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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de fugger
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    Como escolher o melhor cilindro mestre?!?!?




    Povo

    Pesquisei por aqui e pelo google, mas não encontrei uma resposta que realmente explicasse a coisa.

    Quase todos nós jeepeiros, adaptamos freios mais modernos e eficiente as nossa viaturas, sem entretanto ter uma explicação técnica para a escolha do conjunto. Normalmente é por que um amigo tem um jeep que usa e ficou bom, ou por que o veículo de origem tem um peso semelhante, ou seja, quase sempre achismo.

    Lógico que sempre que possivel, é melhor usar o conjunto discos-pastilhas-pinças-cilindros mestre do mesmo veículo, afinal se foi montado pela fábrica e ficou bom, não há por que reinventar a roda. Mas as vezes simplesmente, não dá. O espaço é pequeno, as pinças dianteiras são de veículo diferente das usadas no eixo traseiro e por aí vai.

    E aí começa a saga se tentar achar um que "dê certo". Justamente para evitar isso, faço-lhes minhas perguntas de um semi "ingnorante" em mecânica:

    Em se tratando de cilindro mestre, quanto maior o diâmetro, melhor? Por que?

    Em caso positivo, porque aqui nestas bandas tem gente tirando o cilindro de f1000 que tem 1" e 1/4" para colocar o de kombi que tem aproximadamente 23mm, e obtendo uma frenagem melhor?


    []´s sem cilindro mestre e com muitas duvidas na cabeça
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  • #2
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por fugger Ver Post
    Povo

    Pesquisei por aqui e pelo google, mas não encontrei uma resposta que realmente explicasse a coisa.

    Quase todos nós jeepeiros, adaptamos freios mais modernos e eficiente as nossa viaturas, sem entretanto ter uma explicação técnica para a escolha do conjunto. Normalmente é por que um amigo tem um jeep que usa e ficou bom, ou por que o veículo de origem tem um peso semelhante, ou seja, quase sempre achismo.

    Lógico que sempre que possivel, é melhor usar o conjunto discos-pastilhas-pinças-cilindros mestre do mesmo veículo, afinal se foi montado pela fábrica e ficou bom, não há por que reinventar a roda. Mas as vezes simplesmente, não dá. O espaço é pequeno, as pinças dianteiras são de veículo diferente das usadas no eixo traseiro e por aí vai.

    E aí começa a saga se tentar achar um que "dê certo". Justamente para evitar isso, faço-lhes minhas perguntas de um semi "ingnorante" em mecânica:

    Em se tratando de cilindro mestre, quanto maior o diâmetro, melhor? Por que?

    Em caso positivo, porque aqui nestas bandas tem gente tirando o cilindro de f1000 que tem 1" e 1/4" para colocar o de kombi que tem aproximadamente 23mm, e obtendo uma frenagem melhor?


    []´s sem cilindro mestre e com muitas duvidas na cabeça
    Fugger,

    Dá uma olhada nesse link :

    http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Brakes/

    Lá tem tudo sobre freios, desde o princípio físico até o cálculo/ dimensionamento de um conjunto.

    Infelizmente aqui no BR falta muita informação, pois não são todos os catálogos que trazem o diametro do cilindro mestre de acordo com a aplicação.... E o tal do "boost" provocado pelo servo é uma incógnita ...

    Por experiencia : Aparentemente o "boost" do Servo do Opala é maior do que os da linha VW, pois para cil. mestres de mesmo diametro o servo de Opala responde bem melhor.

    Nem sempre um C.M. de grande diametro é vantajoso, pois ele acaba solicitando uma força maior para fazer a roda travar.... por outro lado, um C.M. muito pequeno acaba ficando muito sensível e travando as rodas ao menor toque, ou na pior das hipóteses não deslocando fluido suficiente, fazendo o pedal ficar "baixo".

    Lembre-se que Pressão = Força/ Area Então se vc aumentar o DIAMETRO do mestre em 10 %, a pressão cairá de 21%, pois a fórumua da área é pi*r^2, ou seja, a varaiação de pressão é proporcional ao quadrado da variação do diametro do mestre.

    Espero ter ajudado....

    ()´s
    Denis

  • #3
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    sempre uso o do kadet... sinto a diferença para melhor.. por que????maior o diametro sim...mas....

  • #4
    Usuário Avatar de fugger
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    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    ...

    Lembre-se que Pressão = Força/ Area Então se vc aumentar o DIAMETRO do mestre em 10 %, a pressão cairá de 21%, pois a fórumua da área é pi*r^2, ou seja, a varaiação de pressão é proporcional ao quadrado da variação do diametro do mestre.

    Espero ter ajudado....
    Claro que ajudou!

    Vou dar uma booooa lida neste link que vc postou

    []´s agradecidos
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  • #5
    Na verdade a tal da regra, quanto maior melhor! Não é exatamente uma verdade.

    O Diametro do cilindro tem que ser suficientemente grande para encostar as lonas e pastilhas com apenas uma "pisada" no pedal.

    Quanto maior o diametro do cilindro mestre, mais força terá que ser aplicada no pedal para frear o veículo.

    Então o segredo é achar esse meio termo.

    Espero ter contribuido.

    Um abraço!
    VAREJERA -J-AP-X Flex

  • #6
    Usuário Avatar de fugger
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    Citação Postado originalmente por fugger Ver Post
    Vou dar uma booooa lida neste link que vc postou..
    Muuuuuuuuito bom o post do pirate

    Didatico, informativo e muito bem escrito. Informações de pressão, volumes, curso de pedal em função do boost... Coisa de quem sabe, e não fica enrolando com informações vagas. Nesse aspecto, tem que tirar o chapéu pros gringos, os caras são bons nisso. Depois de ler entende-se perfeitamente o mecanismo, recomendo


    []´s agradecidos pela dica
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  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Fugger!

    Olha aqui:
    http://www.carbibles.com/brake_bible.html

    Manda para o tradutor!

    Aprendi muito sobre freios aqui.

  • #8
    Usuário Avatar de Fabil
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    nota 10 a explicaçao do Billavista..

    inclusive um ponto onde já deu muitas discussoes aqui, é sobre a tubulacao, os caras lá nao usam cobre nem fudendo.. aqui todas que vejo em freios adaptados sao tubos de cobre...
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

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