x
Convex Datacenter
Página 1 de 29 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 342
  • #1
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0

    Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4





    Depois de muito procurar, examinar, viajar, testar, enfim, consegui achar meu objeto de desejo, minha Casa 4x4.

    Pelas fotos de apresentação, pode-se ver que ele é daqueles pequeninos para uma casa, mas o quintal será bem espaçoso e variado.

    Descrição técnica do que eu consegui identificar precisamente até agora.

    - Chassis Mercedes ano 1978, segundo achei por aí, era de um micro-ônibus da época (até achei um que deve ser irmão-gêmeo)
    - Motor, atualmente um OM366 turbo-cooler, sem nenhuma eletrônica
    - Eixos, traseiro do MB 1313, dianteiro do MB 1111 (na realidade são iguais, a única diferença é o suporte do feixe)
    - Caixas de câmbio e de transferência da Mercedes (se alguém puder me ajudar a identificar todos os detalhes, agradeço)
    - Cabine e Baú, são os da foto, mas serão totalmente reformulados, por ora, servirão para carregar os amigos e churrasqueira, carvão, carnes e cervejas geladas.

    Eriksom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-01-novo-4x4-01.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-01-novo-4x4-02.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Opa,

    Parabéns pela aquisição..
    Vamos acompanhar a reforma.
    Abs
    Aurélio

  • #3
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    CARO ERIKSOM

    Mais parece com um TRATA , mas o aspecto é que esta muito bom , muito novo , que pneuzão é este muito bonito .

    PARABENS , vamos acompanhar a evolução dos fatos & reformas .

    ABRAÇÃO

  • #4
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0

    Estado Atual dos Problemas



    Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas,nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.

    Antes de mais nada, por favor, como alguns daqui podem conhecer a origem anterior ao de quem comprei, faço questão de informar que minhas observações sobre imperfeições são exclusivamente técnicas, e entendo que quem as fez deve ter tido um propósito que não é o meu. Logo .....

    Então, vamos começar com as descrições mais detalhadas daquilo que a meu ver são imperfeições.

    De baixo para cima, de trás para a frente, comecemos pelo eixo traseiro.

    Conforme aparece na foto, foi instalado um sistema de freio a ar com duplo acionamento (freio normal e freio de estacionamento). Deve-se elogiar a intenção de proteger as cuícas de eventuais pedras e impactos (elas foram posicionadas atrás do eixo), embora para tanto tenham optado por fazer uma pequena intervenção no eixo dos freios (nada grave).

    O pior dos problemas - e não sei quem fez - foi terem usado dois tambores diferentes, um bem mais estreito que a sapata de freio. Para quem não conseguir perceber na foto do eixo, a outra foto apresenta os dois tambores retirados e que irão para o lixo. O resultado disso é um freio que pegava parcialmente e no qual a sapata ficava quase um terço fora do espelho do tambor. Não importa que freasse, é uma imperfeição grave a meu ver. De quebra ainda soldaram as saias, o que impedia que se tivesse o acesso-padrão a parte interna do tambor para a lavagem pós-lama. Outra imperfeição grave na minha opinião.

    Creio que até o final desta semana estarão todas corrigidas.

    Eriksom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-02-susp-traseira-01.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-02-susp-traseira-02.jpg  

  • #5
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Agora é só peso pesado , tudo é ignorante , tem que ter carcaça muscular forte e de bolso tb .

    Mas com paciencia e tempo as coisas vão caminhando para o lugar e vc vai ficar com um puta de uma CASA 4X4 AMBULANTE .

  • #6
    Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Idade
    43
    Posts
    2,430
    Agradecimento: 1
    Top!


    Tire umas fotos internas..

    Quanto pagou pelo brinquedo ?
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #7
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0

    Estado Atual dos Problemas



    Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.

    Vamos pular para a frente, para a suspensão dianteira.

    A primeira coisa a dizer é que a achei bonitinha à primeira vista. Fiquei emocionado mesmo Pensei, que puta solução brilhante.

    Porém, o bichinho estava parado, o dono deixara a chave, eu não quis mexer sem o dono e havia um formigueiro embaixo dele. Assim, não pude deitar para ver, apenas fotografei. Quando cheguei em casa passei as fotos pro computador, daí pensei " - what's fucking is that?"

    Na segunda vez que estive lá, o dono estava e saímos. A pergunta acima voltou a minha cabeça após um pequeno retorno no asfalto, quando a viatura entrou no jardim que dividia as pistas e o dono, apavorado, disse que eu podia tombar o veículo. Como assim?

    Na volta, olhei com calma a suspensão e entendi tudo: "quem adaptou não entende bem de geometria, de movimento espacial e de torção de materiais como aço".

    Voltei pela 3a vez com meu mecânico predileto, Chico de Ivo de Cabo Frio, e ele na sua cadeira de rodas (outra hora conto essa história) deu seu veredicito: " O Mercedes sobrevive a tudo isso, pode comprar que a gente conserta"

    , comprei!

    Eriksom

  • #8
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Agora sim meu engesa vai andar (na carroceria do mercedão) ! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Parabéns pela sonhada aquisição!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0

    Estado Atual dos Problemas



    Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.

    Vamos as fotos para entenderem melhor o que descrevi.

    A primeira foto mostra o que eu vi. Na frente, parecia um suspensão triangular o que permitiria (notem o tempo verbal, permitiria) uma belíssima "flexibilidade" e maior versatilidade ainda.

    Porém, sempre há um porém, a realidade é sempre pior do que a esperança. A implementação do projeto foi "imperfeita"

    A junção com os eixos - braços do triângulo - totalmente rígida, soldada de forma imexível, como disse certa figura tenebrosa da ré-pública em passado recente.

    A junção superior - vértice do triângulo - travada, só permitia o movimento vertical e nenhum rotacionamento. Ou seja, para que puseram a porra da panhard? Minha opinião sincera: para trincar o chassis, o que efetivamente conseguiram.

    Porém, o valente e inventivo Chico de Ivo disse-me que ficasse tranquilo que a limpeza daquilo era coisa simples e o chassis do Mercedes estava acostumado com iNgUInorânÇa.

    Seguem as fotos para não restar dúvidas.

    Eriksom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-03-susp-dianteira-00.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-03-susp-dianteira-01.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-03-susp-dianteira-02.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-03-susp-dianteira-03.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-03-susp-dianteira-04.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-03-susp-dianteira-08.jpg  

  • #10
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0

    Estado Atual dos Problemas



    Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.

    Subindo, vamos para o motor.

    Como a proposição original, pelo que pude descobrir, era uma viatura a ser usada em trilhas e que tais, foi feito um reposicionamento do motor para tornar a viatura mais equilibrada. Não é a idéia mais brilhante, mas é a única forma que posso entender o que foi feito.

    O Motor foi movido para a parte central do chassis, exatamente atrás do eixo. Porém, qual foi a minha surpresa ao fazer a mesma coisa que o ex-proprietário (o que está de preta olhando a tampa dianteira levantada)?

    A surpresa foi descobrir que junto com o motor moveram o radiador lá para trás (imaginem o lá trás, em cima do eixo), na frente colocaram o intercooler (sei lá porque o colocaram na posição deitada), a frente deles o expansor da ar condicionado, a frente deles um balão de ar comprimido, a frente deles, uma caixa quadrada com uns 40 litros de óleo hidráulico, a frente deles um guincho com uma caixa de ferramentas por cima de tudo.

    O que posso dizer é que o radiador não passava frio, e nem vento (as palhetas estavam sem a saia concentradora de sucção).

    As fotos descrevem com precisão o que escrevi, sendo que a que mostra o fundo da cabine apresenta o tamanho do deslocamento para trás - a posição original é a que está tapada a frente da travessa da cabine.

    Como radiador que não passa frio não combina com nosso clima tropical carioca, + 1 imperfeição a ser corrigida

    Eriksom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-05-motor-01.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-05-motor-02.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-05-motor-03.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-05-motor-04.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-05-motor-05.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-05-motor-06.jpg  

  • #11
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0

    Estado Atual dos Problemas



    Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.

    Com relação as caixas, nada tenho a comentar ainda, exceto o desconhecimento do que elas são realmente.

    Aparentemente, o câmbio é um G3-50, mas quais as relações de marcha, qual o eixo-piloto, para nada disso tenho respostas.

    Idem para a transferência, dizem que é reduzida em 4x2, dizem que não é, dizem que só é reduzida se acionado o 4x4, dizem que não, não sei.

    As respostas a essas perguntas somente surgirão quando mover o motor, pois a transferência permanece onde está, e o câmbio andará 1,3 metro mais ou menos para a frente com o motor. Hoje, como se vê nas fotos, as duas caixas estão conectadas diretamente pela cruzetas - solução não muito ortodoxa, digamos assim - e não dá para testar.

    Como disse no início, quem tiver informações sobre as ditas, os números estão aí nas fotos, agradeço sinceramente.

    A única coisa a comentar é que o guincho (aparece na mensagem sobre suspensão dianteira) é hidráulico, pasmem, era acionado pela bomba da direção hidráulica. A tal caixa de óleo na frente do motor atende a direção, ao guincho e elevador da cabine (outra solução imperfeita ou heterodoxa, digamos assim). E isso apesar da possibilidade de instalar um PTO na traseira do câmbio, o que farei.


    Eriksom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-04-caixas-01.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-04-caixas-02.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-04-caixas-03.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-04-caixas-04.jpg  

  • #12
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0

    Estado Atual dos Problemas



    Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.

    Finalmente, a cabine. Não há muito a dizer, confortável para piloto e navegador, justa para 2 dos zequinhas, justíssima para os outros 2 zequinhas.

    As instalações feitas pelo proprietário de quem comprei são interessantes, por exemplo, há 3 monitores de tv, sendo 2 cameras em cima de cada espelho retrovisor e 1 camera no topo da carroceria voltada para trás. O ar condicionado funciona muitíssimo bem e som também é excelente. Mas tudo terá de ser refeito para o futuro.

    Seguem as fotos

    Eriksom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-06-cabine-01.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-06-cabine-02.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Guincho/Motorhome F4000 4x4
      Por FENOY no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 15
      Última resposta: 12/11/2013, 20:53
    2. UTILIDADE PÚBLICA - Como Chegar Bêbado em Casa
      Por Tio Eddie no fórum Humor
      Respostas: 2
      Última resposta: 22/09/2011, 18:45
    3. Respostas: 21
      Última resposta: 16/10/2009, 16:06
    4. Motorhome com garagem!
      Por LeoGouveia no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2
      Última resposta: 08/10/2006, 15:26

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade