x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1

    Troca de marcha no tempo (4x4)




    Oi gente... hoje dirigindo pelo rodoanel, no meu jimny, encostei na marcha que estava em 5 e talves a 100 por hora e a quinta marcha caiu para neutra ja tinha acontecido isso antes e sabia que era normal, mas quis ir alem e sem forçar a marcha comecei a brincar, e acabei num espaço de 1 hora e meia ate chegar a casa de minha vó em santos aprender a trocar a marcha no tempo...
    e feliz do jeito que só eu estava, liguei para minha mae e pai e comentei com eles, e vieram dois avisos um de cada lado, minha mae pediu para tomar cuidado poderia quebrar algo, e meu pai disse que por ser um carro 4x4 robusto, poderia ser diferente afinal de contas nao e de borracha e sim de ferro e eu poderia quebrar a caixa de marchas,

    queria saber a opiniao de voces, seria sim mais perigoso por ser 4x4 essa ideia de trocar a marcha no tempo, ou seria so tomar os devidos cuidados ou seja, sim as marchas arranharam algumas vezes ate aprender por completo e mesmo assim nao estou na perfeicao mas eu nao forço volto e tento de novo...seria o caso de tomar esse cuidado ou simplesmente desistir dessa ideia "estupida", pois foi um conhecimento geral que sempre quis saber e sempre que tentava dava errado até um belo dia .
    acho fascinante a ídeia mas se for "estupida" por demais devo acabar desistindo já que amo demais o meu carro.

  • #2
    Felipe,

    Não sou nenhum epeciaista mas acredito que trocar as marchas no tempo de forma esporádica ou em uma emergência não tenha problema algum. Fora isto, use a embreagem, afinal de contas ela está lá para isto e se não fosse necessária o carro não viria equipado com ela.

    Eu mesmo já precisei rodar pouco mais de 100km "no tempo", mas neste caso estava na estrada e SEM EMBREAGEM.

    my 2 cents

    []s

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #3
    Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Idade
    59
    Posts
    1,718
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Felipepeixotogouvea Ver Post
    Oi gente... hoje dirigindo pelo rodoanel, no meu jimny, encostei na marcha que estava em 5 e talves a 100 por hora e a quinta marcha caiu para neutra ja tinha acontecido isso antes e sabia que era normal, mas quis ir alem e sem forçar a marcha comecei a brincar, e acabei num espaço de 1 hora e meia ate chegar a casa de minha vó em santos aprender a trocar a marcha no tempo...
    e feliz do jeito que só eu estava, liguei para minha mae e pai e comentei com eles, e vieram dois avisos um de cada lado, minha mae pediu para tomar cuidado poderia quebrar algo, e meu pai disse que por ser um carro 4x4 robusto, poderia ser diferente afinal de contas nao e de borracha e sim de ferro e eu poderia quebrar a caixa de marchas,

    queria saber a opiniao de voces, seria sim mais perigoso por ser 4x4 essa ideia de trocar a marcha no tempo, ou seria so tomar os devidos cuidados ou seja, sim as marchas arranharam algumas vezes ate aprender por completo e mesmo assim nao estou na perfeicao mas eu nao forço volto e tento de novo...seria o caso de tomar esse cuidado ou simplesmente desistir dessa ideia "estupida", pois foi um conhecimento geral que sempre quis saber e sempre que tentava dava errado até um belo dia .
    acho fascinante a ídeia mas se for "estupida" por demais devo acabar desistindo já que amo demais o meu carro.
    Que bom que vc já aprendeu. Agora guarde esse conhecimento apenas e tão somente para o caso de uma emergência, porque a cada arranhada da caixa é um pouquinho de desgaste das engrenagens.

    Adotando esse procedimentgo com fequência, fatalmente ocorrerá, vez por outra, o arranhado, e aí pode ter certeza que estará desgastando as engrenagens.

    A cada arranhada ocorre um pequeno desgaste das engrenagens, ainda que absolutamente invisíveis a olho nú.

    É muito difícil acertar 100% das mudanças sem arranhar ou dar um tranco, ainda que leve, porque vc terá que fazer o papel do anel sincronizador.

    Para obter a sincronização perfeita vc terá que levar em consideração, no momento da troca da marcha a rotação do motor aliada a uma série de variáveis, como por exemplo, se está em subida, descida, curva, etc.

    Portanto, é melhor evitar esse exercício de vaidade (no bom sentido) e utilizar esse procedimento (que aliás todo mundo deveria saber) apenas em caso de emergência mesmo.

    Valeu e grande abraço

  • #4
    Usuário Avatar de zelucas
    Entrada
    17/01/2008
    Local
    Jundiaí/SP
    Idade
    34
    Posts
    980
    Agradecimentos: 0
    Não tem diferença nenhuma de um jipe pra um carro nesse sentido. Não é bom ficar fazendo isso a custo de nada.

    Uma vez tive que voltar com um samurai de Serra Negra à Jundiaí trocando no tempo porque a embreagem ''colou'' e foi aí que eu aprendi... Nesse caso não podia parar o veículo (parece até filme que passa à tarde na grobo ) porque daí tinha que desligar o motor engatar a primeira e dar a partida com o carro engatado dando aqueles solavancos, então fui roletando os semáforos com escolta de outros jipes, mas na estrada foi mais de boa porque não parava.

    Não sei quanto ao jimny mas o samurai quando entrava no barro, várias vezes ficou sem embreagem, se for igual pode ter certeza que um dia você vai colocar isso em prática!!

    []s
    HILUX PICK-UP CS '95 IDYOTA -> EM CONSTRUÇÃO ETERNAMENTE
    HILUX PICK-UP CD '94 MWM 2.8
    HILUX PICK-UP CS '95 R.I.P
    facebook.com/4x4Depressao

  • #5
    Usuário
    Entrada
    11/11/2008
    Local
    jataí/GO
    Idade
    51
    Posts
    304
    Agradecimentos: 0
    como os colegas já disseram, isso é para emergências (pane na embreagem). Há desgaste das engrenagens quando arranha, isso gera limalha de ferro dentro do câmbio e essa limalha vai danificar as engrenagens.

  • #6
    muito obrigado pela opiniao de todos. foi bom aprender pois era um conhecimento geral que sempre quis saber. vai ser bom simplesmente saber para uma emergencia mas parei... devo mostrar para um ou dois parentes uma marcha ou outra mas em geral, ja parei ... ....

    muito obrigado pela compreensao e resposta de todos

  • #7
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Na verdade não precisa arranhar as marchas para haver desgastes prematuros.

    Quando se erra o sincronismo, e arranha a marcha sim pode ocorrer danos às engrenagens de engate, porém sempre que se puxa a alavanca seletora de marchas, aciona-se os anéis sincronizadores.

    Com a embreagem acionada, os anéis freiam apenas a inércia das engrenagens.

    Sem acionar a embreagem, trocando no tempo, os anéis acabam freiando o carro inteiro afinal está tudo engrenado. Assim ocorre o atrito até que as velocidades entre as engrenagens se igualem.

    É fato que existem câmbios onde consegue-se trocas muito mais rápidas no tempo do que acionando a embreagem, mas devemos lembrar que o mesmo foi projetado para isso.
    Escala de marchas mais próxima uma da outra favorece tal operação com menor risco de danos.

    Eu admito que tenho mania de usar o câmbio quase que tempo integral sem usar a embreagem, acontece muito pouco de raspar as marchas, mas sei que os anéis sincronizadores vão se desgastar mais rapidamente.

    Concluindo, é fundamental saber operar o câmbio dessa forma principalmente para emergências como já foi dito, mas só use frequentemente se souber exatamente o que está fazendo e ciente dos riscos.

    Finalizando, câmbio mecânico é tudo igual, seja para 4x4 ou não.

    Abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade