Olá pessoal, sou novato no mundo 4x4, recentemente comprei um Troller 2003/04 p/ ser o único carro da familia, se Deus quiser por uns bons anos. Sempre quis ter um carro 4x4 e poder visitar lugares onde carros "normais" não vão, mas não tinha coragem principalmente pelo preço do seguro e da manutenção. Descobri que os Troller por serem feitos de fibra muito grossa e terem parachoques de aço super forte dificilmente esbagaçam numa colisão comum, portanto seguro contra avarias não é essencial.
Também descobri que os Troller feitos até 2005 tem motor mecânico muito robusto e com manutenção não tão cara. Juntando isso ao fato de que a cada 4 anos eu tinha que pagar cerca de 25 mil reais p/ comprar um carro novo dando o velho na troca pensei, melhor dar esse 25 mil num carro q eu não precise vender, que seja feito p/ rodar em condições severas, e como eu não tenho a minha intenção de testar os limites de um Troller espero que ele desgaste de forma mais lenta que um carro "comum" feito p/ rodar no asfalto e qualquer buraco já detone uma balança, um aro e um pneu.
Tomei coragem e comprei um 2003 de um amigo que eu conheço e sei que nos ultimos 3 anos não fez trilhas pesadas, só passeios em estradas de chão, coisas leves. É o único carro da familia e talvez continue assim por muito tempo, já que as coisas não estão fáceis pro meu lado.
Do ponto de vista econômico ficou assim: seguro no mesmo patamar do meu último carro, mas só contra terceiros e roubo, o IPVA é um pouco mais caro, mas daqui a 2 anos fico isento, espero que com o valor da desvalorização dos meus últimos carros (cerca de 5 mil por ano) + o valor das manutenções periódicas destes (cerca de 2 mil por ano) eu consiga manter o bugão sem maiores rombos no orçamento...ainda tem o custo do díesel que é um pouco menor (o consumo é bem semelhante).