A minha eu troquei a um tempo atrás, mas consegui uma promoção num concessionário Mercedes. De excelente qualidade o material. Dê uma pesquisa, as vezes vale a pena o custo benefício.
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A de alumínio poderá resolver o problema seguramente, mas pelo que já pesquisei aqui no fórum, muitos dizem que ela, ao invés de quebrar, entorta e pega no radiador ... esse seria uma mega desvantagem.
De qualquer forma, se estiver de "bobeira" veja numa concessionária MB ou uma de um material (plástico) de boa qualidade.
Abração!!
Anexo 470933Anexo 470934 essa proteçao peguei emprestado de uma picape 364 militar, acredito que exista para proteger a helice, como é super simples de fazer vou copiar...
Dudu.
Realmente parece fácil de fazer. Vou trocar umas ideias com o Prof. Pardal daqui.
Eu tenho uma hélice de ferro no meu CJ-5. Como ele está com o DIS da Motorspice, e com uma preparação de respiros, snorkel, etc elevados, costumo mergulhá-lo. Até agora não tive problemas com a hélice. O máximo que já aconteceu foi ela forçar demais e a correia pular fora. Enquanto o motor está dentro da água, ok. Quando ele sai, ele começa a esquentar e você é forçado a parar para reprender a correia.
Mas acho que a proteção supracitada vai ajudar bastante!
E já vi algumas pessoas jogarem uma lona na frente do jipe para atravessar trechos longos alagados. Diminui o impacto frontal da água e talvez ajude a não forçar tanto a hélice (embora a água, num nível mais fundo, irá chegar na hélice de qualquer jeito).
Pois é Rodrigo. Hélice de ferro ou de alumínio seria ideal. O problema é que o 14B está equipado com embreagem viscosa.
Continuo em dúvida se mudo ou não.
PP5GAS estou nessa mesma duvida, estou adaptando um 14b no meu javali e estrou pensando em qual hélice colocar, se tiro a polia viscosa ou não?
Rodrigo
No manual do motor 14B encontrei uma referência de que é possível montar a hélice com ou sem o acoplamento viscoso.
Acabei de instalar uma e vou esperar ela quebrar (próxima enchente provavelmente), então farei o teste com a hélice de alumínio.
Estou acompanhando a montagem do Javali. Belo trabalho, parabéns.
Se precisar do manual do 14B, tenho em pdf.
Sofiat, você já tentou amarrar a hélice? Digo isso pois muitos carro dá pra segurar a hélice com a mão, isso claro, desligando o motor, e ligando ele segurando a hélice.
Dudu, tá bonito o chassi!
Essa chapa embaixo do radiador é original em todas as Bands com motor MB, ela na verdade fica ao contrario do que na sua foto (com as pontas chanfradas pra frente), não sobra nada dela pra parte da hélice!
Abraços!
Excelente ação Sofiati..... to aqui admirando a voluntária, e o seu trabalho como voluntário.
Muito bom ver a ação da defesa civil da sua cidade, realmente a galera merece respeito e admiração.
Sou novo no forum e conheço pouco de mecânica ainda.
Mas uma das dúvidas que tenho é sobre a roda livre.
no caso, nos videos que eu vi, você passa na água e sai, pega asfalto, vai pra estrada rural, e assim vai...
Mas a duvida é se você sai de casa, trava a roda livre e só desliga quando volta? ou para cada situação que precise você sai da voluntária e trava a roda livre?
Uma outra duvida que tenho e que: quem souber pode me responder também, quando se trava a roda livre a viatura já se encontra em 4x4, ou alem de travar a roda livre você necessita do acionamento mecânico ou elétrico? em alguns casos e pelo que li em outros tópicos temos opções com 4x4 apenas, (4x4 Hi) e 4x4 reduzido (4x4 low).
Existe algum problema em situações como a do nosso amigo Sofiati, deixar a roda livre travada?
Pois em diversos momentos você precisa acionar o 4x4, mas em outros você pode rodar em 4x2 sem problemas, mas se tiver que descer toda vez para acionar a roda livre, eu imagino que fica cansativo, alem é claro se você estiver no meio de uma chuva pesada...
Uma ultima pergunta Sofiati.. hehe a voluntária tem muitos opcionais? tipo AR condicionado, vidro elétrico, etc
Essa questão da hélice muito me interessa também rsrs