x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6

    Como escolher o melhor cilindro mestre?!?!?




    Povo

    Pesquisei por aqui e pelo google, mas não encontrei uma resposta que realmente explicasse a coisa.

    Quase todos nós jeepeiros, adaptamos freios mais modernos e eficiente as nossa viaturas, sem entretanto ter uma explicação técnica para a escolha do conjunto. Normalmente é por que um amigo tem um jeep que usa e ficou bom, ou por que o veículo de origem tem um peso semelhante, ou seja, quase sempre achismo.

    Lógico que sempre que possivel, é melhor usar o conjunto discos-pastilhas-pinças-cilindros mestre do mesmo veículo, afinal se foi montado pela fábrica e ficou bom, não há por que reinventar a roda. Mas as vezes simplesmente, não dá. O espaço é pequeno, as pinças dianteiras são de veículo diferente das usadas no eixo traseiro e por aí vai.

    E aí começa a saga se tentar achar um que "dê certo". Justamente para evitar isso, faço-lhes minhas perguntas de um semi "ingnorante" em mecânica:

    Em se tratando de cilindro mestre, quanto maior o diâmetro, melhor? Por que?

    Em caso positivo, porque aqui nestas bandas tem gente tirando o cilindro de f1000 que tem 1" e 1/4" para colocar o de kombi que tem aproximadamente 23mm, e obtendo uma frenagem melhor?


    []´s sem cilindro mestre e com muitas duvidas na cabeça
    __________________________________________________ ___
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo


  • #2
    Usuário Avatar de Denis Takashi
    Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    35
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fugger Ver Post
    Povo

    Pesquisei por aqui e pelo google, mas não encontrei uma resposta que realmente explicasse a coisa.

    Quase todos nós jeepeiros, adaptamos freios mais modernos e eficiente as nossa viaturas, sem entretanto ter uma explicação técnica para a escolha do conjunto. Normalmente é por que um amigo tem um jeep que usa e ficou bom, ou por que o veículo de origem tem um peso semelhante, ou seja, quase sempre achismo.

    Lógico que sempre que possivel, é melhor usar o conjunto discos-pastilhas-pinças-cilindros mestre do mesmo veículo, afinal se foi montado pela fábrica e ficou bom, não há por que reinventar a roda. Mas as vezes simplesmente, não dá. O espaço é pequeno, as pinças dianteiras são de veículo diferente das usadas no eixo traseiro e por aí vai.

    E aí começa a saga se tentar achar um que "dê certo". Justamente para evitar isso, faço-lhes minhas perguntas de um semi "ingnorante" em mecânica:

    Em se tratando de cilindro mestre, quanto maior o diâmetro, melhor? Por que?

    Em caso positivo, porque aqui nestas bandas tem gente tirando o cilindro de f1000 que tem 1" e 1/4" para colocar o de kombi que tem aproximadamente 23mm, e obtendo uma frenagem melhor?


    []´s sem cilindro mestre e com muitas duvidas na cabeça
    Fugger,

    Dá uma olhada nesse link :

    http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Brakes/

    Lá tem tudo sobre freios, desde o princípio físico até o cálculo/ dimensionamento de um conjunto.

    Infelizmente aqui no BR falta muita informação, pois não são todos os catálogos que trazem o diametro do cilindro mestre de acordo com a aplicação.... E o tal do "boost" provocado pelo servo é uma incógnita ...

    Por experiencia : Aparentemente o "boost" do Servo do Opala é maior do que os da linha VW, pois para cil. mestres de mesmo diametro o servo de Opala responde bem melhor.

    Nem sempre um C.M. de grande diametro é vantajoso, pois ele acaba solicitando uma força maior para fazer a roda travar.... por outro lado, um C.M. muito pequeno acaba ficando muito sensível e travando as rodas ao menor toque, ou na pior das hipóteses não deslocando fluido suficiente, fazendo o pedal ficar "baixo".

    Lembre-se que Pressão = Força/ Area Então se vc aumentar o DIAMETRO do mestre em 10 %, a pressão cairá de 21%, pois a fórumua da área é pi*r^2, ou seja, a varaiação de pressão é proporcional ao quadrado da variação do diametro do mestre.

    Espero ter ajudado....

    ()´s
    Denis

  • #3
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
    Entrada
    07/04/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    60
    Posts
    1,499
    Agradecimentos: 2
    sempre uso o do kadet... sinto a diferença para melhor.. por que????maior o diametro sim...mas....

  • #4
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    ...

    Lembre-se que Pressão = Força/ Area Então se vc aumentar o DIAMETRO do mestre em 10 %, a pressão cairá de 21%, pois a fórumua da área é pi*r^2, ou seja, a varaiação de pressão é proporcional ao quadrado da variação do diametro do mestre.

    Espero ter ajudado....
    Claro que ajudou!

    Vou dar uma booooa lida neste link que vc postou

    []´s agradecidos
    __________________________________________________ ___
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo


  • #5
    Na verdade a tal da regra, quanto maior melhor! Não é exatamente uma verdade.

    O Diametro do cilindro tem que ser suficientemente grande para encostar as lonas e pastilhas com apenas uma "pisada" no pedal.

    Quanto maior o diametro do cilindro mestre, mais força terá que ser aplicada no pedal para frear o veículo.

    Então o segredo é achar esse meio termo.

    Espero ter contribuido.

    Um abraço!
    VAREJERA -J-AP-X Flex

  • #6
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por fugger Ver Post
    Vou dar uma booooa lida neste link que vc postou..
    Muuuuuuuuito bom o post do pirate

    Didatico, informativo e muito bem escrito. Informações de pressão, volumes, curso de pedal em função do boost... Coisa de quem sabe, e não fica enrolando com informações vagas. Nesse aspecto, tem que tirar o chapéu pros gringos, os caras são bons nisso. Depois de ler entende-se perfeitamente o mecanismo, recomendo


    []´s agradecidos pela dica
    __________________________________________________ ___
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo


  • #7
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Fugger!

    Olha aqui:
    http://www.carbibles.com/brake_bible.html

    Manda para o tradutor!

    Aprendi muito sobre freios aqui.

  • #8
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    nota 10 a explicaçao do Billavista..

    inclusive um ponto onde já deu muitas discussoes aqui, é sobre a tubulacao, os caras lá nao usam cobre nem fudendo.. aqui todas que vejo em freios adaptados sao tubos de cobre...
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #9
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Fabil!

    Já vários tubos de cobre, que abriram na costura, coisa feia!

    Sou contra o uso de canos de cobre, pois não parece, mais a pressão exercida ali, é grande, não aguenta!

    Freio, é coisa muito séria, não deve haver enjambrações.

    Abraços.

    Kim.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    FUGGER

    SITES BELEZA , CÁLCULOS BELEZA .

    MINHA CONTRIBUIÇÃO .

    O melhor freio que fiquei finalmente em meu ENGESA MWM 2.8 foi o freio ( CUÍCA E CILINDRO MESTRE ) da BAND que poderia ser do 608 , S-10/BLASER , D-20 que são bem próximos uns dos outros em eficiencia .

    O RESTO E O RESTO OU MELHOR O RESTO , É SÓ DOR DE CABEÇA E APORRINHAÇÕES E FREAGENS RUINS .

    ACHO QUE ESCREVÍ POUCO E DISSE TUDO SOBRE FREIOS PARA QUALQUER JIPE EM SE TRATANDO DE HIDROVÁCUO E CILINDRO MESTRE .

  • #11
    Usuário Avatar de Denis Takashi
    Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    35
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    FUGGER

    SITES BELEZA , CÁLCULOS BELEZA .

    MINHA CONTRIBUIÇÃO .

    O melhor freio que fiquei finalmente em meu ENGESA MWM 2.8 foi o freio ( CUÍCA E CILINDRO MESTRE ) da BAND que poderia ser do 608 , S-10/BLASER , D-20 que são bem próximos uns dos outros em eficiencia .

    O RESTO E O RESTO OU MELHOR O RESTO , É SÓ DOR DE CABEÇA E APORRINHAÇÕES E FREAGENS RUINS .

    ACHO QUE ESCREVÍ POUCO E DISSE TUDO SOBRE FREIOS PARA QUALQUER JIPE EM SE TRATANDO DE HIDROVÁCUO E CILINDRO MESTRE .
    Guilherme,

    Nem sempre é assim...

    O problema é esses mestres que vc citou são empregados em pick ups , desta forma o diametro deles é bem grande, entre 1 pol e 1.25 pol..... por outro lado a maioria dos Jeeps utiliza pinças de veículos de porte médio, assim a força nas pinças será menor, pois o diametro das mesmas também é reduzido.

    Na minha opinião, para um veículo "menor" como um Cj, um conjunto de servo + C.M de Opala ou Kombi dá conta do recado facilmente, servos grandes são melhores para veículos que utilizam pinças de pick ups, que necessitam de um grande deslocamento de fluido, ams produzem uma grande força de frenagem.

    ()´s
    Denis

  • #12
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Guilherme,

    Nem sempre é assim...

    O problema é esses mestres que vc citou são empregados em pick ups , desta forma o diametro deles é bem grande, entre 1 pol e 1.25 pol..... por outro lado a maioria dos Jeeps utiliza pinças de veículos de porte médio, assim a força nas pinças será menor, pois o diametro das mesmas também é reduzido.

    Na minha opinião, para um veículo "menor" como um Cj, um conjunto de servo + C.M de Opala ou Kombi dá conta do recado facilmente, servos grandes são melhores para veículos que utilizam pinças de pick ups, que necessitam de um grande deslocamento de fluido, ams produzem uma grande força de frenagem.

    ()´s
    CARO AMIGO DENIS TAKASHI

    Este tópico foi perguntado APENAS QUAL O MELHOR CILINDRO MESTRE para se colocar em um JIPE .

    Concordo com sua explicação , mas posso te responder tb que o melhor cilindro mestre é o da moto honda titan , ou seja o melhor freio é o que vem original do carro , SÓ QUE NÓS MODIFICAMOS OS NOSSOS 4X4 e os freios originais passam a ficarem deficientes como no meu ENGESA com pneus 33 e motor MWM 2.8 .

    LÓGICO que qdo citei os melhores CILINDROS MESTRES E CUÍCAS foi pq a REBOQUE TERIA QUE VIR OS OUTROS COMPONENTES DESTE FREIO , COMO TENHO NO MEU ENGESA 4 DISCOS VENTILADOS DA BAND COM 4 PINÇAS VARGA DA BAND , LOGO : O FREIO DO MEU ENGESA FICOU " REDIMENCIONADO COM TODOS OS COMPONENTES DO FREIO A DISCO VENTILADO DA TOYOTA BANDEIRANTES .

    Como um CJ é mais leve do que um ENGESA , como vc falou colocar freio da KOMBI , OPALA , vc vai ficar mastigando um freio que ora funciona bem ora mal e fica arrancando os cabelos para tentar descobrir onde esta a falha , passei por tudo ísto e qdo coloquei este conjunto da BAND no meu ENGESA NUNCA MAIS TIVE QUE VER PROBLEMAS EM FREIO , lógico se vc colcocar um conjunto deste num CJ estará SUPERDIMENCIONADO , mas garanto a vc que NUNCA MAIS ESTE CJ FICARÁ PARADO NA OFICINA PARA CORRIGIR FREIO , FICARÁ COM UM FREIO QUE EM APENAS TOCAR A PONTA DO DEDO NO PEDAL ELE ESTARPA PARANDO E CORRESPONDERÁ DE PRONTO A INTENSIDADE DA FREAGEM QUE VC QUER .

    Como disse sofrí muito para acertar o freio do meu ENGESA , agora é só alegria . Como falei tb o CILINDRO MESTRE da moto honda titan tb é ótimo , só que é ótimo para a moto titan .

    Entendeu o que quiz dizer ???? Qdo a gente modifica os nossos jipes aumentando o tamanho dos pneus , alongando os diferenciais , portanto , andando a velocidades que nunca foi projetada para estes 4x4 , como andar a 120 km/h , 130 km/h , estes jipes não foram feitos para andar nestas velocidades , aí temos que REDIMENCIONAR o tamanho dos freios tb .

    EM TEMPO :

    TUBULAÇÃO SÓ EM AÇO , NUNCA DILATA , ENFERRUJA CERTO , MAS DEMORA MUITO TEMPO E QDO FURAR É SÓ TROCAR , estes anos todos que tenho carro só me lembro de ter trocado toda a tubulação por ter enferrujado uma só vez e olha que tenho carro ha 37 anos .

    ABRAÇÃO E FELIZ NATAL E ANO NOVO PRA VC E TODA A FAMÍLIA .
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade