x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Usinagem em eixo de aço temperado e cementado.




    PessoAll,
    1) É possível usinagem em eixo de aço temperado cementado, mantendo-se as características originais de resistência mecânica? E através de eletro-erosão?

    2) É possível a retirada de um pedaço (entalhado) de um eixo de aço temperado e cementado e soldagem de um novo entalhado à ele? A solda ficaria frágil? Fragilizaria o restante do eixo.

    Pergunto isso pois estou querendo acoplar caixa de câmbio de Ranger à uma caixa de transferência de Hilux. Para isso, terei que retrabalhar o entalhado do secundário da caixa de câmbio da Ranger. Não pretendo alterar a caixa de transferência.

    De antemão, agradeço a ajuda dos colegas foristas (copiando o Nero).
    []´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -eixooriginalranger_120.jpg   -eixoadaptado_883.jpg  
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #2
    Bem em usinar nem sonhando, o que poderia ser feito é um tratamento termico para retirar a tempera e depois refazer novamente, ou eletro erosão sussegado a maquina é fera, voce teria que fazer um eletrodo de cobre o grafite do jeito que quer
    Em relação a solda pode sim fragilizar pois devido a alta temperatura da solda o material pode perder a tempera ou ao contrario ficar tão duro que acabaria quebrando com quaquer pancada o que poderia ser feito é usar um material ferro 1045 usar e abusar dele e logo em seguida ver se tem a necessidade de tempera-lo
    Abraço
    Leandro

  • #3
    Citação Postado originalmente por xadventure
    Bem em usinar nem sonhando, o que poderia ser feito é um tratamento termico para retirar a tempera e depois refazer novamente, ou eletro erosão sussegado a maquina é fera, voce teria que fazer um eletrodo de cobre o grafite do jeito que quer
    Eletroerosão altera as caracteristicas tanto ou mais quando a usinagem.
    Então teria que proceder da mesma forma que a usinagem.
    E de toda forma a cementação altera as caracteristicas até uma determinada profundidade, assim com a usinagem ou eletroerosão você estaria tirando o material tratado que tem a caracteristicas desejadas.

  • #4
    Usuário Avatar de andre
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    belo horizonte/MG
    Idade
    57
    Posts
    232
    Agradecimento: 1
    Faça um novo eixo, usinando-o num material adequado e dando o tratamento térmico para que se tenha as características necessárias. Creio que o 8620 com cementação na estria seria uma boa solução.

    respondendo a 1) SERIA SIM MAS FICARIA MUITO CARO (VOCÊ PDERIA RETIFICAR O EIXO, SÓ QUE A CAMADA DE CEMENTAÇÃO SERIA DIMINUIDA E TERIAS QUE FAZER NOVO TRATAMENTO NO EIXO ) E MUITO DIFÍCIL DE NÃO SE ALTERAR.

    2)POSSÍVEL É, MAS EXTREMAMENTE NÃO RECOMENDÁVEL, COM CERTEZA FICARIA MUITO FRÁGIL.

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Re: Usinagem em eixo de aço temperado e cementado.

    Bom dia Luca.

    Respondendo à sua pergunta:

    Não estou de férias não . É que só dá tempo de ficar no fórum do CJ.
    Só me buscando lá.....hehehe

    Citação Postado originalmente por Luca
    1) É possível usinagem em eixo de aço temperado cementado, mantendo-se as características originais de resistência mecânica? E através de eletro-erosão?
    Usinar, sim....... é possível mas, manter as condições iniciais não

    A menos de uma operação: a de corte se for com faca dágua.

    O difícil é achar quem tenha esse equipamento.

    O certo é recozer, usinar, cementar, temperar e revenir.


    Citação Postado originalmente por Luca
    2) É possível a retirada de um pedaço (entalhado) de um eixo de aço temperado e cementado e soldagem de um novo entalhado à ele? A solda ficaria frágil? Fragilizaria o restante do eixo.
    A remoção da parte, sim......... vide acima.

    Agora soldar .... não, pois afeta a estrutura cristalina.

    teria que recozer, soldar, usinar, cementar, temperar, revenir e depois, por fim, retificar.

    A opção já mencionada de usinar um eixo novo, às vêzes, é mais viável.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #6
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por xadventure
    ... ou eletro erosão sussegado a maquina é fera...
    Leandro,
    Você conhece alguém que faça este serviço? Tô achando o mais viável, mesmo correndo risco.

    Citação Postado originalmente por andre
    Faça um novo eixo, usinando-o num material adequado e dando o tratamento térmico para que se tenha as características necessárias. Creio que o 8620 com cementação na estria seria uma boa solução.
    André,
    Idéia é boa, porém fabricar o eixo secundário inteiro novo, custa "mucha plata". É cheio de detalhes. Se não encontrar algo mais viável, acabarei tendo que fazer nova peça. Obrigado.

    Este câmbio da Ranger é fabricado pela Mazda, no Japão. Lembra um brinquedo. Os caras dimensionaram no último. Cê num consegue reduzir nada mais. Parece que qq modificação fragiliza muito. Bando de muquiranas.

    Citação Postado originalmente por Leopoldo
    O certo é recozer, usinar, cementar, temperar e revenir.
    Caro Leopoldo,
    Recomendas alguém aqui em Sampa, ou mesmo aí na terra dos aviões .

    Agradeço pelas informações e pela boa vontade de vcs.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    como montar o eixo

    AH!

    Tinha me esquecido:

    Você tem uma opção para trabalhar com eixos temperados:

    Pode ser que você tenha algum sucesso, se achar alguém que faça a união das peças com solda por atrito.

    Só que você teria que procurar junto a alguns fabricantes como a Albarus (fabrica homocinéticas, cruzetas, cardãns, etc... essa fábrica tem várias plantas espalhadas pelo Brasil) , a Cinpal (fabrica semi-eixos, fica na zona sul de são paulo) - se eles fazem só na fabrica ou sub-contratados.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #8
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2

    Solda por fricção

    Luca,
    É possível utilizar o processo de solda por fricção como mencionado pelo Leopoldo.
    Porém é muito difícil encontrar alguém que possua uma máquina de solda por fricção, normalmente estão em grandes empresas e estas não realizam serviços para terceiros. Mas é uma boa opção se conseguires achar quem realize o trabalho. Saliento que provavelmente será necessário confeccionar placas de fixação especiais para ambas as peças à serem unidas.
    Neste caso, reserve uns 3 mm de material à mais entre as partes no momento do corte, pois este material excedente vai ser o "metal de consumo", sendo que o comprimento final do eixo será um pouco menor do que a soma das partes iniciais.
    Logo após o processo de solda, recomendo que seja realizado o revenimento sob o cordão de solda. O cordão de solda pode ser usinado posteriormente com insertos especiais. Se você encontrar uma máquina e tiver alguma dúvida sobre rotação e forças axiais à serem aplicadas poderei ajudar nos cálculos.

    Uma boa alternativa é seguir a dica do Leopoldo que menciona o recozimento do eixo, usinagem e posteriormente novo tratamento térmico, isso é uma prática bastante comum.

    Também é possível usinar o eixo temperado, porém é uma usinagem cara e demorada, envolve insertos especiais à base de cerâmica e outros materiais. É difícil achar quem o faça, mas é possível.

    De qualquer forma após realizado o trabalho recomendo que seja realizado testes com partículas magnéticas (magnaflux, etc..) ou com equipamento eletrônico MagmaTest ou ultrasom, com o propósito de verificar a integridade da peça. Trincas e microfissuras são bem comuns nestes casos. Também é importante verificar a concêntricidade da peça.

    Sds.

  • #9
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Re: como montar o eixo

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    ... faça a união das peças com solda por atrito.
    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    ... reserve uns 3 mm de material à mais entre as partes no momento do corte, ... , Logo após o processo de solda, recomendo que seja realizado o revenimento sob o cordão de solda.
    Excelente idéia. Vou procurar a Cinpal. Sei onde é, Leopoldo. Inda mais agora que o Alessandro já me deu até o sobre-material necessário. Hoje fiquei sabendo que a união do câmbio Hilux com a caixa de transferência é feita através de uma luva, que vende na concessionária. Ou seja metade do acoplamento já tá resolvido. Agora somente faltam 90% do trabalho prá fazer. À medida que houver progresso eu vou postando aqui. Com essa consultoria acho que dá prá montar uma fábrica de câmbio prá jipes . Valeu muito a ajuda de vcs.

    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #10
    Luca,

    Caso a nova estria seja a mesma da ranger, não seria mais fácil fazer uma flange afastando a cx de tranderência o tanto que você precisaria encurtar o eixo? É assim que é feito na ranger. No meu cj eu acoplei a caixa de redução original neste câmbio. Para isto, utilizei a própria flange da ranger, a qual foi encurtada (cortada e frezada) e recebeu um placa de aluminio de 20 mm de expessura (soldada), onde fizamos a furação para a caixa de redução do CJ.

    Abraços.

  • #11
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Luca,
    Quando mencionei 3 mm para o material excedente, foi um exemplo para chamar atenção devido à redução do comprimento da peça final.
    Para corretamente dimensionar o sobre material é importante saber o material que foi empregado e sua área de contato.
    O sobrematerial excedente provoca um aquecimento excessivo na peça, afetando as características da mesma.
    Se você encontrar a máquina , a própria empresa pode ajustar/calcular as variáveis do processo.
    As variáveis básicas seriam:
    Controle de aquecimento inicial por tempo ou curso, tempo de pré-aquecimento teórico, tempo de recalque, velocidade de avanço, pressão de fricção, pressão de recalque, rotação do eixo árvore...

    Verifique também a possibilidade de implementar um espaçador como comentado pelo colega Hudson.

    Sds.

  • #12
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Hudson Buck
    ... utilizei a própria flange da ranger, a qual foi encurtada (cortada e frezada) e recebeu um placa de aluminio de 20 mm de expessura (soldada), onde fizamos a furação para a caixa de redução
    Hudson, acho que o secundário da caixa da Ranger 4x4 é bem mais curto do que o da 4x2. A caixa de Ranger que eu tenho é de 4x2. Por isso eu devo encurtar o secundário. Posso cortá-lo, mas depois terei que refazer um entalhe num eixo temperado e cementado. E este é o ponto nevrálgico.
    Eu tô desenhando uma flange própria. Não pensei na flange da Ranger. Gostei muito da sua idéia, talvez poupe um bom tempo. Onde vc conseguiu esta flange?

    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    Quando mencionei 3 mm para o material excedente, foi um exemplo para chamar atenção devido à redução do comprimento da peça final.
    Alessandro, eu percebi que era apenas exemplificativo. Na realidade, também pretendo ir à Cinpal (empresa de porte grande) mostar o problema, as peças, conversar e ver o que eles sugerem.

    Valeu a força.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade