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Hybrid View

  • #1
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    mudanças no diesel importam em mudanças mecânicas?




    Senhores, sou iniciante completo. Venho de outro mundo (ando de Harley-Davidson e meu uso de automóvel se restringe a eventuais necessidades como levar alguém ao aeroporto ou uma dia de chuva).

    Como minha família vem crescendo e provavelmente vou precisar de um uso mais efetivo do carro, pretendo comprar um que siga a mesma linha da HD: longevidade e confiabilidade: por isso a escolha do motor a diesel. O carro da casa é da minha esposa e já estou vendo que se quiser andar com ela vou precisar andar de carro (ela tinha a HD dela, mas sofreu um acidente gravíssimo que deixou alguns traumas, além da Perda Total da motocicleta).

    Começando a me inteirar do assunto, as opções ficam restritas aos SUVs com tração 4X4. Nada contra, muito pelo contrário (minha primeira escolha, cortada pela minha esposa, é um Defender).

    Venho lendo sobre a necessidade de adequações a normas anti-poluentes (a gente também apanha dessas normas com as HDs) e vejo que o diesel vai modificar sua composição, diminuindo a quantidade de enxofre e adoção de tanque de uréia.

    Não entendi bem as conseqüências, e na prática gostaria que esclarecessem o seguinte: os motores deverão ser adaptados ou um motor 2010 (ou mais antigo) vai rodar da mesma forma com os novos combustíveis a serem comercializados a partir de 2012 (Diesel S-50) e 2014 (Diesel S-10)?

  • #2
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    21/05/2008
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    Citação Postado originalmente por wolfmann Ver Post
    Não entendi bem as conseqüências, e na prática gostaria que esclarecessem o seguinte: os motores deverão ser adaptados ou um motor 2010 (ou mais antigo) vai rodar da mesma forma com os novos combustíveis a serem comercializados a partir de 2012 (Diesel S-50) e 2014 (Diesel S-10)?
    Os motores antigos ficam como estao(nao ha necessidade de nenhuma alteraçao/adaptaçao). Somente os carros novos deverao vir ja adaptados ao sistema de ureia. Sendo que esse sistema so vai ser adotado por enquanto na Europa.
    Quanto ao menor teor de enxofre, nosso motores antigos so tem a agradecer. Visto que o enxofre é um dos principais viloes no desgaste dos motores diesel.

    []´s
    Rafael

  • #3
    Usuário
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    Rafael, obrigado pelo esclarecimento. Embora a compra ainda seja um projeto para o próximo ano, estava bem preocupado com isso.

    Essa informação amplia bastante o leque de opções já que um usado de boa procedência é sempre uma opção válida.

  • #4
    Usuário Avatar de adrianoaantunes
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    Wolfmann,

    O objetivo da redução do enxofre é reduzir o nível de poluição nas cidades, porém o diesel precisa manter as caracteristicas de lubricidade, que são perdidas com a redução do enxofre, para isso são colocados aditivos para compensar a queda de lubricidade causada pela redução do enxofre.
    A partir de 2012 entra em vigor no Brasil a norma chamada Conama P7 (equivalente a norma européia EURO5), e daí vem os sistemas de adição de uréia, com o objetivo de reduzir um gás nocivo chamado NOx, esta é uma das duas estratégias que podem ser usadas, a outra é a redução do NOx através da recirculação dos gases do escapamento através de uma válvula que se chama EGR (exhaust gas recirculation), desta forma não é necessária a adição de uréia, porém o sistema de injeção precisa trabalhar com uma pressão de injeção alta (em torno de 1600 a 1800 bar), porque quando se reduz o NOx, o material partículado se eleva e vice-versa. Alguns fabricantes optam pelo sistema de uréia, também conhecido como SCR (selective catalyst reduction), devido a menor dificuldade de calibrar o motor e também a menor influência do enxofre no sistema, porém por outro lado tem que sempre reabastecer o reservatório, com o risco de o motor não funcionar (limitação eletrônica), uma vez que sem a uréia, esse motor pode poluir mais que muitos motores antigos, por causa da elevação do NOx. A outra estratégia de utilizar o EGR tem a vantagem de não precisar abastecer com uréia, porém o motor (leia-se EGR) fica mais sensível a combustíveis com alto teor de enxofre (ex: abastecer com diesel de uso agrícola com 2000 ppm de enxofre), o que pode ocasionar o travamento ou corrosão da válvula EGR (enxofre + água...), e elevar o consumo deste motor devido a falha nesta válvula, as duas estratégias tem o lado bom e ruim, depende da visão e do compromisso que se quer atingir.

  • #5
    Resumo:

    O motor diesel é de longe a melhor opção qdo se trata de robustez e longeividade.

    A questão de ser masi ou menos poluente depende da geração do motor e do locla on devc vai transitar. Qto maior o centro urrbano mais problemas vc terá com homologações etc...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #6
    Usuário Avatar de adrianoaantunes
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    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Resumo:

    O motor diesel é de longe a melhor opção qdo se trata de robustez e longeividade.

    A questão de ser masi ou menos poluente depende da geração do motor e do locla on devc vai transitar. Qto maior o centro urrbano mais problemas vc terá com homologações etc...
    Não só isso, economia e principalmente torque, os motores mais modernos com common rail e turbinas de geometria variável são fantásticos.... o torque máximo disponível a partir de baixas rotações até praticamente o corte de giro é o sonho de qualquer um, Na Europa tem uma comparação entre um Golf a gasolina e um outro a diesel, a comparação é em termos de desempenho, consumo e emissões, pobre Golf a gasolina, e o motor diesel tem uma capacidade volumétrica menor.
    Más somente lembrando que os motores só tem que atingir as normas quando estes são produzidos dentro dos anos em que a norma está vigente, agora EURO3 (Conama P5) e a partir de 2012 EURO5, o que já foi produzido fica como está.

  • #7
    Sim Adriano, foi o q eu quis dizer.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #8
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Wolfmann
    Veja com carinho a opção por SW4 99-2002.
    Adriano e Nava , acho que o Euro 5 ainda não vingará em final de 2011. Não na totalidade . acho que nem diesel S-50 suficiente teremos .
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

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