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  • #1
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Projeto Gurgel X-12 4x4, suspensão independente e outras coisas...




    Bom, eu já faço parte do fórum há uns 4 anos, aprendi muita coisa aqui!
    Sempre fiquei de olho nas dicas por aqui, aproveitando o que cada um falava de melhor, principalmente sobre onde buscar informação de qualidade!
    Seguindo todas essas informações e juntando aos meus gostos, tomei a decisão de começar um projeto mais ousado, digamos.

    No início eu tinha a idéia de apenas construir um Fusca 4x4, inclusive tem um tópico meu aqui sobre isso, mas acabou não indo pra frente e ficou somente na discussão.
    Devido à dica de um amigo forista também, o Bráuio de BH, "gurgelzeiro" ferrenho, resolvi procurar um Gurgel para modificar, dei sorte pois logo que comecei a procurar, já achei um, nas condições que queria: barato!

    Porém, meus planos iniciais eram apenas pegar o carrinho, desmontar e adaptar uma tração 4x4, usar uma suspensão de Kombi ou Variant 2... mas...
    O tempo foi passando, fui vendo coisas novas e me inspirei num video do youtube (vou colocar ele mais à frente), já tenho o meu Gurgel há quase 3 anos, e também fui vendo as condições deploráveis em que se encontrava o antigo chassis dele (o Gurgel tem uma estrutura tubular de seção quadrada "colada" à fibra) pois descobri que ele era de Pernambuco, provavelmente sendo usado muito tempo no litoral... resultando em algumas partes dessa estrutura simplesmente desaparecendo.

    Bom, vendo isso tudo, resolvi chutar o balde, resolvi modificar tudo que eu pudesse!
    Escolha cara, demorada, e complicada... mas que tem feito com que eu aprenda muita coisa nova! E só por isso já está valendo muito a pena!

    Originalmente, no dia que comprei ele e vim até minha cidade com ele, rodando normalmente na rodovia (95 km daqui), ele estava como nas fotos abaixo:






  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Na foto abaixo vocês podem ver a razão que me fez "chutar o balde"! Não aparece muito, mas em alguns pontos as barras do chassi se parecem com aqueles salgados de massa folheada! De tanta ferrugem... ou seja, totalmente imprestável, recuperação até possível, mas não vale a pena.


  • #3
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Agora vou explicar porque chamo de "projeto", a ficha técnica que proponho é a seguinte:

    - motor preparado, blower M-24 (optei por um certo saudosismo até, por manter o motor à ar);
    - estrutura tubular totalmente reconstruída;
    - suspensão braço duplo A nas 4 rodas;
    - coilovers nas 4 rodas;
    - freio a disco "in-board" nas 4 rodas;
    - gaiola interna;
    - rodas da L-200 marca Enkei aro 15" e pneus 225 55 R15;
    - tração 4x4 (foi usado um câmbio da Kombi Cliper, e modificado com saída para 4x4);
    - caixa de direção americana pinhão e cremalheira (muito usada nas corridas de deserto).

    Seguem abaixo, algumas fotos do que eu já tenho:



    Esse é o cãmbio que modifiquei, foi desmontado, retirado o eixo do pinhão, cortado e alongado com um entalhe na ponta, o resto do sistema de tração será feito tudo na oficina que trabalho com meu pai, temos freza, torno, todo o maquinário necessário para o serviço!



    Esses são os terminais rotulares que vou usar na suspensão, mais à frente vou colocar uma foto de uma outra suspensão pra exemplificar como vou usar. Os terminais são IKO, os maiores de 22 mm e os menores de 3/4", eu ia usar na suspensão os de 3/4" mas encanei que ainda era pequeno e peguei os de 22 mm agora, os de 3/4" vou usar nos braços de direção. No começo fiquei com uma tremenda dúvida sobre eles serem aço/bronze (a superfície de fricção), vi muita gente falando que eram mais fracos que os aço/aço, mas depois de ver as tabelas da IKO, constatei que os aço/bronze aguentavam mais carga que os aço/aço, então resolvi arriscar. Vamos ver se não haverá problemas.



    Esse é o blower usado no Fiesta Supercharger, segundo a Eaton, ele pode ser usado em motores até 1.4 (mas segundo cálculos, ele alimentaria um motor 1600 também), mais que isso já não consegue suprir o motor. A adaptação dele em motores à ar ainda gera muita discussão pela internet, espero que com o meu projeto possa ajudar alguém que está tentando usá-lo também!
    Algumas informações sobre ele:

    vazao: 0,37L
    rotaçao maxima: 19000 rpm
    pressao de pico: 2,00 bar (19000)
    pressao de trabalho maxima: 1,8 bar (18000)



    Essa é uma parte fundamental para a construção da minha suspensão, são semi-eixos do Omega 4.1, consegui um par deles novos (são raríssimos em auto peças, e quando tem, são caríssimos), apesar de uma certa ferrugem no eixo, eles são novos mesmo. Vou explicar porque usar eles:

    1°) São muito fortes, parrudos até demais para o meu uso! Alguém já viu Omega com semi eixo quebrado? E outra, essas homocinéticas são do mesmo tamanho (exceto pela largura 8 mm menor) que as usadas nos Porsche, as chamadas 930 CV, que são largamente usadas nas corridas baja americanas.

    2°) E a principal razão, o ângulo de trabalho dessa homocinética, 22° (a partir da horizontal) é esse ângulo que vai me proporcionar um bom curso de suspensão, que calculo por cima que vá chegar a uns 36 cm (14"), não é muito, mas já é bem melhor que o original!



    Discos de freio do Santana (do mais novo), ventilados, e serão montados in-board, ou seja, junto ao câmbio, pra diminuir o peso carregado pelos braços da suspensão, o peso suspenso.

    4X4 Brasil

  • #4
    Cara parabéns pelo projeto, pela pintura do câmbio dá pra ver que o negócio vai ficar bem feito.

    []s!!
    TRITON HPE 3.5 V6


  • #5
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    Olá Marcelo,

    Não consigo ver as fotos..... Fiquei curioso prá ver....

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Olá Marcelo,

    Não consigo ver as fotos..... Fiquei curioso prá ver....
    Já me disseram isso mesmo, tem alguns que não estão conseguindo ver, não entendo, pois estou usando aqueles álbuns do Picasa, será que tem algum detalhe que esqueci?
    Para garantir, vou anexar as fotos aqui!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cambio.jpg   -ch_pne-003b.jpg   -x12parts_blower-m24.jpg   -x12parts_semi-eixo.jpg   -x12parts_termrot.jpg  

  • #7
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Citação Postado originalmente por alvaro.jrc Ver Post
    Cara parabéns pelo projeto, pela pintura do câmbio dá pra ver que o negócio vai ficar bem feito.

    []s!!
    Valeu Alvaro! A intenção é fazer tudo muito bem feito mesmo, caprichar nos detalhes, e dentro do que o orçamento permitir!

  • #8
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    gaiola 4x4

    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    Bom, eu já faço parte do fórum há uns 4 anos, aprendi muita coisa aqui!
    Sempre fiquei de olho nas dicas por aqui, aproveitando o que cada um falava de melhor, principalmente sobre onde buscar informação de qualidade!
    Seguindo todas essas informações e juntando aos meus gostos, tomei a decisão de começar um projeto mais ousado, digamos.

    No início eu tinha a idéia de apenas construir um Fusca 4x4, inclusive tem um tópico meu aqui sobre isso, mas acabou não indo pra frente e ficou somente na discussão.
    Devido à dica de um amigo forista também, o Bráuio de BH, "gurgelzeiro" ferrenho, resolvi procurar um Gurgel para modificar, dei sorte pois logo que comecei a procurar, já achei um, nas condições que queria: barato!

    Porém, meus planos iniciais eram apenas pegar o carrinho, desmontar e adaptar uma tração 4x4, usar uma suspensão de Kombi ou Variant 2... mas...
    O tempo foi passando, fui vendo coisas novas e me inspirei num video do youtube (vou colocar ele mais à frente), já tenho o meu Gurgel há quase 3 anos, e também fui vendo as condições deploráveis em que se encontrava o antigo chassis dele (o Gurgel tem uma estrutura tubular de seção quadrada "colada" à fibra) pois descobri que ele era de Pernambuco, provavelmente sendo usado muito tempo no litoral... resultando em algumas partes dessa estrutura simplesmente desaparecendo.

    Bom, vendo isso tudo, resolvi chutar o balde, resolvi modificar tudo que eu pudesse!
    Escolha cara, demorada, e complicada... mas que tem feito com que eu aprenda muita coisa nova! E só por isso já está valendo muito a pena!

    Originalmente, no dia que comprei ele e vim até minha cidade com ele, rodando normalmente na rodovia (95 km daqui), ele estava como nas fotos abaixo:






    Olá Marcelo, sou Paulo de curitiba, e novo no forum, andei vendo suas ideias do gurgel e achei muito interessante, a dois anos comecei a construção de uma gaiola 4x4, usarei duas caixas de kombi com relaçao adaptada 8:35 do vw1200, na realidade estou curioso quanto a saida do cardã partindo do pinhão, a minha sai do eixo piloto, gostaria se possivel saber sua opinião em relação ao meu projeto que ja esta quase pronto em fase de acabamentos, se permitir posso ate lhe enviar fotos, se possivel me retorne no pauloh_rds@htomail.com Obrigado e ate breve!

  • #9
    Usuário Avatar de ZCC
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    Citação Postado originalmente por Paulo gaiolero Ver Post
    Olá Marcelo, sou Paulo de curitiba, e novo no forum, andei vendo suas ideias do gurgel e achei muito interessante, a dois anos comecei a construção de uma gaiola 4x4, usarei duas caixas de kombi com relaçao adaptada 8:35 do vw1200, na realidade estou curioso quanto a saida do cardã partindo do pinhão, a minha sai do eixo piloto, gostaria se possivel saber sua opinião em relação ao meu projeto que ja esta quase pronto em fase de acabamentos, se permitir posso ate lhe enviar fotos, se possivel me retorne no pauloh_rds@htomail.com Obrigado e ate breve!
    8:35 não é a relação do 1300? A relação da kombi é mais curta que a do 1300, vc vai perder força com essa modificação, não vai?

  • #10
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Alguma novidade sobro o Gurgel?

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Bom, na verdade tudo está muito parado, eu financiei uma casa e estou morando com minha noiva agora, aí as coisas (leia-se grana) mudam de rumo...!

    Mas resolvi alterar algumas coisas no sentido de simplificar tudo, e fazer uma coisas meio que em duas fases... digamos.
    As principais razões foram a falta de dinheiro para o coilover e a falta de um câmbio que aguentasse meu motor, já que tenho a intenção de arrancar uma boa potência dele, preciso de no mínimo um câmbio 091, ou algo híbrido, bem forte.
    Portanto, virão novidades, em breve, mas tudo bem humilde, mas nem por isso vou abandonar o duplo A... se vai funcionar ou não, só a coisa montada dirá!
    O certo é que coilover, seja importado ou nacional, e motor forte só virão com mais grana e um câmbio mais robusto.
    Aguardem, em breve!

  • #12
    Olá Marcelo, bem bom seu projeto, e bem caprichado, vai ficar beleza, ando querendo montar um buggy baby em 4X4 e não quero usar duas caixas gostaria de usar só dois diferenciais iguais e uma "caixa de transferencia" quase que só uma embreagem ens alguma idéia?
    Para te deixar mais embalado há quatro anos fiz a "Máquina Blue", buggy engaiolado com motor do golf GTX 2.0 o mesmo do Audi A3 sem a injeção, caixa chevrolet, caixa de redução do Niva, diferenciais traseiro e dianteiro do omega 2.0, ficou beleza e forte te mando algumas fotos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -copia-p-mail.jpg   -copia-para-mail.jpg   -12-10-2007-sede-no-estreito-08-p-mail.jpg   -banhado-para-mail.jpg   -erosao-com-barranco-p-mail.jpg  

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