x
Convex Datacenter
Página 12 de 13 PrimeiroPrimeiro ... 2345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 133 a 144 de 148
  • #133
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Idade
    46
    Posts
    223
    Agradecimentos: 9



    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Falando em molas esqueci de dizer!

    Depois de pesquisar estou com idéia de realizar a manutenção seguindo a receita do Kim!
    Vou desmontar o feixe, arquear as molas, montar com espaçadores, vou trocar as buchas! Se meus grampos ficarem curtos com os espaçadores acho que vou fazer um calço a cada dois e no entre meios com filme de raio-x.
    Aristides.

    Tem um tópico específico sobre suspensão do Jeep Willys, chama-se "Jeep pulando igual cabrito", pode ser até que seja esta a sua referência, pelo que lí, deve-se colocar um espaçador (pedaço curto de mola mesmo) entre uma mola e outra, ou a cada duas molas, mas deve-se também "rebater aos pontas" para ser o "contato" entre a mola de baixo e a de cima, sucessivamente, desta forma somente as pontas das molas farão contato entre sí criando a região de atrito "esfrega esfrega", neste caso dispensa-se o uso de "radiografias".

    Pode-se também, apenas desmontar o feixe e ai sim colocar uma "lâmina de radiografia" entre uma mola e outra necessariamente, e remonta-lo, ou então, pode-se também apenas desmontar o feixe e passar "graxa grafitada" entre as molas e remontá-lo novamente.

    Costuma-se também deixar a primeira mola (mais curta) "reta", para que só ofereça resistência quando o feixe todo estiver com muita "carga".

    Confesso que não testei na prática estas opções, o pessoal fala que ajuda bastante no trabalho do feixe, que fica mais suave, se é que podemos usar esta expressão, em se tratando da suspensão original do Jeep.

    Analisando as opções, acho que iria de "radiografia", não é necessário levar o Jeep no posto de molas, você pode fazer num final de semana sem custo algum, basta pegar as radiografias da família inteira, kkkk.

    Usando espaçador, necessariamente teria que levar o Jeep até o moleiro para rebater as pontas, cortar os espaçadores e remontar o feixe com novos grampos, pois os originais ficariam curtos, todo este trabalho iria gerar um gasto!

    Para usar somente a graxa grafitada bastaria desmontar os feixes, engraxar e remontar tudo como estava antes, também envolveria somente o custo da graxa, que é relativamente barata.

    Para quem costuma andar "no mato" o uso de espaçadores em conjunto com a primeira mola "reta", iria causar aborrecimento, pois tudo quanto é galho vai enroscar ali, mesmo com o feixe original já enrosca, imagina com quatro "pontas" para frente e quatro para trás, vai enroscar até de ré.

    Não sei se entendi direito a sua citação "arquear as molas", acho que se referia a "rebater a pontas das molas", neste caso tudo bem, o que não aconselho para ninguém é arquear as molas para ganhar "altura" no Jeep, a suspensão vai trabalhar ainda menos e ficar bem mais "dura", além do fato de que em pouco tempo as molas já "cansadas" vão desarquear, causando desperdício de tempo, trabalho e dinheiro.

    Boa empreitada, diga depois como ficou!

    []s'

  • #134
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Legal Fabricio!

    É isso mesmo!

    Meus grampos por alguma razão que não sei são quase 3 cm mais cumpridos que o necessário! Para voce ter uma idéia tem um outra porca (mais grossa) servindo de espaçador.
    Então talvez mesmo com os calços ainda consiga aproveitar os grampos.
    Arquear as molas porque meu jeep fica torto na garagem e me dá a impressão de que isso causou algum problema e um lado pode ter arreado mais que outro.
    A idéia é desmontar a o feixe e comparar lado a lado, lâmina por lâmina para que fiquem na mesma altura.

    Na verdade não decidi se instalo o calço, se apenas monto com graxa, ou com radiografia...

    Tinha um senhor dono de um posto de gasolina aqui em Campinas, todas as vezes que eu ia abastecer o Jeep ele vinha me falar que:-
    " No tempo dele ele desmontava o feixe, engraxava bem e depois de montado enrolava tudo bem apertado com tiras de câmera de ar (encapava)"
    Segundo ele a graxa deixava as molas trabalharem melhor e mais macia e a câmera de ar protegia para a graxa não sair e dificultava de entrar terra e sujeira!

    Na verdade gostaria de fazer tudo em "casa" pois é mais divertido! Só que não tenho uma data, é quando der tempo...

  • #135
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Idade
    46
    Posts
    223
    Agradecimentos: 9
    Aristides.

    A maioria dos Jeeps Willys que já ví geralmente tem o lado esquerdo (motorista) mais baixo que o lado direito, ou seja, o Jeep fica inclinado para a esquerda, acredito que seja por causa do motor ficar deslocado mais para a esquerda do que para a direita dentro do cofre do motor, em virtude da necessidade de se criar espaço para a caixa de tração (Dana 18) e cardãs traseiro e dianteiro, o que implica no deslocamento da "bola" do diferencial para a direita, tanto no eixo traseiro como no dianteiro (originais de fábrica).

    O motor BF 161 possui 6 cilindros (2.600 cm3) é muito pesado, devido a sua antiga concepção e disponibilidade de materiais na época em que foram fabricados e que também rodaram em nossos Jeeps muitos anos antes de serem substituídos pelos motores do opala 6c (4.100 cm3), 4c (151 cm3) e os mais atuais AP. e Gm (Astra/Blazer/S10), em consequência do "peso" ser deslocado para a esquerda, acabaram por "cansar" mais a molas dianteiras esquerda (que ficam maisrebaixadas) do que as da direita.

    Eu fiquei sabendo, não sei se é realmente verdade, mas, dizem que originalmente o feixe de molas dianteiro esquerdo teria uma lâmina a mais que o direito para compensar o peso extra do power train ser deslocado para esquerda, no meu Jeep os feixes vieram com o mesmo nº de lâminas tanto no esquerdo como no direito, e para não fugir a regra, era inclinado para a esquerda, o que fiz foi simplesmente inverter o feixe do lado direito com o esquerdo e o Jeep ficou alinhado.

    A ideia de "curvar" as molas aos pares (esquerda e direita) me parece uma boa ideia, mas, pode ser que mesmo duas molas com idêntica curvatura podem não oferecer a mesma resistência ao "peso", e neste caso uma iria "arrear" mais que a outra. No You Tube tem um canal que acompanho, se chama Leandro Torneiro, ele está reformando um caminhão Ford antigo e nos feixes traseiros ele foi curvando as lâminas aos pares em uma calandra e depois de montado, os feixes ficaram muito bem alinhados e na mesma altura, vale a pena dar uma olhada!

    A ideia de engraxar os feixes e enrolar com tiras de câmara de ar, impediria a graxa de sair e o poeira de entrar, já vi este processo ser feito com filme de cozinha, mas, embora o resultado seja satisfatório, a estética, a meu ver fica horrível, é uma visão particular minha, não condeno de forma alguma quem o faça, é mais uma questão de gosto!

    []s'

  • #136
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Idade
    46
    Posts
    223
    Agradecimentos: 9
    Depois de 10 anos aposentei os velhos BF, agora o Marelão está calçando 2 pares dos Falken 32x11,5x15.


    -img_20190222_164607085.jpg-img_20190222_173801431.jpg

  • #137
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Fabrício, parabéns! Teu Jeep está realmente muito bom e você fez tudo com muito capricho.
    Já tive um Jeep Willys com motor 6 cilindros, gasolina e câmbio de 3 marchas. Rodava muito bem.
    Bons passeios.
    -navy-salute-1c.jpg
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #138
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Idade
    46
    Posts
    223
    Agradecimentos: 9
    Capt Gottlieb.
    Obrigado! Já tem um bom tempo que estou mexendo no Jeep, procuro fazer o melhor possível, estou desenvolvendo uma suspensão com molas helicoidais, farei na traseira primeiro, em breve colocarei na página!

  • #139
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Idade
    46
    Posts
    223
    Agradecimentos: 9
    Depois de alguns anos, fiz duas "caixinhas" em chapa de metal para o acabamento dos motores dos limpadores de para-brisa, deu trabalho mas o resultado ficou muito bom.

    -img_20180906_152204839.jpg-img-20190608-wa0008.jpg

  • #140
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Idade
    46
    Posts
    223
    Agradecimentos: 9
    Pelo fato de usar motor ap. 2.0 e câmbio Clark 260f, foi necessário abrir um novo espaço para a posição das alavancas de câmbio e reduzida, e como a ré do 260f é para frente, foi necessário criar um novo suporte em fibra para receber a coifa do câmbio e também fechar um pouco o buraco da reduzida para acomodar a coifa, que a meu ver deveria ser um pouco maior, uma vez que uso os coxins do motor do Opala como calços de carroceria, e por este fato, as alvancas deslocam-se mais para frente e para trás, sendo limitados pela coifa


    -img_20190711_100655957.jpg
    -img_20190715_185143133.jpg
    -img_20190722_182137570.jpg
    -img-20190809-wa0016.jpg

  • #141
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Citação Postado originalmente por fabriciosimonini Ver Post
    Depois de alguns anos, fiz duas "caixinhas" em chapa de metal para o acabamento dos motores dos limpadores de para-brisa, deu trabalho mas o resultado ficou muito bom.

    -img_20180906_152204839.jpg-img-20190608-wa0008.jpg
    Fabrício foi uma excelente idéia fazer estas caixas. O Jipe Toyota FJ Land Cruiser é bem parecido com o Toyota Bandeirante, exceto pelo motor Mercedes-Benz e o acabamento, que no Jipe estadunidense é primoroso e no brasileiro é sofrível (para usar de eufemismo. A palavra correta seria grosseiro). Os FJs têm um bom motor elétrico que equipa os limpadores de para-brisa e por causa do tamanho e espaço disponível este motor precisou ficar um pouco exposto externamente. A solução foi recobri-lo com uma jeitosa e estética caixa de metal, à semelhança das que você fez internamente. Então esta sua solução foi também muito boa, com ótimo resultado estético e funcional.

    Existem vários tipos e marcas de Jipes, mas a idéia básica é sempre a mesma. Um bom e valente 4x4 apto para enfrentar desafios.

    -jeep-toyota-land-cruiser-008c.jpg
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #142
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Idade
    46
    Posts
    223
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Fabrício foi uma excelente idéia fazer estas caixas. O Jipe Toyota FJ Land Cruiser é bem parecido com o Toyota Bandeirante, exceto pelo motor Mercedes-Benz e o acabamento, que no Jipe estadunidense é primoroso e no brasileiro é sofrível (para usar de eufemismo. A palavra correta seria grosseiro). Os FJs têm um bom motor elétrico que equipa os limpadores de para-brisa e por causa do tamanho e espaço disponível este motor precisou ficar um pouco exposto externamente. A solução foi recobri-lo com uma jeitosa e estética caixa de metal, à semelhança das que você fez internamente. Então esta sua solução foi também muito boa, com ótimo resultado estético e funcional.

    Existem vários tipos e marcas de Jipes, mas a idéia básica é sempre a mesma. Um bom e valente 4x4 apto para enfrentar desafios.

    -jeep-toyota-land-cruiser-008c.jpg
    CAPT. GOTTLIEBE.

    Eu optei por instalar dois motores independentes para os limpadores de para-brisa na parte de baixo do quadro, pelo fato que a instalação dos motores na posição original atrapalharia um pouco a visão do motorista, sendo que a única opção de acabamento seria pintá-los da cor do Jeep, ficaria horrível estéticamente, opinião pessoal, não condeno de forma alguma quem o fez, até porque é a posição original dos limpadores na parte superior do quadro do para-brisa, quando os Jeeps sairam da fábrica, mas, preferi fazer dois pequenos recortes no quadro e adaptar, dois motores independentes e fazer um acabamento um pouco melhor com a confecção das duas caixinhas de metal.

    Interessante esta solução no FJ, nunca tinha visto algo parecido, a ideia foi praticamente a mesma, mas a "caixinha" pelo lado de fora do quadro deve facilitar o acesso para manutenção, externamente ao veículo e ao mesmo tempo poupar espaço interno, acredito eu.

    []'s.

  • #143
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Idade
    46
    Posts
    223
    Agradecimentos: 9
    Como não tenho porta-luvas no meu Jeep, sentia falta de um console com um porta-trecos para guardar celular, chaves, documento e outras coisas, como tudo no meu Jeep é personalizado, resolvi tirar umas medidas e fazer do meu Jeito, usei um bom pedaço de compensado fui marcando e cortando com serra tico-tico, e o desbaste foi feito com lixa flap e na grosa! dentro do console tem uma outra tampa com duas divisórias, para não precisar ficar pegando as coisas lá do fundo, kkkk, deu trabalho mas achei que o resultado ficou bom!


    -img-20190723-wa0013.jpg-img-20190727-wa0020.jpg

  • #144
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Citação Postado originalmente por fabriciosimonini Ver Post
    Como não tenho porta-luvas no meu Jeep, sentia falta de um console com um porta-trecos para guardar celular, chaves, documento e outras coisas, como tudo no meu Jeep é personalizado, resolvi tirar umas medidas e fazer do meu Jeito, usei um bom pedaço de compensado fui marcando e cortando com serra tico-tico, e o desbaste foi feito com lixa flap e na grosa! dentro do console tem uma outra tampa com duas divisórias, para não precisar ficar pegando as coisas lá do fundo, kkkk, deu trabalho mas achei que o resultado ficou bom!

    -img-20190723-wa0013.jpg-img-20190727-wa0020.jpg

    Fabrício, parabéns! Ficou ótimo. Quem tem veículo aberto sabe bem do valor de se ter um bom lugar para guardar coisas. Você acertou em cheio!

    No meu JIPÃO conservei o porta-luvas e instalei um trinco com chave. Mas também fiz uma caixa de ferramentas bem parruda. No Buggy-Gaiola fiz uma caixa de ferramentas instalada de baixo do bagageiro e uma caixa para pequenas cargas, instalada atrás do banco do motorista e ao lado do tanque (barril) de gasolina. Estas peças são muito úteis, importantes para guardar toda sorte de coisas: ferramentas, macaco, chave de roda, triângulo, documentos, panos, trecos e mais trecos, etc.

    -tool-chest-1-.jpg -tool-chest-2-.jpg

    JIPÃO (o ONÇA) e sua caixa de ferramentas parruda. Madeira usada foi o cedrinho. A caixa foi fixada no assoalho com 4 parafusos.

    -tool-chest-1-.jpg -tool-chest-2-.jpg -tool-chest-3-.jpg

    Buggy-Gaiola com caixa para pequenas cargas atrás do banco do piloto e caixa de ferramentas em baixo do bagageiro.
    A primeira foi feita de embuia, restos de um antigo móvel quebrado. A segunda foi feita de peroba brava ou algo semelhante.
    Não sou marceneiro nem carpinteiro, mas com algumas ferramentas elétricas e boa disposição dá para fazer. O acabamento é sofrível, mas todas estas caixas são muito úteis e funcionais.

    Fabrício, este console que você fez ficou realmente bom e acrescenta muito ao seu Jipão.
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Willys 1961
      Por Jefferson Luiz no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 6
      Última resposta: 17/11/2011, 17:49
    2. Jeep Willys CJ5 1961 - R$17.500,00
      Por Luide Riani no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 19/09/2010, 18:54
    3. Jeep / Willys 1961 - R$ 12.000,00
      Por Schuinka no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 21/06/2008, 18:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade