x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 83
  • #1
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0

    Reforma: Jeep Ford CJ5 1976




    Seguinte: resolvi contar aqui um pouco da história do meu Jeep. Quem quiser, pode pular esta parte pq é só enrrolação mesmo, dados técnicos somente no segundo post pra frente.
    Como vai ser dado inicio da reforma este mês, aproveitei e criei o tópico pra poder compartilhar e contar com sugestões dos amigos aqui do Fórum, que já me ajudaram em muitos perrengues!
    Bem, como todo grande carro possuí uma grande história, vou introduzir-lhes a minha! (hehehe)
    O assunto que será abordado aqui é sobre a nossa pretensão de ter um Jeep apto a participar de provas de regularidade.
    Meu pai adquiriu este Ford CJ5 1976 OHC no inicio de 1997. Na ocasião, ele e meus tios possuíam uma rocinha onde aos finais de semana cultivavam hortaliças, galinhas, cervejas e churrasco. Como era uma rotina essas andanças, o fusquinha 1970, que era nosso único carro e vivia sem assoalho, ganhou a companhia do Jeep.
    Pelo que temos notícia, este Jeep foi adquirido aqui mesmo na cidade, mas já rodou boa parte do estado de Goiás nas mãos de encarregados de fazendas. Já fez de tudo. Passou na mão de muita gnt mas nunca foi mudado de “dono”, tanto que quando meu pai o adquiriu, o mesmo não possuía documentos e não constava no inventário do primeiro dono, já falecido. Em estado de sucata e servindo de trator em uma olaria, não despertou interesse da família do proprietário e acabou sendo adquirido pela quantia de R$1.500,00. Meu pai procurou o advogado que estava fazendo o inventário, e o mesmo ajudou na documentação (e depois virou cliente do escritório de contabilidade do meu pai).
    Tenho a única foto que foi feita na época, com meu irmão mais velho ao volante, depois de adquirido e substituído os pneus. Rodava no gás e não possuía o cardan dianteiro. O motor era o 4 cilindros original, mas estava adaptado com um cambio de 3 marchas que foi trocado por um 4 marchas, buscando a originalidade.
    Em relação a primeira reforma, tenho somente as fotos finais (inclusive, este magrelo careca das fotos sou eu).
    O tempo passou, tive minha primeira “aula pratica de direção” neste Jeep e o mesmo nunca teve outra utilidade a não ser servir no campo!
    Em 2006 teve inicio aqui na nossa região o Rally Eco Goiás, uma provinha de + ou - 300 km de regularidade. Como meu pai era muito ciumento com o Jeep, a gnt não participou.
    Mas em 2007, incentivado pelo então advogado que o tinha ajudado a adquirir o Jeep, acabou inscrevendo o danado na prova, categoria Jeep, com ele de piloto e eu de navegador. Muita poeira, largando por ultimo, mas dentre os 4 Jeep participantes, somente o nosso chegou no tempo de prova.
    Em 2008, já com “uma” prova de experiência, veio a segunda colocação na categoria 4x2, concorrendo com Silverado, F250, S10 e demais carros de passeio e utilitários. Neste ano, instalamos o freio à disco.
    Em 2009, muitos erros e uma amarga décima quarta colocação.
    Pedindo arrego, o motor recebeu anéis e bronzinas novas.
    Em 2010, outra decepção e uma oitava colocação.
    Em 2011, depois de uma prova de 375 km, muito suor e abusando do conjunto mecânico, uma suada décima colocação. Isso pq dois dias antes da prova, o carretel do cambio quebrou e o cambio foi montado poucas horas antes da prova. Era hora de parar.
    Em condições deploráveis toda a parte mecânica que possuía engrenagens, o ano de 2012 foi de calmaria e de tentar deixar o Jeep como era antes.
    Em 2013, O então Rally Eco Goiás, até então restrito a poucas etapas espalhadas pelo estado de Goiás, se torna um circuito de provas, com pontuações acumulativas. Como o Jeep não tinha condições de participar, ficamos de fora da primeira etapa, que era em uma cidade vizinha. A segunda etapa, na nossa cidade (Jataí), despertou nosso interesse. Foi difícil...
    Meu pai, descoberto com um sério problema de saúde e impossibilitado de pilotar o Jeep por ser muito duro e a prova muito cansativa, pediu que eu assumisse o volante e levasse meu irmão de navegador. Em dois meses, aos finais de semana, revisei toda a mecânica do mesmo, no braço (inclusive troca de bronzinas de biela, riscadas)! Inscritos, prova de 400 km finalizada com o Jeep inteiro, más infelizmente por uma falta de experiência minha como piloto de prova e meu irmão novato como navegador (as piores perdas só na foram maiores pq eu parei e a gnt se achou), conseguimos um louvável sexto lugar na categoria 4x2, dentre 34 carros inscritos na categoria.
    Após o bom resultado, decidimos investir no Jeep para participar de todo o circuito neste ano de 2014. Como aqui em casa somente eu sempre mostrei interesse por Jeep, graxa e lama, o Jeep e a responsabilidade do mesmo passaram a ser de minha propriedade.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma: Jeep Ford CJ5  1976-dsc_0150.jpg   Reforma: Jeep Ford CJ5  1976-dsc_0154.jpg   Reforma: Jeep Ford CJ5  1976-dsc_0152.jpg   Reforma: Jeep Ford CJ5  1976-dsc_0151.jpg  
    4X4 Brasil
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #2
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Ok, feito as apresentações e uma breve introdução, vamos ao que interessa.
    Atualmente, o mesmo se encontra assim:

    Motor: 2.3l OHC
    Ignição: eletrônica módulo Bosch
    Carburação: Solex
    Combustível: gasolina

    Suspensão: original
    Amortecedores: Cofap Turbogas Ranger
    Jumelos: altos
    Buchas: PU
    Pneus: originais da C-10 e um jogo de Militares para prova de regularidade
    Calços de carroceria: não tem

    Direção: original
    Pino central: modificado, com rolamentos de roda do gol bola e copo p/ graxa

    Freios: disco sólido na dianteira e tambores na traseira
    Cilindro mestre: original

    Transmissão: original
    Cambio: 4 marchas original
    T-Case: Dana 18 original
    Diferenciais: relação original na dianteira e traseira (não sei a relação correta, mas nunca foi modificado)
    Roda Livre: automáticas originais.

    Acessórios
    Bancos: Fiat Strada
    Volante: Carrera
    Santo antônio: F-250 modificado
    Capota: original fixa Trevo
    Suporte de estepe: caseiro, com suporte de galão Maceral


    Enfim, o que pretendo fazer neste inicio de ano é:

    Chassi: raspagem, reforço superior e inferior
    Suspensão: kit Toyota e amortecedores Ranger, que já possuo
    Motor: retífica completa
    Cambio: Chevette 1.6 5 marchas
    T-case: original, com pino chorão c/ rolamento
    Diferenciais: revisão, com troca de rolamentos e instalação de flutuante na traseira (segurança)
    Direção: manter a original, corrigindo o caster (diferencial aponta pra baixo) e troca do setor por um novo, tbm original.
    Freios: pedaleira suspensa com servo, circuito duplo e freio à disco na traseira. Instalação do freio de mão (segurança)
    Segurança: gaiola de proteção, cintos de 4 pontas.

    Enfim, tem mais coisas, mas vamos fazendo por partes.
    Como vai ser feito pra andar junto com carros mais modernos, estou aberto a sugestões, criticas...
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #3
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Figura 01: Rally 2007
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma: Jeep Ford CJ5  1976-2007.jpg  
    4X4 Brasil
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #4
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Figura 02: Rally 2008
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma: Jeep Ford CJ5  1976-2008.jpg  
    4X4 Brasil
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #5
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Figura 03: Rally 2009
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma: Jeep Ford CJ5  1976-2009.jpg  
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #6
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Figura 04: Rally 2010
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma: Jeep Ford CJ5  1976-2010.jpg  
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #7
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Figura 05: Rally 2011
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma: Jeep Ford CJ5  1976-2011.jpg  
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #8
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Figura 06: Rally 2013
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma: Jeep Ford CJ5  1976-2013.jpg  
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #9
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Ok, hj ele esta assim.
    Esta poça de óleo é oriunda da t-case, que anda sugando o óleo do cambio. Na t-case, o óleo vaza pelo pino chorão, que esta com folga na carcaça.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma: Jeep Ford CJ5  1976-dsc_0199.jpg  
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #10
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    52
    Posts
    3,509
    Agradecimentos: 22
    Inácio, parabéns pela história, muito legal, ainda mais quando tem família envolvida.
    Uma sugestão, para fazer rally repense o sistema de direção original, até por uma questão de segurança.
    Vou acompanhar por aqui...
    []'s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #11
    Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO
    Idade
    35
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Tuna, ja tinha pensado em colocar um sistema hidráulico da S-10, mas como irei utilizar pneus nas medidas originais e por não gostar de mais gambiarra, por enquanto, vou deixar o original, que sempre me atendeu, apesar das folgas.
    O setor, pelo menos, pretendo colocar um modelo que encontrei a venda na Zé Marcos 4x4, que utiliza um sistema misto kombi/jeep.
    Zé Marcos 4x4 - Peças novas e usadas para Jeep Willys e outros

    No mais, esperando uma cotação da Gama 4x4 e da Jipebras das peças maiores.
    Adicionando, o motor será feito aqui na minha cidade mesmo, aproveitando somente bloco e cabeçote. O girabrequin, que esta 0,5mm nas brozinas de biela e riscado, se não pular pra 1mm depois da retifica, será mantido. Senão, pretendo encontrar um mais novo.
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #12
    Usuário Avatar de Fabrício Bastos
    Entrada
    02/10/2010
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Posts
    638
    Agradecimentos: 0
    Parabéns pelo jeep!
    Muito legal saber que ainda tem gente que corre rallys de regularidade com jeeps "originais"!hahaha
    O jeep aqui entrou na família já fazendo rallys! Correu o Ibitipoca Off Road por alguns anos!
    Acompanhando!

    Abraços!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vendo Jeep Ford- 1976 - R$ 10.500
      Por LeigoCJ5 no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 27/02/2012, 21:42
    2. Vendo Jeep Ford 1976
      Por Cássio no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 7
      Última resposta: 07/10/2010, 13:16
    3. Vendo Jeep Ford 1976
      Por GustavoMM no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 13/09/2007, 22:03
    4. Vendo FORD / JEEP CJ5 1976
      Por RobsonJG no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 09/01/2006, 16:33
    5. Manual Jeep Ford OHC - 1976
      Por roger_caldas no fórum Jeep Willys
      Respostas: 43
      Última resposta: 28/08/2004, 17:23

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade