x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
  • #1

    Alta pressão na bomba de óleo




    Pessoal tive um problema em uma trilha com o meu jeep e chegamos a conclusão que a bomba de óleo quebrou por excesso de força , ela quebrou o encaixe que vai no distribuidor , tanto a bomba nova como a que quebrou esta dando uma pressoão de 3 kilos em 500 rpm e chega a 7 kilos em 3000 rpm , não descobri o porque desta pressão , sera que alguem já teve este problema .
    O motor é um 6cc alcool do opala , ai vai uma foto da pressão em 3000 rpm
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -may02_21_136.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Gerson Jacareí,
    O oleo que voce esta utilizando possui a viscosidade correta?
    Mesmo com o motor aquecido, a pressao continua elevada?
    Voce sabe se o manometro da painel esta indicando corretamente? Pois pode ser que o manometro necessite de aferiacao e a causa da quebra da bomba seja outra. Compare se possivel a pressao com outro manometro.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #3
    Não tem nada entupido nos dutos?

  • #4
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Bom dia,
    já tive esse problema de quebrar duas bombas de óleo do GM250 porém o fato era aceitável, tratava-se de um motor 6 cilindros retrabalhado com pistões do 4cilindros(GM151 3mm de diametro maiores), válvulas de admissão da C10(GM261), cabeçote com dutos retrabalhados, coletor de escape dimensionado 6x2 e dois carburadores weber 44 sem filtro.

    O que acontecia: o motor ganhava rotação tão rápido que o óleo gerava uma espécie de calço hidráulico fazendo o encaixe da bomba quebrar.

    Um detalhe, as duas quebras foram com bombas de óleo do modelo CORPO DE ALUMÍNIO, na terceira tentativa utilizamos a bomba modelo CORPO DE FERRO.
    Não notei nenhuma diferença no eixo de ambas, porém com a utilização da bomba corpo de ferro o problema foi resolvido.

    Vc pode checar também a válvula de alívio que fica no bloco onde se enrosca o filtro de óleo, ela pode estar obstruída impedida de restringir a passagem de óleo(alívio de pressão).
    É uma coisa bem simples, custa 5 reais porém se não for observada dá uma dor de cabeça...

    []'s tentando ajudar. 8)

  • #5
    Alessandro: eu estava utilizando um óleo 20/50 e hoje coloquei um 10/40
    A foto que esta em anexo foi tirada com o motor a +/- 90 C
    O manometro do painel eu aferi hoje e esta correto

    Regis : o bloco do motor quando mandei fazer foi feito limpeza quimica .

    Elmer : no meu motor eu rebaixei o cabeçote e coloquei pistão forjado
    e a bomba de óleo é a de corpo de aluminio , hoje eu troquei a valvula de pressão .
    Demorou algum tempo para bomba quebrar ou foi só colocar dar uma volta e quebrar a bomba .


    Depois de ter trocado ó óleo e a valvula , a pressão continua alta

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Gerson Jacareí

    Elmer : no meu motor eu rebaixei o cabeçote e coloquei pistão forjado
    e a bomba de óleo é a de corpo de aluminio , hoje eu troquei a valvula de pressão .
    Demorou algum tempo para bomba quebrar ou foi só colocar dar uma volta e quebrar a bomba .
    Bom, no meu caso as bombas quebraram quando foi exigido do motor, não quebraram de imediato, foi na temperatura normal de funcionamento.

    Citação Postado originalmente por Gerson Jacareí
    Depois de ter trocado ó óleo e a valvula , a pressão continua alta
    Estranho cara, tem alguma coisa errada aí, vou perguntar pro meu velho q é mais experiente depois te falo aqui.

    1 [] 8)

  • #7
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Gerson Jacareí
    Depois de ter trocado ó óleo e a valvula , a pressão continua alta
    A valvula junto ao filtro nao regula a pressao no circuito e sim efetua um by-pass quando o filtro fica saturado.
    Imagino que o manometro esteja instalado junto ao interruptor da luz do oleo. Se for assim, a pressao esta elevada em todo o circuito, sendo que este ponto e apos o filtro.
    Se esta e a pressao com o motor quente, quando frio deve ser maior ainda
    O fato de ter rebaixado o cabecote nao provoca a elevacao da pressao.
    Mas voce disse que substitui os pistoes, como ficou a folga relativa entre ele e o cilindro?
    Voce percebeu se o motor de arranque consegue girar facilmente ou parece fazer algum esforco extra para partir o motor?
    Pode ser que haja alguma obstrucao nos dutos de oleo...

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Problemão por aí heim Gerson ??
    Como o motor não está aquecendo é sinal que o óleo está circulando , na bomba não deve ter problema , mas na valv. que controla a pressão sim , tirando a tampa do óleo vc percebe se tem óleo nos balancins ?? se tiver , é sinal que mesmo com restrição ainda está passando pra lubrificar ...
    A valv. de regulagem da bb deve ter alguma obstrução , pergunta pro teu meca se tem como verificar isso sem ter que desmontar muita coisa ...

    []s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #9
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Ok

    Mas qual é a pressão correta?

    Ou seja, de quantos até quantos kilos é normal neste motor?

    Estou escolhendo um manometro de pressão pro meu powertech e essa discussão veio a calhar, já que encontrei manometros de diferentes escalas, tipo 3k, 4k, 7k e 10k.

    []´s

  • #10
    Alessandro : o manometro estas instalado junto com a cebolinha do óleo
    Quando o motor esta frio com 2000 chega a 7 kilos
    Não sei quanto de folga tem nos pistões porque não pude acompanhar a montagem do motor pois estava viajando a trabalho
    O motor de arranque vira facil

    Edu : Quando quebrou a bomba o motor foi todo inspecionado , foi aberto a parte da frente , retirado o carter eo cabeçote , segundo o mecanico esta tudo OK
    A valvula que fica no filtro foi trocada .


    Fugger : Eu estava vendo no manual do opala 6cc alcool que a pressão da bomba é de 2 kilos em 1500 rpm
    Quando comprei o meu manometro o vendedor disse que o opala 6cc não passa de 5 kilos

    Hoje eu entrei em contato com o fabricante da bomba e amanha vou mandar a bomba quebrada para eles para ter um laudo .
    Em ultimo caso vou retirar o motor e abrir para ter certesa que esta tudo em ordem

  • #11
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Fugger : Eu estava vendo no manual do opala 6cc alcool que a pressão da bomba é de 2 kilos em 1500 rpm
    Quando comprei o meu manometro o vendedor disse que o opala 6cc não passa de 5 kilos
    Ok, tks

    []´s

  • #12
    Citação Postado originalmente por Jipeiro_RR

    Um detalhe, as duas quebras foram com bombas de óleo do modelo CORPO DE ALUMÍNIO, na terceira tentativa utilizamos a bomba modelo CORPO DE FERRO.
    Não notei nenhuma diferença no eixo de ambas, porém com a utilização da bomba corpo de ferro o problema foi resolvido.
    Você saberia me dizer qual a pressão antes da bomba quebrar

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4345
      Última resposta: 07/11/2023, 15:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade