Senhores, sou iniciante completo. Venho de outro mundo (ando de Harley-Davidson e meu uso de automóvel se restringe a eventuais necessidades como levar alguém ao aeroporto ou uma dia de chuva).
Como minha família vem crescendo e provavelmente vou precisar de um uso mais efetivo do carro, pretendo comprar um que siga a mesma linha da HD: longevidade e confiabilidade: por isso a escolha do motor a diesel. O carro da casa é da minha esposa e já estou vendo que se quiser andar com ela vou precisar andar de carro (ela tinha a HD dela, mas sofreu um acidente gravíssimo que deixou alguns traumas, além da Perda Total da motocicleta).
Começando a me inteirar do assunto, as opções ficam restritas aos SUVs com tração 4X4. Nada contra, muito pelo contrário (minha primeira escolha, cortada pela minha esposa, é um Defender).
Venho lendo sobre a necessidade de adequações a normas anti-poluentes (a gente também apanha dessas normas com as HDs) e vejo que o diesel vai modificar sua composição, diminuindo a quantidade de enxofre e adoção de tanque de uréia.
Não entendi bem as conseqüências, e na prática gostaria que esclarecessem o seguinte: os motores deverão ser adaptados ou um motor 2010 (ou mais antigo) vai rodar da mesma forma com os novos combustíveis a serem comercializados a partir de 2012 (Diesel S-50) e 2014 (Diesel S-10)?