x
Convex Datacenter
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 89
  • #49
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
    Entrada
    04/08/2005
    Local
    Teresina/PI
    Idade
    80
    Posts
    430
    Agradecimentos: 0



    Valeu, Sapo, mto. esclarecedor o tópico indicado.

  • #50
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Pessoal, como tem uma discussão parecida no fórum dos Troller, onde a galera reclamou de alguns aditivos criando "cristalização" e "pozinho azulado", resolvi fazer um pequeno ensaio com o aditivo que eu usei da última vez ( comprei mais um frasco ).


    Muita gente reclamou que determinados aditivos estavam "cristalizando" e formando um pó azulado. E botando a culpa no aditivo.


    Eu achei estranho, e portanto como já vinha discutindo o assunto aqui e explicando sobre os tipos de aditivos ( mérito do Thiago pelos dados que ele arranjou ), desconfiava que o tal pozinho azul era na verdade CLORO sendo neutralizado pelo aditivo.


    Tanto que eu expliquei que usei água de poço, pq a água da rua aqui na minha cidade é muito clorada, é limpa mas é clorada.


    A foto ai fala por si só:


    Aditivo para radiador. Qual usar!!!-img_20140709_124935.jpg


    Notem todo o "pozinho azulado" retido no fundo da garrafa. Isso é CLORO, é a reação do aditivo ao neutralizar o cloro...


    Portanto, ficou uma pergunta no ar:


    Essa galera que andou tendo problemas com aditivos colocados nas concessionárias... Será que usaram ÁGUA DESTILADA/DESMINERALIZADA mesmo???


    Será que a culpa é mesmo do aditivo? Eu duvido que seja, pois a função do aditivo é agir contra agentes alcalinos ( dentre eles o cloro e outros sais minerais ).


    Fica aí o alerta pra quem procura "culpados" e mete o pau no aditivo sem razão, pois existem aplicações certas de cada tipo de aditivo pra cada tipo de motor, assim como existe a diluição certa e como foi provado agora pela foto, se não usar água realmente LIMPA e livre de cloro, nenhum aditivo fará milagre contra o tal "pozinho azul" e a cristalização...


    Abraços!
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #51
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.

    A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.

    Para quem não quer comprar o original segue no resumo o que constatei:

    Óleo solúvel
    Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
    Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
    Durabilidade: N/A;
    Custo: Baixíssimo;
    Cor: Branco (leitoso);
    Proporção: 10%.

    Sem etilenoglicol
    Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
    Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
    Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
    Custo: Baixo;
    Cor: Verde;
    Proporção: 10% até 20%.

    Com etilenoglicol
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
    Contra: Ataca ligas de alumínio;
    Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
    Custo: Moderado;
    Cor: Azul/Verde/Amarelo;
    Proporção: 40% até 60%.

    Orgânico (com etilenoglicol)
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
    Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
    Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
    Custo: Alto;
    Cor: Vermelho/Laranja;
    Proporção: 40% até 60%.

    Observações importantes:
    Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
    Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos.
    Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
    Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
    Jamais mistures aditivos com composição diferente.
    Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
    Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
    De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
    Água da rua (encanada) tem muito cloro, não use.

    Quem tiver mais informações, fique a vontade.
    Pela descrição não poderia utilizar nenhum dos fluidos citados na minha Defender, tem cabeçote de alumínio, bloco de ferro e radiador de latão.
    O fabricante da Land recomenda utilizar etilenoglicol com inhibidor de corrosão de tecnologia OAT, por muito tempo usei o Havoline XLC 50/50, agora estou com o da Lubrax.
    A minha 110 está comigo há dez anos com o circuito de arrefecimento em excelente estado.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #52
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Pela descrição não poderia utilizar nenhum dos fluidos citados na minha Defender, tem cabeçote de alumínio, bloco de ferro e radiador de latão.
    O fabricante da Land recomenda utilizar etilenoglicol com inhibidor de corrosão de tecnologia OAT, por muito tempo usei o Havoline XLC 50/50, agora estou com o da Lubrax.
    A minha 110 está comigo há dez anos com o circuito de arrefecimento em excelente estado.
    O seu caso é exatamente o mesmo das L200 quadradas, as primeiras Hilux, SR5 e SW4, dentre outros.

    Esta nas observações sobre os aditivos japoneses, que possuem etilinoglicol, não são orgânicos e não possuem silicatos.
    Devem existir outros aditivos que tenham a mesma característica.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #53
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Pessoal, como tem uma discussão parecida no fórum dos Troller, onde a galera reclamou de alguns aditivos criando "cristalização" e "pozinho azulado", resolvi fazer um pequeno ensaio com o aditivo que eu usei da última vez ( comprei mais um frasco ).

    Muita gente reclamou que determinados aditivos estavam "cristalizando" e formando um pó azulado. E botando a culpa no aditivo.

    Eu achei estranho, e portanto como já vinha discutindo o assunto aqui e explicando sobre os tipos de aditivos ( mérito do Thiago pelos dados que ele arranjou ), desconfiava que o tal pozinho azul era na verdade CLORO sendo neutralizado pelo aditivo.

    Tanto que eu expliquei que usei água de poço, pq a água da rua aqui na minha cidade é muito clorada, é limpa mas é clorada.

    A foto ai fala por si só:

    Aditivo para radiador. Qual usar!!!-img_20140709_124935.jpg

    Notem todo o "pozinho azulado" retido no fundo da garrafa. Isso é CLORO, é a reação do aditivo ao neutralizar o cloro...

    Portanto, ficou uma pergunta no ar:

    Essa galera que andou tendo problemas com aditivos colocados nas concessionárias... Será que usaram ÁGUA DESTILADA/DESMINERALIZADA mesmo??

    Será que a culpa é mesmo do aditivo? Eu duvido que seja, pois a função do aditivo é agir contra agentes alcalinos ( dentre eles o cloro e outros sais minerais )

    Fica aí o alerta pra quem procura "culpados" e mete o pau no aditivo sem razão, pois existem aplicações certas de cada tipo de aditivo pra cada tipo de motor, assim como existe a diluição certa e como foi provado agora pela foto, se não usar água realmente LIMPA e livre de cloro, nenhum aditivo fará milagre contra o tal "pozinho azul" e a cristalização..

    Abraços!
    Tambem utilizo apenas água de poço, mas neste caso também tem que tomar cuidado, pois alguns poços tem muitos sais que podem ser danosos.

    O poço que utilizo em relação a corrosão é excelente, em 25 anos a bomba Anauger dele esta perfeita, os parafusos brilham e neste período apenas teve que ser retificada duas vezes, mas devido ao desgaste natural do diafragma.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #54
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    O seu caso é exatamente o mesmo das L200 quadradas, as primeiras Hilux, SR5 e SW4, dentre outros.

    Esta nas observações sobre os aditivos japoneses, que possuem etilinoglicol, não são orgânicos e não possuem silicatos.
    Devem existir outros aditivos que tenham a mesma característica.

    Thiago

    Utilizo etilenoglicol com inibidor orgânico e não tenho problemas, não está certo o que você escreveu para este tipo de fluido.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #55
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Thiago

    Utilizo etilenoglicol com inibidor orgânico e não tenho problemas, não está certo o que você escreveu para este tipo de fluido.

    O aditivo que vc está usando é este daqui?

    Aditivo para radiador. Qual usar!!!-img_20140618_181730.jpg



    Sobre o uso do tipo de aditivo, isso depende do composto como um todo. Existem casos em que aditivos com ou sem etilenoglicol ( ou monoetilenoglicol ) poderão ser usados, e isso tem que estar claro na composição e descrição do produto.


    Da mesma forma, existem aditivos com etilenoglicol que podem ou não podem ser utilizados em determinados casos, isso quem vai dizer é a formulação descrita na embalagem.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #56
    Usuário
    Entrada
    12/08/2013
    Local
    Campinápolis/MT
    Idade
    40
    Posts
    685
    Agradecimentos: 3
    Já que tão falando nisso, qual fluido recomendam para a ranger 2.8, tava usando o Petronas coolant 11, tive que mexe na correia dentada e agora o meu radiado tá com água de torneira. Dei uma olhada nos STP Petroplus achei interessante o de garrafa preta (especifico pra motores diesel), ou será que fico com o verde mesmo?
    Andei vendo sobre os Petronas coolant 11, sera que coloco deste mesmo ou mudo para o Petroplus STP por este ser melhor?
    4X4 Brasil
    Ranger XLT 2.8 2004/5

  • #57
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Junior84 Ver Post
    Já que tão falando nisso, qual fluido recomendam para a ranger 2.8, tava usando o Petronas coolant 11, tive que mexe na correia dentada e agora o meu radiado tá com água de torneira. Dei uma olhada nos STP Petroplus achei interessante o de garrafa preta (especifico pra motores diesel), ou será que fico com o verde mesmo?
    Andei vendo sobre os Petronas coolant 11, sera que coloco deste mesmo ou mudo para o Petroplus STP por este ser melhor?

    Se o Petronas estava te servindo bem até hoje, pra que mudar? Continua com ele...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #58
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Thiago

    Utilizo etilenoglicol com inibidor orgânico e não tenho problemas, não está certo o que você escreveu para este tipo de fluido.
    Não sou eu o autor das informações, eu apenas compilei todas juntas. Minhas fontes foram diversos artigos de fabricantes de veículos, de aditivos e de sistemas de arrefecimento, principalmente a Mitsubishi que tinha um boletim técnico bem específico, mas apenas em inglês. Infelizmente acabei perdendo esse material em problemas no computador, mas foram todos encontrados na Internet, com tempo e paciência deve ser possível encontrá-los novamente.
    Caso encontre alguma literatura que conteste, terei o maior prazer em solicitar a edição.


    Já utilizei aditivo incorreto por um tempo sem saber, os danos infelizmente só os outros proprietário poderão dizer se existiram ou não, pois comigo não houve problemas.

    Neste caso específico, pelas minhas conclusões o problema está nos silicatos e não no fato de ser orgânico.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #59
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
    Entrada
    04/08/2005
    Local
    Teresina/PI
    Idade
    80
    Posts
    430
    Agradecimentos: 0
    Na minha viatura está instalado o motor hilux 2.8, aspirado, ano 96, bloco e cabeçote de ferro. Usei até agora o aditivo, verde, da mwm e agora vou substituí-lo pelo da Petrobrás, o Lubrax SAE J 1034, verde, o mesmo que aparece no post #56 do Sapo, na proporção de 40:60 (aditivo:água). Quero ressaltar que uso água de chuva. Espero ter feito a escolha certa.Abrs.

  • #60
    Usuário Avatar de Andrejur
    Entrada
    14/12/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    74
    Posts
    1,285
    Agradecimentos: 4
    Já me ferrei com esse aditivo da MWM, cor verde, fabricado pela Radiex. Apesar do motor MWM 2.8 Sprint possuir bloco e cabeçote de ferro, o fato é que a bomba d'água possui liga de alumínio. A reação estraga a carcaça da bomba d'água(fura). Mesmo o atual distribuído pela MWM, é fabricado pela mesma Radiex, na cor vermelha, a base de polímeros, não indica os componentes que são utilizados na sua fabricação. Numa situação de emergência, durante uma viagem, comprei um litro do Radiex concentrado por recomendação de um mecânico e da própria loja de peças, mas, por prudência, resolvi utilizar água pura por minha conta e risco, uma vez que a embalagem do produto não continha informações convincentes da sua composição.
    Doravante, não compro mais nenhum aditivo da marca MWM ou Radiex, que, para mim, são a mesma coisa.

    Abs.



    Citação Postado originalmente por Fernando César Ximenes Ver Post
    Na minha viatura está instalado o motor hilux 2.8, aspirado, ano 96, bloco e cabeçote de ferro. Usei até agora o aditivo, verde, da mwm e agora vou substituí-lo pelo da Petrobrás, o Lubrax SAE J 1034, verde, o mesmo que aparece no post #56 do Sapo, na proporção de 40:60 (aditivo:água). Quero ressaltar que uso água de chuva. Espero ter feito a escolha certa.Abrs.
    Andrejur

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade