpem se o tópico estiver em local errado, e se estiver fiquem a vontade para movê-lo. Me cadastrei hoje por aqui porque achei que seria o local mais adequado para apresentar meu carro, e minhas muitas dúvidas... Primeiramente gostaria de me apresentar. Meu nome é Evandro, tenho quase 30 anos. Eu tenho uma Fiat Strada Adventure 2006/07 e um Fiat 147C 1986, o qual reformei e dei uma leve customizada. Pelo fato de possuir este Fiat 147 participo e sou moderador do fórum "147 Fiat Clube". A minha familia possui desde 1986 uma Ford F-1000 a qual eu tenho interesse de proceder uma reforma em breve, e gostaria de planejar muito bem o que fazer antes de iniciar nesta jornada, justamente pela experiência que já tive com o Fiat 147.
A F-1000 é uma Super Série 1984, Prata e Preta, motor MWM D229-4, turbina não-original, 4 marchas. A picape ja era transformada em cabine dupla e com a frente mais moderna quando compramos, além de possuir rodas esportivas Mangels (ainda guardo elas, mas uso as originais que imagino ser do modelo 87/89), volante esportivo "Walrod", e os bancos não originais. Porém, fora o que eu apontei, ela possui praticamente todos os ítens de acabamento e instrumentação originais.
Em 2005/06 um vizinho acertou uma ré na porta do passageiro da F-1000, o estrago nem foi grande, mas o problema foi que não dava pra igualar a pintura, pois a antiga já estava um pouco queimada. Então minha mãe mandou fazer a funilaria e pintura completa. Não acompanhei pois na época morava muito longe, mas confesso que quando vi ela pronta tive vontade de ir no funileiro e espancar o cara. Quem não manja achava que tinha ficado legal, mas eu achei que tinha ficado porco o serviço. Dito e feito, pelas fotos depois vocês verão o que aconteceu neste pouco tempo.
O que eu gostaria, e agradeço se possível, é de ajuda primeiramente para planejar o que fazer. E quem sabe em breve ajuda nos trabalhos (dicas e tudo mais). E também, quem sabe, encontrar mais alguém que compartilhe do mesmo apreço que eu tenho por este veículo em especial, que parece ser bem raro, visto que para o Fiat 147 eu achei de tudo na net, informações, fotos, o nosso fórum "especializado"... mas para F-1000, sequer o nome do motor eu achei quando procurei pra ter certeza se era o 229 mesmo ou o 226, quem dera alguma foto dos detalhes, acabamento do estofado, essas coisas, nem em sonho.
Bem, vou mostrar as fotos e depois descrevo meus planos e dúvidas, e aproveito para agradecer antecipadamente a colaboração de vocês:
De frente (grade e conjunto de faróis paralelos e de modelo mais recente)

De costas

Lanterna dianteira original

Lanterna traseira original

Frisos laterais originais das Super Série (detalhe do modelo da roda, tambem de ano mais recente)

Friso do parabrisa original das Super Série

Emblema original

O coração da máquina

Interior

Detalhe do portaluvas

Manual original

Agora vamos ver as partes críticas aparentes:
Canto do teto:

Visto mais debaixo

Canto do paralamas/porta

Visto mais debaixo

Canto do parabrisas

Bolhas prestes a explodir na caixa de ar

Caixa de ar do outro lado

Canto de porta

Vidro traseiro

Vidro lateral

Lado de dentro, onde vai os pés do passageiro (não me perguntem por que tinha esse negócio colado ali... tirei hoje de lá

Bom, vamos às idéias que borbulham na minha cabeça. A princípio pensei em remover toda a pintura para descobrir o que mais que tem debaixo desta casca. Porém, antes da primeira reforma ela já apresentava alguns lugares com ferrugem e com excesso de massa (talvez devido à transformação para cabine dupla), onde eu tenho quaaaase certeza que o cara encheu de massa por cima e pintou. Então estou com medo do que pode aparecer (e vai!). Outra coisa que me incomoda é saber que ela possui a estrutura modificada. Primeiro porque eu não sou fã de picapes dupladas (prefiro as CS) e segundo que eu acho que a probabilidade de dar problemas na estrutura são muito maiores.
A minha idéia hoje seria tentar encontrar uma estrutura de lata (cabine e carroceria) de alguma(s) F-1000 baixada no DETRAN, de preferência das mais novas (90-92, pela probabilidade de achar uma em bom estado), e trocar. Voltar ela para cabine simples, e deixar ela o mais próxima possível do que era originalmente em 1984.
O problema seria achar essa cabine e carroceria "novas".

Aí as dúvidas: vocês acham essa minha idéia viável? Ou eu tô viajando na maionese? Alguém tem idéia onde posso procurar por estes ítens na região de Campinas? Ou vocês acham que eu tô exagerando, que o certo é arrancar esses podres e remendar? E quanto às informações sobre o modelo, alguém sabe onde posso achar algumas fotos de época, essas coisas? Queria saber como eram os estofamentos por exemplo... Mais alguém aqui possui um veículo destes?
Enfim, são tantas perguntas, tantas coisas que quero me desculpar por colocar taaaaaaaaaaaaaaaaaaanta coisa aqui nesta postagem, me desculpem mesmo, mas ficarei grato a quem quiser me dar dicas, falar bem do carro, falar mal também pode, abrir meus olhos, mandar vender, tacar fogo... enfim, aceito conselhos, sugestões, críticas e tudo mais.
Um Grande Abraço!