x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1
    Usuário Avatar de claudiano
    Entrada
    14/11/2010
    Local
    São José dos Campos/SP
    Posts
    51
    Agradecimentos: 0

    Validade dos Pneus - Legislação ou somente bom senso?




    Estou passando por uma situação no mínimo inusitada.
    Comprei uma Pajero 94 a poucas semanas. O carro está ZERADO. Aliás, de tão zerado os pneus que estão instalados tem mais de 8 anos de uso e estão praticamene novos, sendo que o estepe jamais foi ao chão. Ou seja, está com 16 anos e nunca pisou no chão!

    O que a princípio me parecer uma ótima notícia, afinal o carro está todo zerado, está me causando uma dúvida muito grande.
    De fato, alertado por alguns colegas de trabalho, andei dando umas pesquisadas e descobri que existe a tal da "validade dos pneus". Em teoria seria de 5 anos após a data de fabricação.

    Apesar disso, entrei nos sites dos fabricantes, mas não descobri nada.



    Pergunta:
    • Alguém tem alguma informação oficial sobre essa questão? Existe alguma regra ou legislação sobre esse assunto? Alguma portaria do CONTRAN, DETRAN ou mesmo informação oficial dos fabricantes?
    Preciso disso como documentação para solicitar ao vendedor (loja) que troque os pneus do meu carro para mim, já que todos eles tem mais de 8 anos de fabricação. Se existe uma lei ou regra sobre isso, eles não poderiam ter me vendido o veículo com pneus "vencidos".
    4X4 Brasil
    Claudiano "Buldogue"
    Outlander 3.0 V6 2008

  • #2
    Amigo, o principal ponto a se4r observado é o craqueamento da borracha, ou seja trincas. É causada por raios UV do sol e por produtos derivados de pretroleo passados na lateral como pretinho. Isso é um veneno!

    Se o carro estiver sido guardado este tempo em local coberto é bem provável que estejam ok.

    Agora caso vc verifique estas trincas no fundo dos sulcos, é prudtente trocar todos.

    Quanto ao uso de pneus "vencidos" mesmo que esteja em lei acho muito improvavel alguem te parar e incomodar. Se fosse assim, o patio do Detran estaria entupido com carros equipados com pneus frizados. Essa sim é uma situação 100X pior que pneu vencido.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #3
    Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    1,276
    Agradecimentos: 0
    Claudiano,

    Particularmente desconheço se existe alguma legislação que fale sobre a troca obrigatória dos pneus pelo tempo, mas o prazo de validade de 5 anos é recomendado por todos os fabricantes de pneus.

    Se você procurar aqui mesmo no fórum, vai encontrar vários casos de acidentes e estouros de pneus devido à idade, por causa do ressecamento da borracha.

    Mesmo que você não consiga pneus novos na loja (o que eu acho difícil, pois as lojas vendem carros até com pneus carecas e nada acontece com elas), recomendo fortemente que você troque os pneus, por questão de segurança .

    []'s

  • #4
    Atente pois se o carro ficou para por muito tempo, pode ocorrer deformação da borracha, o pneu fica ovalado.
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #5
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Ei, nas propagandas de pneus, falam em garantia de 5 anos.
    A confusão da palavra validade com garantia, tá parecendo coisa de japones.
    Pois nos extintores, há uma garantia do serviço executado por um ano a partir da data do serviço executado, portanto lendo o que está escrito no uso do extintor, estando o ponteiro na faixa verde ele está em condições de uso a todo o tempo. Mas quando se faz uma vistoria dizem olhando a data da execução do reenchimento do extintor ser a validade. então as palavras validade (leite, remedio, alimento em geral). e serviços ou materiais tem garantia.
    Então se a fabrica dá garantia de 5 anos. e estando em boas condições pode rodar, ai depende da consciencia de cada um......Bom. me atentei a garantia do fabricante de pneus. Ok. abraços.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Idade
    49
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Ressuscitando o tópico, é confiável comprar um pneu novo na loja (com nota fiscal e garantia de 5 anos a partir da data de venda) com data de fabricação de 2011??

  • #7
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Serra/ES
    Idade
    57
    Posts
    1,117
    Agradecimentos: 0
    Nardo ,depende de em que carro vc vai usar o pneu e qual utilização ,,carro de passeio se vc roda muito em rodovia ,viagens constantes e longas ,não compraria. Mas se fosse um jeep que usa mais para fim de semana e passeios e trilhas ,compraria na boa. Qualquer carro que usa 80% em cidade ,compraria também .Se o pneu é novo ,nunca foi montado ,estava na loja ,na sombra ,ou seja ,bem armazenado ,compraria sim.
    Esse lance de validade de 5 anos é do mercado americano ,como lá a justiça funciona ,as fábricas tem medo de arriscar e sofrerem um processo. Segue uma reportagem mesmo sendo visando caminhões serve .
    Pirelli dá dicas sobre validade de pneus
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Idade
    49
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    Nardo ,depende de em que carro vc vai usar o pneu e qual utilização ,,carro de passeio se vc roda muito em rodovia ,viagens constantes e longas ,não compraria. Mas se fosse um jeep que usa mais para fim de semana e passeios e trilhas ,compraria na boa. Qualquer carro que usa 80% em cidade ,compraria também .Se o pneu é novo ,nunca foi montado ,estava na loja ,na sombra ,ou seja ,bem armazenado ,compraria sim.
    Esse lance de validade de 5 anos é do mercado americano ,como lá a justiça funciona ,as fábricas tem medo de arriscar e sofrerem um processo. Segue uma reportagem mesmo sendo visando caminhões serve .
    Pirelli dá dicas sobre validade de pneus
    Seria no meu Troller. Uso diário. Faço cidade e 15km de rodovia todo dia. Faço viagens (400km) quase todo fds e passeios por trilhas leves com a família. Seria mais por conta da segurança do que pelo risco de apresentar defeitos prematuros, pois estou sempre com minha família abordo. Pneu Goodyear Wrangler MT/R Kevlar. Ainda na dúvida.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    AMIGOS E PRINCIPALMENTE NARDO4X4

    Esta GARANTIA DE 5 ANOS é valida não importa se é aqui ou no USA . Ou seja o PNEU PERDE A GARANTIA , PERDE A RESISTENCIA , PERDE A SEGURANÇA APÓS 5 ANOS , eu não me importaria se o pneu servisse , se fosse bom , se após 5 anos ele me garantisse que não daria problema , EU COMPRARIA , MAS VOU REALATAR AQUI O QUE ACONTECEU COMIGO :

    " ESTA GARANTIA NÃO É A TOA QUE EXISTE "

    Comprei um ENGESA num leilão e comprei 3 pneus NOVOS , praticamente ZERADOS , para colocar em meu ENGESA , os pneus havia rodado uns 3.000km e eu rodei com eles uns 15.000km e numa viagem que fiz com minha esposa a serra da Canastra a 1.000 km daqui , aconteceu uma coisa MUITO IMPORTANTE que foi , na volta perto de Lavras-MG estava a 110km/h e BUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM UM ENORME ESTRONDO COMO SE EU TIVESSE SIDO ATROPELADO POR UMA CARRETA DE 40 TONELADAS , empoeirou o ENGESA todo por dentro o carro ficou meio que desgovernado , EU GELEI , O CORAÇÃO FOI A MIL POR CAUSA DA FORTE DESCARGA DE ADRENALINA E EU QUASE QUE ESTÁTICO mas consegui dominar o ENGESA e não sofri nenhum acidente grave , TIREI O PÉ DO ACELERADOR E NÃO FREEI , FUI DEIXANDO O ENGESA PERDER VELOCIDADE ATÉ PARAR E FUI VER O QUE ACONTECEU . Vcs não vão acreditar , TODA A BANDA DE RODAGEM , TODA A BORRACHA do pneu que entra em contato com o chão saiu inteira amassando a caixa de rodas e até o para choque de aço que é muito duro , ficando APENAS A MALHA DE AÇO , SEM TER EXPLODIDO O PNEU , O PNEU FICOU CHEIO MAS SEM NENHUMA BORRACHA , nunca ví isto na vida e como estava cheio fui andando devagar a 20km/h até a cidade pois estava a apenas 10km da cidade , mas ao andar uns 2km o pneu esvaziou .

    Coloquei o estepe e fui até a cidade para comprar outro pneu para acabar de chegar e qual a minha surpresa , o carinha da loja ao retirar o estepe viu e me mostrou outro pneu que estava formando BOLHAS NA BANDA DE RODAGEM , ao chegar aqui na minha cidade fui na revenda da MICHELLIN para reclamar eles mandaram para Betim para análise e me retornaram com a notícia de que o pneu estava fora da GARANTIA PQ O DOT DO PNEU HAVIA VENCIDO , OU SEJA OS PNEUS JÁ TINHAM MAIS DE 5 ANOS DE FABRICAÇÃO E A MICHELLIN NÃO COBRIRIA A GARANTIA , MUITO PUTO TIVE QUE ENGOLIR , 3 meses depois o 3º pneu estourou , fazendo um RASGO DE UM LADO AO OUTRO E COLOCANDO TODA A MALHA DE AÇO PARA FORA , como se eu tivesse cortado o pneu com uma serra elétrica de fora a fora do pneu no sentido transversal ao pneu ficando com uma cabeleira de aço para fora pena que não tirei fotos de como ficou o pneu , DAÍ NUNCA MAIS COMPREI PNEUS BF GOODRICH .

    MAS RESUMINDO :

    O pneu TEM GARANTIA DE FABRICAÇÃO DE ATÉ 5 ANOS DA DATA DE FABRICAÇÃO , se a loja quer te vender um pneu com GARANTIA DE 5 ANOS A PARTIR DA DATA DA VENDA , " CORRA DESTA COMPRA " , pq a loja não vai dar pela lei do FABRICANTE DO PNEU esta garantia e na hora a loja vai fugir da responsabilidade dizendo que foi erro de digitação e vc vai ficar a vida toda na justiça e O PIOR DISTO TUDO QUE É NA REALIDADE VC NÃO TERÁ GARANTIA DE QUE ESTE PNEU NÃO VAI ESTOURAR COMO ACONTECEU COMIGO E COLOCAR A SUA VIDA E DE TODA A SUA FAMÍLIA EM RÍSCO .

    NÃO COMPRE ESTE PNEU FABRICADO EM 2011 E COM GARANTIA DA LOJA DE 5 ANOS A PARTIR DA DATA DA VENDA , " VC VAI COLOCAR A SUA VIDA E DE SUA FAMÍLIA EM RÍSCO "

    Esta é minha opinião e terá um monte de gente pra te dizer que não tem problema e que já usou um monte de pneus velhos e que nunca aconteceu nada , DAÍ A PARTIR DE AGORA :" É VC QUE DICIDE "

    Desculpe por ter me alongado tanto .

    E qdo vc pergunta : É LEGISLAÇÃOOU BOM SENSO ????????????

    Te respondo : " É LEGISLAÇÃO E LÓGICA " pois depois de 5 anos o PNEU PODE ESTOURAR como aconteceu comigo num pneu praticamente novo com apenas 18.000km rodados MAS COM MAIS DE 5 ANOS DE FABRICAÇÃO .

    Abraço
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    37
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0
    Não existe legislação para troca de pneus devido a IDADE. A lei fala somente em sulcos [ranhuras, desenho] com espessura mínima marcada pelo TWI [ Threat Warning Indicator].

    A validade de 5 anos que os fabricantes dizem é para o composto de borracha, que como qualquer outra borracha perde flexibilidade com o tempo. Como pneu é um item de segurança, uma boa margem é aplicada para o desenvolvimento para que a segurança de quem o use seja garantida durante determinado tempo.

    É por segurança e não por força de lei que se troca pneus vencidos e ainda com borracha pra gastar. Ainda assim, pneus que não tenham completado 5 anos de fabricação, mas que tenham fissuras nas laterais ou na banda de rodagem também devem ser trocados.

    Guilhermeabreu, vc foi lesado. TODA E QUALQUER GARANTIA é data a contar da data de emissão da nota fiscal por FORÇA DE LEI. o CDC está aí pra isso. Abra o processo e espere que ganhará, aí vc vai poder comprar outro jipinho com a grana da indenização.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #11
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    Não existe legislação para troca de pneus devido a IDADE. A lei fala somente em sulcos [ranhuras, desenho] com espessura mínima marcada pelo TWI [ Threat Warning Indicator].

    A validade de 5 anos que os fabricantes dizem é para o composto de borracha, que como qualquer outra borracha perde flexibilidade com o tempo. Como pneu é um item de segurança, uma boa margem é aplicada para o desenvolvimento para que a segurança de quem o use seja garantida durante determinado tempo.

    É por segurança e não por força de lei que se troca pneus vencidos e ainda com borracha pra gastar. Ainda assim, pneus que não tenham completado 5 anos de fabricação, mas que tenham fissuras nas laterais ou na banda de rodagem também devem ser trocados.

    Guilhermeabreu, vc foi lesado. TODA E QUALQUER GARANTIA é data a contar da data de emissão da nota fiscal por FORÇA DE LEI. o CDC está aí pra isso. Abra o processo e espere que ganhará, aí vc vai poder comprar outro jipinho com a grana da indenização.
    CARO AMIGO DENISKADU

    Obrigado pela força , mas da maneira que coloquei vc passou batido , pois não falei com bastante clareza , mas observa só : eu comprei 3 pneus que já tinha sido usado por 3.000km eu relatei que comprei 3 pneus NOVOS , mas foram novos na maneira de dizer , mas eram usados e não comprei em loja com nota fiscal , comprei de um cara que capotou com o carro que tinha estes pneus e um deles estourou no acidente os outros 3 estavam intactos , como comprei sem nota fiscal eu fui lesado eu sei , mas legalmente eu não tinha pegada jurídica .

    E pela minha fala eu tb quis dizer que a GARANTIA DE 5 ANOS não é por medida legal e sim POR MEDIDA DE SEGURANÇA , por isto citei o ocorrido comigo pois os pneus só tinham rodado 18.000km e tinha muita borracha pra gastar ainda MAS SOLTOU TODA A BANDA DE RODAGEM POR CAUSA DO TEMPO DE FABRICAÇÃO DELE QUE HAVIA PASSADO DOS 5 ANOS .

    Obrigado pela força , mas naqueles pneus eu FUI LESADO E NÃO TIVE PRA ONDE CORRER , MORRÍ NO PREJÚ SOZINHO .

    Abraço
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    pneu aquece, dilata, leva pancada a todo isntante, um pneu velho, mesmo visualmente perfeito nao tem a mesma elasticidade, e portanto, nao tem a mesma capacidade tambem de aquecer e esfriar rapidamente, logo ele explode facilmente ou perde partes sem o menor aviso. nas frenagens cria-se bolhas por descolagem como o que aconteceu no relato acima.

    o problema eh q temos a tendencia de achar q os problemas vem imediatamente acontecer algo, ou seja, passar num buraco, pegar uma guia, uma frenagem mais forte, uma calibragem ruim e for pra pista, etc.... nao eh assim, muitas vezes a bolha demora dias para aparecer, pois as camadas de aço dentro do pneu vao se partindo ou movendo aos poucos, ai qdo vc ta la tranquilao, bum explode e vc nao sabe o pq... as vezes passou num buraco ha 15 dias atras e nem se lembra.

    pneu é a UNICA parte do carro que esta em contato com o solo, portanto, é a parte mais importante entre sua alma permanecer em terra ou la nas nuvens pertinho de Deus ou em algum lugar mais quentinho...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade