Olá pessoal, sou novato no mundo 4x4, recentemente comprei um Troller 2003/04 p/ ser o único carro da familia, se Deus quiser por uns bons anos. Sempre quis ter um carro 4x4 e poder visitar lugares onde carros "normais" não vão, mas não tinha coragem principalmente pelo preço do seguro e da manutenção. Descobri que os Troller por serem feitos de fibra muito grossa e terem parachoques de aço super forte dificilmente esbagaçam numa colisão comum, portanto seguro contra avarias não é essencial.
Também descobri que os Troller feitos até 2005 tem motor mecânico muito robusto e com manutenção não tão cara. Juntando isso ao fato de que a cada 4 anos eu tinha que pagar cerca de 25 mil reais p/ comprar um carro novo dando o velho na troca pensei, melhor dar esse 25 mil num carro q eu não precise vender, que seja feito p/ rodar em condições severas, e como eu não tenho a minha intenção de testar os limites de um Troller espero que ele desgaste de forma mais lenta que um carro "comum" feito p/ rodar no asfalto e qualquer buraco já detone uma balança, um aro e um pneu.
Tomei coragem e comprei um 2003 de um amigo que eu conheço e sei que nos ultimos 3 anos não fez trilhas pesadas, só passeios em estradas de chão, coisas leves. É o único carro da familia e talvez continue assim por muito tempo, já que as coisas não estão fáceis pro meu lado.
Do ponto de vista econômico ficou assim: seguro no mesmo patamar do meu último carro, mas só contra terceiros e roubo, o IPVA é um pouco mais caro, mas daqui a 2 anos fico isento, espero que com o valor da desvalorização dos meus últimos carros (cerca de 5 mil por ano) + o valor das manutenções periódicas destes (cerca de 2 mil por ano) eu consiga manter o bugão sem maiores rombos no orçamento...ainda tem o custo do díesel que é um pouco menor (o consumo é bem semelhante).
Até agora de ruim mesmo só o fato de não ter bagageiro dentro do carro e o portão da minha casa ser baixo, dai se eu quiser levar alguma coisa mais volumosa tenho q "montar" a bagagem na rua. Tem também a questão do cambio do 2003 que é bem ruinzinho, tem q procurar as marchas e ter paciência nas trocas...pra quem passou os ultimos 4 anos com um câmbio automático foi uma mudança e tanto, mas já superada. Quem sabe um dia dou a louca e troco o câmbio pelo do 2005 que é bem melhor?
Mas o lado bom da coisa é que agora eu posso ir em muitos lugares que antes não podia, posso rodar nas estradas brasileiras sem tanto medo de cair numa vala e estourar o carro todo, tem uma frase que ví numa assinatura de um forista q resume bem meu sentimento atual, não lembro exatamente mas é algo do tipo " a vida é muito curta p/ viver em 4x2!".
É isso, nesse momento não tenho fotos da viatura, nem dei nome a ela como muitos fazem, as crianças por enquanto apelidaram ele simplesmente de Jipão, mas é um nome muito genérico.
Valeu galera, queria agradecer o forum 4x4 brasil por ser um espaço organizado onde as pessoas podem compartilhar experiencias, informações e conhecerem pessoas que curtem a vida offroad.
Em tempo sou biólogo e não acho legal andar com qualquer veículo em locais ainda naturais, passando por cima da vegetação nativa e de muitos seres já tão escassos nos dias de hoje, vou até onde tiver estradas ou trilhas já abertas, mas paro junto com elas e se quiser continuo à pé. Não quero com isso condenar que faz, só não espere que eu vá junto!
Abraços e todos e todas desse forum!
Amon