x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    07/07/2011
    Idade
    36
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Question Duvida: Qual configuração de Caixa, T-Case e Diferenciais usar?




    Olá.
    Estive olhado o fórum e acredito que as minhas duvidas se encaixem melhor neste tópico.

    Vamos lá... Tenho algum conhecimento em relação à mecânica de Gaiolas, Fuscas, etc., porém não entendo praticamente nada de veículos 4x4.

    Gostaria de sugestões, dicas, informações, criticas, e tudo mais que for conveniente!


    Vamos ao que interessa, o projeto é o seguinte: Veiculo com tração nas quatro rodas (de preferência seletivo 4x2, 4x4, 4x4reduzido), chassi tubular com motor dianteiro, caixa de marchas, caixa de transferência (É realmente uma T-Case que necessito?) e dois diferenciais de Omega.
    Dúvidas:
    1 )Caixa de marchas: qual usar? (lendo alguns tópicos e me interessei nas caixas de Chevette, custo X benefício)
    2 )T-Case: qual usar? ( li também que é possível adaptar a do Willis na caixa do Chevette. O custo é elevado? )
    3 )Diferencias: defindo o do Omega, por possuir homocinéticas, utilizaria dois diferenciais do Omega. Isso é possível? Li e, algum lugar a respeito de um carro de arrancada tração dianteira que utilizava o diferencial de Omega adaptado (Se não for possível o projeto morre aqui).
    4 ) A T-case do Willis seria compatível com esse diferenciais além da caixa?
    5 ) Com essa configuração sugerida, qual seria o comportamento do veiculo? (Não esquecendo que sou leigo no assunto, minha duvida é: vai ser 4x4 integral ou vou poder utilizar ele 4x2 e só quando necessário 4x4? Vai possuir reduzida? ... é que até agora não entendi o funcionamento dessas tais caixas de transferência).

    Realmente gostaria de ver essa traquitana funcionando! (...ou algo parecido com isso!!!)
    No aguardo.
    Abraço aos amigos. Desde já agradeço...

  • #2
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Vinicius Dalbosco Ver Post
    Olá.
    Estive olhado o fórum e acredito que as minhas duvidas se encaixem melhor neste tópico.

    Vamos lá... Tenho algum conhecimento em relação à mecânica de Gaiolas, Fuscas, etc., porém não entendo praticamente nada de veículos 4x4.

    Gostaria de sugestões, dicas, informações, criticas, e tudo mais que for conveniente!


    Vamos ao que interessa, o projeto é o seguinte: Veiculo com tração nas quatro rodas (de preferência seletivo 4x2, 4x4, 4x4reduzido), chassi tubular com motor dianteiro, caixa de marchas, caixa de transferência (É realmente uma T-Case que necessito?) e dois diferenciais de Omega.
    Dúvidas:
    1 )Caixa de marchas: qual usar? (lendo alguns tópicos e me interessei nas caixas de Chevette, custo X benefício)
    2 )T-Case: qual usar? ( li também que é possível adaptar a do Willis na caixa do Chevette. O custo é elevado? )
    3 )Diferencias: defindo o do Omega, por possuir homocinéticas, utilizaria dois diferenciais do Omega. Isso é possível? Li e, algum lugar a respeito de um carro de arrancada tração dianteira que utilizava o diferencial de Omega adaptado (Se não for possível o projeto morre aqui).
    4 ) A T-case do Willis seria compatível com esse diferenciais além da caixa?
    5 ) Com essa configuração sugerida, qual seria o comportamento do veiculo? (Não esquecendo que sou leigo no assunto, minha duvida é: vai ser 4x4 integral ou vou poder utilizar ele 4x2 e só quando necessário 4x4? Vai possuir reduzida? ... é que até agora não entendi o funcionamento dessas tais caixas de transferência).

    Realmente gostaria de ver essa traquitana funcionando! (...ou algo parecido com isso!!!)
    No aguardo.
    Abraço aos amigos. Desde já agradeço...
    CARO VINICIUS DALBOSCO

    A informação mais importante de todas vc não deu .

    QUAL A FINALIDADE DESTE 4X4 ????????????????

    Só para adiatar , pode fazer qualquer tipo de adaptação .

    Mas tem as aplicações , se é para fazer trilhas leves , trilhas pesadas , ou se é para outra aplicação como competições de arrancadas que não é a nossa praia , mas podemos ajudas sim em alguns detalhes .

    Exemplo:

    A caixa do CHEVETTE com T-CASE WILLYS é uma excelente opção para um 4x4 leve com MOTORIZAÇÃO de baixa/média potencia/torque como um MOTOR AP 2.000 .

    Se vc usar um conjunto deste com MOTOR MWM 2.8 sprint , é T-CASE para pouco tempo
    Se vc usar um conjunto deste com MOTOR S4T plus , é T-CASE E CAMBIO para pouco tempo

    E assim vai , são muitas variações de conjuntos mecanicos e alpicações que podem serem feitas , MUITAS DÃO ERRADO QDO MAL PROJETADAS .

    Meu ENGESA por exemplo , veio original com MOTOR GM 4cc a álcool e T-CASE só com tração 4x4 sem redução , troquei o motor por um MOTOR DÍESEL MWM 2.8 sprint e troquei a T-CASE original ENGESA pela T-CASE da BAND que tem tração 4x4 + redução , hoje tenho um 4x4 para trabalho , viagens , trilhas COM MUITA SEGURANÇA E DURABILIDADE .

    Outro exemplo é o do KIM de Paranavaí , ele montou um ENGESA maravilhoso com muito bom gosto e colocou um MOTOR CUMMINS do F-4000 , F-250 , agora não anda 1000 km sem quebrar alguma coisa , cada semana quebra alguma coisa por excesso de força/torque deste MOTORZÃO . Da uma olhada no FROTA 4X4 no FUZILEIRO nome do ENGESA dele .

    Vc tem que dizer qual a aplicação de que vc precisa para podermos dar as opiniões mais precisas , não sou o dono da verdade e nem o sabe tudo , cada um tem uma opinião própria e diferente de outros , mas dará para vc ter a noção do que vc quer e precisa agrupando a opinião de cada um de nós .

  • #3
    Usuário
    Entrada
    07/07/2011
    Idade
    36
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Olá “guilermeabreu” obrigado pelo retorno. Concordo plenamente com o que você disse, quanto mais opiniões e sugestões eu receber mais chances tenho de chegar a um projeto “ideal” para a minha utilização. E todas as sugestão e opiniões que forem dadas, com certeza serão lidas e aproveitadas... por isso é importante que todos que se sentirem a vontade colaborem.


    A sim, e realmente faltaram estas informações que você pede que também a meu ver, são de extrema importância!

    Vamos lá... o veiculo será utilizado somente em trilhas ( a principio médias, mas dependendo do comportamento da “encrenca” até trilhas pesadas.), quando eu digo somente trilhas, é chegar de plataforma e sair de plataforma, só rodaria na trilha mesmo.
    Em relação a motor e peso estimado:
    1 ) O motor terá pouco menos de 150Cv e aproximadamente 20Kgf a 25Kgf de torque... (mas isso é assunto para outro tópico).
    2 ) Em relação ao peso, estimo que com essa mecânica sugerida no primeiro momento, o peso estará em 1,1ton (a bem provável que nem chegue a isso).
    3 ) Mais um dúvida, rodas 16 com pneus 7.60 recapados... são muito pesados para esse conjunto (diferencial, caixa, etc.)? (rodas e pneus que estavam anunciados aqui no forum pelo Muthilin aqui de Bento Gonçalves/RS)
    Agora com essas informações fica mais fácil...

    Grande abraço a todos, aguardo mais opiniões!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Vinicius Dalbosco Ver Post
    Olá “guilermeabreu” obrigado pelo retorno. Concordo plenamente com o que você disse, quanto mais opiniões e sugestões eu receber mais chances tenho de chegar a um projeto “ideal” para a minha utilização. E todas as sugestão e opiniões que forem dadas, com certeza serão lidas e aproveitadas... por isso é importante que todos que se sentirem a vontade colaborem.


    A sim, e realmente faltaram estas informações que você pede que também a meu ver, são de extrema importância!

    Vamos lá... o veiculo será utilizado somente em trilhas ( a principio médias, mas dependendo do comportamento da “encrenca” até trilhas pesadas.), quando eu digo somente trilhas, é chegar de plataforma e sair de plataforma, só rodaria na trilha mesmo.
    Em relação a motor e peso estimado:
    1 ) O motor terá pouco menos de 150Cv e aproximadamente 20Kgf a 25Kgf de torque... (mas isso é assunto para outro tópico).
    2 ) Em relação ao peso, estimo que com essa mecânica sugerida no primeiro momento, o peso estará em 1,1ton (a bem provável que nem chegue a isso).
    3 ) Mais um dúvida, rodas 16 com pneus 7.60 recapados... são muito pesados para esse conjunto (diferencial, caixa, etc.)? (rodas e pneus que estavam anunciados aqui no forum pelo Muthilin aqui de Bento Gonçalves/RS)
    Agora com essas informações fica mais fácil...

    Grande abraço a todos, aguardo mais opiniões!
    VINICIUS_DALBOSCO

    Ainda falta informações , vc quer motor díesel ou gasolina ???????

    Mas já da para dar alguns pitacos , neste conjunto de cambio de CHEVETTE com reduzida de WILLYS cabe bem um motor AP 2.000 , QUE PODE SER MEXIDO . Mas pode ser tb um motor GM 4cc a álcool que tem torque em baixo giro , ficaria bem servido tb .

    E se quiser um motor a DÍESEL aí sou fã do MWM 2.8 sprint que não é tão pesado 219 kg contra 198 kg de um GM 6cc a gasolina , mas aí teria que mudar a T-CASE .

    Como vc falou inicialmente que o chassi será tubular , da pra montar um conjunto bem leve e se sair muito bem em trilhas leves , médias e pesadas , como é o SAMURAI , respeitadíssimo nas trilhas , só falta um pouco de motor , tem gente que coloca o motor AP 2.000 no SAMURAI aí ele vira o bicho nas trilhas .

    Qto aos pneus , deixa por último , pois só depois de montado que dará para ver qual o pneu mais adequado pelo invento construído .

    Boa sorte na empreitada .

  • #5
    Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,543
    Agradecimentos: 0
    Tem uma idéia no forum só q feita a partir de uma gaiola vw, o tópico tá aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...zilla-4x4.html . E eu Tenho uma idéia parecida com essa! 4x4 com suspa independente! Bom seria calcular um veículo com um Centro de gravidade mais baixo, q pudesse tem um bom esterçamento e pudesse copiar o terreno a medida q passe, pudesse com poucos ajustes ser bom pra rallys de velocidade e pra brincadeiras hardcore. O bom pra mim é q já tenho experiencia e sei o q procuro em um projeto! Mas eu não usaria os eixos do omega!

    A minha idéia inicial pra eixo seria: Dianteiro dana 44 da s10 ou ranger! Ou q nem o amigo do tópico adaptar o diferencial dana 44 pra usar homocinéticas!

    Pra t-case, pensei na do samurai, mas depois pensei na da band, não tem t-case mais robusta(nacional) tem muitas e muitas superiores, mas nacional com peças a mão a da band é a melhor!

    Caixa de marcha, ainda está em análise, no meu caso como ainda não coloquei a mão no projeto sonhar calcular é mais indicado, pois farei uma compra sem dor na consciencia, já pensei na de chevette, na 4 marchas do jipe willys, na da band 4 marchas, na 5 marchas da engesa, na 3 marchas da c10, mas se for pelo preço seria chevette com certeza!

    Suspa, duplo A sem dúvida! Amortecedor eu tenho pensado em usar algo mais hardcore, como suspensão a ar com amortecedores semelhantes a pistão pneumáticos, vi este amortecedor anunciado na seção hardcore, mas um amigo vai fazer pra mim, deve sair mais barato, mas as vezes tenho minhas dúvidas!

    O motor é q me fez escolher a tcase, gm 4.1, queria injetado, mas se eu conseguir até eu começar vai demorar mesmo eu queria o gm vortec 4.3 v6, será q a caixa de chevette aguenta? Duvido! Se eu resolver partir pra algo a diesel acho q vou querer o vw 1.9 tdi!

    Cálculo gasta sem o motor 20 mil! Com o motor põe mais 10 na conta! Essa medida de valor eu já imagino superestimando o valor dos itens! Q pra fazer um carro não é barato! Boa sorte! Quando for fazer seu veículo põe na seção gaiola!

    []s
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Qual melhor configuracao de caixa do chevette (4M OU 5M) ?
      Por alecolussi no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 22/12/2010, 21:26
    2. duvida t case jpx quais as vantagens??? QUAL A REDUÇAO
      Por luiz otorrio no fórum Jeep Willys
      Respostas: 0
      Última resposta: 18/09/2009, 18:05
    3. Duvida sobre T-case (qual?)
      Por BoaTrilha no fórum Outros
      Respostas: 2
      Última resposta: 22/08/2008, 11:36
    4. caixa de diracao hidráulica, qual usar?
      Por buica no fórum Toyota
      Respostas: 5
      Última resposta: 04/01/2008, 18:25
    5. Qual caixa de marcha devo usar?
      Por AllanVictor no fórum Jeep Willys
      Respostas: 5
      Última resposta: 06/10/2005, 00:09

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade