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Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de Paulo Sabra
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    Metal de Sacrifício - Para combater o avanço de corrosões




    Prezados Companheiros do Fórum,

    Eu venho pesquisando sobre algo que possa ajudar no combate e prevensão de ferrugens em nossos Jeep´s.

    Encontrei esse tópico, que fala sobre o metal de sacrifício (anodo de sacrifício) muito usado em embarcações. Inclusive teve um companheiro que usou da técnica, distribuindo alguns pesos de zinco, como anodo de sacrifício na estrutura de seu Jeep, mas não descreveu o resultado.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=antiferrugem

    Também encontrei um aparelho chamado Ox-Free, que emite ondas na lataria do veículo, com o proposito de diminuir o avanço das corrosões nas estrutura metalicas.
    Mas como nada é milagroso, continuei pesquisando e achei as informações abaixo:

    http://quatrorodas.abril.com.br/auto...o_184819.shtml

    Em que podemos confiar?

    No caso do anodo de sacrifício, usado com muita eficiencia em embarcações, não sei se daria certo em nossos Jeep´s, pois nas embarcações tem o fator da água salgada que age como meio condutor para a realização da eletrólise, e a utilização do metal de sacrifício ou "anodo de sacrifício", como um pedaço de zinco por exemplo, que tem o potencial de liberar elétrons superior ao aluminio, ferro e outros tipos de materiais, ele acaba se sacrificando apresentndo sinais de corrosão no lugar do material que ele vem a proteger.

    Alguém aqui no Fórum sabe mais sobre o assunto, para inclusive relatar os resultados?

    Será que dá certo em nossos Jeep´s?

    No aguardo de resposta, até breve.

  • #2
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    Paulo

    Exitem alguns links a respeito do seu post. Acho que seria bom utilizá-los.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...hlight=OX-FREE
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...hlight=OX-FREE
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...hlight=OX-FREE

    De qualquer forma, o OX-Free NÃO funciona. fiz um post a respeito disso.
    Quanto ao metal de sacrifício, tenho que estuda-lo de novo. Algumas buscas no google:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/e...05u13352.shtml
    http://www.quiprocura.net/corrosao.htm

    Spin

  • #3
    Olá Paulo !
    Para aumentar seus conhecimentos no assunto, consulte tbm o site da Associação Brasileira da Corrosão : www.abraco.org.br
    Um abraço.

  • #4
    Usuário Avatar de Paulo Sabra
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    Wagninho,

    Durante as pesquisas que fiz, achei o site da ABRACO, e passei um e-mail para o departamento técnico, solicitando informações:
    "METAL DE SACRIFÍCIO COMO NAS EMBARCAÇÕES, TAMBÉM DÁ CERTO EM AUTOMÓVEIS?"

  • #5

    Wink

    Paulo, sem querer abusar, mas continua ai com as pequisas e nos mantenha informado, pois isso muito me interessa

  • #6
    Usuário Avatar de Paulo Sabra
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    Metal de Sacrifício

    Salve Galera do Fórum,

    Até agora não consegui avançar na minha pesquisa sobre o Metal de Sacrifício.
    Na verdade eu desejo saber se também da certo instalando em Jeep´s
    Enviei E-mail para a ABRACO, mas eles ainda não me responderam.

  • #7
    Paulo,

    Coisa do tipo só funciona debaixo d'água. Saiu da água, baubau.

    Sds,
    Sukys

  • #8
    Usuário Avatar de Paulo Sabra
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    Metal de Sacrifício

    Obrigado Sukys.

    Na verdade, até agora o lê sobre a forma de atuação do metal do sacrifício ou "anodo de sacrifício", confirma que o mesmo só funciona quando dois tipos de materiais diferentes estão juntos em um meio condutor, isto é, que propicia a passagem de corrente elétrica.

    Por exemplo: na água salgada aquele que tiver maior potencial de liberação de elétrons tende a se decompor em sacrifício ao outro.

    Nos motores de barco dá certo, porque ainda que nem todos os componentes tenham contato direto com a água, eles estão fisicamente ligados e, portanto, sujeitos ao fenômeno da eletrólise.

    E em veículos, existe alguma forma mágica de combatermos a corrosão?

  • #9
    Exatamente, Paulo, a água atua como eletrólito, permitindo a existência de corrente galvânica.

    Para os carros, hoje em dia já existem ótimos produtos químicos anti-ferruginosos. É só procurar por isso onde se vende tinta automotiva.

    Sds,
    Sukys

  • #10
    Não seria possível fechar o circuito com outro condutor?

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