Depois de muito procurar, examinar, viajar, testar, enfim, consegui achar meu objeto de desejo, minha Casa 4x4.
Pelas fotos de apresentação, pode-se ver que ele é daqueles pequeninos para uma casa, mas o quintal será bem espaçoso e variado.
Descrição técnica do que eu consegui identificar precisamente até agora.
- Chassis Mercedes ano 1978, segundo achei por aí, era de um micro-ônibus da época (até achei um que deve ser irmão-gêmeo)
- Motor, atualmente um OM366 turbo-cooler, sem nenhuma eletrônica
- Eixos, traseiro do MB 1313, dianteiro do MB 1111 (na realidade são iguais, a única diferença é o suporte do feixe)
- Caixas de câmbio e de transferência da Mercedes (se alguém puder me ajudar a identificar todos os detalhes, agradeço)
- Cabine e Baú, são os da foto, mas serão totalmente reformulados, por ora, servirão para carregar os amigos e churrasqueira, carvão, carnes e cervejas geladas.
Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas,nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.
Antes de mais nada, por favor, como alguns daqui podem conhecer a origem anterior ao de quem comprei, faço questão de informar que minhas observações sobre imperfeições são exclusivamente técnicas, e entendo que quem as fez deve ter tido um propósito que não é o meu. Logo .....
Então, vamos começar com as descrições mais detalhadas daquilo que a meu ver são imperfeições.
De baixo para cima, de trás para a frente, comecemos pelo eixo traseiro.
Conforme aparece na foto, foi instalado um sistema de freio a ar com duplo acionamento (freio normal e freio de estacionamento). Deve-se elogiar a intenção de proteger as cuícas de eventuais pedras e impactos (elas foram posicionadas atrás do eixo), embora para tanto tenham optado por fazer uma pequena intervenção no eixo dos freios (nada grave).
O pior dos problemas - e não sei quem fez - foi terem usado dois tambores diferentes, um bem mais estreito que a sapata de freio. Para quem não conseguir perceber na foto do eixo, a outra foto apresenta os dois tambores retirados e que irão para o lixo. O resultado disso é um freio que pegava parcialmente e no qual a sapata ficava quase um terço fora do espelho do tambor. Não importa que freasse, é uma imperfeição grave a meu ver. De quebra ainda soldaram as saias, o que impedia que se tivesse o acesso-padrão a parte interna do tambor para a lavagem pós-lama. Outra imperfeição grave na minha opinião.
Creio que até o final desta semana estarão todas corrigidas.
Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.
Vamos pular para a frente, para a suspensão dianteira.
A primeira coisa a dizer é que a achei bonitinha à primeira vista. Fiquei emocionado mesmo Pensei, que puta solução brilhante.
Porém, o bichinho estava parado, o dono deixara a chave, eu não quis mexer sem o dono e havia um formigueiro embaixo dele. Assim, não pude deitar para ver, apenas fotografei. Quando cheguei em casa passei as fotos pro computador, daí pensei " - what's fucking is that?"
Na segunda vez que estive lá, o dono estava e saímos. A pergunta acima voltou a minha cabeça após um pequeno retorno no asfalto, quando a viatura entrou no jardim que dividia as pistas e o dono, apavorado, disse que eu podia tombar o veículo. Como assim?
Na volta, olhei com calma a suspensão e entendi tudo: "quem adaptou não entende bem de geometria, de movimento espacial e de torção de materiais como aço".
Voltei pela 3a vez com meu mecânico predileto, Chico de Ivo de Cabo Frio, e ele na sua cadeira de rodas (outra hora conto essa história) deu seu veredicito: " O Mercedes sobrevive a tudo isso, pode comprar que a gente conserta"
Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.
Vamos as fotos para entenderem melhor o que descrevi.
A primeira foto mostra o que eu vi. Na frente, parecia um suspensão triangular o que permitiria (notem o tempo verbal, permitiria) uma belíssima "flexibilidade" e maior versatilidade ainda.
Porém, sempre há um porém, a realidade é sempre pior do que a esperança. A implementação do projeto foi "imperfeita"
A junção com os eixos - braços do triângulo - totalmente rígida, soldada de forma imexível, como disse certa figura tenebrosa da ré-pública em passado recente.
A junção superior - vértice do triângulo - travada, só permitia o movimento vertical e nenhum rotacionamento. Ou seja, para que puseram a porra da panhard? Minha opinião sincera: para trincar o chassis, o que efetivamente conseguiram.
Porém, o valente e inventivo Chico de Ivo disse-me que ficasse tranquilo que a limpeza daquilo era coisa simples e o chassis do Mercedes estava acostumado com iNgUInorânÇa.
Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.
Subindo, vamos para o motor.
Como a proposição original, pelo que pude descobrir, era uma viatura a ser usada em trilhas e que tais, foi feito um reposicionamento do motor para tornar a viatura mais equilibrada. Não é a idéia mais brilhante, mas é a única forma que posso entender o que foi feito.
O Motor foi movido para a parte central do chassis, exatamente atrás do eixo. Porém, qual foi a minha surpresa ao fazer a mesma coisa que o ex-proprietário (o que está de preta olhando a tampa dianteira levantada)?
A surpresa foi descobrir que junto com o motor moveram o radiador lá para trás (imaginem o lá trás, em cima do eixo), na frente colocaram o intercooler (sei lá porque o colocaram na posição deitada), a frente deles o expansor da ar condicionado, a frente deles um balão de ar comprimido, a frente deles, uma caixa quadrada com uns 40 litros de óleo hidráulico, a frente deles um guincho com uma caixa de ferramentas por cima de tudo.
O que posso dizer é que o radiador não passava frio, e nem vento (as palhetas estavam sem a saia concentradora de sucção).
As fotos descrevem com precisão o que escrevi, sendo que a que mostra o fundo da cabine apresenta o tamanho do deslocamento para trás - a posição original é a que está tapada a frente da travessa da cabine.
Como radiador que não passa frio não combina com nosso clima tropical carioca, + 1 imperfeição a ser corrigida
Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.
Com relação as caixas, nada tenho a comentar ainda, exceto o desconhecimento do que elas são realmente.
Aparentemente, o câmbio é um G3-50, mas quais as relações de marcha, qual o eixo-piloto, para nada disso tenho respostas.
Idem para a transferência, dizem que é reduzida em 4x2, dizem que não é, dizem que só é reduzida se acionado o 4x4, dizem que não, não sei.
As respostas a essas perguntas somente surgirão quando mover o motor, pois a transferência permanece onde está, e o câmbio andará 1,3 metro mais ou menos para a frente com o motor. Hoje, como se vê nas fotos, as duas caixas estão conectadas diretamente pela cruzetas - solução não muito ortodoxa, digamos assim - e não dá para testar.
Como disse no início, quem tiver informações sobre as ditas, os números estão aí nas fotos, agradeço sinceramente.
A única coisa a comentar é que o guincho (aparece na mensagem sobre suspensão dianteira) é hidráulico, pasmem, era acionado pela bomba da direção hidráulica. A tal caixa de óleo na frente do motor atende a direção, ao guincho e elevador da cabine (outra solução imperfeita ou heterodoxa, digamos assim). E isso apesar da possibilidade de instalar um PTO na traseira do câmbio, o que farei.
Nada é perfeito, algumas coisas são mais imperfeitas que outras, mas, nesse caso, o Mercedes é mais forte que suas imperfeições.
Finalmente, a cabine. Não há muito a dizer, confortável para piloto e navegador, justa para 2 dos zequinhas, justíssima para os outros 2 zequinhas.
As instalações feitas pelo proprietário de quem comprei são interessantes, por exemplo, há 3 monitores de tv, sendo 2 cameras em cima de cada espelho retrovisor e 1 camera no topo da carroceria voltada para trás. O ar condicionado funciona muitíssimo bem e som também é excelente. Mas tudo terá de ser refeito para o futuro.