x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
  • #1
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2

    Pajero TR4 Modificada




    Aí pessoal, aí vai a descrição da ficha técnica de mais um 4x4, que emfim consegui depois de tanto trabalho p/ conseguir mudar os pneus, sem fazer com que as novas rodas pegassem na pinça de freio. Abaixo segue a ficha técnica.

    Carro/Modelo: PAJERO TR4 AUT. 2004/2005
    Motor: 2.0 - 16V aspirado, gasolina.
    Pot. 131cv(originais) ; Torque 18kgfm(originais)
    Potência e Torque modificados ainda vou por um dinamômetro p/ saber.
    UNICHIP(da multiturbo) subst. a ECU original

    Transmissão: Automática - 4 marchas
    Tração: acionada por alavanca(4X2,4X4 acopl. viscoso 60%-40%,4X4 blocada 50%-50%,4X4 blocada e reduzida 50%-50%)

    Peso: 1.400 kg
    Tamanho: 4,03m
    Altura.: 1,73m
    Largura: 1,68m
    Entre Eixos: 24,5cm
    Altura livre do solo: 22,5

    Parachoque de Impulssão cromado da KEKO
    Bancos: de Couro da Rally Design
    SNORKEL: da OGZ Adventure
    Pranchas de desencalhe da OGZ

    Rodas diamantadas da SCORRO(aro 15 tala 7)
    Pneus Maxxis Buckshot Mudder: medidas 235/75 R15

    Com os novos pneus consegui 1cm a mais de altura livre e ficaram ótimos na lama e não decepcionam na areia. Com o Unichip ouve um ganho sensível de desempenho, o carro estar mais solto. Abaixo segue as fotos...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pajero TR4 Modificada-frentecar_119.jpg   Pajero TR4 Modificada-bancoscar_205.jpg   Pajero TR4 Modificada-rodafrente_761.jpg   Pajero TR4 Modificada-lateralcar_438.jpg   Pajero TR4 Modificada-rodatras_605.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2

    Mais Fotos

    Aí vão as 2 fotos restantes.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pajero TR4 Modificada-snorkel_607.jpg   Pajero TR4 Modificada-pranchas_919.jpg  

  • #3
    Freitas,

    Muito bonito seu carro.

    [ ]´s

  • #4
    Parabéns Francisco,

    gostei muito do seu carro. Ficou excelente.
    As rodas são show de bola.
    Chegou a minha vez de te pedir algumas informações.

    Tem como você postar fotos da instalação do snorkel?
    Quero ver como foram colocados os dutos.

    E o Unichip, como vc conseguiu?
    Já vem pronto pra instalar ou precisa configuração especial?

    Um grande abraço e parabéns de novo pela viatura.

    Panhoca

  • #5
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por ribon
    Freitas,
    Muito bonito seu carro.
    ribon
    Valeu Ribon, obg pela ajuda com os pneus.

    Citação Postado originalmente por Panhoca
    Parabéns Francisco, gostei muito do seu carro. Ficou excelente...Tem como você postar fotos da instalação do snorkel?
    Quero ver como foram colocados os dutos.
    Panhoca
    Olá Panhoca, valeu pelas dicas q me deste e pelo apoio. Quanto ao Snorkel, claro que tem, amanhã vou abrir o capô e tirar as fotos e posta-las aqui.

    E o Unichip, como vc conseguiu?
    Já vem pronto pra instalar ou precisa configuração especial?
    É o seguinte: "o Unichip é um computador Piggyback instalado ao lado da ECU original do veículo. Ele Interfere nos sinais de alguns sensores, permitindo a otimização da mistura ar/combustível e do ponto de ignição conforme a necessidade do motor para cada rpm e para cada posição do acelerador".

    A princípio o Chip vem com a memória em branco, o seu carro é colocado em um Dinamômetro de Rolo(caso revendedora não tenha, o teste é feito na rua), é conectado uma ponteira no escapamento do seu carro junto com um "Lambda Meter" onde uma interface é ligada ao Unichip e a outra ao Laptop. A partir daí se trava o carro em uma determinada rotação e posição de borboleta do acelarador e de acordo com as informações passadas pelo Lambda Meter ajusta-se a melhor mistura ar-combustível e depois p/ o ponto que te dar o melhor torque p/ o carro.

    Vc pode solicitar que venha um Unichip com a memória já pré-calibrada p/ seu carro, no seu caso Pajero iO(aí é só instalar) ou fazer o ajuste específico p/ o motor do seu carro(é o q eu recomendo e q foi feito no meu). Vc deve colocar o combustível que vc usa com mais frequência quando for calibrar.

    Bem, como tudo tem seus pontos bons e ruins. Os bons, é que a qualquer momento, vc pode com um plug desinstala-lo e voltar a originalidade do carro e caso vc mude de carro, basta retira-lo e calibra-lo(fazer o ajuste) p/ o novo motor do novo carro. Funciona p/ motores a álcool, gasolina, GNV e Diesel. O ponto ruim é o preço, R$2.500 incluso o ajuste p/ seu motor e instalação.

    Vc pode encontrar informações no site do fabricante q tem inclusive um vídeo p/ baixar explicando tudo(www.multiturbo.com.br) e onde instalar, os revendedores, no endereço(http://www.multiturbo.com.br/uni_auto.shtml). P/ SP onde vc mora tem uns 16 pontos de revenda. Caso vc se interesse em instalar é bom ligar p/ o tel Tel: 0xx21-2494-3309(matriz) e se informar com o Leonardo qual o melhor lugar.

    Amanhã posto as fotos e os detalhes sobre a instalação do Snorkel.

    Um abraço a todos, Francisco de Freitas...
    [/quote]

  • #6

    Rodas

    E aí Freitas...
    Parece que vc teve + paciência que eu...

    Tbém acho os pneus originais uma *%$#@, mas pneu Mud aro 16 não existe* nenhum que caiba na TR4. (O problema é na frente né ? Pega no suporte da mola)
    * Só não existe no Brasil, na Argentina, por exemplo, a BFG tem o A/t e o M/T que caberiam na roda original.

    Aqui no Brasil, já procurei pneus de todas as marcas e só achei recapados em medidas que coubessem.
    Depois pensei nos Pirelli MUD 29" aro 15, mas as rodas que eu testei pegavam na pinça. Fui à Rodas Sta Rita, que disse que podia providenciar uma roda que coubesse, mas ia ficar BEM para fora.
    Tbém falei diretamente na Scorro, que me disse que nenhuma roda serviria !?
    Resumindo...
    Perdi o saco, e por enquanto to com os porcaria dos Pirelli A/T mesmo

    Mas minha pergunta é a seguinte:
    Vc saberia me dizer o modelo e medidas (off-set, tala etc...) dessa roda ?
    Entrou direto ou está com espaçador ou alguma adaptação?
    Os pneus não estão pegando em nada ? Mesmo em torções e com o volante virado ?

    Deculpa aí, mas se nessa medida só tiver esse mesmo modelo de roda, sua TR4 vai ganhar uma "cópia" (A minha pelo menos é de outra cor)

    Obrigado
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #7

    Re: Rodas

    Citação Postado originalmente por reybelo
    E aí Freitas...
    Parece que vc teve + paciência que eu...

    Tbém acho os pneus originais uma *%$#@, mas pneu Mud aro 16 não existe* nenhum que caiba na TR4. (O problema é na frente né ? Pega no suporte da mola)
    * Só não existe no Brasil, na Argentina, por exemplo, a BFG tem o A/t e o M/T que caberiam na roda original.

    Aqui no Brasil, já procurei pneus de todas as marcas e só achei recapados em medidas que coubessem.
    Depois pensei nos Pirelli MUD 29" aro 15, mas as rodas que eu testei pegavam na pinça. Fui à Rodas Sta Rita, que disse que podia providenciar uma roda que coubesse, mas ia ficar BEM para fora.
    Tbém falei diretamente na Scorro, que me disse que nenhuma roda serviria !?
    Resumindo...
    Perdi o saco, e por enquanto to com os porcaria dos Pirelli A/T mesmo

    Mas minha pergunta é a seguinte:
    Vc saberia me dizer o modelo e medidas (off-set, tala etc...) dessa roda ?
    Entrou direto ou está com espaçador ou alguma adaptação?
    Os pneus não estão pegando em nada ? Mesmo em torções e com o volante virado ?

    Deculpa aí, mas se nessa medida só tiver esse mesmo modelo de roda, sua TR4 vai ganhar uma "cópia" (A minha pelo menos é de outra cor)

    Obrigado
    Só corrigindo, o Pirelli é 30" 9,5 15.
    Se bem que se esta roda der certo, tem MUITAS opções
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #8
    Banido
    Entrada
    18/03/2003
    Idade
    54
    Posts
    780
    Agradecimento: 1

    Chip

    olá amigo
    com o chip o carro ganhou um pouco de torque e potência? em baixas rpm e subidas você achou que melhorou ou ficou na mesma?
    grato

  • #9
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2

    Re: Rodas

    Citação Postado originalmente por reybelo
    E aí Freitas...
    Parece que vc teve + paciência que eu...
    Oh e que paciência. Passei uns 3 meses procurando rodas que desse certo sem que necessitasse de espaçador ou modificação do off-set.

    Tbém acho os pneus originais uma *%$#@, mas pneu Mud aro 16 não existe* nenhum que caiba na TR4. (O problema é na frente né ? Pega no suporte da mola)
    Até que não são tão ruins assim não, o problema é que esses pneus Pirelli que equipam a TR4 se desgastam muito rápido e aí quando chegam perto dos 20 mil desgastados ficam uma b@sta; e ainda são caros em torno de 630 reais.

    Aí pneus com aro 16 Mud só existem na medida mínima de 245/75 R16 que roça pra tudo que é lado. Então solução aro 15, mais aí fica pegando na pinça de freio nos cubos das rodas da frente.

    Vc tem três opções: 1º Comprar uma roda de aço e modificar o off-set dela; 2º comprar uma de liga e mandar fazer um espaçador p/ não esbarrar na pinça; e a 3º (foi a que eu fiz) comprar as rodas Scorro 150(S150) aro 15 tala 7 furação 5 por 4,5(a mesma furação da Ranger). Essa Scorro dar certinho sem necessitar de modificação do off-set nem de espaçador.

    * Só não existe no Brasil, na Argentina, por exemplo, a BFG tem o A/t e o M/T que caberiam na roda original.
    Aqui no Brasil, já procurei pneus de todas as marcas e só achei recapados em medidas que coubessem.
    E os recapados limitam vc a velocidades entre 90 e no máximo alguns a 120 km/h... na minha opinião não valem muito a pena.

    Depois pensei nos Pirelli MUD 30" aro 15, mas as rodas que eu testei pegavam na pinça. Fui à Rodas Sta Rita, que disse que podia providenciar uma roda que coubesse, mas ia ficar BEM para fora.
    Quanto a esses pneus de 30" 9,5 R15 da Pirelli, Yokohama e BFGroodrich algumas pessoas dizem que são as mesmas medidas 235/75 R15, mas cuidado, na verdade não são, a medida REAL deles é um pouco maior.

    Tbém falei diretamente na Scorro, que me disse que nenhuma roda serviria !?
    Resumindo...Perdi o saco, e por enquanto to com os porcaria dos Pirelli A/T mesmo
    Não sei quem são os mais enrolados se é o povo da Mangels ou o da Scorro. Os caras não sabem informar direito nem os produtos que eles vendem. Essa roda da diamantada da Scorro do qual falei acima (S150 aro 15 tala 7 furação 5 por 4,5 a mesma furação da Ranger) é fácil de encontrar e tem grande saída da Scorro. Imprime e leva a foto pros caras de lá verem.

    Mas minha pergunta é a seguinte:
    Vc saberia me dizer o modelo e medidas (off-set, tala etc...) dessa roda ?
    Entrou direto ou está com espaçador ou alguma adaptação?
    Bem respondi acima, mas cuidado der enfoque no tipo de furação dizendo que tem que ser a mesma da Ranger, pois existe um modelo igualzinho de 5 furos só que p/ Vitara(e não serve).

    Os pneus não estão pegando em nada ? Mesmo em torções e com o volante virado ?
    Rapaz, os pneus que coloquei são os 235/75 R15 Maxxis Buckshot(comprei ao Ribon daqui do Fórum.. ele faz um bom preço) já os 30" 9,5 R15 são maiores, porém outras pessoas que colocaram em outras rodas(com uso de espaçador ou off-set mod.), disseram que não pega... bem é testando pra ver.

    Uma coisa vc vai ter que fazer é tirar aquelas lameiras dependuradas(para-barro) que além de enfeiar o carro atrapalha no off-road amontoando lama(eu já tinha tirado mesmo quando andava com os pneus originais).

    Com os Maxxis Buckhot esterçando-se todo o volante com o carro andando, não roça e nem pega em nada, porém em situações extremas quando se freia bruscamente com a roda toda dobrada(esterçada) roça um pouco nas proteções de plástico da caixa de rodas. Essas são outras procarias, que mesmo com os originais quando eu passei em um alagado grande se despregavam e roçava no pneus. Aí eu empurrava pra dentro e pronto. Uma eu já perdir(na última trilha que fui quando atravessei um lamaçal) as outras pensei em cortar com tesoura, mas vou deixar essas porcarias cair naturalmente... se me chatear muito arranco as 3 restantes hehehee )

    Deculpa aí, mas se nessa medida só tiver esse mesmo modelo de roda, sua TR4 vai ganhar uma "cópia" (A minha pelo menos é de outra cor)
    Hahahaa, sem problemas... cada carro sempre tem um acessório que o diferencia do outro.

    Abraços, cordialmente Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #10
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2

    Re: Chip

    Citação Postado originalmente por caj
    olá amigo
    com o chip o carro ganhou um pouco de torque e potência? em baixas rpm e subidas você achou que melhorou ou ficou na mesma?
    grato
    Ganhou sim, vc nota mais sensivelmente principalmente nas arrancadas... melhorou nas subidas tb. O ganho de potência e torque vai depender do motor do carro. Aqueles em que as montadoras trabalham com uma variação de segurança muito grande, vai permitir um ajuste mais fino e logo um ganho maior.

    O meu é hidramático e, mesmo assim, deu pra perceber o ganho de desempenho; se o seu for cambio manual, ficará melhor. Como eu disse anteriormente em alguns carros o ganho é melhor em outros menor.

    Eles instalam em seu carro e deixa vc dar uma volta pra testar(pelo menos comigo foi assim), se vc gostou aí é só enfiar a mão no bolso e pagar, caso contrário, eles desinstalam e vc vai embora com o carro.

    PS: Panhoca, a noite colocarei as fotos da instalação do Snorkel ok.

    Um abraço a todos, atenciosamente Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #11
    Freitas,
    Valeu pelas dicas...
    Depois de experimentar 2 rodas (que tanto a Scorro qto a Mangels haviam garantido que serviam ) eu desanimei... A principio eu queria aquele modelo Orion da Mangels

    Aqui em SP tem a Rodas Santa Rita, que até onde eu sei, é a única empresa que compra direto da Mangels as rodas com os aros e centros separados (assim ela pode montar com off-set sob encomenda). Mas mesmo lá, pelo formato da roda, teria que colocar um espaçador "grande' para não pegar na pinça, o que iria jogar as rodas muito para fora.

    Eu até cheguei a montar os pneus 245/75 R16 mas sem chance a dianteira pega no suporte da mola mesmo com o carro parado

    Muita gente me recomendou os recapados, mas eu tenho pé meuo pesado e fiquei com medo...

    Parece que agora, graças ao seu saco (ops) paciência, terei uma solução para esta novela...

    Só + 2 dúvidas:

    1- A Roda S150, na furação 5 x 114,3 (eu sei que é a mesma da Ranger e Wrangler) tem com 2 off-sets diferentes ! 0 e 2. Você sabe qual usou ? se não souber tbém, é só eu testar na hora

    2- Porque vc optou pelo Buckshot Mudder ao invéz do Creep Crawler ?

    + uma vez obrigado,

    Assim que tiver tempo (provavelmente só o ano que vem) vou correr atrás disso e depois te mando as fotos

    Abraço,
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #12
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2

    Instalação do Snorkel

    Panhoca escreveu: Tem como você postar fotos da instalação do snorkel?
    Quero ver como foram colocados os dutos.
    Aí Panhoca, vão as fotos do Snorkel. A instalação não é difícil, é só um pouco trabalhosa por o duto embutido(entre o paralama e a chapa de aço interna) no carro.

    Como vc pode ver pelas fotos, não fica nada aparecendo dentro do motor, o cano(duto) que acompanha o Snorkel, é colocado entre o paralama da carroceria e a chapa de aço interna.

    Por dentro da caixa de roda dianteira esquerda SUPERIOR, a uma proteção de plástico; o funileiro desaparafusou e retirou essa "bandeja" de plástico e introduziu o duto de ar do snorkel por lá. Em uma extremidade conectou com o duto do filtro de ar e a outra é conectada(através de um joelho) com o snorkel propriamente dito.
    Tem que ser feito aquele furo(buraco) tradicional no paralama p/ a passagem de ar do Snorkel(como é de praxe) conectado através do joelho com o duto que vai se conectar até a entreda do duto do filtro de ar(como mencionei na frase anterior).
    E por fim, vedar a tomada de ar frontal e qualquer outra entrada de ar que de passagem p/ o filtro(com por exemp. debaixo do paralama) com cola de silicone ou outro artifícil p/ impedir a entrada dágua.

    Ah existiu uma polêmica aqui(entre os vários mecânicos que conversei), onde uns diziam que pelo fato de tudo estar vedado agora o Snorkel por si só não conseguiria puxar ar suficiente p/ dentro do filtro e o carro iria trabalhar como se estivesse obstruído; já outros disseram que isso era besteira ele conseguia puxar ar sufuciente de cima. Perguntei a opinião da Mitsubishi, que ficou em cima do muro... nem disse que sim nem que não...

    Bem a princípio andei com o carro com tudo vedado(incluindo a tomada de ar frontal), e Não notei diferença nem de performance, nem de consumo, porém ouvindo a opinião de outras pessoas, resolvi pelo sim-pelo não(me precavendo) adotar uma outra opção:
    arranquei a tomada de ar e ando na cidade e estrada com o buraco do filtro aberto(como vc pode ver nas fotos), e quando vou p/ as trilhas coloco uma tampa de rosca de tecnil(que mandei fazer em um torneiro mecânico) em 20 segundos, basta abrir o capô e rosquear(mostrado nas fotos). Fica algo prático, simples e funcional.

    Abaixo segue as fotos p/ vc ter uma idéia de como foi feito. Qualquer dúvida pode perguntar de novo por aqui, por email (freitasjr@digi.com.br) ou se preferir por telefone (84)9418-2055.

    Abraços, cordialmente Francisco de Freitas...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pajero TR4 Modificada-dutofiltro_202.jpg  
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 80
      Última resposta: 23/03/2015, 22:25

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade