x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 66

Tópico: Cárter seco

  • #1
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Cárter seco




    Olá PessoALL!

    Alguém sabe como é o funcionamento do cárter seco?? É possível adaptar esse sistema em motores nacionais?? Existe alguma desvantagem num sistema desse??

    []'s pensando merd*....

  • #2
    Usuário Avatar de andre
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    belo horizonte/MG
    Idade
    57
    Posts
    232
    Agradecimento: 1
    Caro Giovani, dá sim só que fica bem carinho $$$$ se for querer fazer algo bem feito. Existem algumas alternativas que a gente acaba usando para evitar os problemas que imagino esteja pensando que podem acontecer mas se não fsse pelo custo, também teria um sistema desses instalado, só tem benefícios

  • #3

  • #4
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por billj
    http://www.moroso.com/articles/articledisplay3.asp?article=AboutDrySumpSystems.ht ml

    http://www.rehermorrison.com/techTalk/36.htm
    Uau!!! Coisa profissional mesmo... Muitas vantagens! O motor pode ficar mais baixo, pressão constante, refrigera o óleo, é possível aumentar o volume de óleo, aumenta os pocotós, pode funcionar até de cabeça pra baixo...
    O problema é essa bomba, ligada na correia, não deve ser qualquer bomba... Outra dificuldade é adaptar a tubulação num motor qualquer...

    Citação Postado originalmente por andre
    Existem algumas alternativas que a gente acaba usando para evitar os problemas que imagino esteja pensando que podem acontecer mas se não fsse pelo custo, também teria um sistema desses instalado, só tem benefícios
    André, e sobre essa "solução alternativa", do que se trata? Meu interesse mesmo, são as inclinações...

    []'s

  • #5
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Eu usaria separadores de carter, chapas soldadas dentro do carter que limitam o movimento do oleo em inclinações. Procure alguem que saiba o que esta fazendo antes de sair soldando chapas dentro do seu carter.

    Na Stock Car usamos carter seco, o unico problema é preservar a correia quando entramos na brita. Muitos ja quebraram o motor por causa da tal correia. Imagina na trilha.
    Não funciona de cabeça para baixo, vai faltar oleo pois o reservatorio externo apesar de ser um funil não tem pescador na tampa e sim no fundo.
    Existem acumuladores da Moroso que provem pressão de oleo para pequenos momentos de queda de pressão, mesmo assim não vão segurar mais que poucos segundos de cabeça para baixo.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #6
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri
    Eu usaria separadores de carter, chapas soldadas dentro do carter que limitam o movimento do oleo em inclinações. Procure alguem que saiba o que esta fazendo antes de sair soldando chapas dentro do seu carter.
    Grande Sandro! É como os quebra-ondas do tanque... É uma idéia, mas isso só funcionaria por poucos segundos...

    Na Stock Car usamos carter seco, o unico problema é preservar a correia quando entramos na brita. Muitos ja quebraram o motor por causa da tal correia. Imagina na trilha.
    Isso é vero...

    Não funciona de cabeça para baixo, vai faltar oleo pois o reservatorio externo apesar de ser um funil não tem pescador na tampa e sim no fundo.
    Não seja por isso... É só colocar um pescador no lado de cima do reservatório... Ou então, melhor ainda, montar o reservatório com 2 mancais, aí quando o jeep vira, ele vira junto, mantendo o fundo sempre pra baixo! Que tal???? (viajando na maionese... )

    Existem acumuladores da Moroso que provem pressão de oleo para pequenos momentos de queda de pressão, mesmo assim não vão segurar mais que poucos segundos de cabeça para baixo.
    Tá, mas o quê os gringos usam então??? Vi uns vídeos em que ficam acelerando com o jeep, ou gaiola, tombado de lado, por cerca de 1 minuto, talvez mais... Ele agüenta de lado, ou estão arriscando uma quebra mesmo??

    []'s , ainda pensando em merd...

  • #7
    Citação Postado originalmente por Giovani
    Tá, mas o quê os gringos usam então??? Vi uns vídeos em que ficam acelerando com o jeep, ou gaiola, tombado de lado, por cerca de 1 minuto, talvez mais... Ele agüenta de lado, ou estão arriscando uma quebra mesmo??
    Giovani,

    Por 2 vezes já fiz aquela manobra de destombar o carro só com o uso dos bloqueios e arrisquei quebrar o motor. Pode ser que alguns daqueles caras estejam fazendo o mesmo tipo de merd@.

    []'s
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #8
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Giovani,

    Todos os carros de corrida que ja corri, menos o Fusca e o Stock Car, tem separadores de carter, existem curvas que duram uns 5 segundos e mesmo assim a pressão de oleo não cai.
    Os gringos ficam acelerando tombados porque sabem que um jogo de bronzinas custa muito mais barato que perder a seção.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #9

    Re: Cárter seco

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Olá PessoALL!

    Alguém sabe como é o funcionamento do cárter seco?? É possível adaptar esse sistema em motores nacionais?? Existe alguma desvantagem num sistema desse??

    []'s pensando merd*....
    Giovani,

    Tudo bem?

    Existem sistemas "abrasileirados" muito bons rodando em pequenos fórmulas no brasil. Perfeitamente adaptáveis em motores ap e não é caro não..... na formula são paulo (sei lá como chama) os antigos fórmula ford. Nos chevrolet são os antigos f-chevrolet, que também podem ser adaptados em motores de corsa 1.6, bastando apenas modificar o pescador e "encurtar o carter". Acho que teoricamente um motor poderia funcionar pelo tempo que seu reservatório de óleo permitir de cabeça pra baixo (em alguns reservatórios o pescador é movel e se move com a gravidade), mas a quantidade de óleo acumulada no motor faria perder potência, queimar óleo e o sistema de refrigeração poderia ser comprometido (bolhas) já que esse óleo não volta para o compartimento externo....

    Me desculpe a ignorância, mas isso foi o que ouví por aí e estou repassando como possível verdade, ok? me ajudem a descobrir a veracidade, ok?

    E não se preocupe com pedras na correia, qualquer capa resolve esse problema.....

  • #10
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por leovalle
    Por 2 vezes já fiz aquela manobra de destombar o carro só com o uso dos bloqueios e arrisquei quebrar o motor.
    E deu certo??? Conseguiu desvirar ou só ralou o jeep??

    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri
    Os gringos ficam acelerando tombados porque sabem que um jogo de bronzinas custa muito mais barato que perder a seção.
    Sim, pra eles tudo é mai$ fácil...

    Citação Postado originalmente por samukanvas
    Existem sistemas "abrasileirados" muito bons rodando em pequenos fórmulas no brasil. Perfeitamente adaptáveis em motores ap e não é caro não..... bastando apenas modificar o pescador e "encurtar o carter".
    Será que não se trata disso que o Tannuri falou??? Acho que só reduzir o tamanho do cárter não resolve... Pelo contrário, acho que é pior! Vai superaquecer o óleo, isso se não faltar lubrificação...
    Claro que um motor funcionar de cabeça pra baixo já é exagero... Além do mais, de que adianta funcionar com as 4 patas pro ar??
    Já tive que fazer retífica do comando de válvulas e trocar 2 balancins dum motor OHC 2.3, por ficar funcionando com o jeep na vertical... No mesmo motor, 1 ano depois, numa "deitada", detonei outro balancin, pois o furinho do comando entupiu... Acabei trocando o motor! :P

    []'s

  • #11
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Giovanni,

    O Samukanvas esta falando de sistemas de carter seco usados nos formulas Ford e Chevrolet brasileiros. Eu não conheço nenhum dos dois para comentar mas devem usar carter seco ate pela limitação de altura total do motor num monoposto. O carter menor e só para coletar o oleo que sera bombeado de volta ao reservatorio.
    IMNSHO voce não precisa de carter seco para ter pressão de oleo em inclinações nas trilhas, o Wrangler tem marcador de pressão de oleo no painel e nunca tive queda por inclinação, e olha que ele vive bem inclinado. Nunca tirei o carter dele para ver mas aposto que tem separadores.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #12
    Giovani tudo bem?

    É exatamente pela razão que o sandro falou: limitação de altura e tb centro de gravidade. Acho tb que não conpensa um sistema desses porque deve te custar uns 1500 a 2000 usado (para ap's).... na verdade estou chutando porque como são sistemas que estão na mão de poucos, cada um pede o que quer . É verdade tb que o carter é muito pequeno, somente p/ coletar o óleo e em sistemas aonde o motor é maior como em um F-3000, que tem um v8 3.0 de 500cv (10.000rpm motor de f1!!! ) existe o "famoso" radiador de óleo justamente porque o reservatório fica escondido dentro da carenagem... e esquenta muito.... lá o radiador faz o óleo trabalhar a mais ou menos uns 130º. Nos f3, ingleses e europeus (do campeonato europeu) tb tem carter seco e eles levam motores honda, chevrolet (vauxhall), renault (sodemo), toyota, mercedes e até bmw's. Viu a gama de motores que tem carter seco (acho que é muito testado e mais que viável, problema é preço)? Estou falando os que conheço, fora os que andam pelo mundo (f3 italia, espanha, alemanha etc) e não falta lubrificação em nenhum deles nem o óleo esquenta demais . OBS: todos os motores de f3 são 2.0 16v. Imagina o jipão com 250cv num motor de menos de 100kg 2.0.... acho que ficaria legal!

    Giovani esse negócio de andar de cabeça pra baixo não seria p/ alcançar a famosa tração 4x0? e assim economizar todas as engrenagens do jeep

    Acho que vc é um forte candidato ao carter seco. Depois de toda a destruiçaõ que seu pobre motor sofreu seria um presente pra ele

    Os separadores em qualquer mecânica de competição em sampa, tipo dragão motorports ou cesário que tem experiência poderiam fazer.... sai bem mais barato....

    Tudo que eu disse aqui eu não tenho certeza, somente ouvi e estou passando, ok?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade