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  • #1
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    funcionamento da turbina




    Gostaria da explicação a respeito do funcionamento da turbina...

    1ª: com qual rotação a turbina começa a funcionar (motor MWM 2.8 ).

    2ª: Até atingir a rotação para funcionamento da turbina, não fica faltando ar para a combustão?

    3ª: O que faz com que a turbina comece a funcionar?

    4ª: Como se regula a pressão da turbina?

    Obrigado pela ajuda.
    Antonio.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Folgado Ver Post
    1ª: com qual rotação a turbina começa a funcionar (motor MWM 2.8 ).
    Aproximadamente nos 1.800 RPM!

    Citação Postado originalmente por Folgado Ver Post
    2ª: Até atingir a rotação para funcionamento da turbina, não fica faltando ar para a combustão?
    Não. Antes da turbina atuar, o motor fica bem xôxo em arrancadas e retomadas em baixo giro.
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  • #3
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    Valeu Lucas,
    mas o que dá o "start" para a turbina começar a funcionar?
    Não dá para antecipar esse "start"? Isso não seria feito alterando a pressão da turbina?
    []'s.
    Como vocês podem ver, sou completamente leigo no assunto...

  • #4
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por Folgado Ver Post
    mas o que dá o "start" para a turbina começar a funcionar?
    Não dá para antecipar esse "start"? Isso não seria feito alterando a pressão da turbina?
    Aí vc já pegou pesado comigo!!


    Citação Postado originalmente por Folgado Ver Post
    Como vocês podem ver, sou completamente leigo no assunto...
    Somos 2!!!
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  • #5
    Usuário Avatar de diogo ludovico
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    Pelo meu pouco entendimento em mecanica, vou falar o que sei.....
    Antes da turbina entrar em funcionamento, o motor fica como se fose um aspirado comum, não falta alimentação, ele apenas rende menos (igual comparar o mesmo carro com e sem turbo.....)
    o que faz a turbina funcionar, são os gases que saem pelo escapamento girando o caracol que está acoplado ao caracol da admissão (pode ver que na turbina, o escape passa ao lado da admissão). Com isso, a turbina só entra em funcionamento quando há pressão suficiente no escape para toca-la, por isso se fala em "encher" a turbina, pois em baixas rotações não há gases saindo do escape suficientes para tocar a turbina.
    A pressão da turbina, é a quantidade de ar que ela aspira, por exemplo, sem turbina, o motor aspira somente o que comporta (2,8 l no seu caso), com uma turbina a 0,5, vc aumenta a pressão em 0,5 bar, fazendo com que o motor "receba" mais ar. Mexer na pressão só faria o motor receber mais ar, mas ele continuaria apresentando o fraco desempenho em baixas rotações, alem de que uma pressão muito alta pode comprometer a durabilidade do motor.
    No seu caso, para a turbina encher mais cedo, acho que só com uma TGV (turbina com geometria variavel), igual as das rangers, pois ai ela "varia" o caracol de forma a responder melhor em variadas faixas de rotação.
    Se tiver falado alguma besteira, por favor me corijam, mas que eu saiba é isso


  • #6
    Banido
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    Obrigado Diogo, esclareceu um pouco as minhas dúvidas.

    Mas tenho mais algumas:

    Mesmo em baixa rotação, a emissão de gases do motor não teria que movimentar a turbina, ou ela está pré-ajustada para somente girar com determinada quantidade de gases?

    No Manômetro, porque há também a medição negativa?

    Será que ninguém pensou em uma turbina elétrica, para funcionar a baixas rotações? (ou tô viajando?).

    []s.
    Antonio.

  • #7
    Citação Postado originalmente por Folgado Ver Post
    "... O que faz com que a turbina comece a funcionar? ..."
    Citação Postado originalmente por Folgado Ver Post
    "... o que dá o "start" para a turbina começar a funcionar? Não dá para antecipar esse "start"?
    Mesmo sendo redundante nas colocações - afinal, o assunto já foi esclarecido - eu gostaria de fazer a seguinte comparação :
    Saca aquelas "Rodas d'água", que a gente vê muito em filme, girando por causa de um um rio que passa sob ela?
    Tá ligado que essa roda d'água tem um eixo que atravessa a parede de uma "casinha", e lá dentro, na outra ponta do eixo, tem um moinho de grãos (trigo, etc...)?
    Pois é... Imagine que a roda d'água é a "parte quente" da turbina, e "o lado de dentro da casinha" é a "parte fria" da turbina:
    Do mesmo jeito que o rio faz girar a roda d'água, que está ligada a um eixo que faz girar o moinho que esmigalha os grãos (EM TEMPO: O rio faz girar a roda e segue seu curso, indo desaguar no mar...), os gases do escapamento são como esse rio, que faz girar os rotores da "parte quente" da turbina e segue seu curso, indo sair pelo escapamento (o motor não aspira novamente os gases resultantes da combustão)...
    Esses rotores da "parte quente", ao girarem, fazem girar também os rotores da parte fria, pois estão ligados por "um eixo". Esses rotores da "parte fria", ao girarem, agem como uma "ventoinha" sugando o ar (através do filtro), comprimindo-o pra "dentro do motor".

    Se a rotação está baixa, pouco combustível está sendo queimado, poucos gases estão saindo pelo escapamento, e esses poucos gases "não tem força" pra fazer com que a turbina gire em velocidade suficiente pra empurrar mais ar pra dentro do motor do que ele aspiraria se a turbina não estivesse lá.

    A medida em que a rotação aumenta, mais gases vão ser expelidos pelo escapamento, que vão fazer a turbina girar mais rápido, já com força suficiente pra passar a empurrar mais ar do que o motor aspiraria se a turbina não estivesse lá.

    Quanto demora até a turbina "acordar", e passar a "pressurizar legal"? Depende!
    Simplificando bastante, quanto menor a turbina, menor vai ser a "sua inércia": Mais cedo ela vai passar a pressurizar, já que precisa de poucos gases saindo pelo escapamento pra fazer com que ela gire em altas rotações, sugando e comprimindo o ar pra dentro do motor.

    Só que tem "um detalhe": Turbinas pequenas demais tendem a "abrir o bico" em rotações maiores, pois ela estará "sempre" trabalhando em "seu limite" de rotação...


    Citação Postado originalmente por Folgado Ver Post
    "... Como se regula a pressão da turbina? ..."
    Partindo do princípio que, quanto maior a rotação, mais gases vão ser gerados na queima - e expelidos - fazendo girar mais a turbina (dai o turbo "só funcionar bem" - ou melhor dizendo: ter o seu funcionamento perceptível, a partir de determinada rotação) e quanto mais girar a turbina, mais ar ela vai empurrar pra dentro do motor, e mais ar requer mais combustível (pra não empobrecer a mistura), e a queima desse combustível vai gerar mais gases a serem expelidos pelo escapamento que farão a turbina girar mais...
    É uma "bola de neve": A pressão aumenta até "estourar o motor".
    Pra que isso não aconteça, existe uma válvula (integrada à turbina ou "externa"), que limita a pressão em quanto se deseja de potência, consumo, durabilidade ...
    Vamos supor que o preparador (ou a fábrica) estipulou a pressão em "1 Bar". Não quer dizer que a turbina vai sempre trabalhar com um bar. Significa que ela nunca vai PASSAR de 1bar. Pois, quando chagar a "1 bar", a válvula vai começar a liberar o "excedente de pressão"...

    EM TEMPO: Turbinas menores (caso não houvesse válvula de alívio de pressão), geralmente, antes de gerar pressão suficiente pra "estourar o motor", ela quebra...


    Citação Postado originalmente por diogo ludovico Ver Post
    "... Antes da turbina entrar em funcionamento, o motor fica como se fose um aspirado comum, não falta alimentação,
    ele apenas rende menos (igual comparar o mesmo carro com e sem turbo.....)
    Na maior parte dos casos, por melhor que seja dimensionada a turbina, antes dela "passar a fazer efeito" (baixas rotações - o quão baixas, varia com o tipo/tamanho da turbina), o motor turbinado não vai render igual ao mesmo motor sem turbo, e sim um pouco menos (o quão menos, varia com o tipo/tamanho da turbina), pois os rotores da "parte fria da turbina" oferecem restrição ao fluxo de ar (age como um filtro de ar sujo ou mais restritivo) e os rotores da "parte quente" causam restrição à saída dos gases do escapamento (algo como ter silenciadores e catalisadores extras... - não em função, mas no quesito restrição).
    Geralmente, essa primeira deficiência é suprida com um "filtro esportivo", algo não recomendável, principalmente pra quem pretende rodar "pelos piores caminhos"... e a segunda, com um correto dimensionamento do sistema de escape, que pode ser feito "visando total desempenho em alta" (em baixa tende a "perder compressão"), ou feito pra obter menores perdas em baixa, sem, contudo, restringir a turbina em alta...


    Bom, é basicamente isso: Há uma série de outros "detalhes", e mesmo esse básico já ficou grande pra K.C.T.
    OUTRA COISA: Praticamente todas as informações que eu postei são "genéricas", existem casos diferentes, existem exceções... mas "no geral" é por aí...

    []'s

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